Alckmin promete divulgar documentos de investigação sobre cartel

Do Estadão

Alckmin promete documentos da apuração do caso Siemens até terça
 
Integrantes do ‘Movimento Transparência’ reclamaram da falta de divulgação do material sobre cartel no setor metroferroviário, conforme revelado pelo ‘Estado’
 
Caio do Valle 
 
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta segunda-feira, 23, que publicará até esta terça, 24, a ata das reuniões do Movimento Transparência, comissão criada pelo tucano para investigar a suspeita de formação de cartel em obras do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Reportagem publicada pelo Estado mostra que os membros da própria comissão reclamam da falta de divulgação do material relacionado ao tema.
 
Alckmin disse ser “totalmente favorável” à publicidade dos documentos. “Não sei por que não foi publicado. Vai ser publicado. O que não pode ser publicado é o que esteja sob sigilo de justiça, não que a gente não queira”, disse o dirigente.
 
Perguntando quando essas informações estarão à disposição dos internautas, o governador disse “hoje” ou “amanhã”. “Hoje [segunda] cedo eu despachei com o Edson (Aparecido, secretário da Casa Civil) e eu falei que é liberdade total. Pode publicar o que quiser, acho até bom, para que as pessoas acompanhem o trabalho da comissão, que é uma comissão de alto nível, que não é do governo, para acompanhar o trabalho.”

 
A comissão, inicialmente batizada de Movimento Transparência, mas foi renomeada para Grupo Externo de Acompanhamento a pedido das entidades que compõem o movimento.
 
Vazamento de informações. O tucano falou ainda sobre a denúncia veiculada pelo jornal Folha de S.Paulo a respeito do suposto vazamento de informações feito pelo atual secretário-executivo do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, Pedro Benvenuto, quando era gestor na Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos , a um consultor externo, José Fagali Neto. As informações versariam sobre investimentos do governo no Metrô e na CPTM. Fagali Neto é irmão do então presidente do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagali.
 
“A Corregedoria Geral da Administração, que é o doutor Gustavo Húngaro, demos a ele a ordem expressa para fazer a investigação completa, não ter nenhuma dúvida. Se tiver algum servidor público envolvido em irregularidade, ele será responsabilizado. Então, vamos aguardar”, disse Alckmin.
 
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, contudo, comentou sobre o suposto vazamento de dados por Benvenuto e disse que não tem controle sobre todas as ações de seus subordinados.”Eu não tenho controle. Nem eu, nem você, nem ninguém. O que a pessoa faz à noite, ou faz fim de semana, ou faz na hora do almoço. Isso é da pessoa”, afirmou Fernandes, que ocupava o mesmo cargo em 2006, na segunda gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) à frente do governo do Estado.
 
O tucano acrescentou que Benvenuto segue no cargo. ” Vamos aguardar o início, ao menos, da investigação. Todos os fatos que ocorrem a corregedoria imediatamente apura.”
Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ah se fosse o PT

    Quer dizer que não será a polícia nem o MP que divulgarão e sim o próprio mala, tanta diferença heim gente, ah se fosse o PT

  2. Duvido.

     

     

    Se for verdade, ele se elege Presidente da República – o político que irá inaugurar uma nova era. Talvez o seu marqueteiro devesse considerar esta alternativa !

     

    ” Alckmin, o único político que disse e vai continuar SEMPRE dizendo a verdade,  merece o seu voto “.

     

     

  3. Se fosse os outros teriam

    Se fosse os outros teriam criado o ENEM em máfia com editoras que ganhariam bilhões com os novos livros . Mas Haddad vez por amor ao estudante e basta que veja sua prestação de conta que nenhuma que vai ganhar não  contribui com na sua campanha.

     

    ========

    Livros didáticos seguirão matrizes curriculares do Enem a partir de 2015

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,livros-didaticos-seguirao-matrizes-curriculares-do-enem-a-partir-de-2015,1077634,0.htm

     

     

     

     

     

  4. TREMSALÃO

    Não importa se o tal MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA opere como um MOVIMENTO OPACIDADE, que publique ou deixe de publicar fatos apurados, que aponte ou não aponte responsáveis pelo TREMSALÃO, porque o caso já está sendo objeto de investigação pela Polícia Federal e pelo MPF, que não refrescam para o governo nem para a oposição. Tudo será devidamente esclarecido, quer o Chuchu queira, quer ele não queira. 

    Parece que desta vez cabaços (artificiais)  tucanos vão para o vinagre.

    1. Monstros criados pela internet

      Gilson, já denunciei o seu comentário ofensivo em outro post (Janot: alvo da arte recorrente da mesquinharia. de 24/09/13), e também o respondi, mas vou repetir aqui pois quero ter certeza de que você vai ler e, na verdade, também quero expor a sua grosseria para os demais comentaristas. Fico impressionado como pessoas com o seu perfil, advogado, com doutorado, que possuem conhecimento, transformam-se na internet, sendo incapazes de um mínimo de civilidade. Dentre outros adjetivos, você chamou-me de “cabeça oca”, “cérebro de ameba”, “imbecil”, tudo em ambiente público. Você acha que no terreno da internet você está a salvo de uma ação por dano moral? Tenho absoluta convicção de que você é capaz de refutar um argumento com outros argumentos, por que não o faz e parte para a agressão pessoal? Vou te dizer, na Suécia um juiz da Suprema Corte não possui qualquer regalia além do salário e se quiser voar de classe econômica, executiva ou de primeira classe tem que pagar do próprio. Existem outros exemplos que eu poderia mencionar, mas acho que você possui inteligência suficiente para pesquisar na internet. E mais: integro o Poder Judiciário e minha recomendação me atinge. E quem falou em Procurador vestir-se como gari? A vestimenta do Procurador, até onde sei, é ele quem compra. Se quiser colocar um Armani o problema é dele. O blog do Nassif é frequentado por comentaristas de primeira linha, mas, infelizmente, não é possível evitar pessoas como você. Só nos resta lamentar.

  5. avisa o au que mia

    os detalhes que eu quero saber não sairão do ministério público paulista, logo não me interessa o que ele possa dizer ou fazer. já que será uma investigação deturpada politicamente, como o mensalão que apontou os culpados sem o mandante do crime DD.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador