“Amo a arte urbana, pichador é agressor”, diz Dória

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – “Amo a arte. Sou totalmente a favor da arte urbana, com muralistas e o grafite. Só entendo que precisa ter disciplina. Não pode a cidade inteira estar grafitada. Até porque estabelece uma conexão com aqueles que julgam o que fazem como arte. E não é. Pichador não é artista. É agressor”, disse o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB).
 
A manifestação contraditória entre amar a “arte urbana” com “disciplina”, favorável ao grafite, mas contra “a cidade inteira estar grafitada” foi concedida pelo prefeito em entrevista ao Estado de S. Paulo.
 
Em outros trechos da entrevista, Dória voltou às contradições ao afirmar que admira artistas como Eduardo Kobra e Os Gêmeos, que inclusive, destacou o prefeito, “estão a maior parte do tempo nos Estados Unidos”, mas que acha “um absurdo” os grafites e desenhos da ponte estaiada, na zonal sul da cidade. “Era uma questão de honra limpá-la”, disse.
 
“Um dos símbolos da cidade. Não há pessoas de bem que possam aprovar essa destruição. Estamos pedindo que denunciem os pichadores”, completou Dória. 
 
Nas redes sociais, a medida de Dória provocou grande reprovação. Acompanhe alguns vídeos e publicações:
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como bom portador do complexo

    Como bom portador do complexo de vira lata, deve amar a arte urbana em paredes e muros da Europa e EUA. Aqui só dá para comparar o que este sujeito está fazendo com as queimas de livros feitas por outros ignorantes medíocres do passado e com as destruições de monumentos promovidas por fanáticos, do tipo talebans. Só um povo muito estúpido e manipulável para colocar um desqualificado destes num cargo tão importante. Enfim, é a cara do tipo de gente que vota nele.

  2. Por que o Dória está fazendo

    Por que o Dória está fazendo isso?

    Bem… perguntei ao “povo” com o qual tenho contato (barbeiro, taxista, etc.) o que achavam. Apoio de 95% às atitudes do Dória em relação à pixação e ao grafite. “Pesquisa” nada científica, é claro. Mas há vi diversos pequenos comerciantes pintando as pixações das portas de metal e muros de suas lojas. E não estavam com uma boa cara, não. Por outro lado, todo o mundo que conhece gosta do beco do Batman. As duas postura não são, portanto, excludentes. Parece que para o paulistano há lugares e lugares.

    Acho que é isso que explica a atitude do Dória. Ele sabe ou acha que o paulistano médio simplesmente detesta a pixação e mesmo o grafite indiscriminado. E o Dória não dá a mínima para a opinião dos artistas, da esquerda, etc.

    Não vou entrar no mérito da questão.Se é arte ou vandalismo, expressão da cultura popular, como é no resto do mundo… A questão política é que na ânsia de combater o Dória, os críticos estão simplesmente ignorando o que é o paulistano de classe média e baixa, que constituem afinal a maioria da população e que vivem, de facto, a cidade. E o Dória, se estiver certo, só pode ganhar com isso.

    Posso estar totalmente enganado. Afinal, como eu disse, não há nada de científico na minha pesquisa.

  3. Publicidade… do que, mesmo?

    Mais coxinha que esse Dória, impossível.

    Tempos difícieis, esses… tenho visto até anúncio oferecendo adesão a sociedades secretas, é mole? Se a sociedade é secreta, como é que publica anúncio?

    “Venha ser um de nós! Basta ser um cidadão de bem, bem comportado, bom emprego, quiçá uma mulher obediente, ‘bela, recatada e do lar’.”

    Esses anúncios, para além de realmente arrebanhar ovelhas, querem tripudiar sobre os desejos da classe média de virar VIP, ou melhor, sobre as fantasias de que já viraram. É como “matéria” do OESP sobre carros que nenhum leitor jamais poderá comprar: pura alienação ideológica.

    Em tempo: esses anúncios nada falam sobre alguma restrição ao cidadão, por exemplo, ser sonegador de impostos, oferecer ou tomar consulta médica sem recibo nem eventual corrupto ativo, aquele que oferece caixinha ao funcionário público para ter tratamento ‘diferenciado’, “para o processo andar”…. Essas coisas não tiram de ninguém o status de “cidadão de bem”.

    http://apublica.org/2016/09/quem-julga-o-juiz/

  4. Dória, o grande pichador!

    Dória começa a se expressar pelos muros de SP: o grande pichador manda pintar nos muros  o que ele tem na cabeça.

  5. Taleban e a estética de Dória.

    Há algo de Taleban, claro que guardada as proporções, mas  destruir objetos de arte é um sinal muito ruim, principalmente quando se quer destruir o que não é o que se acredita, ( ou se  quer destruir o significado do que Haddad  quis dar à cidade). Quando se refere aos sem teto, vemos  um triste retorno  que se remete aos tempos de Lacerda.  E também mostra uma arrogância absurda, pois espero que não tenha sequer consultado a esposa, ou isto a comprometeu definitivamente   enquanto artista plástica. E tudo isto no ação que ele nomeu ” Cidade Bonita”. Eis a estética de Dória!!!!!!!

    Dória foi explícito, grafitte só de quem expôs no exterior ou em museus e vernissages que só eu e mais alguns podemos frequentar.

    1. É o Taleban ou é a política tupiniquim de…

      Destruir tudo o que seu antecessor fez.

      E olha que a maioria do eleitorado odeia quando político faz isto mas votaram assim mesmo.

  6. Èsse cara é um autoritário esperto:muito cuidado com ele.

    Ele está criando dificuldade pra distribuir migalhas e algumas benesses aos rafiteiros e povo pobre lá adiante pra comer milho na mão dele .

    Ele está cancelando contratos de empresas para contratar outras para receber apoio político lá adiante.

    Ele vai dar um golpe no Alkmin e sair candidato a Presidente da República com apoio do Moro se nós não mostrar-mos ao povo quem essa gente é.

    Veja como ele “enrola a mídia ” e , mesmo tomando atitudes autoritárias , ao invés de trucidado ele está falando tudo o que quer , da maneira que quizer  e no tempo que achar conveniente.

    A Mída já o escolheu.

  7. A esquerda está se perdendo

    A esquerda está se perdendo nesse discurso. Pichação é feio e pronto. A arte nos murais é diferente. Em alguns casos melhora o visual e abre espaço para artista de rua fazer sua arte. Ponto.

    Mas a pichação em si, aqueles rabiscos em predios publicos e privados é muito feio, deve ser reprimido e ponto. E a população vai apoiar o prefeito com certeza. 

    A esquerda continua perdida. É por isso que perderam novamente a eleição, como se já não bastasse a oposição da imprensa.

    Sempre votei na esquerda, mas nunca apoiei pichação. É coisa muito feia e destroe o patrimônio publico. No final quem paga a conta é a população. 

    1. O Cerveró é muito feio. Ele deve ser reprimido por sua feiura?

      No Brasil, acho que só minhas filhas, eu e a Letícia Sabatella não seremos reprimidos.  Eu tenho pena é do Heráclito Fortes. Ali tem feiura engarrafada.

      Esquerda ganhar eleição serve prá que, além de administrar a crise capitalista e, após perder a utilidade, ser chutada, como fizeram com a Dilma?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador