As prioridades das metrópoles versus o analfabetismo urbanístico

Jornal GGN – Desde a criação do Estatuto e do Ministério das Cidades, o desenvolvimento das metrópoles brasileiras ganhou um direcionamento claro, que pôde se traduzir em Planos Diretores progressistas e inclusivos.

Mesmo assim, a adoção de políticas públicas consonantes com as novas diretrizes tem causado transtornos para os administradores.

Leia também: A gestão Haddad e a mudanças de paradigmas, por Luis Nassif

Talvez o caso mais emblemático seja o da cidade de São Paulo. Começou com a implantação da faixas de ônibus e ciclofaixas, e persistiu na redução dos limites de velocidade no viário urbano.

Ao adotar essas medidas e fazer cumprir a lei em sua gestão, o prefeito Fernando Haddad passou a ter que lidar com a oposição da mídia, do Ministério Público e em alguns casos do próprio Judiciário.

A literatura técnica é frequentemente ignorada. E o senso comum trava a agenda de desenvolvimento.

Leia também: As mudanças de paradigmas na gestão das cidades

A isso, a ex-secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo, fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos, Ermínia Maricato, chamou de “analfabetismo urbanístico”.

Ela esteve presente no 66º Fórum de Debates Brasilianas.org.

Analfabetismo urbanístico

https://www.youtube.com/watch?v=PnYc2nLXUbM&feature=youtu.be height:394]

“Se o senso comum fosse o critério da verdade, o sol ainda estaria girando em torno da terra. Para isso que serve a ciência. Mas existe uma representação ideológica da cidade e isso leva a um desconhecimento do que é a cidade real”.

Uso e ocupação do solo

https://www.youtube.com/watch?v=3GWk7UMIAHo&list=PLhevdk0TXGF5-8AdDhyQfkBNTYCQ0Gcnt&index=3 height:394]

“O aumento de renda de parte da população fez com que ela pudesse construir uma casinha. Só que ela não tem condição de chegar no lote legal. O lote legal é muito caro. E a gente não enxerga uma linha na imprensa sobre isso. Uma linha! Porque estamos tratando da cidade ilegal e ela é invisível, ela não interessa, ela fica fora. Os pobres avançam sobre a área de proteção ambiental. Essa área é o que sobra. Por quê? Porque não tem valor de mercado”.

Mobilidade

[video:https://www.youtube.com/watch?v=8AuwVtcFi7o&list=PLhevdk0TXGF5-8AdDhyQfkBNTYCQ0Gcnt&index=2 height:394

“Não é só investimento, mas é o comportamento da população, nós deveríamos investir muito no comportamento da população. Nós precisamos acreditar que a população se mobiliza, se sensibiliza se ela for tratada como ser inteligente. Coisa que não é. Pelos nossos veículos de comunicação de um modo geral”.

Projetos ruins para a cidade

[video:https://www.youtube.com/watch?v=p1WfofYWhck&list=PLhevdk0TXGF5-8AdDhyQfkBNTYCQ0Gcnt&index=4 height:394

“Nós derrotamos, nós eu digo porque nós também fizemos um documento de doutores em urbanismo para acabar com o aeroporto que estava previsto em área de proteção dos mananciais. Um aeroporto privado. Mas ele não está totalmente descartado nem arquivado. Então, é bom todo mundo acompanhar o que acontece na cidade de São Paulo”.

“Nós conseguimos barrar um túnel, que estava previsto na Operação Águas Espraiadas, de mais de três quilômetros. Um túnel que ficaria um projeto de mais de R$ 1 bilhão. Agora, esse projeto desse túnel está vivo. Ele não foi incinerado. Dependendo do próximo prefeito, nós vamos pagar por esse absurdo”.

 

Ermínia Maricato, A revolução nas metrópoles from Jornal GGN
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Elogio

    Mais uma matéria que nos faz refletir, principalmente em relação à aplicação de leis, o que não raro é ignorado por gestores públicos. Bom ouvir falar da função social da moradia, que consta na Lei Maior, sim, mas só nela. É bom ver análises plurais, coisa que não vemos na grande mídia, criticada de forma justa pela Ermínia. O GGN tem mandado bem.
    Parabéns à equipe! O formato dinâmico de texto e vídeo fica bem bacana. Como sugestão, só vale pensar no ângulo do vídeo. Fechado na fonte fica legal, mas quando abre a visualização fica comprometida pela falta de luz. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador