CPTM não tem previsão para reabertura da estação Luz

Jornal GGN – A CPTM não tem previsão para a reabertura da estação Luz, fechada após o incêndio que atingiu o Museu da Língua Portuguesa na noite de ontem (21). O complexo da estação estava totalmente interditado nesta madrugada e depende de vistoria e liberação do Corpo de Bombeiros.

Da Folha de S. Paulo

Após incêndio em museu, estação da Luz continua fechada nesta terça

A estação Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) continua fechada nesta terça-feira (22) após um incêndio que destruiu parte do prédio e toda a instalação do Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo.

Segundo a companhia, ainda não há previsão para a reabertura da estação de trem, que depende de vistoria e liberação do Corpo de Bombeiros. O complexo da estação da Luz continuava totalmente interditado nesta madrugada.

O presidente da CPTM, Paulo Magalhães, disse aguardar avaliação do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para saber que a estação da Luz seja reaberta. Segundo ele, aparentemente as dependências da CPTM foram pouco prejudicadas.

A alternativa será utilizar as estações Brás e Barra Funda para as interligações. Cerca de 300 mil pessoas utilizam a estação da Luz todos os dias.

A estação serve como entroncamento de duas linhas do Metrô (1-azul e 4-amarela), e duas linhas da CPTM (11-coral e 4-rubi).

O INCÊNDIO

O incêndio que destruiu parte do prédio da estação da Luz, patrimônio histórico na região central de São Paulo, devastou todo o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados da cidade e abrigado no local desde 2006.

Um bombeiro civil que trabalhava no local, intoxicado com a fumaça, morreu com parada cardiorrespiratória.

Segundo os bombeiros, as chamas destruíram o segundo e terceiro andares do prédio, mas, em princípio, não afetaram a estrutura da estação de trem local -onde passam 200 mil pessoas ao dia.

No local, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que irá reconstruir o museu.

O incêndio começou por volta das 15h50 desta segunda (21) e foi controlado duas horas e meia depois. Uma imensa nuvem de fumaça cinza se espalhou pelo centro da cidade, e o teto de madeira do prédio, restaurado no século passado, desabou.

Para conter as chamas, os bombeiros contaram com a ajuda da forte chuva que desabou à tarde na capital.

Como toda segunda-feira, o museu estava fechado ao público. Funcionários relataram que deixaram o prédio após ouvir o alarme de incêndio.

“O museu foi totalmente afetado, é uma tragédia”, disse o secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo. Todo acervo do museu, porém, é digital e, segundo ele, conta com cópia de segurança -ainda não estimativa de prejuízo. 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Auditório do Memorial da América Latina

    Já foi liberado o Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina? e o túnel/ponte entre Santos Guarujá já está concluído?…

  2. Tristeza

     A falta de interesse de politicos pela cultura, é ha muito conhecida, mas esse descaso é indigno. Resta saber como é que começou esse incendio, para la de estranho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador