De um sonho infeliz de cidade, por Wagner Iglecias

São décadas, mais de século de desleixo, irresponsabilidade, incompetência, desvios, marginalização. De uma cidade que asfixiou seus rios e córregos.

De um sonho infeliz de cidade

por Wagner Iglecias

São Paulo amanheceu caótica, debaixo d’água, com grande parte de suas principais vias interditadas. Já não é a primeira vez e provavelmente não será a última.

São décadas, mais de século de desleixo, irresponsabilidade, incompetência, desvios, marginalização. De uma cidade que asfixiou seus rios e córregos.

Que derrubou suas matas. Que jogou pras periferias milhões de pobres coitados, favelados, trafegando em trens e ônibus lotados em troca de salários de fome.

Que investiu na (in)sociabilidade cinza do cimento e do asfalto. Que sempre definiu a destinação dos recursos públicos através de planos diretores desenhados pelo setor privado.

Que priorizou o automóvel, a gasolina, a fumaça.

Que enalteceu os enclaves fortificados, os espaços exclusivos, com seus nomes em francês, inglês e italiano, com toda a segurança e sofisticação que “você e sua familia merecem”.

De uma cidade, enfim, que simboliza como poucas a sociedade brasileira e todas as suas mazelas.

Difícil, horas depois da cerimônia do Oscar, não relacionar a tempestade cenográfica de “Parasita” com o dilúvio paulistano desta 2a feira, ambos a nos lembrar que, mesmo a contragosto, ricos, pobres e remediados estarão cada vez mais no mesmo barco.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador