Greca, traído pelas boas intenções e pelo estômago sensível

Em campanhas eleitorais qualquer deslize é potencializado. E o candidato a prefeito de Curitiba, Rafael Greca, não é propriamente um politico discreto.

Mas a exploração do episódio em que diz que vomitou depois de carregar um mendigo em seu carro, foi uma infelicidade injusta para com ele.

Na entrevista concedida, Greca mostra seu primeiro grande mérito: há vinte anos dirige uma organização voltada para cuidar de vulneráveis. Seu segundo grande mérito foi ter transportado um morador de rua em seu carro. Quantos fariam isso?

Aí, num assomo de franqueza, diz que o mendigo exlavatanto cheiro que ele vomitou.

Não se trata de preconceito, mas de um dado da realidade. É um odor pestilento, sim, dramaticamente pestilento, desumano. Mesmo assim, Greca teve o desprendimento de colocar em seu carro um mendigo que necessitava de cuidados.

Tornou-se vítima de sua boa intenção e de seu estômago sensível.

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sobre a aversao a cheiros:

    Eu nao tenho queda nenhuma pra vomitos por causa de cheiro (sou tipo a Doctor G), mas uma coisa aconteceu comigo no ano passado que me da clara impressao dessa queda!

    Esqueci o leito no assento de traz do carro e apodreceu e derramou no assento, tava com um cheiro de xuleh incrivel quando vi.  Levei no servico autorizado da Toyota e…  e eles recusaram o trabalho com tanta cara de nojo que ate me assustei.  Nao adiantou falar que era coalhada, eles nao acreditaram:  pra eles era vomito.

    (detalhinho triste:  eles queriam 600 dolares somente pra tirar o banco do carro(!!!) antes de cheirificar, digo, verificar o carro.  Terminei lavando o banco em casa mesmo, em menos de 2 dias o cheiro estava terminado.)

  2. não entendi…

    Leprevost é ainda pior que o candidato de Richa?

    Porque isso aí que Nassif escreveu parece texto de marketeiro de campanha tentando dourar a pílula depois do candidato pisar na bola (enquanto escreve as loas, xinga o incompetente que lhe cobra um milagre!). Como peça cômica, é até legal.

    1. Ate como peca comica seu

      Ate como peca comica seu comentario falha miseravelmente.  Onde isso acontece no texto, por exemplo:

      (parece) “marketeiro de campanha tentando dourar a pílula depois do candidato pisar na bola (enquanto escreve as loas, xinga o incompetente que lhe cobra”

      Favor responder em portugues.

  3. Concordo, Nassif…

    Em 2002 tive a oportunidade de acompanhar o Grecca durante um dia inteiro, analisando as oportunidades de projetos públicos para uma cidade de médio porte aqui de SC.

    A sensibilidade dele é incrível, além de muito culto e preocupado com o bem público a serviço da população pobre.

    Ele tem formação em Engenharia e especializações em Urbanismo no exterior. 

    Desde que Greca e Jaime Lerner sairam da prefeitura de Curitiba, a cidade perdeu totalmente seu rumo, principalmente essa parte humana que ele tanto fala, mais ainda o urbanismo em prol do cidadão, além do potencial turístico, que foi deixado de lado. Isso que eles não pegaram o “boom” de progresso do governo Lula. 

    Mesmo sendo de esquerda, sou obrigado a concordar que Curitiba precisa há tempo alguém com a visão de Greca de volta a prefeitura. Eu diria que a visão e ações dele estão muito parecidas com as de Haddad. 

    O discurso em prol de creches, orfanatos, lar de mendigos, idosos e hospitais, não vem desta eleição, isso é algo que está com ele desde sempre.

    Ele me disse na época que a queda dele como ministro de FHC foi tramada pelo próprio PSDB e de todos os projetos do ministério dele, a queda dele se deveu a falha em 1 das 50 Naus. O Pig pediu o pescoço dele a mando de alguém.

    Como prefeito, me parece a pessoa ideal.

  4. Coragem

    Gosto do Greca, e acho que não vomitaria porque não teria a “coragem” de transportar um mendigo no meu carro.Chamaria o SAMU, Bombeiros , etc. etc. Fora com hipocrisia!

    A propósito , devem ler sobre os candidatos do RIO:

    “Se é verdade que a humanidade se divide em pessoas que fingem que se levam a sério e as que fingem que não se levam, tem-se a impressão de que Freixo está no primeiro caso e Crivella, no segundo.

    Como vereadores, seriam ótimos. Como prefeitos, nenhum tem a cara do Rio. “

    Ruy Castro

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2016/10/1820629-como-vereadores-seriam-otimos.shtml

     

    1. Um assunto nojento puxa o

      Um assunto nojento puxa o outro.

      Como se não bastasse a gente ter que aturar essa inacreditável historinha do Greca, ainda aparece alguém para lembrar que existe nesse mundo um cara chamado ruy castro.

      Com licença, que eu vou vomitar também.

  5. A vida nos ensina a perceber o quanto somos medíocres

     

    Luis Nassif,

    Como a maioria de nós, Greca é humano e, portanto, medíocre, no sentido de mediano, e por isso vomitou. Se não fosse medíocre não vomitaria.

    E o PT agradeceria se você tivesse pelo PT a mesma sensibilidade demonstrada para com Greca.

    Agradecimento evidentemente não é exigência, pois com certeza o PT reconhece que não há porque querer de nós, seres humanos, todo esse perfeccionismo.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 07/10/2016

  6. Não é vítima de sinceridade, não

    A fala dele é bem contextualizada. Diz que nunca cuidou de pobre e nunca foi São Francisco de Assis, depois arremata dando a nós a impressão de nojo, Eu nunca cuidei de pobres, tanto é assim que vômito com o cheiro deles.

    Não dá pra passar mão na cabeça, não. 

  7. Greca,

    HIPOCRISIA DA BRABA, pra quem diz que “NUNCA CUIDOU DE POBRE MESMO”. Ter estômago sensível, não é sinônimo de coração empedernido.  Chamar o SUS seria a decisão correta. 

    Botou no carro para ter “assunto” na campanha. Vomitou e “morreu pela boca”. 

  8.  O que me enoja no relato de

     O que me enoja no relato de Greca é que me lembrou aquel ricaço que está na rua, vê um mendigo e decidi lhe dar uma moeda, mas faz questão de deixar a carteira aberta pra todo mundo ver os cartões de crédito e notas graúdas. Devia guardar esse fato para si e para os seus mais próximos. 

  9. Tá de brincadeira Nassif??O homem é um idiota …

    O homem é um idiota. Além de se autopromover, com essa bobagem de transportar mendigo no carro, ainda complementa com a perola do vomito. Que gracinha. Eu sou tão bonzinho, coloquei um miseravel no meu carro mas  a miseria do sujeitinho revirou meu estomago … ao inves de contar uma história dessas, devia ter aproveitado o episodio para falar de ações publicas que minimizassem o sofrimento destes miseráveis

  10. Greca fez o que ninguém

    Greca fez o que ninguém imaginaria: disse o que vai n’alma: que pobre é sujo, da nojo, e faz vomitar. Ele não se referiu ao homem, único e último que transportou em seu automóvel. Ele foi direto, se referindo aos pobres.

    Pode ser que a visão de que Greca tem feito caridades, seja apenas coisa de político, que faz por força da política. Que ele tem nojo de pobre, não fomos nós que dissemos. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador