por Sérgio Saraiva
O prefeito João Doria deveria reavaliar sua estratégia de marketing – quanto mais o conhecem, menos gostam dele.
Imagem: Luiz Guadanoli/Secom
A pesquisa Datafolha de abril de 2017 sobre a avaliação do prefeito de São Paulo após cem dias de mandato traz um copo meio cheio e meio vazio para João Doria.
O copo meio cheio
Ele continua com altas taxas de aprovação com índice de “ótimo e bom” em 43%, porém seu índice de “ruim e péssimo” está na casa de 20%.
Em princípio, isso não deveria preocupa-lo já que seu índice de aprovação é recorde – nenhum prefeito anterior teve tal taxa – e o de reprovação é inferior ao da maioria dos prefeitos que o antecederam. José Serra, por exemplo, o campeão de reprovação, tinha 37% em igual período. Erundina tinha 30% e Maluf 25%. Melhor que ele, somente Haddad e Marta que com cem dias de mandato apresentavam 14% de reprovação.
Doria versus Doria
A questão, porém, não é sua comparação com outros prefeitos, mas com ele mesmo. Isso porque, em fevereiro de 2017, o Datafolha, em uma pesquisa inusitada, já o havia avaliado.
Vejamos.
Dória é o mais conhecido dos prefeitos paulistanos dos últimos 30 anos.
Quando analisamos as respostas “não sabe” dadas em relação a avaliação dos prefeitos, Doria tem um índice de 4% de paulistanos que souberam fazer juízo de valor em relação a ele. Alto grau de conhecimento, mais do que o dobro de Serra, com 9%, e que era um político experimentado quando se tornou prefeito de São Paulo. Haddad tinha um índice de 13% de “não sabe” e Celso Pitta 16%.
Não seria de se esperar outra coisa, dada a intensidade das ações de marketing desenvolvidas por João Doria.
O copo meio vazio
Ocorre que, quando se compara os resultados da pesquisa Datafolha de 12 de fevereiro de 2017 com os desta pesquisa agora, nota-se que Doria conservou os índices de ótimo e bom e regular quase que idênticos, mas seu índice de ruim e péssimo subiu na mesma proporção em que aumentou seu índice de conhecimento.
Em fevereiro, seu índice de respostas “não sabe” era de 10% e seu índice de reprovação era de 13%. Hoje seu índice de respostas “não sabe” é de 4% e seu índice de ruim e péssimo passo para 20%.
Apesar de todo seu esforço de marketing, João Doria aumentou sua rejeição quanto mais as pessoas passaram a conhece-lo melhor.
Um aumento de 7 pontos percentuais no índice de rejeição em menos de 60 dias é algo a ser pensado. Com cem dias de mandato, acaba-se a lua de mel da dos eleitores com o eleito, costuma-se dizer.
Doria começa efetivamente seu mandato com seu copo meio vazio.
Terá de repensar suas ações de marketing. Talvez começar agora a apresentar resultados concretos seja uma boa estratégia.
https://www.youtube.com/watch?v=nH8NxeAppzI
PS1: quando avaliado o potencial de Doria como candidato à presidência da República, seu índice de rejeição foi de 42%. Somente para termos de comparação, Lula na pesquisa Datafolha de dezembro de 2016 tinha 44% de rejeição, empatado com Michel Temer.
PS2: Oficina de Concertos Gerais e Poesia – especializada em retífica de curvas normais.
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tiririca x dória
O tiririca é
tiririca x dória
O tiririca é palhaço na vida empresarial e político na vida pública. O dória é político na vida empresarial e palhaço na vida pública.
Tiririca é Golpista
Tiririca é Golpista
Candidato a Presidente do Brasil
O “bom” é que esse camarada (que não se sabe como terminaria o mandato, em termos de avaliação bom/ruim) é um muito provável candidato a presidente em 2018. E o brasileiro, sequioso por salvadores da pátria e mágicos, pode cair no conto de marketing montado pelo PSDB. Isso caso haja eleições presidenciais, claro…
Falando em marketing político de direita…
Eis a nova de Fernando Holiday: Vistoria de vereador do DEM e do MBL em escola pública para encontrar “doutrinação do PT” é rechaçada por professores, vereadores e secretaria de Educação – LINK AQUI
Professores, no Brasil, passam por cada coisa…
CRIA CORVOS
Tendo eleito um Boko Haram que outra coisa esperar.
Que aproveitem bastante.
https://www.youtube.com/watch?v=dti_lCz_hCY
joão….
A imprensa e mídia ficaram anestesiados nestes 30 anos de centro esquerda no poder. Seus amigos, seus ídolos, sua turma, colegas de escola e faculdade, enfim chegavam ao Poder. Fantasias púberes, de anos dourados da adolescência dos anos 60, enfim tornariam-se em verdades adultas. Bastou uma garoa de outono para a realidade paulista bater à porta da fantasia doriana. Bastou um inverno para que obras essenciais de Paulo Maluf no Sistema Cantereira para abastecimento de água na grande São Paulo, que deveriam durar por 1/4 de século virassem em tragédia de falta de água na maior cidade do país. De forma precisa e cirurgica duraram exatamente os 25 anos da falta de investimentos e privatarias tucanas. Nada como um dia após o outro. A verdade vos libertará. E incompetentes, corruptos e aventureiros revelados um após o outro.
Esse índice de aprovação alto
Esse índice de aprovação alto mostra que o ser humano (e principalmente o ser humano paulistano) adora ser enganado e feito de trouxa. Basta uma estratégia de marketing a mais cretina possível (do estilo “político se vestir de algo”, uma coisa que deveria já estar fora de moda) e pronto, pessoal aceita que é uma maravilha.
Escuta meu caro, no Rio
Escuta meu caro, no Rio elegeram o Crivela, em Curitiba o Greco, em Salvador o ACM, em Porto Alegre o Marchesan, em Boa Vista a Teresa Surita, em Rio Branco o Marcus Alexandre, e só os paulistanos não sabem votar.
Você é preconceituoso. Tem o precoceito do resto do Brasil com os paulistanos e paulistas.
Vá caçar sapos!
Não, companheiro, não é
Não, companheiro, não é preconceito. porque a burrice está espalhada em todo o Brasil, não só em SP, vide as nulidades eleitas e citadas. Só é um pouco pior em SP pq a nulidade de lá foi eleita direto no primeiro turno…… rsrsrsrsrsrsrssssssssssssssss
Zé Serra versão dois ponto
Zé Serra versão dois ponto zero.
Já arranjaram uma bolinha de papel pra ele?
Rodinho
O prefeito esquisito já pôs a culpa no PT pelo seu péssimo desempenho na pesquisa de intenção de voto.
Pega o rodinho e vai enxugar a enchente, João!