ONU elogia Plano Diretor de São Paulo

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Enviado por CB

Da ONU

ONU-Habitat elogia Plano Diretor de São Paulo e sugere projeto como exemplo ao mundo

O diretor regional da agência da ONU destacou a ênfase do projeto no planejamento urbano e no enfoque em sustentabilidade e urbanismo social.

Durante a cerimônia de sanção do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, o diretor regional do Escritório para América Latina e o Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Elkin Velasquez, destacou os méritos do plano recém sancionado, sublinhando que “São Paulo teve a ousadia para seguir os princípios de sustentabilidade e urbanismo social”.

Velasquez elogiou a inclusão do planejamento urbano como peça fundamental no plano de São Paulo, como guia para qualquer ação de setores no cotidiano da cidade, em especial do público. Mais do que isso, frisou que é necessário que ele seja utilizado para fomentar os princípios e instrumentos do urbanismo.

O PDE tem o objetivo de adensar e reogarnizar a cidade de São Paulo nos próximos 16 anos, centrando seus esforços em três eixos principais – moradia, mobilidade urbana e sustentabilidade. Além de contar com a participação de técnicos do setor público, o desenho do plano incluiu a opinião da sociedade civil através de um processo colaborativo que contou com mais de 25 mil contribuições pela internet.

Contextualizando a iniciativa paulistana no cenário global, o representante do ONU-Habitat afirmou que São Paulo é um exemplo para outras metrópolis do planeta, lembrando que o município tem encontrado na densidade urbana uma oportunidade de reorganização do espaço, algo que o programa da ONU vem incentivando em outras cidades do mundo.

“Estamos totalmente alinhados com o que há de mais moderno em diretrizes urbanísticas. O plano já vem sendo estudado e discutido em artigos acadêmicos no mundo”, disse o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad.

Velasquez ofereceu o suporte do ONU-Habitat e convidou a capital paulista a sistematizar o plano para que ele inspire a nova agenda de desenvolvimento pós-2015, que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assim como as discussões da Habitat III, a Conferência Global de Assentamentos Humanos em 2016.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ONU, após sucessivos

    A ONU, após sucessivos massacres de palestinos, se limitando apenas a emitir boletins rotineiros, tem demonstrado que não cumpre com seu papel para negociar e, se for o caso, defender com força internacional os direitos de povos em desvantagem nacional.

    Não faz sentido debruçar sobre avaliações internas de um país que não se encontra em confronto ou carência de sanções internacionais, e, muito menos, não lhe pedimos avaliações para o modo de como agir soberanamente.

    Esse elogio por parte da ONU mostra o momento de sua extrema superficialidade.

  2. Não adianta teimar. O ÚNICO

    Não adianta teimar. O ÚNICO partido que faz a diferença é o PT. Os planos de governo desse partido, mesmo com a barbárie que são submetidos pela corrupta mídia, são os que realmente são efetivados e beneficiam o todo.

  3. Órgãos internacionais,

    Órgãos internacionais, universidades famosas, conferem ao PT uma longa lista de elogios.

    Lula cansou de receber elogios de governos, ONU, títulos ” doutor honoris causa”

    ]Agora, com mais um titular do executivo, Haddad, começa a receber elogios pelo seu governo.

    Haddad será o grande político da década.

    “Farol de Alexandria” baba.

  4. Créditos

    Além de Haddad, convém ressaltar o mérito do arquiteto e vereador Nabil Bonduki, relator e principal artífice do Plano. 

    Ele é outro que esperamos que retorne definitivamente à política após alguns anos de afastamento. São pessoas deste tipo que facilitam o nosso voto na hora da escolha. Elas me representam de fato.

    1. Prejudicado?

      Que é isto Athos?

      Teve seus investimentos imobiliários em São Paulo desvalorizados com a aprovação do novo Plano Diretor?

        1. Inteligente!!!

          Na cidade do fabricante dos melhores postes do Brasil… Certíssimo Athos! Só não penso que seja ainda uma cidade de pobres.

          O “factóide” terminou após muitos anos de enrolação de Serra/Kassab/Kassab. No primeiro ano de uma gestão massacrada pela mídia e que tentou ser inviabilizada pela justiça através da decisão dada à ação promovida pelo nobre Skaf contra uma correção, prevista e obrigatória pela lei, do IPTU.

          O que se cobra permanentemente do Brasil não é diretriz e planejamento? E o que é um Plano Diretor?

          1. Adoro a inocência dos
            Adoro a inocência dos brasileiros.

            Vamos mudar de assunto então.
            A canetada foi dada e o problema está resolvido.

            SP é ótima.

  5. HADDAD !!!

    Está aí mais um motivo para elogiar aquele que considero o mais nobre político que o destino está nos presenteando!!!! VIVA HADDAD !!!!!

  6. este é o governo petista que

    este é o governo petista que faz a coisa certa do que tem que ser feito na administração da megametrópole paulistana, e faz pelo começo dos alicerces e fundações da obra pública urbana civilizada pelas “boas cidades” de rei santo Luís IX (1214-1270), pero si, está há uns 30 anos-luz à frente dos burros da realpolitik lulopetista…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador