Prefeitura de São Paulo faz aproximação com Igrejas Evangélicas

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Da Folha

PAC – Programa de Aceleração do Credo

Por Anna Virginia

O governo Fernando Haddad (PT) fez um aceno aos religiosos na sexta passada, 25, nada por acaso o Dia do Pastor.

Começou ali seu “PAC – Programa de Aceleração do Credo”, como bradava um líder evangélico no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo (o de gravata com estampa de pombas e bigodinho à Clark Gable).

O pacote de benesses incluiria abrandar a Lei do Psiu para cultos barulhentos (menos igrejas multadas) e facilitar construção e regularização de templos (mais igrejas liberadas).

Nada saiu do papel ainda, mas o discurso do presidente da Casa, vereador José Américo (PT), foi animador para o segmento. Diante de plateia de pastores, fazendo as vezes de “pagador de promessas”, Américo quitou parte da fatura pelo apoio de evangélicos a Haddad nas eleições.

Foram três parcelas:

1) Fazer uma “diferenciação” na Lei do Psiu, usada para multar igrejas que ultrapassem o limite de ruído permitido (entre 50 e 70 decibéis, nas zonas residenciais, industriais ou mistas).

Em 2011, a revista “sãopaulo”, da Folha, mediu o barulho feito por uma igreja evangélica na rua das Palmeiras, no centro paulistano: 92 decibéis (na mesma pesquisa de campo, a parte de cima do Minhocão oscilou entre 85 e 95 decibéis).

José Américo pediu “mais tolerância” e afirmou que não dá para tratar “boate, roda de samba, pagode e vigília do mesmo jeito”. Muito barulho por nada? A conferir.

2) Liberar a construção de templos religiosos nas chamadas “vias locais” –geralmente ruas menores, mais residenciais, com velocidade máxima de 30 km/h. O veto tem como propósito inibir ruídos e interferências no trânsito da região.

Segundo Américo, essa ideia será abordada no Plano Diretor, que teve sua primeira audiência pública no sábado (27).

3) Regularização de templos. O vereador estimou, num “cálculo conservador”, que metade deles está irregular (ressaltando não ter dados a mão, chutou que a cidade tem cerca de 10 mil igrejas evangélicos e até 3.000 católicas).

Jogou na roda a seguinte alternativa: inserir as igrejas numa lei sancionada por Haddad em setembro, que prevê isenção do Habite-se e anistia para estabelecimentos irregulares de até 5.000 m² (que teriam dois anos para se ajustarem à lei).

O petista defende alvarás provisórios para lugares que não apresentem, por exemplo, riscos de segurança. Diz que a medida beneficiaria sobretudo o templo da periferia, “que está irregular porque foi construído a duras penas”.

E criticou: “O governo multa e depois vai fazer média com eles [religiosos]”.

Dostoiévski e a Igreja Universal

José Américo (segundo, da esq. para a dir.), em cerimônia na Câmara para celebrar o Dia do Pastor

José Américo, católico, sublinha: tem um pastor no seu time de assessores. Ao presidir a cerimônia em homenagem aos líderes, elogiou programas de recuperação de dependentes em drogas tocados por entidades religiosas.

Para tanto, citou Dostoiévski (“Os Irmãos Karamazov”), que por sua vez parafraseara o Evangelho de João: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”.

No mesmo dia, o plenário da Câmara Municipal foi tomado por obreiros da Igreja Universal, que recebiam homenagem à parte, promovida pela bancada do PRB. A igreja é conhecida por evitar aproximações com outras linhas evangélicas –O bispo Edir Macedo, em metáfora pouco sutil, já pregou contra a arte de misturar vinhos.

O pátio da Câmara ficou lotado de auxiliares da igreja que não conseguiram lugar no plenário e tiveram de assistir ao ato solene pelo telão: um batalhão de saia no joelho e terninho azul-marinho (para elas) e camisa branca e calça do mesmo azul, mais a gravata pontilhada de corações vermelhos com a pomba branca no centro, símbolo da Universal  (para eles).

Seriam os “Jesus Blocs”, segundo uma mocinha de coque preso por um palito com –de novo ela– uma pomba branca de porcelana na extremidade.

Obreiros da Igreja Universal lotam plenário da Câmara Municipal para receber homenagem

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que ele aumentou o IPTU

    Será que ele aumentou o IPTU dessas igrejas? Afinal, é preciso distribuir renda e nada melhor do que cobrar mais desses  sanguessugas que faturam uma grana preta com dízimos, milagres, casamentos e venda de quinquilharias.

    1. Por culpa da Santa Madre

      Por culpa da Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana e sua influência no Estado Brasileiro, todas as igrejas são IMUNES a impostos (muito mais do que isentas!). A imunidade tributária significa que elas não podem ser cobradas de nenhum imposto ou taxa. e dzem que o Estado Brasileiro é laico…

  2. Por que será que todos os

    Por que será que todos os atos dos governantes e/ou políticos, em especial do PT, são vistos pela mídia como suspeitos, interesseiros ou com segunda intenções?
    Se a presidenta da República, no uso da suas atribuições, faz uma reunião de trabalho com seus ministros, “é visando 2014”. 

    Se o prefeito Haddad, eleito para gerir a cidade de São Paulo, ou seja, cuidar da vida de TODOS os paulistanos, aí incluídos os religiosos, vai(foi? o texto não deixa certeza.), a uma reunião com estes para discussão de pauta de interesses, aí chovem ironias como esse “PAC” e “acenos”.

    Convenhamos: é muita besteira junta. Deve ser carência de pauta.

    Vão acabar é fazendo os religiosos de vítimas. 

    1. Mas ali está falando

      Mas ali está falando claramente em conceder benefícios especiais para igrejas e templos. Não é mera malhação do Judas (PT).

      Religião não pode servir de desculpa para privilégios ou para ignorar a “lei dos homens”. Barulho é barulho, pouco importa se de pancadão ou pregação.

      1. Tudo bem, Ed. Mesmos que

        Tudo bem, Ed. Mesmos que avaliados como “especiais” eles tem todo o direito de demandar. O preconceito nasce quando só pela condição ou situação do analisado a priori deslegitimamos suas pretensões. 

        Atenção: não estou me referindo a você especificamente. 

        1. Concordo, apesar dos pesares,

          Concordo, apesar dos pesares, devem ter todo o direito de fazer demandas.

          E considerando que o clima anda meio quente no blog, “notas de rodapé” não são má ideia.

  3. Não sei não….

    Mas tanto secularismo assim deixa titia meio tonta:

    Afinal, e se a prefeitura de SP cortar os subsídios da passeata do orgulho-gay, e começar a criar restrições a ocupação da prinicipal artéria de SP para o movimento?

    Ué, por que não colocar (confinar) a passeata no sambódromo?

     

  4. É uma esculhambação

    Não dá para falar de outro jeito: esta administração é uma esculhambação.

    A lei “Cidade limpa” foi na prática revogada, com outdoors se espalhando como praga pela cidade. Idem para a “Lei do PSIU”, sempre ignorada pelos ridículos sistemas de som dos carros da molecada (alguns nem tanto), com a proliferação das “jabiracas sonoras”, enchendo o saco alardeando ofertas do supermercado da região ou outras coisas inúteis e irritantes para quem quer sossego. Não me surpreenderei se daqui a pouco voltarem os caminhões de gás com suas buzinas infernais continuamente tocando rua afora (aos mais novos: era assim que se fazia na época “pré-musiquinha” do gás). E, claro, a “p….ria” do IPTU. É evidente o esforço do alcaide para desviar a atenção deste aumento brutal com as denúncias de corrupção desde a última semana. Como o povo é esquecido, acho que vai funcionar.

    Se isso é o novo…

  5. IPTU

    Engraçado, todo mundo que comprou imovel há 5, 10, 15 anos atras pagou uma bába, e hoje quer vender acima do preço (2 a 4 vezes o valor que pagou), e ainda tem a cara de pau de reclamar do reajuste do IPTU… Tem que ter no mínimo noção…

  6. EVANGELICOS

    AS VEZES ME PEGO PENSANDO NO PORQUE DE NÃO COLOCAREM ESTES GATUNOS NA PRISÃO (PASTORES QUE EXTORQUEM FIÉIS)…

    COMO SE NÃO SOUBESSEMOS AS RESPOSTAS, NÃO É???

     

  7.           O único apóstolo de

              O único apóstolo de Cristo associado com línguas estranhas espirituais foi Paulo. Se ele vivesse hoje e fosse brasileiro, com certeza ele preferiria falar na igreja apenas 5 (cinco) palavras em Português do que falar 10.000 palavras em línguas estranhas  (I Cor. 14:19) sem intérprete. Porque todas essas dez mil palavras estranhas  são apenas “lixo” em comparação com as cinco palavras em Português. E porque as línguas estranhas (desconhecidas) praticamente só servem para criar e endeusar falsários exibicionistas e para enganar as vítimas incautas dessas igrejas. Este email geralmente é transmitido a dezenas de pessoas de cada vez, como Cco.

     

              Leia sobre isto no Google: http://laurohenchen.blogspot.com.br/ (se aparecer a mãozinha basta clicar nela; se não aparecer negrite o endereço eletrônico copiando-o com Control C e depois o cole no campo busca do Google dando Control V e finalmente tecle Enter). Tire várias cópias e distribua. Retransmita aos seus contatos de Internet (e-mail, Twitter, Facebook, etc.). Se tiver constrangimento de retransmiti-lo me informe sua lista de contatos de e-mails (seu e-mail ficará em oculto) que eu farei a sua vez.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador