Rumo à Idade Média, por Carlos Motta

Rumo à Idade Média

por Carlos Motta

As sessões da Câmara Municipal de Serra Negra se iniciam com os vereadores rezando o “Pai Nosso” (foto), contrariando a laicidade do Estado brasileiro.

A maior obra da cidade é um centro de convenções que a Igreja do Evangelho Quadrangular está construindo, com capacidade para abrigar 15 mil “fiéis”.

Evangélicos lotam os hotéis em diversos encontros distribuídos ao longo dos anos.

O município, de 28 mil habitantes, tem ruas nas quais se vê mais templos e igrejas que casas comerciais.

Serra Negra, a 140 quilômetros da capital paulista, faz parte do chamado Circuito das Águas Paulista, supostamente formado por estâncias hidrominerais.

Há ainda várias fontes na cidade, mas há muito elas deixaram de atrair turistas – semiabandonadas, diversas apenas gotejam o líquido.

O balneário municipal, parte do enorme e também quase abandonado Centro de Convenções, foi reformado recentemente, mas continua fechado – ninguém, nem a Prefeitura, se dispõe a fazê-lo funcionar.

O interesse dos evangélicos pela cidade, que vive basicamente do setor de serviços, comércio à frente, desperta otimismo em setores empresariais locais.

E inquieta algumas pessoas, que temem que essa iminente “invasão” de evangélicos transforme o município numa espécie de “Aparecida”, ou seja, que altere profundamente o perfil não só dos visitantes, como da própria cultura local, baseada numa forte colonização italiana – e, portanto, católica.

Essa aura de religiosidade que envolve a pequena Serra Negra não é exclusiva dela.

O Brasil, antes conhecido como a maior nação católica do mundo, está rapidamente mudando seu perfil para se tornar a maior nação religiosa do planeta, tal o avanço, nos últimos anos, das igrejas evangélicas, que dominam grande parte dos meios de comunicação e possuem bancadas fortes no Congresso Nacional.

Sob a influência de milhares de “bispos” e “pastores”, a quase totalidade de baixíssima formação intelectual e muitos dos quais simples aproveitadores da fé dos humildes, cresce exponencialmente o número de brasileiros ignorantes de seus direitos e deveres, do funcionamento e importância das instituições e dos Poderes – do seu papel de cidadãos.

Junto a esse cenário paira uma mídia totalmente comercial e um sistema educacional falido, quando público, e elitista, quando privado.

O resultado dessa mistura é facilmente detectado – quando uma instituição de ensino superior da tradição e importância da Universidade Mackenzie abre um espaço para discutir a “teoria” do design inteligente, que contesta o evolucionismo, é porque a razão bateu no fundo do poço no Brasil.

E as trevas avançam, inexoravelmente.

Falta pouco para o Brasil voltar à Idade Média.

Assine

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é uma desgraça pelo país

    é uma desgraça pelo país afora. essa mistura que esses impostores promovem redunda num atraso inaceitável. com a palavra a igreja Católica, através da ala progressista (ainda existe?)

  2. Discordo em um ponto do autor

    Discordo em um ponto do autor do texto… nós nunca saímos da Idade Média… Qdo aqui ocorreu a Queda da Bastilha?

  3. As igrejas: financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro

    Ter uma igreja se tornou a maneira mais simples de fazer financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro no país. 

    Acusações desse tipo já apareceram de forma descarada nos últimos anos e eu acho que só vai aumentar. 

    Para algum empresário doar 100 mil a algum partido ligado à igreja basta entrar em qualquer filial da igreja com uma mala de dinheiro e fazer o depósito sem nenhum tipo de constrangimento ou rastreabilidade. Aliás… basta entregar ao pastor e ele declarar como se tivesse recebido doação de algum culto… se quiser ainda pode diluir o ganho entre diversas igrejas ou diversas datas.

    Eu acho curioso esses vídeos na internet de gente doando apartamento e carro ao pastor… eu não duvidaria se isso fosse uma encenação, a pessoa está pagando alguma dívida à igreja e ainda sendo utilizada para incentivar outros fiéis à doarem mais.

    Os Tucanos e seus paraísos fiscais estão ficando para trás… o negócio é abrir uma igreja.

     

    O Brasil está virando uma selva… 

  4. Católico ressentido

    Texto de um católico ressentido. Mas interessante mesmo foi a seguinte pérola extraída do texto chinfrim:

    ” O Brasil, antes conhecido como a maior nação católica do mundo, está rapidamente mudando seu perfil para se tornar a maior nação religiosa do planeta (…).

    Ué, católico não é o mesmo que religioso?

      1. Sábio guru

        Então, óh sábio guru, vc poderia explicar o que diferencia alguém que se diz católico, por obviamente pertencer a  RELIGIÃO católica romana, de um religioso?

  5. evangelicos

    A Varios anos isso ja deveria ser tratado como caso de POLICIA vigaristas abrem Igrejas 171 e ai a omisao do estado

    com os Milagreiros baixo nivel tornou alguns Poderosos Milionarios constrangedor ver autoridades pedir a bençao aos APOSTOLOS da vida

    Meus respeitos aos Prebisterianos Anglicanos e out

    ras igrejas serias mas que tambem se omitiram diante desses VIGARISTAS

  6. Turismo

    Obrigado pela dica de onde não ir.

    Serra Negra e Curitiba já estão na minha lista.

    Espero que elas fiquem lá com sua população, mas eu estou fora.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador