Sem carros, Paulista teve pedestres, ciclistas e protesto no domingo

Da Agência Brasil

Pedestres e ciclistas puderam aproveitar hoje (18) a Avenida Paulista como rua de lazer. A via, que fica na região central da cidade, teve o tráfego de veículos interrompido das 9h as 17h. Mesmo com o céu nublado e temperaturas abaixo dos 20 graus Celsius, os paulistanos aparoveitaram o dia para caminhar e andar de bicicleta na avenida. No último dia 15, a prefeitura de São Paulo anunciou que Avenida Paulista será fechada para carros todos os domingos, deixando as faixas de rolamento livres para pedestres e ciclistas, no horário das 9h às 17h.

Parte dos frequentadores até gostou do tempo fechado. “É melhor que a gente não fica suando”, comentou Júlia Silva, de 19 anos. A estudante de publicidade contou que fazia tempo que esperava uma oportunidade para praticar o esporte e que ficou impressionada com a quantidade de pessoas que tiveram a mesma ideia. “Tem até trânsito de bicicleta”, disse, sobre o número de ciclistas nas faixas exclusivas para as bicicletas.

 
O encontro de pessoas de diversas idades e classes sociais é um dos grandes pontos positivos da proposta, na opinião da dançarina Iramaia Gongora, 36 anos, que foi pedalar acompanhada dos dois filhos. “Tem mais espaço para convívio, se olhar nos olhos. Não tem espaço para discriminação. Tem que ter mais lugares assim. A cidade é muito grande para ter só um lugar desses”, disse. Jorge, de 5 anos, e Aurora, de 7 anos, também estavam gostando. “Fazia tempo que a gente não pedalava”, comentou o garoto. “Quando a gente vai na ciclovia, não pode parar. É mais fácil quando a gente pode dar uma paradinha e beber água”, acrescentou a menina sobre as vantagens de ter toda a avenida disponível.
 
Sem os carros, a aposentada Maria de Fátima Matos, 63 anos, disse que fica mais fácil passear pelos shoppings e lojas da região. “Algumas coisas é mais fácil fazer a pé do que de carro”, ressaltou, acompanhada do marido.

Manifestação a favor da Palestina

Palco frequente de atos políticos das mais diferentes correntes, a Paulista recebeu hoje mais uma manifestação. Com bandeiras da Palestina, um grupo de militantes pedia atenção às violações de direitos do povo palestino. “Nós estamos aqui falando para os palestinos: ‘Vocês não estão sozinhos’. É muito importante essa solidariedade internacional’ ”, ressaltou a coordenadora da Frente em Defesa do Povo Palestino, Soraya Misleh.

Entre as demandas dos manifestantes, está o boicote pelo governo brasileiro aos armamentos vendidos por empresas sediadas em Israel. “O governo brasileiro se tornou um dos maiores importadores de tecnologia militar israelense. As mesmas tecnologias que são testadas sobre os verdadeiros laboratórios humanos, como a gente viu nos ataques à Gaza, são depois vendidas para mundo”, disse Soraya.

 “A gente achou que ia ter muita gente passeando e ia ser uma oportunidade de dialogar com a população brasileira e trazer o que está acontecendo com o povo palestino”, acrescentou.

Controvérsias

A decisão de fechar a Avenida Paulista para carros tem causado controvérsias. Na última sexta-feira (16), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) enviou uma recomendação à prefeitura em que relembra Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2007. Na ocasião, a administração municipal aceitou limitar em até três, o número de eventos que interditariam completamente a Avenida Paulista. Em caso de descumprimento, a prefeitura está sujeita a multa de R$ 30 mil. Neste ano, a via já teve o tráfego interrompido na Parada do Orgulho LGBT (7 de junho), na inauguração da Ciclovia da Avenida Paulista (28 de junho) e na inauguração da ciclovia instalada na Avenida Bernardino de Campos (23 de agosto).

Em resposta, a prefeitura informou que não considera o fechamento aos domingos um evento, mas uma decisão baseada na Política Nacional de Mobilidade Urbana – Lei 12.578 de 2012. “O TAC trata de limitar o número de eventos realizados por terceiros que fecham a avenida e que, portanto, limita o acesso de moradores, pessoas com mobilidade reduzida e cidadãos que não participam de determinada festa, corrida ou desfile. A abertura aos domingos garante o acesso democrático ao espaço público para todos os cidadãos, sem impacto negativo relevante no trânsito de carros da região”, diz o comunicado da prefeitura.

A administração municipal disse ainda que convidou os promotores e técnicos do Ministério Público para acompanharem a abertura da via para pedestres e ciclistas hoje. “Para analisar pessoalmente a abertura para embasar seus pareceres e futuras recomendações”. Em setembro, atendendo uma recomendação do MP, a prefeitura fez uma audiência pública para ouvir moradores, comerciantes e frequentadores sobre a possibilidade de fechamento da via aos carros.

 

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Valeu!

    Haddad e a Prefeitura de São Paulo representam a modernidade, novos rumos para SP, enquanto que Alckmin e o governo do estado de SP representam o atraso, as oligarquias e ideias carcomidas e emboloradas pelo tempo.

  2. Simetria

    Paulistano é capaz de protestar contra o fechamento da Av. Paulista aos domingos, mas incapaz de protestar contra o fechamento de escolas ESTADUAIS para sempre…

  3. Quando o governo não é

    Quando o governo não é tucano, o MPSP quer submeter e restringir a sua discricionariedade a TAC. Quando é tucano, pode descumprir Lei Nacional, Constituição, e ainda arquivam pedido de investigação de Justiça da Suiça.

     

  4. Mais uma prova da atuação

    Mais uma prova da atuação politica das nossas instituições. E também mais uma prova da decadencia do poder tucano sobre SP, sem condições de dialogar politicamente querem a contribuição das instituições para que o pobre não ocupe os espaços destinados aos ricos…. Porque o MP não investiga o Trensalão a mafia dos ficais, a administração da água e das penitenciarias. Vivemos o tempo da falta de dialogo e descencia das nossas instituições que não tem mais pudor e declaram-se atuantes ativamente das causas sas minorias…Um absurdo…

  5. Dúvidas…

    1. Em todo o lugar se fala do TAC assinado em 2007, mas ninguém diz qual é esse Tac… tem número? qual é? cadê o conteúdo do TC?

     

    2. O referido Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) diz exatamente o que? Só fala quantas vezes pode fehcar a av. pra carros ou usa o termo “evento”?

     

    3. O que é “evento” pro MP?

    Por que NINGUEM lembra outros 3 “envetos” que fecharam a av. Paulista este ano e ficram conhecidos como Carna-coxinha?

    Inaulgurar ciclovia é evendo, carnacoxinha não é?

  6. Coisas de São Paulo

    O Ministério Publico de SP esta muito ocupado seguindo os passos de Haddad para perder tempo com as medidas anticonstitucionais do absolutista Geraldo. 

  7. Enquanto isso, em Oslo …

    Carros poderão ser banidos do centro de Oslo em 2019

    Carros poderão ser banidos do centro da cidade de Oslo, já em 2019, em que os políticos locais dizem que será a primeira vez para uma capital europeia.

    Apesar lojistas se preocuparem em perder negócios, um conselho municipal recém-eleito disse que os planos irão beneficiar a todos. (…) O conselho de coalizão – que inclui o Partido Trabalhista, os Verdes ea Esquerda Socialista – também está planejando construir, pelo menos, 60 km (37 milhas) de ciclovias até 2019. A administração na capital norueguesa diz que haverá um “grande impulso” do investimento transportes públicos. Principal negociador para o Partido Verde, Lan Nguyen Marie Berg, disse aos repórteres: “Nós queremos ter um centro livre de carros.

    (…)

    Várias capitais europeias – incluindo Paris no mês passado – já proibiram carros temporariamente.

    Outros, como Londres e Madrid, têm taxas de congestionamento. Oslo tem cerca de 600.000 habitantes e quase 350 mil carros, embora a maioria dos proprietários de automóveis viver fora do centro da cidade. Texto completo aqui (em inglês).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador