A CTNBio e a soja transgênica

O Globo

CTNBio aprova soja resistente a glifosato e a insetos

Plantão | Publicada em 19/08/2010 às 22h13m

Reuters/Brasil Online

SÃO PAULO (Reuters) – A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta-feira a liberação comercial de uma soja transgênica resistente a insetos e tolerante ao herbicida glifosato, patente da Monsanto, informou nota do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Com isso, a companhia norte-americana, a única empresa com variedade de soja transgênica comercializada no Brasil atualmente, fica autorizada pela CTNBio a colocar no mercado mais uma semente da oleaginosa geneticamente modificada.

Em entrevista publicada nesta quinta-feira pela Reuters , o presidente da Monsanto no Brasil, André Dias, afirmou que a empresa prevê para a safra 2012/2013 o lançamento de uma soja inédita no mundo, com uma tecnologia de genes combinados que oferecem resistência ao glifosato de segunda geração e a insetos.

A soja é a principal cultura anual do Brasil, respondendo por cerca de metade da área plantada com grãos e oleaginosas, e na nova safra (2010/11), semeada a partir de setembro, consultorias independentes estimam que o total de transgênicos crescerá para três quartos do total plantado, somente com a soja Roundup Ready, resistente ao glifosato, da Monsanto.

Na reunião da CTNBio, foram aprovados os 34 pedidos de liberação planejada no meio ambiente de produtos transgênicos. O outros sete pedidos de liberação comercial de produtos geneticamente modificados foram retirados da pauta.

(Por Roberto Samora) 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador