A glândula pineal e a mediunidade

Enviado por Assis Ribeiro

O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira é clínico geral, psiquiatra, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo), Neurocientista e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, Física, Biologia e Espiritismo.
Desenvolve estudos avançados sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas.

 

Redação

77 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu já desconfiava.

    Conhecido meu trabalha (trabalhava?) com terapia de vidas passadas. Fascinante. Mas como gosto de dizer, Topologia no Rn é mais palpável.

  2. “estabelecendo relações com

    “estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas”:

    Eletromagnetismo daqui pra frente (Depois de Eu) eh estritamente humano-humano.  Por experiencia propria, posso dizer -mas sem oferecer mais que isso por agora- que a comunicacao com o mundo espiritual se da atravez de cronomateria.

    A conceituacao cientifica ou matematica ainda nao existe e esta longe de existir.  Nao que eu esteja “corrigindo” espiritismo, claro.  Eh que sempre tem outra montanha atraz dessa montanha…  Te espero la.

    1. ô Ivan………………..boa tarde, salve cara

      uma vez eu te perguntei onde guardas teus escritos sobre o assunto e tu nem aí, nada respondeu

      já escreveu sobre? onde? se já, gostaria de dar uma olhada, posso?

      1. Peregrino, a linguagem eh pra

        Peregrino, a linguagem eh pra quem JA a entende.  EU ja disse tudo que tinha a dizer abertamente em varios e varios lugares inclusive aqui, vou continuar dizendo exatamente as mesmas coisas.  Mas voce nao as ve.  Nao eh pra ser tudo claro nao.  Eh pra ser pantano mesmo.

        Posso te garantir que “voces” estao aa beira da extincao.

        1. valeu, Ivan……………………….aquele abraço

          gostei muito dessa sacada, desse seu entendimento de que “a linguagem é para quem já a entende”

          vou retroceder no assunto e me inteirar mais dos seus comentário, tentar ver

      2. (por sinal, eu reencarnaria

        (por sinal, eu reencarnaria varios e varios textos que ja publiquei, mas meu Mac queimou e nao tenho acesso a nenhum deles.  Estou usando um PCzinho da minha esposa desde Sandy.  E nao pretendo tampouco comprar outro computador se esse queimar.  A putada que pague por 4 computadores invadidos, minha vida invadida, meu carro invadido, e minha mente estracalhada primeiro.  E voce sabe exatamente quem eh essa putada.  Vou repetir entao:  o governo dos Estados Unidos.  Que NAO saiu de cima de mim ate hoje.)

  3. Acho q primeiro se deveria

    Acho q primeiro se deveria definir o q é “espitirual”. Ondas eletromagnéticas são fenômenos materiais, puramente materiais. E a ciência é materialista por definição. O q supostamente está fora do plano material, está fora do alcance e do interesse da ciência. Instrumentos científicos só podem captar o q existe no mundo material. E Jung, ah, esse foi um grande PICARETA!

    1. “primeiro se deveria definir

      “primeiro se deveria definir o q é “espitirual”. Ondas eletromagnéticas são fenômenos materiais, puramente materiais”:

      Mostre me um livro ou autor espirita que diz que os fenomenos do espirito nao sao materiais.  So um.

      Eh parte da fundamentacao de Kardek.

      Laaaaaa atraz, ha 160 anos atraz.

      E eu nao disse o contrario tampouco.  Disse e digo que eu estou clamando TODO o espectro eletromagnetico para o espiritismo.  Por agora, eh so.  Sim, tenho um gigantesca montanha de coisas alem disso pra clamar pro espiritismo, mas por enquanto nao.  Tou fazendo as unhas.

  4. Pasteur também foi muito

    Pasteur também foi muito criticado e ridicularizado, quando afirmou que existiam seres microscópicos e que os médicos deveriam lavar as mãos para evitar infectar os pacientes.

    A vanguarda sempre foi e sempre será imcompreendida, pelos que vêem apenas o óbvio.

    LARVATUS PRODEO.

    1. disse tudo………………………perfeito

      aproveito e introduzo no tema principal como sendo uma troca………………………………………….

      acredito que é contrário do que o cientista falou e que m

      ediunidade nã acontece desse lado em que estamos para um outro

      foi por isso que teu comentário chamou minha atenção

        1. em tratamentos mediúnicos, é a troca……………………….

          é adoecer no lugar de outrem……………………………chegam, trocam suas energias por curativas e saem enfraquecidos

           

          é como dizem e eu acredito

  5. O nosso chip.

      A Pineal é o nosso chip , de entrada e saida ,nas comunicações espirituais. É o mundo que se abre em todo seu esplendor. Dai percebemos o quanto temos que aprender. Alias ,temos infinitamente mais a aprender do que ensinar.

         Quando percebemos o mundo do Criador, a Sua infinita bondade e o Amor que Êle nos destina, passamos a crêr que fomos criados a Sua Imagem e Semelhança. Dai a Sua paz e tranquilidade nos envolve, e temos a certeza da nossa imortalidade ,nas idas e vindas para o Eterno Aprendizado.

    1. Deve ser por isso o Ebola, o

      Deve ser por isso o Ebola, o HIV, e outras centenas de doenças, o envelhecimento e morte compulsórios, além da infinita imbecilidade humana – que nos proporciona, entre inúmeras desgraças,  conflitos e guerras como hoje em Gaza, Iraque, Síria, Ucrânia, etc., além de uma desproporcional e perversa distribuição universal de renda, onde enquanto uma minoria vive nababescamente, a grande maioria passa necessidades absurdas –  isso deve ser produto da “infinita bondade o amor que Ele nos destina”.

      Gostaria de saber porque uma Entidade tão superior, tão perfeita, tão poderosa, tão osniciente,  criou um ser tão imperfeito, tão vagabundo, tão cheio de defeitos (por que não nos fez logo minimamente decentes e imortais?), e que deve, segundo as escrituras de todas as religiões, prestar-Lhe homenagens, oferendas e sacrifícios e depois morrer miseravelmente, para sentar a sua direita, pois caso contrário queimará no inferno pela eternidade.

      Ou seria outro produto da “infinita bondade o amor que Ele nos destina”?

      1. E o que seria a bondade para

        E o que seria a bondade para voce ? Que todos fossem criados perfeitos e bonzinhos sem nenhuma angustia e, também, sem nenhuma possibilidade de aprendizagem ? Cada um tem o seu conceito de perfeição e bondade.

  6. Trata-se de pseudociência

    Trata-se de pseudociência descarada.

    Para um cidadão cientificamente educado e habituado a esse tipo de coisa chegar a essa conclusão não é preciso mais do que reparar na conexão marota entre palavras científicas da moda (“eletromagnetismo”, “neurociência”) e termos de cunho místico/esotérico/religioso (“mundo espiritual”, etc.).

    Mas, como o espaço aqui é de alto nível (excetuando-se pequenos soluços como a postagem acima), um diagnóstico mais preciso pode ser obtido com uma rápida consulta à plataforma Lattes.

    O sujeito não tem um artigo sequer publicado em um periódico com revisão por pares, ou pelo menos assim nos informa o seu currículo Lattes ( http://lattes.cnpq.br/2483612039841566)

    A produção (por assim dizer) do sujeito se limita a textos em jornais e revistas de notícias (todos declaradamente espíritas) e sete trabalhos completos publicados no “Boletim Médico Espírita”.

    Quem quiser discutir espiritismo que fique a vontade, mas que o faça sem recorrer ao expediente picareta de travestir a discussão em termos científicos.

     

     

  7. Me interessei e fui procurar

    Me interessei e fui procurar no Lattes do referido pesquisador os artigos publicados em periódicos científicos internacionais, mostrando as provas e experimentos que o levaram a relacionar a mediunidade com as reações psíquicas dos indivíduos.

    Não preciso mencionar que não encontrei nada… então, acreditar no que ele diz é questão de fé. Não tem NADA de científico. Nada.

    1. Impressionante como a ciência

      Impressionante como a ciência é mais ansiosa e ávida para desacreditar a religião do que a religião de convencer a ciência…

    2. religião positivista

      O espritismo é uma daquelas coisas de positivismo francês do século 19 e 20 que só deram certo no Brasil. Do tipo assim: as outras religões são supersticiosas e baseadas em crenças irracionais, nós do espiritismo podemos provar cientificamente que existe o mundo espiritual, a imortalidade da alma, o transcendente… Ou seja, migué!!!!!!!!

      1. Está equivocado.
        O

        Está equivocado.

        O espiritismo nunca afirmou que pode provar cientificamente nada disso.

        Cabe a ciencia provar ou deixar de provar algo cientificamente, não a religiões.

        Mas é evidente que enquanto todos os mistérios não estiverem explicados, todos têm o direito de propor teses e hipóteses desses assuntos, inclusive qualquer religião.

        1. ???

          “O espiritismo nunca afirmou que pode provar cientificamente nada disso.”

          Daniel, não é exatamente a isso  que o dr. Sérgio se propõe?

          1. Sinceramente não conheço esse

            Sinceramente não conheço esse Dr Sérgio.

            Mas ele nem ninguem responde pela doutrina espírita a não ser as obras básicas.

            Se a ideia dele é tentar provar é algo salutar e tomara que consiga, mas a doutrina nunca disse que provaria e nem se arvora detentora de toda a verdade absoluta. Aliás, muito pelo contrário, Kardec sempre disse que em matéria aonde a ciência desmentisse cabalmente as teses espíritas, era para ficarmos com a ciência.

            Não se pode confundir a doutrina, a religão, com um membro da religião, que evidentemente pode fazer o que bem entender.

          2. Nao, Agincort.  Ele nao esta

            Nao, Agincort.  Ele nao esta propondo isso de maneira nenhuma.  A ciencia eh so um terco do espiritismo, porque ele faria isso?

        2. Eu vou por aqui tb. Acredito

          Eu vou por aqui tb. Acredito que cientistas/pesquisadores devem ser curiosos e manter a mente completamente aberta para TODA e QUALQUER possibilidade e, a partir delas tentar partir em busca de algo que possa dar um caráter científico. Melhor dizendo, nada impede que a partir de percepções religiosas possa se chegar a uma descoberta científica. Se um grupo de pessoas afirma estar conseguindo fazer contato com outras dimensões, ou sei lá eu, pq não pesquisar e talvez chegar a uma proposição científica? Charlatanismo existe tanto entre religiosos como entre cientistas… Sou ateia mas custo a crer que todas as pessoas que relatam experiências “estranhas”, estejam inventando ou sejam manipuladas ou sugestionadas. Mais do que passada a hora de pesquisadores e cientistas saírem em busca de novos conceitos, padrões, medidas, etc..

          1. Sugestão
            Concordo com a Cristiana, e acrescento a sugestão de que jovens que tem razões para crer em fenômenos sobrenaturais devem percorrer os caminhos da formação científica e se dedicar a revelar ao resto do mundo as provas da existência destes fenômenos. Os cientistas céticos tem muito o que fazer e não se interessam por estas coisas. Se os jovens “sobrenaturalistas” não se dedicarem a estas investigações o tema não terá qualquer chance de deixar de de ser simplesmente foclórico …

          2. Caro Gui, não faz muito

            Caro Gui, não faz muito sentido isso que pede.

            Primeiro, porque, ainda que seja louvável que cientistas tentem descobrir provas a respeito de espiritismo, a maioria das pessoas, mesmo as espíritas, não tem aptidões para serem cientistas. As pessoas comuns simplismente creem ou não creen, como pelo visto é o seu caso, que da praticamente na mesma, elas não pensam em querer provar nada. Aliías essa coisa de querer exigir provas é uma visão de mundo um tanto quanto distorcida da realidade, é mais uma visão retórica, coisa de fórum de internet mesmo.

            Segundo, não faz sentido ao espiritismo querer provar suas teses ou aumentar seus adeptos, esse não é nem nunca foi um desejo da doutrina. Mesmo porque em espiritismo não existe esse negócio de “caminho único para salvação”. Todos podem ser pessoas de bem, sejam ateus ou de outras religiões, evidentemente.

          3. Muito boa sua resposta

            Muito boa sua resposta Cristiana.

            E mais ainda, o que dizer de casos com o de Chico Xavier, que nunca se beneficiou financeiramente por toda a sua obra ? Ele iria inventar os escritos com qual objetivo ? Fora outros vários casos, como o do Zé Arigó que curou muitas pessoas, por exemplo.

            Caberia a cientistas sérios e interessados pesquisaram o assunto e dar o seu parecer.

    1. Desculpe-me por discordar

      Desculpe-me por discordar acintosamente da vossa opinião.

      Existe um pensamento Sioux (indígena norte-americano) que diz muito: ” Religião é para quem tem medo do inferno. Espiritualismo é para quem já esteve lá”. Conheço muitas pessoas que seguem religiões por medo da morte. Conheço também várias que seguem o espiritismo e as tenho como exemplo humano. Não comungo da mesma fé que elas, mas as admiro. São pessoas de opiniões sóbrias e de intuitos nobres. Se não concordo com as convensões as quais se dedicam, não posso nunca tentar diminuí-los atacando seus atos, pois são muito melhores do que os meus.

      Nunca vi um espírita incitando a raiva, mas já vi muitosdeles semeando a concórdia e a benevolência. Já passei momentos de extrema aflição em virtude de desgraça que eu mesmo provoquei a outros e, por Deus, se não fosse pela força espiritual que recebi na minha formação, com certeza teria me suicidado. Acho que a maior grandeza do espiritismo é imputar-nos o amor e o respeito à vida.

      Fostes infeliz na vossa opinião. Aconselhou-o a se informar melhor, se iluminar, e perceber que o mundo é muito maior do que nossos sentidos podem nos propor.

      1. Espíritas não são santos, são

        Espíritas não são santos, são pessoas comuns, cometem os mesmo erros que o resto da humanidade. Elas também incitam raiva, e se você diz que nunca viu um espírita incitando raiva é porque não conhece muitos ou está mentindo. Além desse pretenso médico que espalha mistificações sobre a glândula pineal e engana seus clientes com falsos tratamentos, vá procurar nomes como João de Deus, Chico Xavier, Otília Diogo, Waldo Vieira, charlatães de primeira linha, mentirosos, que sobriviem ou sobreviviam parasitando suas vítimas nos momentos de maior fragilidade.

        Um conselho de ouro, baseado em conhecimentos pessoais: Se um dia você precisar de um médico, particularmente de um psiquiatra, pergunte a ele antes qual a sua religião. Se for espírita, saia correndo. Vá embora sem olhar para trás e não volte mais. É só um conselho.

         

  8. Pseudociência

    Um excelente exemplo de pseudociência, ignorância científica e má-fé.

    As expressões “Mediunidade é uma função orgânica”, “O cérebro tem a capacidade de captar ondas do espectro eletromagnético”, “Capacidade de captarmos informações daqueles que estão no mundo espiritual”, “A ciência reconhece a mediunidade”, “Onde a ciência se cala a fé se inicia” sugerem má-fé e ignorância.

    Se a mediunidade existisse teríamos que rever os fundamentos de todas as ciências. Os fundamentos da física (espaço-tempo, matéria-energia, velocidade da luz, etc), da química (termodinâmica, entropia, tabela periódica, etc) e biologia (evolução, histologia, citologia, genética) não suportam a existência da mediunidade.

    Vários estudos, providencialmente esquecidos, já comprovaram que não existe vida após a morte, premissa da mediunidade.
    http://infidels.org/library/modern/keith_augustine/immortality.html
    http://brazil.skepdic.com/medium.html

    James Randi oferece US$ 1.000.000,00 para a pessoa que provar qualquer coisa paranormal. Por que os espíritas brasileiros e seus médiuns não se candidatam? A Federação Espírita Brasileira faria uma enorme contribuição para a humanidade se provasse a existência da mediunidade.
    http://brazil.skepdic.com/randi.html

    A história do espiritismo começa com as famosas “mesas girantes”. Foram desmascaradas por vários experimentos, que demonstraram que o movimento era causado pelo efeito ideomotor.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_ideomotor

    O experimento realizado por Michael Faraday em 1853 nunca é lembrado pelos espíritas.
    Faraday, M. 1853. “Experimental Investigation of Table-Moving.” Journal of the Franklin Institute 56 (5): 328–33. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016003238921738.

    Harry Houdini, o mágico, escreveu um livro bastante revelador sobre médiuns e fraudes.
    Houdini, Harry. 1924. A Magician among the Spirits. 5th ed. New York: Harper & Brothers. doi:10.1017/CBO9780511910586. http://ebooks.cambridge.org/ref/id/CBO9780511910586.

    Dois estudo da década de 50 são também tratam das fraudes.
    Price, GR. 1955. “Science and the Supernatural.” Science 122 (3165): 359–67. http://psycnet.apa.org/psycinfo/1956-03669-001.
    Price, GR. 1956. “Where Is the Definitive Experiment?” Science 123 (3184): 17–18. http://homepage.psy.utexas.edu/HomePage/Class/Psy391P/Price on Soal et al..pdf.

    Espíritas agem de má-fé quando deliberadamente escondem os estudos que apresentam resultados contrários às suas crenças.

    Além disso, todas as outras religiões têm as suas explicações para o “fenômeno da mediunidade”. Por que elas não foram abordadas no post? Podemos falar em preconceito religioso neste caso?

    Uma simples checada no google traz esta página de propaganda.
    http://www.uniespirito.com.br/

    1. Que coisa mais ridícula, qual

      Que coisa mais ridícula, qual estudo provou que não existe “vida após a morte” ? rssrsr

      É cada sem noção que aparece aqui.

      1. Espíritas são assim mesmo:

        Espíritas são assim mesmo: quando alguém surge com documentações e argumentos mostrando que espiritismo é charlatanismo, é chamado de sem noção. Obscurantismo medieval.

        Tivemos a desgraça de ser um país católico durante séculos. Mas ficou pior, agora temos os espíritas e seus soldadinhos patrulheiros.

      2. Ridículo e sem noção

        Deu uma olhada nos links? Consegue ver onde está o ridículo? Desqualificar um argumento como “ridículo e sem noção” não faz o seu argumento (qual?) melhor.

        1. Não tem argumento nenhum.

          Não tem argumento nenhum. Voce simplesmente disse algo e botou inúmeros links que ninguem vai perder tempo lendo. Se fosse um estudo sério seria muito conhecido e algo revolucionário. Como voce nem se dignou a explicar é óbvio que é uma bobagem.

          1. “ninguem vai perder tempo

            “ninguem vai perder tempo lendo”

            Fale por você. Qualquer um que leia os links deixará de acreditar no espiritismo.

            “é óbvio que é uma bobagem”

            Retrocedemos à idade média.

          2. Falou muito bem Daniel, uma

            Falou muito bem Daniel, uma verdadeira bobagem.

             

            Se ele tem uma tese que explique, quem tem conhecimento até poderia perder tempo para rebate-lo, mas ele não tem ideia própria, pega links de casos pontuais e fora de contexto que podem ser refutados e fica esperando que alguém perca o tempo rebatendo e buscando informações.

            Se tivesse uma ideia clara dele com fontes sustentando-o seria possível rebater, mas com essa abobrinha misturada é perder tempo.

      3. O ônus da prova
        Quem tem que provar é quem acha que existe. Ninguém é obrigado a pautar suas pesquisas pela de outros. Quem quiser afirmar que prove. Ou se contente com a aprovação de quem precisa das certezas da fé.

        1. Caro Gui, como nao se trata

          Caro Gui, como nao se trata de matéria de julgamento, creio que o comentário do nossa colega Otaviani, acima, fica melhor. Como é algo desconhecido e nenhum dos lados prova nada, cada um que acredite no que melhor lhe convier. Provas de ambos os lados serviriam para refutar o outro lado, mas ausencia de prova, nao. 

    2. Espiritismo

      não é religião e não é ciência.

      É apenas uma doutrina que faz uma colagem de tudo que for conveniente para dar sustentação a tese absurda de que existe uma identidade para além do corpo humano.

      PS – As diversas religiões não trapaceiam dessa forma. Não fazem escolha seletiva de aspéctos naturais que convergem com a DE. As religiões honestas falam de aspectos transcendentes que não estão relacionados a nenhum órgão específico…

    1. Importante contribuição, Agincourt.


      Possivelmente, a disfunção da Pineal, pode causar alucinações e comportamentos bizarros. Quem sabe uma crise paranóica, onde o doente acha-se com  super poderes, incuindo aí, poderes espirituais. 

  9. Existem muitas coisas que

    Existem muitas coisas que ainda não podemos explicar: energia escura, matéria escura, entrelaçamento quântico. A NASA está fazendo testes com um tipo de propulsão que, a princípio, não deveria existir, pois viola a terceira lei de Newton.

    Então, embora minha postura seja cética em relação a questão “mediunidade”, gosto de manter a mente aberta.

    1. Violando a 3a Lei de Newton

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton

      Poderia compartilhar conosco a fonte da informação sobre “A NASA está fazendo testes com um tipo de propulsão que, a princípio, não deveria existir, pois viola a terceira lei de Newton.”?

      Gostaria muito de violar esta lei.

      Imagino que isso deve ser super-ultra-secreto e você tem acesso à NSA e outras fontes melhores que a Wikipédia.

       

        1. Esse “meiobit” cita a

          Esse “meiobit” cita a fonte http://emdrive.com/. Lá você lê:

          “Thrust is produced by the amplification of the radiation pressure of an electromagnetic wave propagated through a resonant waveguide assembly.”

          Embora o motor não emita matéria, ele emite radiação eletromagnética, que também tem momento. A reação é causada pela ação da onda eletromagnética.

          Ou seja, não há nenhuma violação da terceira lei de Newton. A sua razão para acreditar na possibilidade da mediunidade não é válida.

           

          1. A radiação eletromagnética

            A radiação eletromagnética fica confinada na câmara de ressonância. Ela não é emitida “para fora” do motor. Não é como uma propulsão iônica, uma vela solar ou propulsão a laser.

    2. “… gosto de manter a mente

      “… gosto de manter a mente aberta”

      Parabéns. Mantenha-se receptivo às novas idéias e possibilidades, pois Einstein já afirmara que “a ciência só vai até onde a imaginação estiver!”.  E assim tem sido desde o começo da nossa evolução. Já ouviu falar de Julio Verne? 

      Mas atente-se porque o conhecimento, com o advento da internet, está caminhando celeremente. Já existem teorias bem embasadas de geração de forças de propulsão por diferenciais de campos magnéticos entre matéria e anti-matéria. Um engenheiro nuclear iraniano, Dr. Keshe, está propondo avanços assustadores nas teorias da física. A velocidade da luz e os conceitos newtoneanos se tornarão meros detalhes do espectro do conhecimento. Uma particularidade. Mais ou menos como a mecânica Newtoniana representa para a quântica.  Nicola Tesla, há mais de 100 anos atrás, já tinha imaginado esse potencial das forças dos campos magnéticos, mas … Aliás Tesla, pelos relatos históricos, tinha sensibilidade espiritual pois recebeu a “notícia” do falecimento da mãe telepaticamente. Edgar Cayce podia andar no tempo, futuro, e relatar-nos previsões que nos assombram. E com exatidão assustadora apontava o poço onde um cachorrinho tinha sumido. Isso não é magia. Isso é a evolução do conhecimento. Quando a ciência se dispor a trabalhar para reproduzir estes efeitos, sem busca de lucros e rentabilidades materiais, aí sim ela começará a se acelerar na velocidade da imaginação. Porque a velocidade da imaginação é muito maior do que a velocidade da ciência. E pior, a ciência caminha em campos entrevados de preconceitos e de interesses. A imaginação é livre. E o melhor: é fecunda, pois pare prosperidade humana.

  10. A neuroendocrinologia!

    Fascinante as leituras sobre a neuroendocrinologia! Muitos doentes que hoje são tratados por psiquiatras, deveriam submeter-se a exames indicados por um neuroendocrinologista, para que seja esclarecido se o transtorno da mente, não é originário do sistema endócrino. Muitas psicoses tais como, paranóia ( verificada em pessoas extremamente FANÁTICAS em relação à religiões), depressão, bipolaridade e outras, são oriundas de descompasso hormanal, inculindo-se aí, a hiper e hipofunçao das glandulas adrenais, hipófise, tireóide etc. Importante a leitura sobre como age o excesso de dopamina no cérebro. É cativante ler sobre a correlaçao entre as funções dessa glândulas.

  11. Há mais coisas entre o céu e a terra que …..

    Não acredito, nem desacredito mesmo já tendo tido experiências. 

    Já tive esperiências paranormais. O problema é exatamente este: NÃO TEM COMO PROVAR, PORQUE NÃO É MATERIAL. E mais, não é controlável.

    Já fui avisada em sonho que um grande amigo, muito amado por mim tinha morrido. E ele realmente tinha morrido. Meu sonho foi logo quando me deitei. Sonhei que o pai dele que eu não conheço me dizia: _ “o fulano, mandou uma carta dizendo que faleceu”. Acordeu num pulo, pois eu não uso a palavra “falecer”, sem uso morrer mesmo.

    Eu tomei Florais por muitos anos e eles abrem a mente. Comecei a ter premonições e parei, pois fiquei com medo de ver alguma desgraça, alguma morte de parentes. 

    Quem faz meditação constantemente tem várias experiências paranormais. 

    Cada um sabe o que lhe acontece. Mas, o mais importante é que estes acontecimentos não são manipuláveis. Ninguém fala: _ “Agora vou fazer uma previsão, vou me comunicar com um morto”.  Isto não existe. São lampejos que acontecem sem que você espere. 

    Milhões de pessoas conseguem ter estas experiências, mas jamais conseguirão usá-las conscientemente. E têm os mentirosos, charlatães e aproveitadores que vivem de mentir aos que sofrem.

    1. também acredito que é por aí…

      ninguém daqui pode querer fazer algo do modo que diz ser o certo, porque se pudesse não precisaria dizer

       

      é por isso que chamam, dão nomes e dizem se comunicar (?)

  12. É Charlatanice

    “Captar informações mentais daqueles que estão no mundo espiritual”? Mas que picaretagem é essa? Primeiro tem que ser provado a existencia do “mundo espiritual”, que ninguem sabe sequer definir. O mundo espriritual é um punhado de pessoas mortas, vivendo em um jardim  florido vestindo roupa branca?Pela amor de deus. Quando é que a humanidade vai se convencer, de uma vez por todas, que a morte é o fim dos individuos viventes. Que seu corpo sera decomposto  em moleculas e atomos, e reciclado para formar outros elementos. Assim como as supernovas que “morrem”, e liberam materiais diversos para o universo. Ondas eletromagneticas não tem nada a ver com “mundo espiritual” por que elas existem, são palpaveis, podem ser medidas e monitoradas. Os espiritas são espertalhões que usam os conceitos da Fisica para ilustrar seus devaneios. Até mesmo da Fisica Quantica. Como ninguem compreende  a Fisica Quantica, fica parecendo que temos um problema cientifico legitimo. Não temos. É charlatanice.

    1. concordo, Maria Silva…………………..mas

      quem afinal tem conhecimento suficiente para definir o que é realmente um espírito?

      de repente este morrer e se tornar é apenas um chute………………e aí, como fica?

    2. Há alguns anos os sábios não
      Há alguns anos os sábios não aceitavam virus e bacterias, porque não viam. Você….JÁ aceita? Que evoluçaaaaaão!

      1. Ai ai …
        Mas pode ter certeza de que os que primeiro sugeriram e os que posteriormente provaram a existência de vírus e bactérias foram cientistas, e não médiuns, babalorixás nem parapsicólogos. Ou seja, a comunidade científica levanta a hipótese, contesta e depois prova, ou não… A comunidade “sobrenatural” deveria fazer o mesmo, ao invés de deixar todo o trabalho de fazer o conhecimento avançar por conta dos cientistas. Mas nunca fez nem faz. Por que será? Ao meu ver por que ainda existe muita gente incapaz de lidar com a angustia da inexistência de certezas definitivas e precisa do abrigo das certezas da fé. É neste mercado com elevada demanda – o das certezas confortantes – que prospera o sobrenatural.

    3. Nada sabemos

      Precisamos nos convencer de que nada sabemos, tudo é discutível e por fim nada é fato. Acredito que ainda temos muito o que aprender, achar que existem certezas criadas por nossa ciência, por nossa religião, enfim por nós, é dizer que sabemos tudo o que precisamos saber e nada temos mais a aprender, o que por fim com o passar dos anos nos mostra que estivemos errados, que ainda temos muito a aprender, se você não concorda com afirmações que acredita não ser verdade então não afirme pois tudo que afirmamos hoje será diferente amanhã ou depois…

      Um grande abraço a todos, até…

  13. PSIQUIATRA DOS EUA CONFIRMA QUE PINEAL TEM FUNÇÃO ESPIRITUAL

    A PESQUISA DO DR. RICK STRASSMAN ,  A GLÂNDULA PINEAL E OS ESTADOS MÍSTICOS ESPIRITUAIS

    Dr  Strassman é professor de Psquiatria da University of New Mexico School of Medicine a autor do livro “DMT: DMT: The Spirit Molecule: A Doctor’s Revolutionary Research into the Biology of Near-Death and Mystical Experiences” (2001, Park Street Press-Rochester, Vermont,  369 páginas)

     

    Abaixo link de interessante documentário de mais de 1hora

    https://www.youtube.com/watch?v=I-9koq3-AIg

     

    Ele  investigou os efeitos da substância N,N-dimethyltryptamine (DMT)*, um poderoso enteógeno, ou psicodélico, que é produzido por plantas e animais, assim como nos organismos humanos, no qual foi apontado experimentos de quase mortes e REM.

    A pesquisa do Dr. Strassman conecta o DMT com a glândula pineal, que os hindus, há milênios, associam ao sétimo chackra, o coronário: o centro de força que conecta o ser a dimensões de consciência mais elevadas e cósmicas. Para Rene Descartes a glândula pinela era a sede da alma.

     

    *A dimetiltriptamina (N,N-dimetiltriptamina, onde: N,N-dimetil-1H-indolo-3-etanamina), cuja abreviatura é DMT, é uma substância psicodélica (grupo de agentes químicos também denominados como psicodislépticos), termo proposto por J. Delay (traduzido como modificadores ou perturbadores do sistema nervoso central) pertencente ao grupo das triptaminas, semelhante à serotonina1 ,2 , e/ou à melatonina como sugerem alguns estudos, em especial, do Dr. Rick Strassman na Universidade do Novo México em 1990.

     

    Abaixo informações sumárias do livro do Dr.Strassman

    “…A native of Los Angeles, Rick Strassman holds degrees from Stanford University and Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University. Dr. Strassman took his internship and general psychiatry residency at the University of California, Davis, Medical Center in Sacramento, and received the Sandoz Award for outstanding graduating resident in 1981. He spent ten years as a tenured professor at the University of New Mexico, performing clinical research investigating the function of the pineal hormone melatonin. He also began the first new U.S.-government-approved-and-funded clinical research with psychedelic drugs in over twenty years.

    Dr. Strassman has published thirty peer-reviewed scientific papers and serves as a reviewer for several psychiatric research journals. He has been a consultant to the U.S. Food and Drug Administration, National Institute on Drug Abuse, Veterans’ Administration Hospitals, Social Security Administration, and other state and local agencies. He currently practices psychiatry in Taos, New Mexico, and is Clinical Associate Professor of Psychiatry in the UNM School of Medicine. Dr. Strassman’s From 1990 to 1995 Dr. Rick Strassman conducted DEA-approved clinical research at the University of New Mexico in which he injected sixty volunteers with DMT, one of the most powerful psychedelics known. His detailed account of those sessions is an extraordinarily riveting inquiry into the nature of the human mind and the therapeutic potential of psychedelics. DMT, a plant-derived chemical that is also manufactured by the human brain, consistently produced near-death and mystical experiences. Many volunteers reported convincing encounters with intelligent nonhuman presences, especially “aliens.” Nearly all felt that the sessions were among the most profound experiences of their lives.

    Strassman’s research connects DMT with the pineal gland, considered by Hindus to be the site of the seventh chakra and by Rene Descartes to be the seat of the soul. DMT: The Spirit Molecule makes the bold case that DMT, naturally released by the pineal gland, facilitates the soul’s movement in and out of the body and is an integral part of the birth and death experiences, as well as the highest states of meditation and even sexual transcendence.

    Strassman also believes that alien abduction experiences are brought on by accidental releases of DMT. If used wisely, DMT could trigger a period of remarkable progress in the scientific exploration of the most mystical regions of the human mind and soul.”

    Sobre esta obra, o brilhante cientista Rupert Sheldrake, disse tratar-se de uma exploração notável entre as fronteiras da ciência e da própria consciência.

    1. Alucinógeno!

      Evidentemente esse “DMT” é um alucinógeno. Vai criar alucinações no paciente e as mais  bizarras crenças, poderão aflorar. Mas o psiquiatra vai vendendo seus livros… assim como  seu colega STANILOV GROF, com seu livro “Emergência Espiritual”, onde relata uma história, que não passa de uma sandice.  

  14. Irmãos e Irmãs. Brasileiros e

    Irmãos e Irmãs. Brasileiros e Brasileiras. Católicos, Espíritas, Umbandistas, Judeus, Mulçumanos, Jeovás, Presbiterianos, Luteranos, Anglicanos, Hindus, Budistas, Rastafáris. Compadres e Comadres!

    A data de validade de vocês já está determinada: 2880

    http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/asteroide-gigante-pode-atingir-terra-em-2880-devastar-vida-humana-13612332

    Anotem em suas agendas para me cobrarem no dia seguinte. Pago o jantar com vinho francês e sobremesa.

  15. Morreu acabou ???

    Como se prova uma afirmação de que a morte é o fim.Nós nem arranhamos o plenitude do funcionamento do universo,do cosmo.Dimensões paralelas,buracos de minhoca,portais dimensionais.Fora que o que acontece a nossa frente nós nem vemos em sua totalidade,nosso cerebro nos da ciencia do essencial para vivermos.A fisica quantica ja demonstrou que aos olhos do observador,ou,que ao olharmos um fenomeno ele deixa de acontecer,quer dizer,só o fato de olharmos para um fato ele não acontece..Nos ja nem podemos afirmar que a vida humana se iniciou na terra.Alguns podem não acreditar em quaisquer tipo de vida,consciencia apos a morte,mas afirmar categoricamente que não,baseados no conhecimento cientifico atual !!!!!

    Esta discussão,de um tema,expoe o que é o caminho da busca do conhecimento na história humana,quando o conhecimento novo vem derrubar “colunas” que sustentam sua identidade, o que sua religião,sua ideologia, a escola,suas bases teóricas não encontram mais chão firme.Este nosso mêdo atávico do fogo ou dos deuses é que vem ditando o ritimo de nossa atualização.

    1. OK, mas …
      Pra dar um mínimo de organização nesta bagunça, eu acho bem bacana – no sentido de bonito mesmo – este princípio com base no qual quem afirma algo é que tem que provar. É desta forma que chegamos onde chegamos na diminuição de nossa ignorância. É pouco por enquanto? É. Mas não é desprezível e parece estar caminhando – com tropeços – na direção certa. A seguir assim, ninguém precisa provar que morreu acabou e pronto. Quem afirma que existe vida após a morte é que tem o ônus da prova. O “não ter respostas” não é prova de nenhuma sobrenaturalidade: apenas expõe os limites humanos. E a história taí mostrando que eles se expandiram imensamente. Sigamos assim, cada um acredita no que quer e tudo bem. Só peço por favor que não misturem conhecimento com impressão. Vamos respeitar quem passa a vida estudando e trabalhando que nem um corno, quase sempre ganhando um salarinho muito do xinfrim, pra no fim descobrir algo que ninguém vai ficar sabendo e ainda por cima tendo a certeza de que em breve um(a) maluco(a) qualquer vai descobrir que faltou um detalhe e não era bem como você pensava. Mas são estes idiotas que vão construindo, tijolinho por tijolinho, o futuro da ciência, a cura das doenças, a revolução da informação e etcetera. Tudo isso na angústia da total ausência de certezas. Não é mole não … Merecem muito aplauso e reconhecimento.

      1. “Quem afirma que existe vida
        “Quem afirma que existe vida apos a morte é que tem que o onus da prova”,”assim ninguem precisa provar que morreu e pronto”.E acha bonito o principio com base no qual quem afirma algo é que tem que provar ????Então baseado nesta sua premissa vale para as 2 linhas de pensamento,porque uma tem que provar e o outro não ??seu conceito é bem atagonico.O que sei é que não ha como provar nem uma coisa nem outra.Então cada um acredite no que quiser,ate que se comprove sem sombras de duvidas ,se ha ou não algo do “outro lado da”parede”.Não desmerci e nem quis desreipeitar os trabalhos de ninguem,ao contrario,cito as dificuldades de quem apresenta uma nova teoria , conceito,e quando estes colidem em bases,teorias,conceitos arraigados,que sustentam certos stabilisment,e como consequencia, retardam o avanço cientifico-tecnologico.

      2. Quer prova? São incomensuráveis. Leia algum livro do Dr. Brian W
        Quer prova? São incomensuráveis. Leia algum livro do Dr. Brian Weiss, como o “Muitas vidas, muitos mestres”. O Sujeito nunca foi espírita, nem de família espírita, mas psiquiatra de Yale (portanto cientista). Topou com as provas sem querer. Tem entrevista no youtube e tudo.

  16. O começo do entendimento.

      O chip-pienal mais desenvolvido do nosso conhecimento era o Chico Xavier.

    Mais de 400 livros escritos sem um níquel indo ao seu bôlso.Nenhuma contradição em suas

    obras, e até prevendo a sua partida(um dia onde o Brasil estaria alegre). Previu também,entre outras,a migração do Capital da Europa para a América. Foi dele também a previsão da morte trágica de Getulio,o golpe de 1964,a ascenção de JK,a morte de Teotonio, e o Brasil onde está (para sempre o Celeiro do Mundo )..Tudo isto em 25 de Dezembro de 1952(psicografia -Congonhas MG).E ai a Máxima( montado num cavalo branco…) a chegada de Lula ao poder.

     Não desdenhem do que não conhecem. Se sabem Biologia,Fisica,Quimica,Psicologia,Sociologia,Matematica é só o começo do Espiritismo.

  17. Also Sprach Hawking

    (A propósito da afirmação de Stephen Hawking, o físico, de que “a vida após a morte é um conto de fadas”).

    Não temos capacidade para compreender o Universo.

    Nossos companheiros não humanos dessa jornada misteriosa que é a vida têm limitações neurais – maiores, ou menores – que os impedem de compreender o Universo tão amplamente quanto nós, humanos. Um chimpanzé, por exemplo, – o mais inteligente dos não humanos, ou quase – jamais será capaz de entender um aparelho de televisão ou o funcionamento da panela de pressão. Portanto, há muitos milhares de espécies incapazes de compreender o Universo, pois incapazes de compreender realizações humanas – que fazem parte do Universo. É razoável admitir preliminarmente, portanto, que todas as espécies, exceto uma, a nossa, são incapazes de entender o Cosmos.

    Mas se todas as espécies – menos, supostamente, uma, a nossa – têm limitações cognitivas que restringem seu nível de consciência, por que humanos, que compartilham cerca de 99% do DNA dos chimpanzés – o que significa que são muito parecidos com chimpanzés; lembre-se de que gêmeos idênticos têm mesmo DNA – teriam capacidade neural ilimitada? Ou, se não ilimitada, suficiente para compreender Tudo, e, portanto, suficiente para compreender o Universo?

    Excluindo-se argumentos do tipo, “temos capacidade neural ilimitada porque somos feitos à semelhança de Deus”, uma tautologia, não se pode concluir que tenhamos tal capacidade. Ao contrário, a melhor conclusão é a de que, assim como um chimpanzé jamais será capaz de compreender os princípios básicos de uma panela de pressão – e, mesmo nós, que a construímos, não a compreendemos inteiramente como, por exemplo, no nível subatômico do material que a compõe –, os humanos não são capazes de compreender tudo. Ademais, nossa própria estupidez e a de nossos semelhantes provam que somos limitados. Temos limitações neurais como todo mundo.

    Afora nossas limitações neurais, temos sérias limitações sensoriais – mesmo com auxílio instrumental, percebemos muito pouco do Universo –, limitações de tempo de vida – o que são 100 anos frente a pelo menos 14 bilhões de anos de existência do universo? – limitações de mobilidade – mal conseguimos ir à Lua e não conseguimos enviar instrumentos a longas distâncias em tempo útil – e temos limitações de robustez – somos fraquíssimos, nós e os instrumentos que construímos, e não temos como observar um buraco negro de perto, por exemplo.

    Em resumo, e fazendo analogia com computador – que nos imita –, nosso “processador” é fraquíssimo, nossos dispositivos de coleta de dados do Universo péssimos e nossa amostra dele – quer temporal, quer espacial – ínfima. Tudo isto significa que somos incapazes de compreendê-lo e seus fenômenos mais intrincados.

    Se não compreendemos o Universo, não compreendemos também fenômenos complexos dele como vida e morte – e mesmo, completamente, coisas “prosaicas” como gravidade, da qual conhecemos, apenas, os efeitos que a massa provocaria, quer atraindo massa, quer deformando o espaço. Portanto, quem acredita em “vida” após a morte não deve se inquietar, pois isto do Hawking é apenas conjectura, tão conjectura quanto qualquer uma de chimpanzé sobre panela de pressão e receptor de TV. Quem não acredita em vida após a morte, também não se ufane: “ausência de evidência” não significa inexistência da coisa, pois pode decorrer de incapacidade de percebê-las (as evidências), por exemplo.

    Graças a Deus existe o agnosticismo (com ironia, por favor).

  18.  
    Nessas questões é preciso

     

    Nessas questões é preciso saber e sentir.

    Acontece que a maioria das pessoas sabe, mas é incapaz de sentir.

    A diferença básica entre FHC e LULA é esta: 

    FHC sabe, mas é incapaz de sentir;

    LULA sabe e é capaz de sentir.

    FHC fica apenas no ego;

    LULA vai além do ego, nos sentimentos da alma.

  19. bem………………..tudo a ser esclarecido ainda, mas

    seja lá o que for o espritismo, o importante é que seja o que a pessoa que o procura esteja precisando para se livrar de suas dúvidas, tormentos ou dores

    e que seja assim também para qualquer outra crença

    que não seja simplesmente o que acreditamos, mas também o que decidirmos fazer ao acreditar, porque acreditar por acreditar não altera nada, não contribui para nada…………………………………………..

    muito comum acontecer em agrupamentos para cura…………………………………………………………………………………………….

    ninguém é curado por acreditar simplesmente, antes é preciso que mereça

    e quem decide não são os operadores presentes………………………….sem essa de que todos merecem

  20. Fascinante.

    Como comentei com colega meu. Não esboça dúvidas. Tem tanta certeza do que fala como da morte ou da ação da gravidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador