Aumento do nível dos oceanos pode acelerar, diz Nasa

Do Diário de Notícias

Subida do nível dos oceanos pode acelerar, alerta a NASA

Dados de satélites mostram subida do mar no planeta. Por cá, o problema associa-se ao da erosão costeira, por falta de reposição de sedimentos na costa a sul do Douro, a exigir maior proteção do litoral

Duas décadas de registos feitos por satélites de observação da Terra sobre os oceanos mostram que, desde 1993, houve uma subida global do nível do mar de 7,62 cm, com algumas regiões do Atlântico, Índico, Pacífico e mar Austral a registarem valores ainda maiores, da ordem dos 22,8 cm – há zonas, poucas, na costa oeste dos Estados Unidos, onde a tendência foi contrária . São dados divulgados pela NASA que mostram também que o problema tem tendência para sofrer uma aceleração nas próximas décadas.

Na região costeira da Península Ibérica, a subida média do nível do mar é da ordem dos 5 a 7 cm, como se pode ver no mapa da NASA, o que coincide, aliás, com os resultados dos estudos realizados na costa portuguesa.

O novo retrato da subida dos oceanos prevê um efeito de aceleração a curto e médio prazo, se a tendência para o degelo no Ártico, Gronelândia ou dos glaciares do Alasca se mantiver ao mesmo ritmo das décadas recentes.

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apesar dos dados serem de Portugal

    o mesmo está acontecendo na Terra Brasilis.  Pode parecer pouco, mas quando o nível do mar sobe, o lençol de água também sobe, assim como o perfil de base dos rios.  Em zonas como a Baixada Santista, baixada Fluminense, e outras isto é sério, pois qualquer chuva moderada já provoca inundações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador