O comportamento homossexual entre os animais

Enviado por Antonio Ateu

Da BBC

O mistério da homossexualidade em animais

https://www.youtube.com/watch?v=wCUIIDrgqn8

Melissa Hogenboom

Durante a temporada de acasalamento de inverno, a competição por uma fêmea de macaco-japonês é acirrada. Os machos não têm de disputar apenas com outros machos, mas também com outras fêmeas.

Entre esses animais, objetos de estudo do psicólogo Paul Vasey, da Universidade de Lethbridge, no Canadá, uma fêmea sobe na outra e estimula seus genitais esfregando-os na parceira. As duas se olham nos olhos durante a relação e tendem a permanecer semanas juntas, inclusive para dormir e se defender de possíveis rivais.

Já se sabe que o comportamento homossexual é bastante comum no reino animal, envolvendo de insetos a mamíferos. Mas será que é possível chamar esses bichos de homossexuais?

O primeiro livro que trouxe o assunto para o centro das discussões foi Biological Exuberance, de Bruce Bagemihl, publicado em 1999. O texto citava inúmeros exemplos de relações homossexuais em uma grande variedade de espécies, que logo viraram objeto de estudo sistemático por parte dos cientistas.

Leia mais: O peixe gigante que inspirou a lendária serpente marinha

Leia mais: Como identificar uma nova forma de vida

Evolução

Besouros-castanhos

Besouros machos depositam esperma em outros e acabam por fertilizar mais fêmeas

Segundo Vasey, apesar de centenas de espécies terem sido observadas em relações sexuais com parceiros do mesmo sexo em ocasiões isoladas, poucas delas fazem disso uma parte rotineira de suas vidas.

No caso dos macacos-japoneses, Vasey e sua equipe observaram que mesmo participando de relações sexuais com outras fêmeas, elas continuavam interessadas nos machos. Entre esses animais, as fêmeas frequentemente montam no macho, aparentemente para incentivá-los a acasalar.

Em alguns casos, existem razões evolucionárias para explicar o comportamento homossexual dos animais.

Por exemplo: em seus primeiros 30 minutos de vida, machos das moscas-das-frutas tentam copular com qualquer outra mosca, macho ou fêmea. Só depois eles aprendem a reconhecer o odor das fêmeas virgens e se concentram nelas.

Essa abordagem de tentativa e erro pode parecer ineficaz. Mas para o biólogo David Featherstone, da Universidade de Illinois, trata-se de uma boa estratégia. Na natureza, moscas de diferentes habitats podem apresentar misturas de feromônios ligeiramente diferentes.

“Um macho poderia perder a oportunidade de ter filhotes viáveis se fossem programados para reconhecer apenas um tipo de odor”, afirma.

Os besouros-castanhos machos usam um truque diferente. Eles copulam entre si e até depositam esperma no parceiro. Se o macho que estiver carregando esse esperma acasalar depois com uma fêmea, esse esperma poderá ser transferido – assim, o macho que produziu o esperma fertiliza uma fêmea sem ter que cortejá-la.

Em ambos os casos, os machos estão usando um comportamento homossexual como uma maneira de fertilizar mais fêmeas.

Por isso, fica claro por que esses comportamentos podem ter sido favorecidos durante a evolução das espécies. Mas também se nota que essas duas espécies estão longe de serem estritamente homossexuais.

Leia mais: Macacos matam filhotes machos para diminuir competição

‘Homo’ ou ‘bi’?

Entre aves, algumas fêmeas se unem a outras para cuidar de seus filhotes

Outros animais, no entanto, realmente parecem ser totalmente gays. Um deles é o albatroz-de-laysan, que vive no arquipélago americano do Havaí.

Entre esses enormes pássaros, os casais normalmente permanecem ‘casados’ por toda a vida e participam ativamente dos cuidados com os filhotes.

Mas em uma população da ilha de Oahu, 31% dos casais são formados por duas fêmeas sem parentesco entre si. E mais: elas cuidam de filhotes cujos pais são machos que já estão em um ‘casamento estável’ com outra fêmea, mas ‘pulam a cerca’ para acasalar com uma ou ambas as fêmeas do casal de mesmo sexo.

Segundo a bióloga Marlene Zuk, da Universidade de Minnesota, se as fêmeas de albatrozes não criassem seus filhotes com outra fêmea, teriam mais dificuldades para chocar seus ovos e buscar comida.

Mas, novamente, não se trata de animais inerentemente homossexuais. Estudos dessa e de outas espécies de pássaros sugerem que a união homossexual ocorre como uma resposta à falta de machos e é mais rara quando uma população tem uma proporção mais equilibrada entre os dois sexos.

Leia mais: Quem foram afinal os primeiros predadores na Terra?

Bonobos

Bonobos podem usar o sexo para ganhar influência em um grupo

E se olharmos para nossos parentes mais próximos, os primatas hominoides? Os bonobos, por exemplo, são uma espécie de chimpanzé extremamente ativa sexualmente. Tanto machos quanto fêmeas apresentam comportamentos homossexuais.

Mas o sexo entre esses animais também tem a função de consolidar as relações sociais. Bonobos podem usar o sexo para se aproximar de membros dominantes do grupo e assim ganhar mais status. Até mesmo os mais jovens costumam confortar outros com abraços e atos sexuais.

Algumas espécies de golfinhos também apresentam comportamentos homossexuais que os ajudam dentro do grupo. Mas, no fim, todos acasalam com membros do outro sexo para se reproduzirem.

Todas essas espécies seriam melhor descritas como ‘bissexuais’, pois transitam facilmente entre os dois comportamentos e não mostram uma orientação sexual consistente.

Homossexuais ‘puros’

Carneiros e ovelhas

Segundo cientistas, 8% dos carneiros domesticados permanecem com sua opção pelo mesmo sexo

Apenas duas espécies reconhecidamente exibem preferência pelo mesmo sexo pelo resto da vida, mesmo quando há parceiros suficientes do outro sexo. Uma delas, claro, é a espécie humana. A outra é o carneiro domesticado.

Em rebanhos ovinos, até 8% dos machos preferem outros machos mesmo quando há fêmeas férteis no grupo.

Em 1994, neurocientistas descobriram que esses machos tinham o cérebro ligeiramente diferente do resto, com um hipotálamo menor – a parte que controla a liberação de hormônios sexuais.

Isso endossaria o polêmico estudo do neurocientista Simon LeVay, que em 1991 descreveu uma diferença entre a estrutura cerebral de homens gays e heterossexuais.

Mas LeVay acredita que carneiros selvagens não apresentam o mesmo comportamento. Segundo ele, o animal domesticado foi aos poucos sendo ‘manipulado’ por criadores para produzir fêmeas que se reproduzem o mais frequentemente possível, o que pode ter permitido o aumento do número de machos homossexuais.

Por isso, tanto LeVay quanto Vasey afirmam que os humanos são o único caso documentado de ‘verdadeira’ homossexualidade entre animais selvagens.

Talvez nunca encontremos um animal selvagem que seja estritamente homossexual como muitos humanos. Mas podemos estar certos de que vamos descobrir cada vez mais animais que não se encaixam nas categorias tradicionais de orientação sexual.

Eles usam o sexo para satisfazer todo tipo de necessidade, do simples prazer à afirmação social. E isso exige flexibilidade.

Leia mais: Conheça o ‘ladrão-de-coco’, o maior artrópode terrestre

Leia a versão original desta reportagem em inglês no site BBC Earth

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150211_vert_earth_animais_homossexuais_ml

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nos touros também há homossexuais.

    Qualquer gaúcho que conheça as lides campeiras, sabe que quando fora da época do acasalamento quando touros são separados das vacas tem que ter extremo cuidado para não deixar junto ao rebanho de touros um homossexual, não é por questões morais ou religiosas, mas sim por questões práticas, um touro homossexual não deixa os outros touros “descansarem” para quando chegar a hora de fertilizar as fêmias eles estejam em plena forma.

    Ou seja, não inventaram a cura gay para os touros, nem se atribui isto ao capeta!

  2. Tá todo mundo focado no tema

    Tá todo mundo focado no tema homossexualidade porque nunca se viu tanta transparência, tantos saindo do armário, tantos homossexuais sendo contratados pelas televisões, ou mesmo novelas e coisas do gênero explorado esse assunto.

    Dráuzio Varela diz que se a gente está precoupado demais com os homos, devemos buscar ajuda psiquiatra. Acho ótima a leveza com que ele diz isso, quase como quem sente piedade dos discriminadores imbecis, ou apenas ignorantes.

    Eu diria o seguinte: “Gente, homossexualidade não é doença contagiosa pra lhe meter medo. Siga em frente, e viva a sua vida sem esse preconceito,e deixe cada um viver como deseja”.

  3.  
    O Problema é a apologia.
    A

     

    O Problema é a apologia.

    A propaganda é provocação para os moralistas, e a bem da verdade o ser humano tende aos extremos, seja homossexual ou heterossexual.

    Caricias intimas em publico não são toleradas pela sociedade, a qualquer casal heterossexual se espera discrição  qdo se trata de se expressar publicamente, muito mais se espera do homossexual, por motivos óbvios, jovens adolescente, rebeldes sem causa, adoram a provocação gratuita.

    Agnaldo Timoteo e Clodovil , figuras publicas de notavel celebridade, lembravam disto amiudemente, e foram muito hostilizados pelos militantes gays.

  4. Em minha opinião isso aí é pseudociência

    Esse estudo tem todas as características de ser ideologicamente direcionado, com os autores procurando um conjunto de evidências para corroborar uma opinião pré-formada, adaptando os resultados e direcionando as observações ao que querem demonstrar.

    Todas as populações animais apresentam aquilo que se chama de diversidade. Isso significa que todos os aspectos da biologia dos seres vivos distribuem-se segundo uma curva normal (em forma de sino) com uma faixa de maior incidência, um tipo no tipo da curva e espécimes apresentando características (ou comportamentos) fora do desvio-padrão. Obviamente a diversidade se processa dentro dos limites que afetam os fenômenos físico-químicos que sustentam a vída (máximo e mínimos de temperatura, níveis de oxigêgio, PH, etc ).

    A própria curva normal pode ser mais suave ou mais acentuada, indicando uma maior concentração em uma forma ou comportamento típico, ou uma maior diversidade. Formas mais acentuadas da curva normal indicam uma maior pressão de seleçãop em torno do formato ou comportamento típico.

    A importância da diversidade para a evolução é um fascinante assunto, infelizmente extenso demais para um simples comentário, mas o importante a ressaltar aqui é que a diversidade não pode ser direcionada. Buscar vantagens evolutivas diretas de cada variação de forma ou comportamento dentro da diversidade de uma população é uma abordagem incorreta porque muita diversidade está lá não porque seja uma vantagem, mas pela natureza das populações de seres vivos, cujos indivíduos nunca são perfeitamente iguais entre sí, nem no aspecto genotípico e muito menos no fenotípico. A diversidade como um todo é fundamentoal para as populações. Variações que podem ser desvantajosas em um ambiente, podem tornar-se vantajosas e até mesmo garantir a sobrevivência da espécie quando o ambiente muda.

    O homosexualismo ocorre em todos os seres que se utilizam de reprodução sexuada, sendo em maior ou menor proporção de acordo com a pressão de seleção sobre a taxa de reprodução. Os autores estão analizando o comportamento homosexual em populações de animais superiores (um conceito arcaico mas que atende ao senso comum e por isso o estou usando) atribuindo a eles valores e conceitos humanos para criar a categoria de homosexuais exclusivos e não exclusivos, comparando diretamente humanos e animais sem levar em conta vêem o que querem ver e o que é útil para provar sua tese e fazem uso de inferências questionáveis do ponto de vista científico.

    Biologicamente o que se pode dizer é que o comportamento sexual não é um fenômeno discreto, como ligar e desligar uma tomada onde se tem somente duas posições (ligado/desligado). Entre o comportamento exclusivamente heterosexuale o exclusivamente homossexual existe todo tipo de variação possível e mesmo o comportamento não diz sobre as tendências do indivíduo, pois na espécie humana por exemplo existe a pressão social sobre os mesmos. O fato de existirem indivíduos com comportamento sexual fora do tipo normal (considerando tipo normal como o topo da curva normal) é um fato biológico e não indica que os individuos que assumem esse comportamento sejam aberrações ou prejudiciais à espécie. Esses indivíduos são parte integrante e importante da população, compondo com sua diversidade o todo que garante a preservação da espécie em um aspecto mais amplo, a capacidade adaptativa.

    1. Tens razao, Ruy

      Apesar da mascara de argumentacao cientifica e ate de uma certa “aceitacao” da homossexualidade, o texto presta um desservico ao tentar separar homossexuais “puros” (que segundo ele so existem nos humanos) e os homossexuais “com motivo”. A ideia implicita e’ que quando um animal tem pratica homossexual, na verdade esta buscando outra coisa – aceitacao social, companhia para criar os filhos, etc. So os humanos e’ que sao pervertidos a ponto de ter sexo homossexual apenas por prazer. Nada mais ridiculo e extemporaneo.

      A questao sexual e’ muito mais complexa que o simples prazer e todos os componentes que sao citados para explicar as praticas sexuais dos animais tambem influenciam a formacao humana – e em ambos os casos, de forma instintiva, nao em forma racional. 

      Alem disso, mesmo os dados “cientificos” do texto parecem incorretas e ha poucas referencias para poder verificar. Mas nao vou entrar nisso, porque existe uma pergunta ainda mais importante: E DAI?

      E dai se o ser humano for o unico animal que tem individuos homossexuais “puros”? O que isso quer dizer? Que e’ errado, que e’ uma aberracao? Nos temos uma quantidade enorme de caracteristicas unicas – linguagem, historia, certos elementos sociais, cerebro gigante, andar ereto. Sao todas elas “erradas”, “aberracoes”, tambem? Ou sera que so quando o tema e’ sexo que fica errado? Nossa, de repente senti um cheiro muito forte de moral religiosa no ar!

      No final, um texto longo, baseado em um preconceito e que, mesmo se tivesse premissas corretas, nao conclui nada!

       

       

       

  5. outro tema polêmico é a pedofilia e outros preconceitos

    que depende do contexto histórico, é normal nalgumas sociedades, e noutros tempos. E acontece muito (senão me engano, uma professora minha de antropologia disse que acontecia mais dentro da família, como albuso, não com o consenso). Até entre pessoas, casais hetero (cito porque é mais visado neste aspecto) logo se pensa que a pessoa muito mais nova está de olho no status ou na possível grana do outro ou outra.

    1. outros preconceitos

      Julgar pelas aparências: cansei (e não me acostumo de burro) de andar despojadamente, camiseta regata, bermuda, sandália e ser acompanhado discretamente pelos seguranças de supermercado e loja, ou vendedores fingirem que não me viram, como um fantasma, mas se entra um cara “bem vestido” imeiatamente é visto e atendido. Preconceitos e mais preconceitos – o triste é que todos temos algum que não nos damos conta.

    2. Polemico? para quem?

      Nao existe polemica a respeito da pedofilia, voce nao vai encontrar um argumento serio a favor. Dizer que existem sociedades que toleram nao significa nada. Sociedades toleraram escravidao, machismo, guerras religiosas, etc. O unico que isso mostra e’ que as sociedades precisam evoluir, nao que o que elas toleram e’ aceitavel.

      Claro que existem grupos de pedofilos que tentam dar a aparencia de algo “normal”. Mas e’ apenas interesse proprio. Como se eles apenas “amassem” as criancas. Entretanto, ja dizia o ditado, quem ama nao mata. Um adulto que “ama” uma crianca nao usa uma relacao desigual para obter prazer sexual ou emocional. Um adulto que decide que fazer sexo (ou equivalente) com uma crianca e’ “amor” simplesmente despreza totalmente o bem estar futuro da crianca.

      E o mais absurdo ainda e’ trazer o tema num post sobre homossexualidade. Nao tem absolutamente nenhuma relacao, sao temas completamente distintos e tentar fazer o paralelo e’ apenas fruto de preconceito dos mais grossos.

  6. Parem de teorizar sobre este

    Parem de teorizar sobre este tema, a coisa é muito simples: bichos e humanos têm gostos muito variados sobre tudo e não há quem não goste de variar de vez em quando. Por quê com o sexo seria diferente? No caso dos humanos, se não fosse o tabu em torno do tema, todo mundo transaria com todo mundo e ninguém acharia nada de estranho nisto. A legislação só puniria por razões morais, e com toda razão, aquele que força alguém a fazer o que não quer e a punição seria extremamente severa se o delito envolvesse crianças ou incapazes.

  7. Mas existe a conjuminação do

    Mas existe a conjuminação do ato homosssexual entre os animais?. P.ex., quando um boi ou cabrito sobe no lombo do outro, há penetração anal ou é apenas esfregação motivado pelo feromônios do cio?

    Já publiquei vídeos contra Malafaia e outros ignorantes, aqui neste mesmo blog, que atestam a cientificidade da homossexualidade. Mas sempre com a pulga atrás da orelha.

    Video para debate.  https://www.youtube.com/watch?v=2K-_IBVuj3k

     

     

     

  8. Não existe homossexualismo

    Não existe homossexualismo entre animais não humanos.  O que existe são animais do mesmo gênero que se acasalam. Os componentes que formam o conceito de homossexual são puramente humanos e culturais. Achar que existe animal gay além do ser humano é o mesmo que achar que um cachorro está preocupado com sua virilidade porque seu “dono” lhe amarrou uma fita rosa na cabeça.  Essa falsa polêmica é de ordem semiótica, e não biológica,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador