Bolsonaro confirma astronauta Marcos Pontes no Ministério da Ciência

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Jair Bolsonaro confirmou pelo Twitter, nesta quarta (31), que o astronauta Marcos Pontes será o titular do Ministério da Ciência e Tecnologia. Pontes já comemorou a nomeação em uma palestra, dizendo que está pronto para combater os “inimigos internos e externos com o mesmo sacrifício de vida”, a partir de 2019.
 
Segundo a Folha de S. Paulo, Bolsonaro vai excluir do Ministério da Ciência o setor de Comunicação. Este último, por sua vez, será adicionado ao Ministério dos Transportes e Infraestrutura.
 
Pontes também terá sob seus cuidados uma parte do Ministério da Educação que trata de ensino superior.
 
Nos planos de Bolsonaro, o Ministério da Ciência e Tecnologia chegará a 2022 investindo até 3% do PIB. Hoje, esse índice é de 1%. 
 
Além disso, a pasta deverá buscar ampliar os investimentos por meio de parcerias com o setor privado.
 
No ano de 2018, o orçamento do Ministério foi de R$ 4,6 bilhões.
 
O astronauta é o segundo militar a ser confirmado para o governo Bolsonaro. O outro é general Augusto Heleno, que cuidará da Defesa e está buscando nomes para os comandos das 3 forças armadas.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Pontes não é aquele que

    Esse Pontes não é aquele que construiu toda a sua carreira com dinheiro público (aeronáutica) e depois de ir ao espaço (sentadito no banco de trás, sem direito a abrir a boca), retornou e imediatamente pediu para ir para a reserva, passando a ganhar dinheiro com palestras em que ele explora(va) a sua ex-condição de austronáutico? Pois é…

    1. Exatamente,o passeio espacial

      Exatamente,o passeio espacial da criança custou 10 milhões de dolares, tudo isso no governo do Lula! Um ministro notável notadamente idioda e traíra.

  2. Será mesmo …
     
    será mesmo

    Será mesmo …

     

    será mesmo que ele irá enfrentar mesmo o chefe dele quando diz “que está pronto para combater os “inimigos internos …”?

    pois o chefe dele é o maior inimigo interno do país.

  3. Abri o lattes do astronauta
    Abri o lattes do astronauta (http://lattes.cnpq.br/5767216451935768 ). Não é atualizado desde 2012. Estranho para um pesquisador. No resumo, o mais relevante é que ele tem mestrado em eng. de sistemas e que eh embaixador da ONU. David Beckham e Shakira também são. Vendo seu histórico acadêmico, além do mestrado, a maioria das especializações são como piloto, astronauta, palestrante de auto ajuda e coach (?). Ele tem três publicações: 1.PONTES, M. C.; CORREA, C. G. . O Menino do Espaço. A História do Primeiro Astronauta Brasileiro. 1. ed. São Paulo: Chris McHilliard Editora Ltda, 2012. v. 1. 64p . 2. PONTES, M. C.. Missão Cumprida. A História Completa da Primeira Missão Espacial Brasileira. 1. ed. São Paulo: Chris McHilliard Editora Ltda, 2011. v. 1. 560p . 3. PONTES, M. C.. É Possível! Como Transformar Seus Sonhos em Realidade. 2. ed. São Paulo: Chris McHilliard Editora Ltda, 2010. v. 1. 368p . Dois livros autobiográficose e um de auto ajuda. Nada de ciência e tecnologia. Nenhum artigo em revista nem em congressos. Um aluno de doutorado mediano tem mais que isso. Eu que sou um pesquisador diletante tenho umas 15. Não tem artigo, não tem grupo de pesquisa, não tem citação e aparentemente não tem frequentado muitas reuniões científicas. Tem uma extensa lista de premiações. Na maioria como piloto, militar e tal,. e algumas como “cidadão curitibano”, “cidadão Piracicabano”, cidadão não sei o que”. Tem essa premiação aqui também… : 2012 -77º Maior Brasileiro de Todos os Tempos, Sistema Brasileiro de Comunicação – SBT   

  4. Ensino superior no Ministério da Ciência:socorro!!!!!

    Esta proposta é aterradora. As universidades tem este nome por tratarem todos os ramos do saber e principalmente por terem um papel de educar e criar  as novas gerações em todas as áreas do saber.  A Universidade não é apenas Ciência ou Tecnologia. A universidade tem  áreas da Saúde, da Educação, Humanas,  Direito,  Economia, Artes e Comunicação., Sociologia, Filosofia,  Saude .  Os saberes são vários e todos de extrema relevância sem que  necessitem  ou possam ser classifcados como Ciência ou Tecnologia.  Neste ministério, qual será o lugar  reservado para a   Filosofia,   Educação,  Sociologia, Psicologia, História,  Antropologia, Linguística, Artes?  Como será que o Ministério vai tratar a Mùsica, o Teatro?

    O que unifica todos estes saberes  dentro de uma Universidade é a Educação. que é  sua função mais relevante formando  as próximas gerações em todas as áreas do saber.  Este é um ato impensado, que pretende apenas jogar no ar a imagem de um governo comprometido com a tal austeridade fiscal.  O ato político e demagógico de diminuir o número de ministérios repete o mantra  dos que  pensam que podem administrar tudo, e que terminam apenas olhando planilhas e planejando cortes.  Sequer eu mencionarei o escolhido, pois seja lá quem for que aceite este superministério, não poderá jamais cumprir seu papel, apenas satisfará o desejo de ter muito poder, sem saber para que.

    O custo financeiro, pessoal,  e estrutural envolvido na criação deste superministério será enorme.  No momento os interesses se voltam apenas para discussão dos nomes porém esta farsa de austeridade e pretenso combate ao toma lá da cá  vai trazer um prejuízo enorme, aos cofres públicos e às instituições. O discurso de um ministério Técnico com especialistas também fica apenas no papel, pois não existem  especialistas em tantas áreas.

    Recentemente em uma  Universidade um docente  destes  anticomunistas  fanáticos,  festejava dizendo que num futuro governo as áreas de Humanas seriam extintas nas Universidades Pùblicas. O pensamento dele era algo como Universidade sem Partido.   Parece que estava prevendo esta  proposta tão insana.

     

    Como nosso judiciário, com relação a Lula, nossa imprensa jamais entra no mérito, apenas   continua repetindo o mantra de que cortes de custos significa cortar ministérios e faz reportagens tentando criar a imagem de que os escolhidos são dotados de  superpoderes. Esta é a mesma imprensa que bateu palmas para  Parente, um homem que jamais conheceu o ramo do petróleo, mas que muito satisfez os acionistas  de wall street. Agora estão começando a endeusar  o posto Ipyranga, um home do Mercado e empresário do ramo da Educação Privada, que confessou em público que não entende nada de política, só de planilhas. E com o conhecimento do Mercado ele diz que vai ensinar aos Industriais o que devem fazer.   Provavelmente se cumprir o ideal de zerar o deficit  vai destruir  o país. Mas com os interesses em Educação que tem  provavelmente vai querer influenciar  o ministério do astronauta, que por sua vez  vai demorar para tocar o solo.

     

     

  5. Ele quer combater o inimigo

    Ele quer combater o inimigo interno, vulgo zé povinho e os externos talves os companheiros e se diz pronto para ir para a guerra.

    Ora, ora é ele um militar e voces queriam que ele fizesse o que? fazer politica?

    Mi capitan ordenou a ele ir à guerra oras, o que se espera disso? que se cumpra as ordens de MI capitan

    se Agildo Ribeiro estivesse aqui estava dando risadas, no tumulo apenas se contorce.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador