Brasil investe mais em pesquisa científica do que na Copa do Mundo

Jornal GGN – O investimento do Brasil em ciência pode não ser considerado “padrão Fifa”, como diz o chavão repetido por muitos que foram contra a Copa do Mundo, mas é maior, em números, do que foi de fato investido no mundial de futebol. Um estudo feito pela revista Nature mostrou que, ao menos na América do Sul, o Brasil é o único que investe mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) no campo científico.

A publicação calculou que o Brasil investe aproximadamente R$ 59,4 bilhões por ano – valor que corresponde ao dobro do que foi feito para sediar a Copa do Mundo de 2014: R$ 25,6 bilhões. A Nature destaca a importância do papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Em 2013, a instituição investiu mais do que qualquer outra nação do continente. Ao todo, foram $ 512 milhões em fundo de ciência”, diz trecho da reportagem. Além disso, o Brasil também se mostra na liderança em número de publicações científicas na América do Sul. Ano passado foram 40.306 publicações, número superior aos 9.337 artigos publicados pela Argentina, segunda colocada.
O valor de 1% do PIB parece muito pouco, mas o líder mundial em investimento em ciência – Israel – investiu, por exemplo, 4,35% de seu PIB, de acordo com dados do Banco Mundial. Apesar de destacar o que classifica como dados importantes, a Nature também chama atenção para a proporção do investimento em relação ao tamanho do país. A título de comparação, o que o país investe corresponderia apenas ao tamanho do Reino Unido.

Veja o gráfico feito pela Nature (em inglês):

Com informações do Jornal Extra.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Orgulho
    Acho de extrema importância a veiculação desse tipo de informação, afinal, precisamos saber o que se faz de bom no país, já que a mídia eleitoreira perdeu há muito a característica informativa.

  2. investimento em pesquisa

    O dinheiro não chega uniforme em todo o Brasil, a ciência tem que desvincular da política, investir e investir certo, acesso ao dinheiro. É muito difícil conseguir dinheiro para persquisas do mestrado e doutorado no Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador