Cientistas afirmam ter descoberto célula solar mais eficiente do mundo

Do site Revista Amazônia

Equipe franco-alemã diz ter descoberto a célula solar mais eficiente do mundo

Qua, 25 de Setembro de 2013 16:33

Cientistas franco-alemães lançaram na quarta-feira, 25 de setembro, células solares com eficiência energética de 44,7%, número superior a das células solares fotovoltaicas convencionais (33,7%), baseadas em silício, informou o site Inhabitat.

A equipe responsável pela inovação é composta com cientistas do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, Soitec, CEA-Leti e o Centro Helmholtz. Segundo os pesquisadores, a inovação é a mais eficiente do mundo.

A Soitec pretende atingir a meta de 50% de eficiência energética até 2015. Esse trabalho iniciou há cerca de três anos e apresenta constante evolução. Em maio, a organização apresentou um célula com eficiência de 43,6%, antes de atingir o registro mais recente.

Ainda de acordo com Soitec, as chamadas “células solares em junções múltiplas III-V” foram originalmente desenvolvidas para uso no espaço, mas também podem ser utilizadas ​em sistemas fotovoltaicos concentradores (FCPs)” – tecnologia que atinge mais do que o dobro da eficiência de usinas fotovoltaicas convencionais, segundo o Soitec.

Fonte: EcoD

Luis Nassif

1. Futuro

Já. já produziremos toda a energia elétrica para as nossas necessidade, em casa, a baixo custo de implantação, custo operacional de quase zero e não precisaremos de novas hidros e/ou termos.  A energia de usinas será só para plantas industriai ou outras de grande consumo. O interessante e que há paises europeus (Espanha eu creio) que estão taxando esta energia, solar e gratuita, como o ar que respiramos, pois “estaremos deixando de usar capacidades instaladas” (e por sinal toda ela tocada pelos caros, finitos e poluidoresa: oleo ou carvão). Ainda a energia solar usada como eletricidade é precária e com instalação de coletores e outros muito caros.

1. vai faltar luz…

As medidas mais comuns indicam que o sol fornece 1,4kW por metro quadrado. Uma casa da classe C consome algo como 200-250kW/h, e ocupam, em média, menos de 80m2,. Contando paredes externas, dá uma área de mais ou menos 190m2. Então, a energia máxima que se poderia obter de uma casa média seria de 266kW, com 100% de aproveitamento do recebido. Mas acontece que o sol se põe, e a casa tem o pico de consumo exatamente quando ele está posto, entre as 18 e 23 horas. Além disso, esse consumo que indiquei é típico de regiões tropicais pobres. Simplesmente não dá para viver só de luz solar.

Energia solar não é prática nem suficiente. E depende de sistemas de acumulação para garantir fornecimento fora das horas de insolação. E a eficiência destes é ridícula, apesar de enormes pesquisas conduzidas especialmente pela indústria de celulares, computadores e assemelhados, e geram um lixo tóxico gigantesco, na forma de baterias descartadas.

O que a humanidade precisa é encontrar meios de continuar a usar as energias disponíveis, eliminando a poluição que elas produzem, ou ao menos reduzindo-a significativamente.

1. Por favor, pegue devagar.

Por favor, pegue devagar. Tentarei fazer isso polidamente. Sua matematica esta equivocada.

Uma casa classe C consome em media 250 KWh, e nao 250KW / h. Eh uma diferenca muito grande.

Logo, se verdadeiro uma celula solar com 40% de aproveitamento dos 1.4KW/m2 que em media recebemos, produz em torno de  0.56 KW de potencia.

Se considerarmos 5 horas diarias de plena exposicao, 1 m2 de celula solar produzira 2.8 KWh em um dia. Logo em 30 dias o mesmo 1 m2 de celula solar produzira 84 KWh.

Como o consumo medio de uma casa classe C eh de apenas 250 KWh por mes, basta dividir 250 por 84 e se concluira que apenas 3 m2 desse tipo de celula solar sera suficiente para suprir a casa de energia eletrica por todo o mes. Fantastico, nao?

O problema esta no consumo noturno, quandos nao ha sol irradiando ennergia. Ha pesquisas avancando rapido nessa area para a criacao de baterias feitas de materiais comuns que teem capacidade para armazenar energia suficiente para o consumo noturno de uma casa. Quando essas baterias se tornarem economicamente viaveis, nao havera mais razao para se queimar carvao, gas, ou outro combustivel fossil para a geracao de eletricidade.

Energia solar eh o futuro da humanidade.

2. Energia Solar eh o Futuro