Confirmada existência de planeta errante

Multicolor image from the Pan-STARRS1 telescope of the rogue planet PSO J318.5-22. N. Metcalfe & Pan-STARRS 1 Science Consortium

Enviado por Edson Marcon

Mas não comecem a falar em NIBIRU. por favor!!!!

do Hype Science

Astrônomos desvendam misterioso objeto nos arredores de Beta Pictoris

Há três anos, observou-se um misterioso objeto flutuando sozinho no espaço interestelar, a 80 anos-luz de distância da Terra. Muito maior do que Júpiter, mas menor do que a maioria das estrelas, à época ele foi chamado de planeta errante. Agora, os astrônomos podem confirmar que seu palpite estava certo: o objeto é, de fato, um planeta. As informações são do site I Fucking Love Science (http://www.iflscience.com/space/curious-stellar-object-confirmed-rogue-planet).

O PSO J318.5338-22.8603 ou PSO J318.5-22, é um grande objeto planetário se movendo no grupo ao redor da estrela Beta Pictoris. Tem 8,3 vezes a massa de Júpiter e a uma temperatura de cerca de 1100 graus Kelvin. Uma descrição detalhada das conclusões dos cientistas foi publicada no site ArXiv ( http://arxiv.org/pdf/1601.04717v1.pdf )

Quando foi descoberto, o PSO J318.5-22 foi considerado uma estranha anã marrom, um tipo de estrela que falhou em iniciar a fusão nuclear. O objeto estava sozinho no espaço, sem uma estrela companheira, e tinha uma temperatura elevada, sugerindo que era um objeto estelar, mas a luz emitida era semelhante ao exoplanetas gasosos visto em outros lugares na galáxia, por isso os cientistas acreditavam que poderia ser um planeta errante.

“Nós nunca tínhamos visto um objeto flutuando livremente no espaço que se parecesse com isso. Ele tem todas as características de jovens planetas encontrados em torno de outras estrelas, mas está à deriva por aí, sozinho”, disse, à época, Michael Liu, líder da equipe que descobriu o PSO J318.5-22.

Confirmar o status planetário de PSO J318.5-22 não foi sido fácil, devido à degeneração de temperatura das anãs marrons. Este conceito pode soar complicado, mas é muito simples: anãs marrons começam suas vidas muito quentes e com o tempo elas esfriam. Calculando a idade de planetas é muito difícil, mas existem maneiras para estabelecer a idade de um grupo de estrelas com um elevado grau de precisão.

Felizmente, PSO J318.5-22 parecia ser parte do grupo Beta Pictoris, um aglomerado de estrelas jovem e pequeno que está relativamente perto da Terra. Usando o telescópio havaiano Gemini North, os astrônomos confirmaram que o potencial planeta errante era parte do grupo e, graças ao fato de que a idade do grupo já havia sido calculada, eles foram capazes de fornecer a confirmação que buscavam há tento tempo. O PSO J318.5-22 tem cerca de 23 milhões de anos, jovem e frio demais para ser uma anã castanha.