Estação espacial internacional comemora 15 anos em órbita

Jornal GGN – A ISS (Estação Espacial Internacional, em português) completou, nesta quarta-feira (20), o seu 15º aniversário em órbita do planeta. Em 20 de novembro de 1998, um foguete russo levou a primeira parte do que hoje é a maior estrutura já construída pelo homem no espaço. Hoje, a ISS tem aproximadamente o tamanho de um campo de futebol, embora sua área habitável seja o equivalente a uma casa de seis quartos. A estação é o segundo ponto mais brilhante do céu noturno, perdendo apenas para a Lua.

O projeto começou com um compromisso internacional sem precedentes para a construção de uma base para astronautas, que seria montada aos poucos, peça por peça. A primeira etapa começou com o lançamento do módulo “Zarya” (“nascer do Sol”, em russo), tecnicamente conhecido como Bloco de Carga Funcional (FGB, em inglês). No total, cinco agências espaciais diferentes, representando 15 países, contribuíram para o projeto. Apenas no ano 2000 a estrutura principal ficou completa. A ISS custou o equivalente a US$ 100 bilhões.

A primeira parte, lançada 15 anos atrás, é usada principalmente para o armazenamento de cargas. Mas, no começo do projeto, serviu como uma espécie de nó central de controle de orientação da estação. Somente após outras missões internacionais é que foram adicionados suplementos de comunicações e energia elétrica, segundo informações da Nasa (Agência Espacial Norte-americana).

Apenas duas semanas depois que “Zarya” fora colocada em órbita, mais precisamente em 4 de dezembro de 1998, o ônibus espacial Endeavour, da Nasa, levou outras duas peças da ISS, durante a missão batizada STS-88. Menos de dois anos depois, em 31 de outubro de 2000, a primeira tripulação passou a viver no interior da estação. A cápsula russa Soyuz foi a responsável por levar os astronautas à ISS. A primeira expedição contou com a participação do astronauta Bill Shepherd, da Nasa, e os cosmonautas russos Sergei Krikalev e Yuri Gidzenko.

Presença humana no espaço

Hoje, a ISS é ocupada por seis tripulantes da 38ª expedição: o astronauta japonês Koichi Wakata, os cosmonautas russos Oleg Kotov, Mikhail Tyurin e Sergey Ryazanskiy, e os astronautas da Nasa, Rick Mastracchio e Michael Hopkins. “É difícil acreditar que já faz 15 anos desde que se juntaram Unity e Zarya em órbita, lançando a pedra fundamental para a Estação Espacial Internacional”, afirma Bob Cabana, diretor do Kennedy Space Center, que também comandou a missão pioneira STS-88.

“Acho que um dos legados mais duradouros será a cooperação internacional que obtivemos na construção e operação [da ISS]”, afirmou Cabana, em comunicado da Nasa sobre a estação. “Ela nos forneceu um panorama de como vamos avançar, como vamos explorar além do nosso planeta. Não como exploradores de qualquer país, mas como exploradores do planeta Terra. Vimos grandes resultados em áreas como a biotecnologia, da própria Terra e as ciências espaciais, além de pesquisas sobre ciências físicas e tecnologias que está sendo realizadas neste laboratório notável no espaço”.

Com informações do Mashable.com

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador