#MarchaPelaCiência: A ignorância nos torna reféns do próximo charlatão

"Essa mistura inflamável de ignorância e poder cedo ou tarde, irá explodir na nossa cara", disse uma vez Carl Sagan

Foto: Arquivo

Jornal GGN – “Nós construímos uma sociedade baseada em ciência e tecnologia, na qual ninguém entende de ciência e tecnologia. E essa mistura inflamável de ignorância e poder cedo ou tarde, irá explodir na nossa cara”, disse uma vez o cientista, biólogo, astrônomo e astrofísico Carl Sagan (1934-1996), em uma entrevista.

O trecho da declaração de Sagan foi divulgado pelo blog da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), nas redes sociais, para defender a divulgação científica e que a “ciência é importante”.

“A segunda coisa que me preocupa é que a ciência é mais do que um conjunto de conhecimentos. É uma forma de pensar, uma forma de interrogar o universo ceticamente, com um conhecimento profundo das falhas humanas”, continuou.

“Se nós não formos capazes de fazer perguntas céticas, de interrogar aqueles que nos dizem que algo é verdade, ser cético em relação às autoridades, então nós estamos à disposição do próximo charlatão político ou religioso que surgir”, completou, na ocasião.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  História em capítulos de um bem sucedido experimento de jornalismo científico

1 comentário

  1. MAS JÁ EXPLODIU E MUITOS AINDA NÃO PERCEBEMOS. DESDE QUE SE “DEMOCRATIZOU” A INFORMAÇÃO, VIA INTERNET, COM ACESSO A QUAISQUER BUCÉFALOS, DEU NO QUE DEU. SE ESSE ACESSO À TECNOLOGIA QUE NOS PERMITE A COMUNICAÇÃO COM MUITA GENTE EM TEMPO REAL PODERIA SER BOM NA MEDIDA EM QUE PODEMOS APRENDER MUITA COISA, POR OUTRO LADO NOS ESQUECEMOS QUE ESSA COMUNICAÇÃO SEM LIMITES DE QUALIDADE NOS APROXIMOU DE MUITOS IGNORANTES, HIPÓCRITAS E CAFAJESTES. E DAÍ, ENTRE IGNORANTES DIFICILMENTE SURGIRÁ ALGUMA LUZ, SENÃO SÓ A TROCA DE IMBECILIDADES; ENTRE HIPÓCRITAS, SÓ AUMENTARÁ A HIPOCRISIA; E ENTRE CAFAJESTES, SÓ ACABAMOS ELEGENDO BOÇAIS…naros que conosco trocam suas imbecilidades, hipocrisias e cafajestices……

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome