Nos EUA, espécie de Puma é considerada oficialmente extinta

Do Climatologia Geográfica

Obrigado Humanos: Puma Concolor é oficialmente declarado extinto

O animal foi visto pela última vez há quase 77 anos, o Puma Cougar *Puma concolor* oriental era vítima incessante de caçadores e foi completamente eliminado, de acordo com o US Fish and Wildlife Service. Após uma revisão de 4 anos, o Wildlife Service vai remover o animal no mês que vem da sua lista de espécies ameaçadas, já que ele estava nos últimos 43 anos. Com a medida, o felino, que já habitou a América do Norte, do Canadá à Carolina do Sul, nos EUA, não mais será considerado uma espécie em perigo. Junto com suas primas panteras, o puma concolor já foi um dos mamíferos terrestres melhor distribuídos no ocidente, mas, de acordo com biólogos, acabou restrito a um terço do território que já ocupou por conta das invasões humanas e desmatamentos.

 

O último registro confirmado de um puma cougar do Leste foi em 1938, o animal em questão estava morto. Antes, um deles foi visto em Nova Brunswick, no Canadá, em 1932. O animal foi exterminado por imigrantes europeus, que o eliminavam sob a alegação de autoproteção. Além disso, seu desaparecimento tem a ver com o desflorestamento ocorrido na região, que também levou a sua principal presa, o veado-de-cauda-branca, à extinção.

 

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Somos Extra Terrestres

      Por isso  digo que o ser humano na verdade é um extra terrestre , não é deste planeta : pois destrói seu habitat natural e quem nele vive.

  2. Homo sapien

    Homo sapiens surgiu na África Oriental entre 190.000 e 160.000 anos atrás, foi quando apareceu o ser mais mortífero da face da terra. 90% das espécies de animais foram extintas desde o seu surgimento, atualmente dos animais de grande porte restam nas planices  alguns milhares de elefantes, e os animais que habitam o oceano que ainda não foram totamente  dizimados. Mas com a pesca intensiva e predatória, em breve só extirá a espécie Homo Sapien, que de sábio não tem nada.

    1. Da onde tiraste isto?
      Este dado que 90% das espécies foram extintas pela ação do Homem é uma bobagem.

      Há na natureza processos de extinção que independem da ação do homem, por exemplo, as maiores extinções na Terra ocorreram em períodos que nem mamíferos existiam:

      Extinção Cambriana – Taxas de extinção excepcionalmente altas.

      Extinção do Ordoviciano (444 Ma).

      Extinção do Devoniano superior (360 Ma) – 70% da vida marinha.

      Extinção Permiana (251 Ma) – A maior de todas as extinções em massa, 96% dos gêneros marinhos.

      Extinção do Triássico-Jurássico (200 Ma). 20% de todas as famílias marinhas.

      Extinção K-Pg (65,5 Ma) – Desaparecimento dos dinossauros. 60% da vida na Terra.

      1. Observação correta,

        Observação correta, rdmaestri.

        A gravidade da extinção de espécies pelo Homem é que, diferentemente das catástrofes naturais, a motivação não é incapacidade de adaptação ou inaptidão da espécie extinta em relação ao ambiente natural. Para piorar, a extinção de espécies devido à atividade humana – desde o final do século XIX até os dias atuais – nada tem a ver com a sobrevivência da Humanidade. Mesmo que a Humanidade desaparecesse da face da Terra, centenas de espécies seram extintas quase que diàriamente, mas não por capricho, sadismo ou crueldade de outra espécie que sentisse o prazer em construir armas e assassinar não só animais de outras espécies, como os da própria, que é o que mais diferencia o Homem dos demais animais.

  3. Qual a culpa desse animal?

    Qual a culpa desse animal? Quem é irracional? A humanidade não tem o direito de exterminar outras especiesl. Noticia triste

  4. Subespécie, não espécie

    O que foi considerada extinta é a subespécie Puma concolor couguar. A espécie Puma concolor é conhecida por diversos nomes. Nos EUA é chamado de cougar ou mountain lion (leão-da-montanha). No Brasil, é chamado de suçuarana ou onça-parda – às vezes, erroneamente, de “onça”, causando confusão com a onça-pintada (e sua variante onça-preta), também conhecida como jaguar (Panthera onca).

  5. Uma entre seis…

    Noticia bem triste. Este puma inspirou aquele desenho do leão da montanha que falava, sempre que estava em apuros, “saída pela direita”… e dava um pinote.

    A notícia boa é que o Cougar é uma das 6 sub-espécies de puma concolor. Entre elas está a nossa suçuarana ou onça-parda, amplamente distribuída no Brasil. Mesmo nos EUA ainda existem algumas sub-espécies.

    Um material legal pra saber mais sobre onças em geral é o Guia de Convivência de Gente com Onças, no link a seguir:

    http://www.amazonarium.com.br/docs/guiadeconvivenciagenteoncas.pdf

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador