Os 200 anos de Darwin

Por Mario Siqueira

Neste 2009 ( em 12 de fevereiro) comemoramos os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e tambem os 150 anos da publicação de sua obra “A Origem das Espécies”.

A teoria da evolução tem uma importância para a humanidade equivalente à descoberta de Copérnico, de que a Terra não era o centro do Universo. Afirmação que lhe deu problemas com a igreja e com a terrível Inquisição.

Este blog não pode deixar passar em branco essa histórica comemoração .

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Georges Edward Alves

- 2009-01-31 20:31:08

Ao comentarista Gerson, que
Ao comentarista Gerson, que escreveu bobagens homéricas, peço que me mande a referência deste versículo supostamente bíblico. Em Gênesis que capítulo e que verso está essa asneira de proporções cósmicas que você citou (ou melhor, inventou)? E quanto aos 18 anos do "sumiço" de Cristo, recomendo que antes de falar idiotices leia o livro "Os Anos Obscuros da Mocidade de Jesus", do prof. Samuel F. M. Costa. RENATA: George, tem certeza que não havia um meio mais respeitoso de escrever a mesma coisa?

Georges Edward Alves

- 2009-01-31 20:24:04

Vejo que alguns cometários
Vejo que alguns cometários aqui são interessantes, outros idiotas, como o que diz que a Inquisiçao foi contra Darwin. Tudo bem, faz parte... mas gostaria de recomendar a todos a leitura do excelente livro "Os Fatos Sobre Criação e Evolução", dos pesquisadores John Ankerberg e John Weldon e depois opine se a teoria da evolução é realmente científica, se existe base científica para a evolução ou se trata apenas de especulação; se o criacionismo é apenas religioso. Afinal, a evidência está a favor da criação especial ou contra ela? E quais as implicações morais e sociais da evolução? Aí sim dá para comentar com propriedade e sem sectarismo.

Daniela Nanni

- 2009-01-29 12:03:15

Os 200 anos de Darwin Há
Os 200 anos de Darwin Há 200 anos nascia Charles Darwin, o pesquisador que viria a propor uma nova forma de encarar a evolução do homem com seu estudo “A origem das espécies” . Dois séculos depois de seu nascimento e 150 anos após a publicação de seu livro, as teses de Darwin continuam a pautar pesquisas em diversos campos, da informática à pesquisa genética, dos antibióticos ao comportamento humano. Para marcar a data do bicentenário de seu nascimento, no dia 12 de fevereiro, o Instituto Sangari lança o livro “Charles Darwin, em um futuro não tão distante” , organizado pelos professores e pesquisadores Maria Isabel Landim e Cristiano Rangel Moreira. “A teoria sobre a origem e a evolução das espécies, tem influenciado diretamente muitos pensadores e pesquisadores. Somente em 2008 foram proferidas cerca de cem palestras pelo país, por profissionais atuantes em diversos campos, que partem da teoria evolutiva para compreender melhor atividades nas áreas de computação, psicologia, plantas e reino animal”, assinalam Landim & Moreira. Segundo o físico Ben Sangari, Presidente do Instituto Sangari, o método de investigação utilizado por Charles Darwin para a construção de sua teoria evidencia a força da investigação, do pensamento crítico e da análise comparativa de dados, competências muito necessárias à formação de jovens nos dias de hoje. “O que Charles Darwin nos demonstrou é que a pesquisa, a verificação e a analise crítica das informações é uma inestimável fonte geradora de conhecimento, pois permite transformar o mundo de modo consistente e duradouro, sem necessariamente afrontar valores espirituais e morais que dizem respeito às crenças de cada sociedade”, assinala Sangari. Lançamento de livro marca os 200 anos de Darwin O livro é o resultado de palestras proferidas por renomados pesquisadores durante a apresentação da exposição Darwin , realizada no Brasil pelo Instituto Sangari em parceira com o American Museum of Natural History (AMNH), um dos maiores museus de história natural do mundo. O Instituto Sangari - É uma organização sem fins lucrativos, fundada pela Sangari Brasil, em 2003, com a missão de disseminar o conhecimento e a cultura científica. Em apenas seis anos de existência, as ações do Instituto já envolveram mais de 800 mil pessoas – em sua maioria, crianças e jovens - que tiveram seu interesse e curiosidade despertados para diversos temas relacionados às ciências. Serviço - A mostra sobre Darwin promovida pelo Instituto Sangari continuará a circular por várias cidades brasileiras em 2009. O lançamento do livro acontece no próximo dia 12/02/2009, na Livraria da Travessa, no Leblon Shopping, no Rio de Janeiro; e no dia 17/02/2009 na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, em São Paulo.

André Oliveira

- 2009-01-14 21:25:43

Prá mim é um orgulho saber
Prá mim é um orgulho saber que sou parente dos macacos. Diferentemente de nós eles são capazes de enorme solidariedade com seus companheiros de galho. Catam seus piolhos sem problemas.

Natan Pardinho

- 2009-01-14 18:45:06

caro Orlando Varêda Optaste
caro Orlando Varêda Optaste bem na sua escolha entre DI, Criacionista e Macaco... vide o entendimento que tens de religião... saudações

José Luiz Dias Filho

- 2009-01-14 03:36:19

No Brasil político a teoria
No Brasil político a teoria de Darwin estacionou, ou deu lugar à sua forma menos civilizada. Vale a força bruta e o ardil corporativo.

Mario Siqueira

- 2009-01-14 00:43:18

Ao Valdemir Darwin ganhou
Ao Valdemir Darwin ganhou muito dinheiro quando jogou pelo Manchester United, já time grande na época. Mas desistiu da carreira futebolística não só porque as torcidas adversárias gritavam "macaco!", toda vez que tocava na bola, mas principalmente porque o clube arrumou o patrocínio de um restaurante chamado "Arca de Noé".

Marko

- 2009-01-14 00:29:55

Pra quem se interessa pelo
Pra quem se interessa pelo assunto evolucionismo sem PRÉ-Conceitos aqui vão 2 matérias simples e bem feitas à respeito: http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u40.jhtm http://educacao.uol.com.br/atualidades/evolucionismo-darwin-wallace.jhtm Diferença básica entre pensamento científico e religioso: http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=1275 Pra quem não aguenta aqueles pregadores monoteístas (principalmente Cristãos) q não contentes em querer encaixar tdo dentro da visão d seus textos metafórico-mitológicos (sagrados e dogmáticos p/eles) querem por q querem q todos pensem como eles, recomendo : "A Bíblia Não Tinha Razão", de Israel Finkelstein & Neil Asher Silberman, Ed. A Girafa, 2003 e "Deus, uma Biografia" de Jack Miles, Cia das Letras, 1997. Além d uma boa dose d bom humor: Igreja Atéista no domingo d manhã - http://www.youtube.com/watch?v=WxvjMxDtuAQ&NR=1 e Incrível Bill Hicks contra os criacionistas: http://www.youtube.com/watch?v=DtFtAKRjBaA

ejedelmal

- 2009-01-14 00:21:29

Para os
Para os Criacionistas: http://www.youtube.com/watch?v=JGwAEhkmsSU

Gerson

- 2009-01-13 23:42:05

Luis Hamilton, primeiramente
Luis Hamilton, primeiramente Feliz Ano Novo e parabéns pelo caneco na F1 O que vc falou não tem nada de cultura inútil não !! Segundo, acho que os Egípicios já sabiam disso 4000 anos antes de Copérnico.. Agora vamu falá de MUIÉ OK ?

altamiro

- 2009-01-13 23:37:39

essa discussao entre
essa discussao entre criacionismo e evolucionismo e quem nem o debate entre quem tem mais direito de matar mais no oriente medio? Pelo menos a pergunta pode ser feita depois que o marcio pochmann, do ipea, deu a entender que todo aquele massacre contra os trabalhadores do seculo 19 na inglaterra era uma ideia darwinista, ja que classificou essa fase do neoliberalismo em que vivemos ainda como neodarwinista...Deve ser o tal do pensamento brasileiro em construcao: como nossa tradicao diplomatica eh pela paz, nossa tradicao pelo menos de esquerda eh de busca da justica social...

roberto maia soares

- 2009-01-13 23:35:33

Bom, posso garantir ao Darwin
Bom, posso garantir ao Darwin que EU NÃO SOU PRIMO de nenhum macaco.

Luis Hamilton

- 2009-01-13 23:22:28

Copernico nao 'descobriu' nem
Copernico nao 'descobriu' nem 'provou' que a Terra nao era o centro do universo. Ele propos um modelo matematico para o movimento dos planetas com o sol no centro. Disse que isso simplificava os calculos, mas nao representava a realidade. Nao publicou porque percebeu que a reacao da Igreja seria negativa (e porque morreu poucos anos depois). Galileu tentou (sem sucesso, alias) provar a chamada teoria de Copernico. Foi perseguido e condenado pela Igreja, que recentemente nao pediu desculpas e sim exonerou a sua condenacao. Mas o assunto ja era discutido havia milenios. Ja na epoca de Ptomoleu haviam modelos heliocentricos, so que o modelo de Ptolomeu - geocentrico - era, por incrivel que possa parecer, mais preciso. Quem deu os passos definitivos para a solucao do problema foram Kepler - quando corrigiu o modelo de Copernico que considerava as orbitas elipticas e depois conseguiu encontrar relacoes matematicas entre a distancia ao sol, o periodo, a velocidade angular e a 'area de varredura' - e Newton, que conseguiu enunciar a explicacao basica (ainda que posteriormente corrigida por Einstein) para o movimento dos planetas, que e' a teoria da gravitacao, e da qual se podem deduzir as relacoes observadas por Kepler. De fato, isto foi uma revolucao, mas as ideias - erradas - de Copernico so tem importancia por terem influenciado o trabalho de Kepler. Cultura inutil eu sei, mas pelo menos preenche o tempo... hehehehe

Gerson

- 2009-01-13 21:35:23

O BIG BANG ESTÁ NA
O BIG BANG ESTÁ NA BÍBLIA. Raciocine comigo está passagem do Gênesis: "No princípio fez-se o Verbo, e do Verbo fez-se a Luz." Verbo = palavra, barulho, som Luz = explosão, vida. É o BIG BANG

Gerson

- 2009-01-13 21:19:58

Christian Martins, Pelo que
Christian Martins, Pelo que você escreveu, devemos olhar as escrituras como Metáforas, Parábolas, se for por ai concordo com você. É aquela situação: Tudo é mistério, até agente descobrir. Falando da bíblia, mais precisamente do Novo Testamento, verás que sobre a vida de Cristo existe um vácuo, dos 12 anos até os 30 anos dele. Segundo alguns, esse período que não consta na bíblia, Cristo foi para a India, estudar com Yogues e Mestres hindús, uma cultura milenar . Você não encontrará nenhuma referência na bíblia sobre o que Cristo fez durante 18 anos. Eu acho (um retiro de Crisito para a India e região) plausível quando leio o Novo Testamento.

anarquista

- 2009-01-13 20:50:31

E A taça vai pra
E A taça vai pra ...........Valdemir ''ELE GANHOU MUITO DINHEIRO COM ISSSO"' Vou poupa-lo,Valdemir. Mas que vc ganhou o OSCAR da Incultura,ganhou.Sem concorrentes. É até covarde argumentar. Feliz ano novo,Valdemir.

Christian Martins

- 2009-01-13 20:23:33

Precisamos sempre manter
Precisamos sempre manter nossa mente aberta a novos descobrimentos e a ciencia e nossos coracoes abertos a nossa fe. Fe e conhecimento tem naturezas diferentes, enquanto conhecimento necessita de provas, fe e habilidade de se acreditar por intuicao sem a necessidade dessas provas. Mas acima de tudo fe e conhecimento nao devem ser contraditorios. Em vez de tentar validar a teoria da evolucao ou a historia contada na Biblia, tentemos analisar a possibilidade de co-existencia das duas historias contextualizando a historia da Biblia considerando a teoria da evolucao e verdadeira. Se Deus a miliares de anos atras precisasse explicar para um homem como o universo foi criado, sabendo de suas limitacoes, poderia ele descrever a teoria da evolucao ou o big bang, ideias que sao complexas ate para os homens de hoje? Ou iria ele como um pai que e pego por um jovem filho fazendo uma pergunta como essa, explica-la de uma forma simplificada, de modo a responder a pergunta em termos que o filho possa entende-la? Se tudo comecou por uma gigantesca explosao (o Big Bang) porque nao dizer que Deus ordenou que se criasse luz e a luz foi criada, apos a explosao ou criacao da luz o universo se expande, ou explicando de forma simples o firmamento e criado, se a gravidade fez com que particulas se juntassem formando os planetas e com o tempo a terra forma superficies solidas devido a atividade fulcanicas etc... porque nao simplesmente dizer que a terra e a agua sao separadas... Uma ideia nao exclui a outra, na minha opiniao. Acretido que conhecimento pode apenas reforcar a fe, a nao ser que minha fe esteja errada. Se errada entao que o conhecimento traga luz para o que e verdadeiro. Ter simplesmente fe, negando conhecimento e superticao. Se tens medo que conhecimento ira diminuar tua fe e porque tua fe nao e tao forte com deveria. Quanto a Darwin, comemoremos esta tada especial. Data de nascimento de um visionario que revolucionou a ciencia e o mundo. Cuja ideias forao tao polemicas e avancadas que provoca controvercia ate hoje,150 anos apos sua publicacao. Viva Darwin!

Orlando Varêda

- 2009-01-13 20:09:55

Ha quem entenda que devemos
Ha quem entenda que devemos respeitar a opinião e as crenças de todos. Não concordo. Respeitar pessoas e suas opiniões, de acordo, perfeito. Respeitar crenças religiosas, não, não faz sentido para mim, respeitar algo que tanto mal tem causado ao ser humano ao longo da história. Sobretudo agora, quando assistimos mais uma vez a quem serve as crenças milenares. Comete-se barbaridades amparadas pelo deus fulano de tal, que se desentendeu com o deus sicrano, tá armada nova carnificina. Não, religião tem mostrado boa serventia para arregimentar rebanhos de seguidores em cumprimento de empreitadas cabulosas, no mais, como dizem, trata-se de fé. Hora, é fé de menos, noutra, fé de mais. Entre o criacionista e seu design inteligente e um macaco, fico com o último. Orlando

Gerson

- 2009-01-13 19:59:30

Voces estão todos errados
Voces estão todos errados !!!! NA VERDADE FOI O MACACO QUE EVOLUIU DO HOMEM. Eu tenho provas concretas rsrsrrsss

Natan Pardinho

- 2009-01-13 19:36:50

Ivan Moraes... errar, para o
Ivan Moraes... errar, para o macaco, é calcular mal a distância entre os galhos....daí o limite é o chão... vai ver, era um macaco que faltou às aulas de exatas...ou lia sobre o criacionismo nas aulas de física...vai saber, né?

Ivan Moraes

- 2009-01-13 19:34:50

Christiano Martins: o texto
Christiano Martins: o texto eh tipico, mas essa obsessao fundamentalista com "criacao" do mundo em 6 dias esconde uma profecia que era destinada a eles, e que eles, evangelicos, estao looooooooooooooooonge de serem capazes de cumprir. Responsabilidade sobre ela ja foi tirada das maos deles. Eu ainda nao a conheco, mas se conhecer... Uma hora eu conto.

Ivan Moraes

- 2009-01-13 19:19:26

"Humano é humano. Macaco é
"Humano é humano. Macaco é macaco. E, é bom que fiquem em seus galhos": Pecar eh humano, errar eh... macaco?

Pedro Neves

- 2009-01-13 19:17:22

Viva o criacionismo
Viva o criacionismo mackenzista! Darwin treme no túmulo... p.s.: Religião, não combina com ciência.

Franco Farias

- 2009-01-13 19:13:30

Caro Weden, espero que sua
Caro Weden, espero que sua previsão seja certeira : mais dia menos dia chegamos ao século XVIII. Esse nosso atual século XVII tá de lascar! Abraço.

Valdemir

- 2009-01-13 18:12:56

A Teoria da Evolução é apenas
A Teoria da Evolução é apenas uma teoria. Apesar dos 200 anos do Darwin ainda carece de muita análise para que seja comprovada. Que me perdoem os macacos, mas sou criacionista. Prefiro ser semelhante a Deus. O criacionismo é milenar. A Teoria da Evolução ainda engatinha seus passos para tentar comprovar alguma coisa. Se houvesse evolução,hoje não teríamos mais os macacos. Eles seriam "humanos selvagens". E, os humanos, o que seriam ? Deuses ? Humano é humano. Macaco é macaco. E, é bom que fiquem em seus galhos. O que Darwin conseguiu é criar uma grande confusão e , ganhar muito dinheiro com isso, ele e seus seguidores.

H. de Carvalho

- 2009-01-13 17:59:45

Não ao criacionismo nas
Não ao criacionismo nas escolas! Não só nos EUA ou no Canadá, mas, em várias universidades brasileiras, há um movimento organizado que visa propagar o ideário do criacionismo em oposição aos avanços da ciência. Questionam, entre outras coisas, a validade das teses científicas, principalmente aquelas que versam sobre a origem do universo e a evolução das espécies; neste caso, o darwinismo. Devemos respeitar a opinião e as crenças de todos. Porém, tal movimento em prol do criacionismo vem se utilizando de uma retórica sem qualquer fundamento, tendo em vista retomar o obscurantismo no âmbito universitário e acadêmico.Não é da finalidade da ciência questionar os dogmas religiosos. Há lugares específicos para a divulgação e o estudo dos aspectos teológicos e religiosos. Não creio, portanto, ser a universidade o espaço adequado para tal, pois esta tem por finalidade exlusivamente a construção, o desenvolvimento e a aplicação do conhecimento científico e técnico humano na solução dos problemas sociais.

Mario Siqueira

- 2009-01-13 17:23:58

Ao Paulo Kautscher Galileu
Ao Paulo Kautscher Galileu foi condenado ao silêncio e à prisão por tempo indeterminado (1616 ?) pelo Santo Ofício (Inquisiçao) , tendo contra ele tambem o Papa Urbano VIII. Em 1992 o Papa João Paulo II pediu desculpas pelos erros da igreja contra Galileu (uns 400 anos de atraso). Desculpar por que ? Eu soube que Galileu perdoou.

Hans Bintje

- 2009-01-13 17:14:38

Sobre a "Humilhação", texto
Sobre a "Humilhação", texto de Sergio Paulo Rouanet publicado pela Academia Brasileira de Letras (1): "A famosa passagem de Freud sobre as três humilhações que feriram o amor próprio humano: a humilhação cosmológica, infligida por Copérnico quando provou que a Terra não era o centro do Universo; a humilhação biológica, imposta por Darwin, cuja doutrina evolucionista reinseriu o homem no restante do mundo animal; e a humilhação psíquica, sofrida pelo homem quando a psicanálise revelou que o ego estava sujeito a determinismos internos cuja verdadeira natureza permanecia inconsciente. Freud usa a expressão 'Kränkung', humilhação, e não trauma, mas o próprio Freud deixou claro, em 'Estudos sobre a Histeria', que a 'humilhação' era uma variedade de 'trauma psíquico'." Nota: (1) http://www.machadodeassis.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1785&sid=394

Maria Izabel L. Silva

- 2009-01-13 17:08:35

Darwim não teve problema com
Darwim não teve problema com a Inquisição que na ocasião do lançamento de "A Origem das Espécies", nem mais existia. Copernico também não teve problemas com a Inquisição, pois nunca publicou seu trabalho em vida. A teoria heliocentrica foi publicada depois que ele, Copernico, morreu. Quem teve problema com a Inquisição foi Galileu que ousou divulgar o trabalho de Copernico. Confere? No entanto, nenhuma Igreja (catolicos, protestantes, judeus, mulçumanos e quem mais vier ...) aceita a idéia de que o homem veio do macaco. Darwim nunca disse isso, Mas os evolucionistas modernos dizem com todas as letras e provam com todas as provas. Acho essa idéia fascinante ... e provocadora. As religiões ficam desorientadas. Uma vez ouvi um padre catolico me dizer que não tem problemas com o evolucionismo. Só não aceita a linha evolutiva da espécie humana pois, para ele, o Homem surgiu na Terra prontinho, como é hoje. Uma gracinha estes catolicos ... Né?!

Gilberto Cruvinel

- 2009-01-13 17:07:48

13/01/2009 - 15:23 Enviado
13/01/2009 - 15:23 Enviado por: Mario Siqueira Ao Paulo Kautscher Galileu foi condenado ao silêncio e à prisão por tempo indeterminado (1616 ?) pelo Santo Ofício (Inquisiçao) , tendo contra ele tambem o Papa Urbano VIII. Em 1992 o Papa João Paulo II pediu desculpas pelos erros da igreja contra Galileu (uns 400 anos de atraso). Desculpar por que ? Nassif: Eu soube que Galileu perdoou. Nossa Nassif, isso é que ter fontes exclusivas. Até lá em cima? Essas fontes não te passaram nada sobre o destino da Satiagraha? he he he he he Não, mas me alertaram para uma Súmula do Supremo declarando inconstitucional os estudos que garantem que a terra é redonda.

weden

- 2009-01-13 16:53:21

Não, não pode. Ainda mais
Não, não pode. Ainda mais diante de forças ocultas querendo um retorno ao fundamentalismo religioso. Mais dia menos dia chegamos ao século XVIII.

pompeu

- 2009-01-13 16:08:20

Por favor, eu pediria para
Por favor, eu pediria para vcs comentarem, elogiarem, reconhecerem o magnífico trabalho e pensamento científico-filosófico de Darwin, sem fazer muito alarde, com discrição e cuidado. Low-profile. PORQUE SENÃO AGUÇAM AS HORDAS PAPAIS, OS CRIACIONISTAS DO TOM CRUISE, A INQUISIÇÃO, O STALINISMO, O PROTESTANTISMO, O PT DO BERZOINI E TANTOS OUTROS CRIADORES DE CONFUSÃO E OBSCURANTISMO. Esse pessoal desce aqui e seu Nassif, as tanta, com Veja, Dantas, Meirelles, terá mais sarna pra se coçar e mais cacarecos para encher os picuás. O mecanismo da evolução das espécies descoberto por Darwin é para ser admirado, estudado, refutado na esfera da explicação científica da vida e, não, das crenças religiosas, ideologias político-econômicas, palpites de futebol, cassandras oportunistas.

Christian Martins

- 2009-01-13 16:00:21

Estes sao alguns fatos sobre
Estes sao alguns fatos sobre a polemica de se ensinar teoria da evolucao em escolas dos Estados Unidos e Canada. Como podemos ver uma menoria da populacao formada por coservadores protestantes que possui influencia politica tenta impor leis em diferentes estados contra o ensino da teoria da evolucao mas a granda maioria do pais e a favor do ensino desta teoria, tendo inclusive a suprema corte determinado que escolas publicas devem ensinar evolucao. Most conservative Protestants believe in the literal truth of the stories of creation found in the book of Genesis in the Hebrew Scriptures (Old Testament). They interpret the Hebrew word "Yom" as implying that creation took six actual 24-hour days. This implies an earth that is less than ten thousand years old. A minority of conservative Protestants, most liberal Protestants, the Roman Catholic Church, and most scientists accept either Theistic Evolution or Naturalistic Evolution. Both accept that evolution of the species has happened, and that the earth is over 4 billion years of age -- some 500,000 times older than young-earth creationists believe. Over 95% of scientists generally, and over 99% of scientists in the fields of biology and earth sciences, accept the theory of evolution. These beliefs require the earth to be many billions of years old. General acceptance of creation science would mean that the entire foundational structure and inter-relationships of many sciences (geology, biology, astronomy, nuclear science, etc.) would become meaningless, and would have to be abandoned. General acceptance of theistic or naturalistic evolution requires people to interpret Genesis symbolically or to reclassify the creation stories as myths. However, the creation stories are closely tied to the fall of man and to original sin. The latter are two key beliefs among many Christians. If Genesis were interpreted as symbolic, as a myth, fable or fantasy, then the entire role of Jesus would have to be reinterpreted. Without original sin, there is no obvious need for a savior. Jews do not have this problem; although they share Genesis with Christians, they never developed the concept of original sin. Liberal Christians also have no problem; most have already concluded that Genesis is a myth. But the rejection of original sin would shake conservative Christianity to its knees. Se quiser ler mais: http://www.religioustolerance.org/ev_school.htm

Alexandre Weber- Santos/S.P.

- 2009-01-13 15:36:04

Será que vamos descambar para
Será que vamos descambar para a guerra criacionismo X evolucionismo. As listas americanas são infestadas desta discussão, eu não acompanho, mas gostaria de saber a opinião dos daqui.

Paulo Kautscher-São Gonçalo-RJ

- 2009-01-13 15:33:41

"Não são poucos os casos nos
"Não são poucos os casos nos quais as controvérsias entre evolucionismo e criacionismo fizeram penetrar suas discussões no âmbito escolar, em interferências ou decisões legais sobre aquilo que os professores poderiam ou não “ensinar” e aquilo que os alunos poderiam ou não “aprender” sobre o tema em questão. Um famoso episódio ocorreu em 1925, no Tennesse, EUA, onde o professor John Scopes foi condenado por ensinar a teoria da evolução. Desde 1920 havia se tornado ilegal o ensino dessa teoria nas escolas americanas. Em 1960, a história do professor Scopes foi contada no filme intitulado Inherit the Wind (no Brasil, traduzido por “Herdeiros do Vento”). http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=4846

Paulo Kautscher-São Gonçalo-RJ

- 2009-01-13 15:21:50

"Afirmação que lhe deu
"Afirmação que lhe deu problemas com a igreja e com a terrível Inquisição." Caro Mario. Nesta celeuma a INQUISIÇÃO [ católica ] não interferiu muito. O barulho [ até hoje ] deve-se ao fundamentalismo protestante.

GILSON

- 2009-01-13 15:11:27

Isto é para lembrar a alguns
Isto é para lembrar a alguns não-pensantes da midia principalmente, que a evolução ja começou faz tempo e ta mais que na hora de eles irem na direção?

alexandre altran

- 2009-01-13 15:05:15

150 anos de discussões e
150 anos de discussões e ataques, e a Teoria da Evolução continua atual. É quase um êxtase para um biólogo formado em Genética e Evolução. Contudo, preocupam algumas correntes, possuidoras de certo poder político, engajadas em desmentir a Teoria. Contestar é absolutamente saudável. Mas toda contestação tem que ser feita com bases sólidas. O que, infelizmente, não acontece.

luka

- 2009-01-13 15:03:48

Quem dera ainda existisse um
Quem dera ainda existisse um Darwin para decifrar "O destino" da nossa espécie. Quanto mais exemplos temos mais ignorantes parecemos. Vide essa guerra.

mclane

- 2009-01-13 14:54:52

Houve uma bela exposição
Houve uma bela exposição sobre a obra e vida de Darwin, ano passado, em Brasília. Valeu a pena!

GODPLAYER

- 2009-01-13 14:23:08

Aproveitando o tema, olhem
Aproveitando o tema, olhem nesse link, o vencedor do Darwin Wards de 2008. É o Brasil fazendo bonito no exterior!! Bra sil sil sil http://darwinawards.com/darwin/darwin2008-16.html

pompeu

- 2009-01-13 14:16:56

Oh Nassif, assim não dá! Eu
Oh Nassif, assim não dá! Eu tô lá enrolado com a "Diplomacia de Fachada", o "Novo Presidente do Bradesco"... e vc já tasca um "Os 200 anos de Darwin". É muita e dispare informação prá comentar. Bota ordem na notícia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador