Pesquisa brasileira vence maior prêmio científico da França

Jornal GGN – Um projeto de pesquisa brasileiro, coordenado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) venceu o maior prêmio de ciências da França, o Grand Prix Scientifique Louis D.

O projeto do Impa era sobre sistemas dinâmicos. Ele foi coordenado pelo diretor do Instituto, Marcelo Viana. De acordo com o pesquisador, o objetivo é desenvolver a área da matemática conhecida como “sistemas caóticos” e promover a colaboração bilateral entre os dois países.

“Eu fiz um projeto não tanto focado no meu trabalho, mas na colaboração entre o Brasil e a França em matemática, o nosso principal parceiro por razões históricas. Nos anos 1970 e 1980 o sistema de serviço militar francês podia ser substituído por trabalho em outros países nas áreas de educação ou ciência. Então, o Impa recebeu muitos jovens cooperantes. E isso criou laços que duram até hoje. Depois que acabou essa colaboração do serviço militar, temos buscado outros modos de aumentar cada vez mais essa colaboração”, disse Marcelo.

Da Revista Brasileiros

Brasil vence o maior prêmio científico da França

Um projeto de pesquisa sobre sistemas dinâmicos, coordenado pelo diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Marcelo Viana, ficou com o prêmio principal

Um projeto de pesquisa sobre sistemas dinâmicos, coordenado pelo diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e pelo francês François Labourie, da Universidade de Nice, foi o vencedor do Grand Prix Scientifique Louis D., o principal prêmio científico da França.

O prêmio é dado anualmente pela Academia de Ciências da França para incentivar projetos de vanguarda da pesquisa científica e, pela primeira vez, foi concedido para a área de matemática. O anúncio do vencedor ocorreu nesta semana e a cerimônia de entrega será no dia 8 de junho, na sede da academia em Paris.

Marcelo Viana explica que o objetivo do projeto vencedor é desenvolver a área da matemática também conhecida como sistemas caóticos, mas, principalmente, promover a colaboração bilateral entre os dois países. “Eu fiz um projeto não tanto focado no meu trabalho, mas na colaboração entre o Brasil e a França em matemática, o nosso principal parceiro por razões históricas. Nos anos 1970 e 1980 o sistema de serviço militar francês podia ser substituído por trabalho em outros países nas áreas de educação ou ciência. Então, o Impa recebeu muitos jovens cooperantes. E isso criou laços que duram até hoje. Depois que acabou essa colaboração do serviço militar, temos buscado outros modos de aumentar cada vez mais essa colaboração”, disse Marcelo.

O matemático explica que a área de estudo trabalha com sistemas que evoluem ao longo do tempo e também envolve vários tipos de geometria: “Área de sistemas dinâmicos estuda os fenômenos que evoluem ao longo do tempo, que é praticamente tudo, tudo está em permanente evolução. É a área que era chamada de Teoria do Caos, mas a gente não gosta muito dessa expressão porque ela é muito midiática”.

Sobre o “sistema caótico” que vive a política atual do pais, Marcelo brinca que é muito mais difícil de prever esse desfecho, mas se diz otimista com o que pode surgir. “Sistemas como a nossa política são muito mais difíceis de analisar porque eles se autoinformam e informação modifica o modo como o sistema evolui. Matemática e política à parte, eu sou um otimista. Acho que esse é o momento para nós construirmos a próxima versão do Brasil. Já vivi algumas crises nesses 30 anos de carreira no Brasil e a cada vez que saímos da crise saímos melhor do que entramos. Eu creio que temos que estar preparados e começar já a trabalhar para a versão seguinte do Brasil, que vai, certamente, ser melhor do que a anterior, como vem acontecendo. Evoluir para melhor”, explica Viana.

A equipe do projeto é formada igualmente por matemáticos brasileiros e franceses, “a grande maioria muito jovens”, segundo o pesquisador, e o prêmio vai financiar a integração pagando viagens e participação em eventos. O valor é de 450 mil euros, sendo 10% para o autor do projeto e 90% para financiar a pesquisa apresentada.

*Título da Brasileiros com texto e reportagem de Akemi Nitahara, da Agência Brasil

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enfim, uma boa notícia!

    Ufa! Nesses tempos sombrios que vivemos, com um golpe de Estado em curso, é bom poder ler ao menos uma notícia positiva.

  2. Ganhou premo com um trabalho

    Ganhou premo com um trabalho sobre o qual nao existe nadinha na internet.  E a reportagem so diz que eh um projeto sobre “sistemas caoticos”.

    Que pena.

  3. Imite-se

    Bela noticia para tentar amenizar a tristeza com a ciência. No fim de semana li a carta de despedida do Brasil de Suzana Herculano-Houzel. Não dá para continuar perdendo gente assim de bobeira.

    http://revistapiaui.estadao.com.br/questoes-da-ciencia/neurocientista-suzana-herculano-houzel-deixa-o-pais/

    Aí mais  uma das urgências: os centros de excelência cientifica, como o IMPA, precisam ser copiados brasil afora. 

     

     

  4. Este é o segundo fruto-prêmio

    Este é o segundo fruto-prêmio gerado por um instituto que já há bastante tempo possui reconhecimento mundial pela pesquisa de ponta em sistemas dinâmicos. Um grande viva ao INPA pela vitória conquistada, graças ao árduo trabalho de seus cientistas, que nunca se viram como viralatas no planeta!

    1. IMPA e INPA são institutos

      IMPA e INPA são institutos diferentes: o primeiro é o  Instituto de Matemática Pura e Aplicada  e so segundo o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

  5. Se forem olhar na lista de

    Se forem olhar na lista de ex-diretores deste e outros institutos brasileiros de alto padrão encontrarão nomes para o MCT… mas parece que a escolha do ex-futuro governo é outra

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador