Plataforma de Governo Aberto: código fonte disponibilizado

Foi disponibilizado o primeiro código fonte da Plataforma de Governo Aberto (Open Government Platform) – este projeto pretende provê código fonte aberto que possibilite a qualquer governo, local ou nacional, ou organização, criar um site de dados abertos. O primeiro conjunto de código é baseado no site americano data.gov [1]. A próxima contribuição de código será da Índia, e é baseado no equivalente indiano de site de dados abertos, india.gov.in[2].
 
Estados Unidos e Índia estão juntos em um “Dialogo Estratégico” para criar o que é chamado “data.gov-in-a-box” que provera uma plataforma pronta para que outros países implementem princípios de governo aberto e aumentem a transparência e responsabilidade.
 
Aneesh Chopra, Chefe de Tecnologia, disse[3] que “equipes dos governos dos Estados Unidos e Índia estão trabalhando juntos desde Agosto deste ano, com lançamentos planejados do produto de código fonte aberto para o inicio de 2012”.
 
Este primeiro código, que foi disponibilizado, diz respeito as ferramentas necessárias para a configuração de um processo automatizado para publicação de dados na plataforma; este Sistema de Gerenciamento de Dados lida com as submissões e aprovações dos dados e da atualização do catalogo dos dados na Plataforma de Governo Aberto. O próximo conjunto de código virão do Centro Nacional de Informática da Índia[4] e esta relacionado ao acesso ao site da plataforma. Os dois países estão encorajando que novos desenvolvedores se envolvam e contribuam com novos módulos e funcionalidades.
 
Código fonte para Download no GitHub sobre a licença GNU GPL
https://github.com/opengovplatform/opengovplatform
 
Links deste artigo
[1] http://www.data.gov/
[2] http://india.gov.in
[3] http://www.whitehouse.gov/blog/2011/12/05/datagov-goes-global
[4] http://www.nic.in/
[5] https://github.com/opengovplatform/opengovplatform

Originalmente
http://marcelo.juntadados.org/node/view/plataforma-de-governo-aberto–primeiro-codigo-fonte-foi-disponibilizado

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador