Ciência & Tecnologia

Prognósticos de Miguel Nicolelis se confirmam: 500 mil mortes no meio do ano

Jornal GGN – Os prognósticos feitos pelo médico Miguel Nicolelis estão muito próximos de se confirmarem: em março, Nicolelis sinalizou em entrevista que o Brasil chegaria ao patamar de 500 mil mortos pela Covid-19 no mês de julho.

“No dia 15 de junho do ano passado, tínhamos cerca de 50 mil mortos, e, nos próximos dias, vamos atingir os 500 mil”, disse o professor catedrático da Universidade Duke, em entrevista ao jornal O Globo. “Em 12 meses tivemos um aumento de dez vezes nas mortes, algo explosivo. Isso mostra que o Brasil não olhou para essa pandemia com a seriedade e a gravidade com que ela deveria ter sido encarada”.

Nicolelis ressaltou que a segunda onda da covid-19 gerou a maior mortalidade da história do país para os meses de março e abril, simplesmente porque o país não fez o que outros países fizeram, além de alertar que a terceira onda de covid-19 já começou e deve prosseguir ao longo do inverno.

De acordo com Nicolelis, ela tem um potencial letal “extraordinário”, tanto que o Brasil voltou a ser o país com mais mortes por dia. “A pandemia do coronavírus expôs toda a nossa falta de preparo político para lidar com as catástrofes do século XXI, como questões ambientais e de saúde. Os interesses políticos e econômicos parecem ser superiores à preocupação com as vidas humanas”.

Redação

Redação

View Comments

  • Nassif: esse Nicolelis pode até não ser profeta mas é pessoa de grande sapiencia. Mas no nosso caso pandêmico nem precisa tanto. Com a balbúrdia criada pelo governo federal até que o número é baixo. Explico. Como 98% dos finados são periférico-metropolitanos, negros, índios e outras minorias que vivem perturbando por Escola, Saúde, Transporte, Lazer e Segurança, coisas caras para o Estado, essa limpa pelo Corona19 dá até prá aliviar os cofres e a pressão social. Parece esse vírus foi pedido pela galera pastoral do Bras (e adjacências), com muita prece e jejum. Pro Mercado e pro Ministério da Economia até que o número ainda não é aquilo tudo. Tem gente achando que o Ministério da Saúde recebeu ordens de dobrar esse número, durante a primavera. Tem mais flores benta pra ornar a cova rasa dos finados.

Recent Posts

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

34 minutos ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

53 minutos ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

3 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

3 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

3 horas ago

Desembargadores do TRF-4 afastados pelo CNJ acionam STF

Afastados por desacatar o próprio STF, Lorari Flores e Thompson Flores pede que Suprema Corte…

4 horas ago