A sinuca de bico de um trapaceiro, por Jota A. Botelho

por Jota A. Botelho

Nesses tempos de trapaças vamos falar do filme de Robert Rossen, Desafio à Corrupção (The Hustler, 1961), que fez tanto sucesso a ponto de levar um legendário jogador de sinuca a adotar um outro apelido para alcançar o estrelato e o Hall da Fama. 

https://www.youtube.com/watch?v=Vmo7u2TQZDs align:center]
A SINUCA DE BICO DO ‘HUSTLER’ RUDOLF WANDERONE

A palavra hustler, na gíria do inglês para o português, significa trapaceiro, vigarista, golpista, embusteiro, velhaco, como também no baixo calão corrupto, prostituto, e o filme do cineasta Robert Rossen retrata esses aspectos. Vale lembrar que o diretor também foi um trapaceiro, um hustler, ou melhor, um traidor na era macartista dos Estados Unidos. Delatou só de uma tacada mais de 50 colegas. 


Foto de Mosconi ao lado de Paul Newman e nos créditos do filme. Ao lado, Rudolf Wanderone (clique p/ampliar).

Tudo começou quando o campeão mundial de bilhar, Willie Mosconi, foi contratado como consultor técnico do filme – e dublê em algumas cenas de sinuca – deixou escapar uma provocação, durante uma entrevista promocional do longa-metragem, que o caráter do personagem Minnesota Fats foi baseado em Rudolf Wanderone, apesar do autor da novela, Walter S. Tevis, da qual se baseou The Hustler, ter negado sempre essa afirmação. Mas mesmo assim, foi o suficiente para Wanderone aproveitar o gancho – sobretudo devido ao enorme sucesso de público e de crítica do filme – e trocar o seu verdadeiro apelido para o de Minnesota Fats, aplicando uma verdadeira sinuca de bico em Mosconi e com isso alcançar o estrelado e o Hall da Fama. Mesmo com a negativa do autor da novela, Wanderone foi persistente em sua declaração e afirmou que o filme era sobre ele sim, e que por isso adotou o nome de Minnesota Fats, embora todos sabiam que ele estava usando da ‘cruzeta’ no taco para elevar a sua própria lenda e também denegrir Willie Mosconi. Ninguém que realmente conhecia as ‘tacadas’ entre os dois foi enganando, especialmente Mosconi, que logo que percebeu a jogada, revidou, aplicando-lhe uma boa encaçapada: “Hustler é apenas outra palavra para ladrão, e Minnesota Fats é apenas a palavra de um mentiroso”. Tal provocação de Mosconi, certamente, se deve a grande rivalidade que sempre houvera entre ambos, uma vez que o personagem de Minnesota Fats é um hustler, isto é, um trapaceiro ligado ao mafioso Bert Gordon, também personagem do filme. E Mosconi, indubitavelmente, pretendeu afrontar o seu rival, assim como Wanderone.   


 
Willie Mosconi ensina Paul Newman a jogar sinuca e participa do filme como um dos espectadores da partida entre ‘Fast’ Eddie Felson e Minnesota Fats (clique p/ampliar). 

WILLIE MOSCONI E RUDOLF WANDERONE
William Mosconi e Rudolf Wanderone nasceram no mesmo ano, em 1913, mas as diferenças param por aqui.


Fotos de Willie Mosconi (clique p/ampliar)

Willie Mosconi nasceu em 27 de junho de 1913, na Filadélfia, e aprendeu a jogar no salão de bilhar de seu pai, Joseph Mosconi, um ex-pugilista. Inicialmente seu pai se opunha que ele aprendesse o bilhar mesmo com ele entrando no salão de jogos acima do qual vivia a família. Mas Mosconi, já aos seis anos de idade, praticava a sinuca com cabos de vassouras miradas em batatas nas mesas de bilhar. A preferência de seu pai era que ele se tornasse bailarino e entrasse para o teatro de vaudeville. No entanto, apenas com a pouca prática que tinha, realizada pelas costas de seu pai, Mosconi foi logo demonstrando incrível habilidade na mesa de bilhar, e seu pai percebeu que o talento do garoto poderia criar alguma possibilidade de ganhar dinheiro para a crescente família. Com tão pouco tempo, Mosconi já era considerado uma criança prodígio, e logo foram postados anúncios desafiando jogadores mais experientes para tentar vencê-lo. Mesmo ainda sendo uma criança, que tinha que ficar sobre uma caixa para alcançar a mesa de bilhar, ele conseguiu vencer alguns jogadores de renome. Numa partida organizada em 1919, entre Willie Mosconi e Ralph Greenleaf, que seria mais tarde Campeão do Mundo, embora vencida por Greenleaf, o salão ficara lotado, e Mosconi jogou tão bem que foi o suficiente para chamar uma atenção considerável e lançar sua carreira no bilhar profissional. Willie Mosconi, cujo nome é sinônimo de bilhar na maneira que Babe Ruth é sinônimo de beisebol, ganhou 13 campeonatos em 15 anos, de 1941 a 1956, ano em que se aposentou do circuito profissional. “Nunca haverá outro como ele”, disse sua esposa, Flora. “Ele me fez lembrar de um bailarino indo ao redor da mesa. Ele era tão rápido, tão suave. Ele fez tudo tão facilmente. Ninguém era mais gracioso ou tinha mais finesse”.  Willie Mosconi é reconhecido como um dos maiores jogadores de bilhar na história do esporte, morreu em sua casa em Haddon Heights, Nova Jersey, aos 80 anos de idade, em 1993.

As tacadas de Willie Mosconi


Um destaque fotográfico da imagem estroboscópica de Gjon Mili do lendário jogador de bilhar Willie Mosconi. Ele estabeleceu um recorde mundial ao executar 526 bolas consecutivas sem perder, durante uma exposição em linha reta no East High Billiard Club, em Springfield, Ohio, em 1954 (recorde até hoje). Detalhe: Gjon Mili foi o cineasta que dirigiu o documentário Jammin’The Blues (1944) (clique p/ampliar).


Fotos de Willie Mosconi (clique p/ampliar).

Filme da British Pathé, de 1945, com os campeões de bilhar Willie Mosconi e Ralph Greenleaf distraindo os militares feridos do Gardner General Hospital, Chicago, EUA, com jogadas e truques de bilhar.

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Filme da Columbia Pictures com demonstrações da técnica do campeão de 1953, Willie Mosconi.

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Demonstração do campeão Willie Mosconi na tevê americana, em 1962.

https://www.youtube.com/watch?v=oAPgEmer7aY align:center]


Capa do livro “Minnesota Fats On Pool” (1967) e Pôster promocional do filme The Player (O Jogador, 1971), estrelado por Wanderone como Minnesota Fats. 

Rudolf Walter Wanderon Jr. nasceu em Nova York, em 19 de janeiro de 1913, filho de imigrantes suíços. Por vezes, deu a entender que ele nasceu mais cedo, por volta de 1900. O seu sobrenome foi posteriormente alterado para Wanderone. Conhecido como “Rudy” para amigos e familiares, Wanderone começou jogando sinuca ainda criança, quando morava em Washington Heights, em Manhattan. Em 1923, ele viajou para a Europa com seu pai, onde recebeu formação do campeão alemão Erich Hagenlocher. Sua primeira partida de destaque foi em 1926, quando ele competiu contra o campeão “Cowboy” Weston (Wanderone ganhou com folga). Rudolf Wanderone deixou a escola na oitava série e tornou-se um jogador ‘hustler’ da sinuca, viajando muito durante a década de 1920. Foi num salão de bilhar chamado Cranfield, em Nova York, onde Wanderone recebeu seu primeiro apelido depois de vencer outro ‘hustler’ conhecido como “Smart Henry”. Em meados da década de 1930, durante a Grande Depressão , Wanderone tornou-se um gerente de um salão de bilhar, de propriedade de um amigo, em  Anacostia, a sudeste de Washington, DC. Ele já havia adquirido mais notoriedade e apelidos, incluindo “Triple-Smart Fats”, “New York Fats”, “Broadway Fats” e “Chicago Fats”, atraindo para o jogo outros ‘hustlers’, incluindo o então desconhecido Luther “Wimpy” Lassiter. Wanderone era um jogador de sinuca brilhante, mas foi ainda melhor em mentir sobre o seu passado, escreveu o escritor R.A. Dyer, também colunista do Billiards Digest e vive em Austin,Texas, autor dos livros “Hustler Days” e “The Hustler & The Champ” (fotos abaixo), onde ele descreve ainda que: “Wanderone (Minnesota Fats) e Mosconi nasceram no mesmo ano, mas eram personagens muito diferentes: um estava para a arte, o outro para o show business; Mosconi trouxe dignidade ao bilhar, o outro o tornou divertido. Eles são, sem dúvida, os dois jogadores mais importantes a ocupar um panteão do taco”. Já Stanley Cohen ao escrever com Mosconi a autobiografia deste, “Willie’s Game”,  disse: “Para hustlers como Minnesota Fats, bilhar era apenas diversão, enquanto que para Willie Mosconi, bilhar era estritamente um negócio”. “Meu marido odiava Minnesota Fats porque ele sentia que ele estava sempre prejudicando a imagem do jogo em vez de ajudá-lo”, disse Flora Mosconi. “Willie gostava tanto do jogo que ele nunca se referiu a ele como ‘pool’. Ele insistia em chamá-lo de ‘billiards’ “. Depois de anos de disputas, Minnesota Fats aceitou um convite para jogar com Mosconi. O jogo recebeu atenção considerável, e foi transmitido ao vivo pela TV ABC, no programa “Wide World of Sports”, em 1978, com Howard Cosell servindo como mestre de cerimônias. Ambos, Mosconi e Minnesota Fats tinham 65 anos de idade, mas ainda no comando de suas habilidades. Uma vitória tranquila de Mosconi, derrotou facilmente o falante, desgrenhado Minnesota Fats. Com tacadas rápidas e precisas, Mosconi capturou a imaginação daqueles que estavam assistindo o desafio. Para Mosconi, era mais do que o Willie que derrotava Minnesota Fats. Foi o ‘billiards’ que derrotou o ‘pool’. Wanderone morreu em sua casa em Nashville, no Tennessee, em 15 de janeiro de 1996.


Capas dos livros de R.A. Dyer que trata dos ‘hustlers’.

Minnesota Fats, 1985

https://www.youtube.com/watch?v=78pYhTK5hFc align:center]

Minnesota Fats no cinema (The Hustler, 1961)

[video:https://www.archive.org/details/MinnesotaFatsNoCinema align:center
P.S.: pode demorar abrir. 

O FILME THE HUSTLER, 1961


clique p/ampliar

…As imagens que aparecem ao longo dos créditos iniciais são de tomadas que veremos mais adiante, durante o filme. Robert Rossen, em 1961, botou nos créditos iniciais de The Hustler tomadas de flash forward – cenas do futuro. De uma certa maneira, Robert Rossen antecipou ideias que Sergio Leone usaria duas décadas depois, em Era Uma Vez na América. A primeira tomada após os créditos iniciais, aquilo que seria o primeiro parágrafo do livro após o prólogo, é um jogo contra a luz. A câmara está no interior, mostrando uma janela protegida por uma persiana, que naquele exato momento está sendo aberta, para revelar, vista por detrás, é claro, a palavra Billiards escrita no vidro, chamariz para quem está do outro lado, na rua. Seguem-se planos gerais daquele interior – um salão de bilhar, algo muito diferente daquele espaço nos fundos do bar da cidade pequena. Aqui é um salão de bilhar respeitável, de cidade grande, onde gente grande vem jogar. Aqui não há bar, não se vendem bebidas. É um sacrossanto espaço onde se joga bilhar. Eddie Felson e Charlie entram no sacrossanto espaço. Vieram dos lugares simples, das cidades pequenas. Estão agora chegando à catedral do jogo. Há uma inequívoca remissão ao western, o mais americano de todos os gêneros cinematográficos. Os pistoleiros pequeninos estão chegando a Tombstone, a Kansas City. Os pistoleiros pequeninos chegaram para enfrentar gente grande. Eddie Felson-Paul Newman diz a frase – mais que dizer, ele deixa escapar a frase: “Church of the Good Hustler”. A Igreja do Bom Trapaceiro…
Leia a resenha crítica completa de Sérgio Vaz Aqui.

Comentários sobre o filme de Robert Rossen, Desafio à Corrupção, de 1961. 

[video:https://www.youtube.com/watch?v=F-qVR7D_XLA align:center

Comentários de Paul Newman e outros sobre Desafio à Corrupção.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=OBS4IuctCLE align:center

Debate sobre o filme The Hustler (El Buscavidas) na TeleMadrid.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=ceFJv1K7n6M align:center

[video:https://www.archive.org/details/RobertRossen align:center
P.S.: pode demorar abrir. Assista o filme também Aqui (sem legendas).

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Fontes consultadas:
Wikipédia – Willie Mosconi//The New York Times/The Guardian/Pool and Billiards/Arquives Center/Billiards Digest/Untold Stories/Wikipédia – Rudolf Wanderone/Temple of SchlockRetro Kimmer’s Blog/50 Anos de Filmes/
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Jota Botelho

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