Aquaman, o rei dos 7 esgotos marinhos, por Fábio de Oliveira Ribeiro


Reprodução

Aquaman, o rei dos 7 esgotos marinhos, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Não é difícil resumir esse novo filme de HQ.

No início do filme, o Aquaman empurra um submarino para a superfície como se fosse o Superman. Depois ele apanha do irmão racista como se fosse o Homem de Ferro levando uma surra do Capitão América. Então o herói dos mares resolve encontrar uma arma poderosa para vencer a revanche.

Antes de pegar o tridente de Netuno, Aquaman foge de um exército de homens peixes zumbis, reencontra a mãe e vira “mano” do Kraken (o Godzilla das profundezas). Feito isso ele retira o tridente das mãos do rei morto como se fosse o protagonista de Conan o Bárbaro. Então Aquaman decide o resultado da guerra submarina comandando o exército de homens peixes zumbi como se fosse Aragorn de O Senhor dos Anéis 3. No final ele dá uma surra no irmão e se torna rei dos mares.

O filme termina quando a mãe do Aquaman chega para pacificar o coraçãozinho machucado do racista que é irmão dele. O final desta HQ cinematográfica é tão melancólico quanto o da atriz ex-gostosa de Hollywood que interpreta a mãe de Aquaman.

Platão foi primeiro filósofo a se referir ao reino de Atlantis. Mas foi Aristóteles que explicou que a monarquia “…tem de existir necessariamente baseada na superioridade excepcional daquele que é o rei.” (Política, Aristóteles, Livro IV – capítulo II, Martin Claret, São Paulo, 2019, p, 139). A monarquia submarina que emerge do filme comentado não é baseada na superioridade racial, moral ou militar do Aquaman.

O herói interpretado por Jason Momoa é um deus fraco. Ele toma uma surra do irmão como se fosse Loki apanhando do Hulk. Aquaman é sacana como o Deadpool (ele deixa um inimigo morrer e rouba a noiva do irmão). E, pasmem, ele também fede como se fosse o Hancock. Aquaman pode ser descrito como um anti-herói.

Numa das cenas do filme, os filhos de Atlantis reclamam da poluição que os homens da superfície tem jogado nos mares (25 milhões de toneladas de lixo são jogados nos mares por ano). Impossível dizer quanto lixo foi descartado durante a realização de Aquaman. Uma coisa, porém, é certa: em menos de um ano centenas de toneladas de produtos, brinquedos e quinquilharias plásticas produzidas com base nesse filme serão despejadas nos lixões e nos oceanos. Nenhum monarca do esgoto virá à superfície para reclamar da atuação de Jason Momoa nesse filme cheio de clichês e referências cinematográficas que comprovam o empobrecimento literário dos roteiristas de Hollywood.

Não pague 30 reais para ver Aquaman em 3D. Esse filme vale no máximo o preço de uma cópia pirata na feira-livre mais próxima de vocẽ: 3 reais.

 

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Errado. Você  se esqueceu 

      Errado. Você  se esqueceu  que hoje é  possível, ao custo de alguns centavos, condenar a ter prejuízo um  “American bunda movie production” que custou dezenas de milhões de dólares. 

  1. Aquaman

    “…ele retira o tridente das mãos do rei morto como se fosse o protagonista de Conan o Bárbaro.”

    Não, o mais adequado seria dizer que ele retira o tridente como se fosse o rei Artur retirando a espada Excalibur da pedra em “A espada era a lei”.

  2. Critica pessoal

    Basicamente o senhor falou mal de um filme, cujo o qual tem uma ótima história e ótimos atores por causa da poluição? me diz ai, o lixo que o senhor produz é totalmente reciclado?

  3. Tem razão.

    É um filme impossível de passar dos primeiros 10 minutos. Socaram CGI até o talo, cenas apressadas, Aquaman overpower zoeirão e… tá tudo errado, uma verdadeira merda exagerada. E garanto que não estou dizendo isso por ser fanboy, por mim tanto faz ser DC ou Marvel, desde que o filme seja bom.

  4. Falei
    Discordo em tudo. O filme entretém.Não é uma pérola, mas não é ruim. Valeu sim
    o ingresso. E pra deixar anotado:Ex gostosa é um comentário muito deselegante… Você comenta cinema ou só joga merda no ventilador????

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador