Pré-estreia de “Causando na Rua” no Cine Fachada

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Iniciativas Artivistas Rios e Ruas, Não Pise Nos Mortos, entre outras

Fotos: Cadu Silva

Jornal GGN – A série “Causando na Rua”, dirigida pela cineasta Tata Amaral para o CINEBRASILTV, será apresentada para o público nesta sexta-feira, dia 5 de agosto. Durante pré-estreia, no Cine Fachada, a partir das 19h30, serão exibidos três episódios de 26 minutos no Instituto Tomie Othake, em São Paulo.

Em “Causando na Rua”, cada capítulo acompanha um coletivo que vê a rua como um espaço para arte. O primeiro episódio mostra a origem do Artivismo, ou ativismo artístico, praticado nos espaços públicos da cidade de São Paulo. Grupos consagrados nesse contexto como o Viajou sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ, retomam suas trajetórias, desde 1979, e estabelecem relações entre democracia e ocupação criativa das ruas.

No segundo episódio, o público poderá acompanhar os registros da iniciativa Rios e Ruas em uma expedição pela bacia do Rio Saracura, em São Paulo, desde o MASP até sua nascente. Por meio do tema “desenterrar os rios da consciência das pessoas”, vestígios de rios canalizados são pintados, assim como os seus trajetos, discutindo sua revitalização.

O sétimo episódio, que também será exibido na pré-estreia, traz a iniciativa Não Pise Nos Mortos, do coletivo Casadalapa, que desenha contornos de corpos no chão para discutir o alto número de assassinatos cometidos por policiais contra jovens, principalmente de origem negra e de baixa renda.

A série estreia oficialmente em setembro e será exibida de segunda à sexta, às 21hs no canal CINEBRASiLTV, que se dedica à produção brasileira independente, e também por streaming pelo site www.cinebrasil.tv.

O Cine Fachada, parte da programação do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Othake, traz filmes que fazem uma reflexão sobre a cidade e sua relação com a sociedade. A mostra tem curadoria do arquiteto Ruy Ohtake, do arquiteto e professor Rubens Machado Jr. e da cineasta Tata Amaral.  Antes de cada sessão, cada curador irá conversar com os participantes sobre suas indicações.

Serviço

Pré-estreia “Causando na Rua” (2016)

Local: Na fachada do Instituto Tomie Ohtake

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (entrada pela R. Coropés, 88) Pinheiros, São Paulo – SP, 05426-100

Data e horário: dia 5 de agosto, sexta-feira, às 19:30

Duração: 26 minutos, cada episódio

Classificação: livre

Apresentado por Tata Amaral

Confira a programação do Cine Fachada:

Dia 06 de agosto, sábado, às 19h30

Filme: Vive L’amour

Título original: Ai qing wan sui

Ano/País: 1994/ Taiwán

Diretor: Tsai Ming-liang

Duração: 118 minutos

Classificação: 14 anos

Apresentado por Rubens Machado

Em uma cidade marcada por um excessivo número de apartamentos desocupados, fruto de uma ação desenfreada do mercado imobiliário, é que se dá o encontro entre três personagens. Hsiao-kang, um adolescente de Taipei, que trabalha em um crematório, tem a cópia da chave de um apartamento que está à venda e faz dele seu santuário privado. Enquanto isso, May, uma sedutora agente imobiliária responsável pela venda do apartamento, realiza seus encontros sexuais com seu parceiro, Ah-jong. Sem que eles saibam, Hsiao-kang começa a espionar o jovem casal.

Mostra de Filmes – Cine Fachada

Das 19h30 às 22h

Capacidade: 120 lugares – Gratuito

*Em caso de chuva, o evento será cancelado.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador