Em outubro, Rússia recebe duas mostras de cinema brasileiro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

O Festival de Cinema Brasileiro em Moscou terá na abertura de sua 9ª edição o ator Augusto Madeira, que estrelou “Nise - O coração da loucura”

Jornal GGN – Neste mês de outubro, diferentes cidades da Rússia recebem mostras com seleções cinematográficas brasileiras. Entre os dias 4 e 9 de outubro acontece o tradicional Festival de Cinema Brasileiro em Moscou, que traz para sua 9ª edição dez longas, uma animação e dois documentários, na rede Karo-Okteabr. A mostra produzida pela Linhas Produções Culturais, com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, recebe na abertura o ator Augusto Madeira, que estrelou “Nise – O coração da loucura”. Já o 5º Festival de Cinema Brasileiro em São Petersburgo, de 11 a 16 de outubro, reúne dez longas e dois documentários. 
 
Os dois festivais serão abertos com o longa “Nise – O coração da loucura”, baseado na história real da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, interpretada por Glória Pires. A narrativa, que se passa na década de 40, em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, mostra uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, proposta por Nise, que elimina métodos violentos como o eletrochoque e a lobotomia. 
 
O filme, com direção de Roberto Berliner, já foi contemplado nas categorias melhor filme e Melhor atriz no 28º Festival de Tóquio (2016), Melhor longa de ficção pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França (2016) e Melhor filme e prêmio da audiência no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2015).
 
“Ano a ano percebemos que o interesse pelo Brasil tem crescido, em todos os sentidos. O cinema também leva a outros interesses, a outras artes, como a própria música brasileira e o desejo de conhecer o país, nosso povo, nossa cultura”, disse Igor Germano, responsável pela área cultural da Embaixada do Brasil em Moscou. 
 
Um dos destaques do Festival em Moscou é a animação “O menino e o mundo”, de Ale Abreu, que sem diálogos conta a vida de um garoto que mora com os pais no campo e foge para a cidade grande. Nessa aventura, o menino enfrenta as contradições do mundo moderno. O filme foi considerado o Melhor longa-metragem de animação e Grande Prêmio do Público no Festival de Annecy (França, 2014) e Melhor Animação Independente no Annie Awards (EUA, 2016). 
 
Também fazem parte do Festival os filmes: “Mais forte que o mundo” (ação), “Em nome da Lei” (drama), “Big Jato” (drama), “Mãe só há uma” (drama), “De onde eu te vejo” (comédia romântica), “Para minha amada morta” (Thriller psicológico), “Real beleza” (drama), “Muitos homens em um só” (drama/ação), “Ponte Aérea” (drama romântico) e os documentários “Damas do Samba” (sobre a participação feminina no samba brasileiro) e “Sete vidas em sete cordas – A herança russa” ( o brasileiro Yamandú Costa investiga em Moscou as origens do violão de sete cordas).
 
“Com esta nova edição do Festival já são mais de 100 filmes que levamos à Rússia em todos esses anos. Trata-se de uma mostra muito representativa de nossa cultura, a partir de uma diversidade de gêneros e filmes premiados em todo o mundo. O melhor de tudo é não apenas mostrar a qualidade do cinema brasileiro, mas saber que ele é apreciado, e muito, também aqui na Rússia”, explicou Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais e curadora do festival.
 
Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. De tanta polêmica ,fui

      De tanta polêmica ,fui assistir ao filme;

      De 1 a 10,daria nota 4.

      Não assisti o filme brasileiro indicado ao Oscar.

      Mas tanto faz pro ”Acquárius”, porque com nota 4,ou menos, não ganharia de jeito algum.

      Observação :Não importa o presidente.O filme pegou o dinheiro do governo.

      Não precisaria apoiar a troca de governo.

      Mas deveria ficar na sua.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador