‘Espero tua revolta’ é premiado em Berlim

Filme retrata as ocupações feitas por estudantes, em 2015, e que fizeram Geraldo Alckmin recuar da intenção de fechar escolas

Divulgação

Jornal GGN – Em 2015, como protesto, alunos ocuparam escolas do estado de São Paulo para evitar que fechassem. A intenção de fechamento era do governo de Geraldo Alckmin. Eliza Capai realizou um filme sobre o movimento dos estudantes e recebeu, em Berlim os prêmios da Anistia Internacional (AI) e da Paz concedido pela Fundação Heinrich Böll.

O longa metragem de Eliza Capai retrata a ocupação das escolas ocorridas em todo o Estado. Os protestos duraram dois meses e desafiaram, inclusive, a truculenta Polícia Militar, levando Alckmin a recuar e demitir o seu secretário de Educação, Herman Voorwald. A ação paulista inspirou outros estados, e as ocupações ocorreram em Goiás, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraná. 

A cineasta procurou expor a ‘repressão sofrida por estudantes que procuram defender o acesso à educação livre’, destacou o júri. Eliza recebeu o prêmio e seguirá lutando por esse direito básico. ‘Imaginem que seus filhos saem às ruas porque o governo quer fechar as escolas e são recebidos com bombas de gás lacrimogêneo e pancadas’, disse a atriz austríaca Feo Aladag, do júri da AI, ao entregar o prêmio.

Os prêmios recebidos fazem parte dos outorgados por júris independentes, antes da cerimônia de entrega dos Ursos de Ouro no Festival de Berlim.

Eliza se manifestou em sua rede social: ‘Coração explodindo: Espero tua revolta –Your turn ganhou o Prêmio da Paz e o Prêmio da Anistia Internacional na Berlinale – Berlin International Film Festival. Obrigada a cada e todo estudante que fez a luta, que dividiu suas histórias com a gente. Meu abraço na equipe coração. Um dia hei de ter tempo de escrever o lindo que foi esta semana. Agora deixo só meu sorriso e do Yuri Amaral, parceiraço que dividiu e somou em cada uma das sessões aqui. E esta sala linda mandando os aplausos para a molecada que sonha e se organiza’.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome