Estrada para as estrelas

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado em abril de 1990 https://pt.wikipedia.org/wiki/Telesc%C3%B3pio_espacial_Hubble. Uma espetacular inovação tecnológica do fim do século XX, o Hubble ainda não envelheceu. Aos 27 anos de idade o telescópio espacial se incorporou ao cotidiano de bilhões de pessoas que nasceram antes e depois dele ser colocado em órbita, tanto que raramente alguém se interessa pela evolução do conceito que possibilitou sua construção. Em geral as pessoas se interessam apenas pelas imagens que Hubble produziu e produz https://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/main/index.html.

O Hubble é operado à distância. Isto certamente facilita a vida dos pesquisadores que, confortavelmente instalados na frente da tela do computador, realizam pesquisas utilizando-o para obter imagens detalhadas daquele pedacinho do céu que resolveram observar e mapear.

Num filme soviético de 1957, porém, o conceito de telescópio espacial foi desenvolvido de outra maneira. Acoplado a uma estação orbital, o equipamento é utilizado no espaço diretamente pelo astrônomo/cosmonauta. Neste caso a atividade cansativa de ficar observando o céu é compensada pelo prazer de um passeio no espaço. 

“Estrada para as estrelas” (ДОРОГА К ЗВЁЗДАМ em russo) está disponível na internet com legendas em inglês, espanhol e turco. A obra é interessante, pois mescla ciência aplicada com ficção científica. Um bom exemplo da produção cinematográfica da antiga URSS. Curiosamente, o filme não faz qualquer referência à corrida espacial ou a Guerra Fria entre soviéticos e norte-americanos. Vale a pena conferir:

https://sovietmoviesonline.com/fantastic/488-doroga-k-zvezdam.html

Fábio de Oliveira Ribeiro

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador