Filme brasileiro é premiado nos festivais de Toulouse e Guadalajara

Jornal GGN – O Homem das Multidões, parceria do mineiro Cao Guimarães com o pernambucano Marcelo Gomes, foi premiado em dois importantes festivais, no México e na França. Em  Toulouse, o filme ganhou o grande prêmio do evento.  Já em Guadalajara, o longa recebeu o prêmio especial do júri e o de melhor fotografia para Ivo Lopes Araújo, que assina também a fotografia de Tatuagem. Os dois festivais foram encerrados hoje, sábado, 29 de março. O Homem das Multidões estreia no Brasil em julho.

O filme é uma coprodução entre Minas Gerais e Pernambuco e foi todo realizado em locações no centro de Belo Horizonte (MG). Resultado de quase sete anos de trabalho, O Homem das Multidões marca o oitavo longa-metragem assinado por Cao e o quarto título por Marcelo. Ambos foram premiados com o Redentor de Melhor Direção, na Première Brasil, do Festival do Rio 2013.

O Homem das Multidões é livremente inspirado no conto The man of the crowd, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe e conta a história de Juvenal, um maquinista de metrô em Belo Horizonte, e Margô, que controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão – cada um à sua maneira. O filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.

Para narrar visualmente a história, o longa-metragem adota a razão de aspecto (aspect ratio) de 3 x 3. A proporção quadrada da imagem foi “inventada” pelos realizadores para transmitir, com imediata e constante regularidade durante a narrativa, os estados internos de Juvenal e Margô (Silvia Lourenço), no intuito de criar um tipo de “claustrofobia da imagem”, segundo os diretores.

A produção, distribuição e finalização tiveram orçamento total de R$ 1,8 milhão, viabilizado com patrocínio da Telemont, Cemig/Filme em Minas e Petrobras. O projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2010/2011 e contou, no seu desenvolvimento, com recursos do Prêmio Adicional de Renda da Ancine. Teve ainda apoio da Berliner Kunstler Programmdes DAAD e do Open Doors do Festival de Locarno, na Suíça.

Produzido por Beto Magalhães, da Cinco em Ponto e João Viera Jr, da REC Produtores, o longa-metragem será lançado no final de julho pela Distribuidora Espaço Filmes.

Com informações da F&M ProCultura

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bordel do Diabo com Pekinez Garcia

    O polêmico vocalista da banda EXCOMUNGADOS  a lenda PEKINEZ GARCIA foi confirmado como ator no filme BORDEL AMALDIÇOADO do cineasta TONINHO DO DIABO, a confirmação vem após ensaio fotográfico do vocalista e video teste com a REVISTA VIP  e CONTOS DO ABSURDO na casa MADAME SATÃ em breve entrevista nas bancas e internet!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador