Filmes e documentários sobre sustentabilidade

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Marcella München

A cada dia, as pessoas percebem a importância do cuidado com o planeta. A noção de que os recursos naturais podem se esgotar vem entrando na cabeça das pessoas e esse pensamento é refletido pelo cinema, trazendo grande quantidade de documentários a respeito da sustentabilidade.

O primeiro item a ser citado é o “A última Hora”, de 2007. Esse é um documentário que se dedica a ouvir a opinião de especialistas a respeito de uma série de questões relacionadas ao meio ambiente que devem ser discutidas.

O documentário tenta ajudar a entender o que está acontecendo com o planeta, qual é a necessidade real da sustentabilidade e quais as consequências para o planeta caso os recursos da Terra não sejam explorados de forma renovável.

O filme propõe reflexões a respeito do processo que levou o planeta a um ecossistema bastante desordenado, sendo um exemplo claro disso as estações do ano, com o clima bagunçado. Muitas pessoas comentam sobre as estações estarem mudando, mas por quê? Para embasar essa reflexão, são mostradas entrevistas com, aproximadamente, 50 estudiosos da área.

Link da imagem: http://www.adorocinema.com/

O próximo item é “Flow – Pelo Amor à Água”, de 2008. Esse é mais um documentário que discute a questão ambiental de forma contundente, mas sem abrir mão do elemento estético. Premiado, esse documentário fala sobre a crise da água, um problema real e que afeta uma grande parte da população. Outro ponto importante é o fato de o documentário propor soluções para o problema.

Link da imagem: www.combomultinet.com/

O terceiro item da lista é o famoso “Uma Verdade Inconveniente”, de 2006. É comum que o filme, produzido por Al Gore, choque as pessoas que nunca pararam para pensar nas consequências da falta de cuidado com o meio ambiente. Porém, esse é um documentário importante por expor a verdade dos fatos relacionados ao clima, fazendo com que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar do planeta e também dos recursos.


 

Link da imagem: http://www.adorocinema.com/

O quarto filme é “2012 – Tempo de Mudanças”, de 2010. Muito se ouviu falar a respeito do fim do mundo, previsto para ocorrer no ano de 2012. Contudo, é preciso entender: quais são as causas dessas desordens climáticas? De quem é a responsabilidade? São essas questões que o filme procura responder. Até que ponto o ser humano tem responsabilidade por esse cenário que se encontra hoje?

Link da imagem: http://omelete.uol.com.br/

O último item é o “Dirt! The Movie”, de 2009. Esse documentário é interessante por tratar de um elemento específico do meio ambiente: o solo. Contudo, a questão do solo é discutida em âmbitos como o político e o social. Qual é a relação do ser humano com o solo? Como a sociedade consome os recursos do solo? Essas são questões que o documentário discute e que, por conta delas, incita reflexões sobre o assunto.


 

Link da imagem: http://www.ecycle.com.br/

Todas as pessoas sabem da importância de cuidar do planeta: os recursos devem ser usufruídos com consciência. Assim, essas são opções de filmes de documentários para refletir a respeito do assunto e pensar em medidas para cuidar melhor do planeta que se tem. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador