Morre o cineasta Hector Babenco

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Na noite desta quarta-feira, dia 13, morreu o cineasta Hector Babenco, aos 70 anos. Ele teve uma parada cardíaca às 23 hs, mais ou menos, e foi levado ao Hospital Sírio Libanês. Quem confirmou a notícia foi Raquel Arnaud, ex-mulher do cineasta, e Marcelo Torres, produtor de seus filmes. A notícia é da Folha.

Na terça, Babenco passou por um procedimento cirúrgico.

Radicado no Brasil, o argentino Hector Babenco foi uma dos mais importantes cineastas que tivemos. É dele “O Beijo da Mulher-Aranha”, de 1985, que foi indicado ao Oscar de melhor diretor e que deu o prêmio de melhor ator a William Hurt.

É dele, também, o filme “Pixote: A Lei do mais Fraco”, de 1982, sobre a vida de um menino de rua em São Paulo que se apega à prostituta vivida por Marília Pera.

Babenco também assina “Carandiru”, de 2003, que relata o cotidiano no maior presídio paulistano e o massacre ocorrido ali.

Com câncer linfático, o diretor teve que passar por quimioterapia nos anos 1990 e esse processo todo o inspirou em seu último filme, “Meu Amigo Hindu”, que carrega muitos lances de sua autobiografia. Este filme foi lançado no ano passado e retrata a vida de um cineasta (Willem Dafoe) que se vê às voltas com um tumor maligno.

Nenhum informação ainda sobre o velório e o enterro.

 

(com informações da Folha)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Morre, então, prematuramente,

    Morre, então, prematuramente, um grande astro brasileiro, pelas suas obras cinematográficas destacadas no mundo.

    Li em outro portal que Babenco tinha falecido em decorrência de um infarto, e que tinha 73 anos. Mas, com 70 ou 73, se não tivesse sofrido com doenças tão avasaladoras, poderia ainda nos prestar muitos anos de alegria e felicidade com mais uns dos seus filmes inteligentes.

    Que Deus o receba com Sua generosidade e amor.

     

  2.  
    Nada a lamentar. Apenas

     

    Nada a lamentar. Apenas esta declaração em recente entrevista já basta para expressar o que todos nós sentimos neste momento. Alívio. Um a menos. 

     

    “Eu votei no PT. Nas últimas eleições eu votei no PT. Votei mesmo. Filhos da puta! Que ódio eu tenho daquele Rui Falcão! Daqueles ideólogos filhos da puta! Enfim… fodeu o país! “

     

    http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/200323/Babenco-a-Solnik-'N%C3%A3o-filmo-mais-no-Brasil‘.htm

     

     

  3. Babenco fez “Lúcio Flávio,

    Babenco fez “Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia”. Fez “Pixote” com Marília Pera extraordinária. Fez “O Beijo da Mulher Aranha”, com Sônia Braga magnífica. Mas, sobretudo, fez “Ironweed”, para mim os melhores desempenhos tanto de Jack Nicholson quanto de Meryl Streep em suas carreiras. Grande diretor de atores, excelente controle dos roteiros que se propunha a filmar.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador