Mostra traz documentários sobre a influência da gastronomia no cotidiano

São Paulo – A primeira edição da mostra Doc Gastronômica traz filmes que discutem a culinária como parte da vida cotidiana. Os documentários podem ser vistos, gratuitamente, de 23 a 25 de setembro no Cine Livraria Cultura, região central da capital paulista. “A gastronomia é uma área multidisciplinar que envolve história, sociologia, engenharia, comunicação, e antropologia. Um prato de comida ou um alimento é complexo. É repleto de referências”, disse a organizadora da mostra Janka Babenco.

Segundo Janka, a ideia do festival deixar claro que a gastronomia não está ligada somente à alta cozinha ou alimentos especiais. “É mudar o foco e discutir a gastronomia com todo mundo. Não com uma elite. Não com quem pode frequentar restaurante. Não com quem produz coisas extraordinárias. Com qualquer pessoa. Qualquer pessoa tem que comer para viver, não?”, declarou.

Essa abordagem já é encontrada, de acordo com Janka, em um grande número de produções internacionais, mas está pouco presente em filmes brasileiros, apesar da grande produção nacional de documentários. “Tem muita produção estrangeira. Muita gente que já faz documentários com esse olhar, com qualidade estética e narrativa muito boa”.

Uma das produções aborda o complexo esquema de entrega de comida que enfrenta o caótico tráfego indiano. “É sobre um esquema de delivery de comida que tem na Índia, em Mumbay, que é uma loucura de qualidade logística e eficiência de entregas de marmita”, disse a organizadora sobre Dabbawala – The Lunch Box Miracle.

Em O Mineiro e o Queijo, o diretor Helvécio Ratton resgata a história da técnica de produção artesanal de um dos produtos mais tradicionais de Minas Gerais. O modelo trazido por aventureiros portugueses que vieram em busca de ouro no século 18 e sustenta atualmente quase 30 mil famílias.

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador