Na Rússia, audiência escolhe Nise como melhor filme

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Foto: Divulgação

Jornal GGN – O longa nacional “Nise, o Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, foi considerado o melhor filme pela audiência do Festival de Cinema Brasileiro na Rússia, realizado em Moscou de 4 a 9 de outubro e em São Petersburgo de 11 a 16. O filme, em meio a dez longas, dois documentários e uma animação, reuniu cerca de 800 pessoas em sua exibição de abertura.

“Nise, o Coração da Loucura”, baseado na história real da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, se passa nos anos 40, em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, quando a médica psiquiatra, interpretado por Glória Pires, propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofriam de esquizofrenia, eliminando métodos violentos como o eletrochoque e a lobotomia. A obra já recebeu prêmios como “Melhor filme” e “Melhor atriz” no 28º Festival de Tóquio (2016), Melhor longa de ficção pelo Júri Popular no Festival de Cinema Latino de Epernay, na França (2016) e Melhor filme, além do prêmio da audiência no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (2015).

É muito bom ver como o nosso filme tem tocado as pessoas mundo afora e Brasil adentro. Esse projeto foi transformador para todos que participaram. Nise é uma pessoa fundamental, merece toda a atenção do mundo e eu fico muito orgulhoso de ter jogado um foco de luz a mais na história dela. Esse longa envolveu muita gente e o esforço coletivo foi o que tornou o nosso filme mais potente. Viva Nise! Muito obrigado pelo prêmio! ”, disse o diretor Roberto Berliner.

“O povo russo sabe valorizar uma revolucionária, tal qual foi a Dra. Nise”, comentou o ator Augusto Madeira, de Nise, que esteve presente na sessão de abertura da 9ª edição do Festival de Cinema Brasileiro em Moscou, líder de público na estreia. Madeira também participou de um debate com a plateia, após a exibição.

“É tocante perceber a emoção nos olhos de cada um após uma sessão de Nise. O Brasil tem filmes cada vez melhores, ano a ano, e com forte potencial de mercado global. Nosso festival tem o objetivo de disseminar a cultura brasileira no exterior por meio do cinema. Mas esperamos que ele possa sempre abrir novas portas também para o mercado”, completou Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais, idealizadora e organizadora do Festival.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando a Russia elege como

    Quando a Russia elege como melhor filme. é como se fosse a Coreia do Norte a elegê-lo,

    Com verniz , é claro.

    Se não é mais possível retoceder o governo pra Dilma, por que boicotá-lo ?

    Trefa inútil  que só pteejudica o Brasi.

    E ainda vão em sites internacionais …

    A troco de que ?

    A  voltaa de Dilma ? nem petista de carteirinha  quer. Novas eleições?

    Não há mais tempo.—só elegendo um pilantra do congresso.

     

    Chamou minha atenção muros pintados no RJ. Dizua assim:

     Fora Temer,Fora pec 241 e fora UPP;

    Quem não entendeu, tbm não perco tempo em  explicar a ”semelhança”.

    Aonde cabe Frta Temer, Fora Pec 241 e fora UPP? 

    Precisa ser gênio pra saber o interessado ?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador