MIS recebe o NY Portuguese Short Film Festival

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

NY Portuguese Short Film Festival no Brasil

Jornal GGN – O NY Portuguese Short Film Festival, de curtas metragens lusas, chega à capital paulista para duas exibições na programação que integra a 27ª edição do Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo, neste mês. No dia 26 de agosto, o evento será no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e no dia 29, às 18h, na Unibes Cultural. A iniciativa, desenvolvida pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, é uma parceria entre o Festival de Curta Metragens paulista e o Arte Institute, que organiza o festival nova-iorquino.

Os filmes escolhidos para o evento foram selecionados a partir da apreciação do júri, composto por figuras do cenário cinematográfico português, brasileiro e americano como Victor Pinheiro, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal, Zita Carvalhosa, do Festival de Curtas de São Paulo, e Jared Earley, do Movie Curator.

Entre os títulos que serão exibidos estão “Pronto, era assim” (Patrícia Rodrigues e Joana Nogueira), “Deus Providenciará” (Luís Porto), “Tenho um rio” (Ricardo Teixeira), “Lei da gravidade” (Tiago Rosa-Rosso), “Feral” (Daniel Sousa), “Isa“ (Patricia Vidal Delgado), “O Assalto” (João Tempera), “Prefiro não dizer” (Pedro Augusto Almeida), “#Lingo” (Vicente Nirō) e “Os Cravos e a Rocha” (Luísa Sequeira).

“O NY Portuguese Short Film Festival tem sido uma grande mostra para o cinema contemporâneo português e tem aberto portas aos novos realizadores nacionais em termos de promoção e divulgação de seus curtas metragens, até mesmo para participarem de festivais internacionais”, disse Ana Miranda, diretora do Arte Institute.

No dia 29 de agosto, após a exibição dos curtas, na Unibes Cultural, o festival também irá apresentar o documentário “Portugueses do Soho – Uma história que mudou de geografia”, de Ana Ventura Miranda, que conta a história dos imigrantes portugueses que chegaram ao bairro Soho, em Nova Iorque, após a Segunda Guerra Mundial.

A programação também contará com workshop de animação Cidade Sonhada, que será ministrado pelo diretor de animação português Pedro Serrazina, entre os dias 1 e 3 de setembro, das 10h às 18h, no MIS. Onde os participantes irão produzir um curta-metragem que, ao combinar o uso de animação com imagem real, discutirá questões de identidade, arquitetura e espaço local, a partir da criação de uma ponte visual entre duas cidades distantes. Os interessados devem se inscrever clicando (aqui).

O Festival Internacional de Curta Metragens de São Paulo, acontece entre os dias 25 de agosto e 4 de setembro.

Serviço

NY Portuguese Short Film Festival 

Local: Museu da Imagem e do Som de São Paulo – MIS

Endereço:  Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000

Data e horário: dia 26 de agosto, sexta-feira, às 19h

Local: Unibes Cultural

Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP, 01426-001

Data e horário: dia 29 de agosto, segunda-feira, às 18h

Workshop – Cidade Sonhada

De: 1 a 3 de setembro, das 10h às 18h

Local: Museu da Imagem e do Som de São Paulo

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000

Para se inscrever, clique (aqui).  

Programação gratuita

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador