Documentário “O Dia que Durou 21 Anos” ganha prêmio em festival na França

Jornal GGN – O filme O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares, foi escolhido no Festival Internacional de Cinema de St. Tropez  como o melhor documentário estrangeiro. Já é o terceiro prêmio que o filme produzido pelo jornalista e escritor Flávio Tavares e dirigido por seu filho, Camilo, ganha este ano.

Anteriormente o documentário, realizado pela Pequi Filmes,  já havia sido reconhecido com o Prêmio Especial do Júri no 29º Long Island Film Festival, em Nova York, e o Prêmio Especial do Júri do 22º Arizona International Film Festival.

O documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no golpe militar no Brasil em 1964. A ação que deu início à ditadura militar brasileira contou com a ativa participação de agências como a CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o documentário mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o então presidente João Goulart da presidência e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco, após o golpe.

Sobre Flávio Tavares

Com 78 anos durante a produção do filme, Tavares teve que se distanciar da sua própria história de luta contra o regime militar.  Ele foi um dos presos políticos que foram trocados pelo embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, sequestrado pelo MR-8 em 1969.

Nos anos 1970, esteve exilado no México, onde nasceu seu filho Camilo, diretor do documentário. Flávio Tavares assina a produção e é também o autor das entrevistas vistas no longametragem.

Veja o trailer (Legendado) do filme:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador