Pedro Almodóvar, o gênio espanhol

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Pedro Almodóvar Caballero nasceu no dia 24 de setembro, o ano é incerto, uns dizem ser 1949, outros 1951. Diretor, roteirista e produtor do cinema espanhol, sem dúvida, um dos maiores e espetaculares cineastas independentes, Almodóvar nunca pôde estudar cinema, por falta de dinheiro. Aos 16 anos, ele decidiu se mudar para Madri, onde trabalhou como balconista na empresa ‘Telefónica’, fez desenho em quadrinhos, foi ator de teatro e cantor de uma banda de rock, na qual participava travestido. Durante os anos 70 estes trabalhos foram alternados com gravações em formato super-8 e colaboração em várias revistas e produções teatrais. Estes foram anos de grande atividade cultural em Madri, a chamada ‘Movida Madrileña’, um movimento contra-cultural surgido durante os primeiros anos da transição da Espanha pós-franquista. E Almodóvar foi totalmente integrado a esse ambiente, formando juntamente com o ator Fanny McNamara a base do novo cinema espanhol.

Um filme de Almodóvar geralmente pode ser conhecido por sua impressionante mise-en-scene, suas cores fortes, decoração brilhante, ângulos de câmera, às vezes inusitadas, e trajar bem autênticos. Publicamente homossexual, os seus filmes exploram os limites da sexualidade e da química sexual de maneira aberta e honesta. A família é um outro tema muito comum ao longo de seus filmes em que ele discute as diferentes formas de família e como, por vezes, as suas relações com os amigos pode ser mais influente e importante do que suas relações de sangue. Basta assistir ‘Volver’ de 2006 para entender.

Com seu filme de estréia, ‘Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón’, em 1980, Pedro Almodóvar chegou ao cinema comercial. Ele era um autodidata que ainda não tinha domínio da técnica cinematográfica, mas este primeiro filme causou grande impacto e mostrou um estilo pessoal e sintetizou todo o fluxo criativo acumulado ao longo dos anos setenta, em que predominou a temática em torno de sexo, drogas e tribos urbanas e atração para o bizarro e excêntrico. No entanto, os primeiros anos de sua carreira foram atormentados por contratempos, principalmente porque os produtores não o levavam a sério. Pode então, dirigir ‘Laberinto de Pasiones’ graças ao apoio da rede de cinemas ‘Alphaville’ de Madri. Esse novo filme alcançou notável êxito de público, talvez porque não tocava em temas tão ‘escabrosos’ para a sociedade.

A produtora ‘Tesauro’ lhe permitiu então dirigir novos filmes e foi se formando o seu estilo narrativo peculiar, comédia com nuances trágicas em que os personagens estão sempre prontos para transgredir o padrão estabelecido sem se importar com as restrições religiosas, sociais ou pessoais. Depois de vários filmes criticamente apreciados, Almodóvar venceu dois Oscar, dois Globo de Ouro, quatro BAFTA, quatro prêmios do Festival de Cannes e seis Goya, a honraria máxima do cinema espanhol.

Lista dos 9 melhores filmes de Pedro Almodóvar segundo críticos.

1º Fale com Ela (2002)

2º Tudo Sobre Minha Mãe (1999)

3º Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos

4º Carne Trêmula (1997)

5º Volver (2006)

6º A Lei do Desejo (1986)

7º Má Educação (2004)

8º De Salto Alto (1991)

9º A Flor do Meu Segredo (1995)

http://www.youtube.com/watch?v=baQXpbJTnMo
http://www.youtube.com/watch?v=dWzIhiza8ok
http://www.youtube.com/watch?v=1jzH7YvwlVQ
http://www.youtube.com/watch?v=ABSvppyQGdE
http://www.youtube.com/watch?v=8rfjEXI2Ax8
http://www.youtube.com/watch?v=UoRbZ6Pcoww
http://www.youtube.com/watch?v=oQEoFIlZOIk
http://www.youtube.com/watch?v=mj0xPwHmfHU

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador