Os Poderes revelados por Chaplin, por Alfeu

por Alfeu

A empresa de Thomas Edison era uma verdadeira usina de patentes, com invenções e desenvolvimento de equipamentos já existentes feitos por ele e seu grupo de engenheiros. O cinetoscópio foi uma dessas invenções que gerou duas coisas muito interessantes; o primeiro foi quando ao colocar esse aparelho ao público Edison teve a idéia que permanece até hoje, cobrar antes de oferecer o serviço, o segundo despertou nele a sanha monopolista em tudo que se relacionava com o cinema.

As produtoras que não aceitavam a situação saíram de Nova Iorque e pegaram uma diagonal e foram para na California pela luz intensa do lugar, própria para as filmagens e para ficarem mais distante possível das garras do famoso inventor.    

            

Anos depois, Chaplin filma em 1917 Easy Street (Rua da Paz), da fase da Mutual, considerado por muitos o seu primeiro grande classico. O filme destaca duas instituições: a igreja e a policia. Chaplin já era um artista bem remunerado e a produção de suas obras bem acabadas, todavia ele utiliza alguns atores do elenco  em vários papéis, ora como missionário, ora como policial. Isso era proposital, não por limites de verbas, já que para Chaplin as instituições retratadas eram canais de repressão e alienação, agiam com o mesmo objetivo garantindo a paz do lugar. Um completava o outro. Como o brigão da rua, algoz da polícia, que acaba como frequentador da igreja, até o Vagabundo entra num culto  e é convencido pela filha do missionario a tomar um rumo na vida, e ele entra na policia.

_

Passados um século, caso Chaplin resolvesse  filmar o mesmo tema e que poderia se chamar “Pais de Paz”, os atores teriam um trabalho estafante pois teriam que se desdobrar em representar os membros do ministério público, juízes, deputados, senadores, Fiesp, ruralistas, etc… e sobretudo profissionais da mídia.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Thomas Edison fazendo escola….

    As instituições não pioraram, sempre foram o que são. Agora temos braços, tentaculos delas intervindo nos diversos meios sociais. Fazer um filme, que mostre isso tudo, daria trabalho, mas se bem feito, seria mais didatico que todas as tintas gastas para tentar explicar isso ao cidadão médio.

  2. Thomas Alva Edison foi o mais prolífico. . .

    Thomas Alva Edison foi o mais prolífico inventor e um dos mais geniais, mas foi também um sujeito mesquinho e que defendia suas patentes com unhas e dentes, mas não tinha o mesmo comportamento quando a patente era de outros. Não aceitou a tese de seu engenheiro Nikola Tesla que era mais interessante se usar a corrente alternada ao invés da corrente contínua usada por Édison em sua usina de eletricidade, Tesla se demitiu, consteguiu patrocínio e fez uma nova usina elétrica usando corrente alternada que se mostrou mais eficiente do que a de corrente contínua e patenteou o processo. Edison foi à justiça para quebrar a patente de Tesla e não ter que pagar royalties a seu ex empregado e conseguiu pois era muito rico e poderoso. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador