Pantera Negra, o filme, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Pantera Negra, o filme

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Wakanda é um paraíso encravado no centro da África que se recusa a compartilhar suas riquezas econômicas, minerais e tecnológicas com os outros povos. O rei daquele daquele país parecia ser sábio ancião, mas quando era jovem ele foi obrigado a matar o irmão. Pior, ele deixou o sobrinho nos EUA.

Abandonada a criança cresceu num ambiente violento e se transformou num monstro. Após se tornar um assassino profissional treinado pelo US Army, o rapaz retorna a Wakanda para reivindicar a coroa. Ele consegue subir ao trono e decide construir um império global fornecendo armas sofisticadas a terroristas negros ao redor do mundo. Felizmente ele é impedido pelo verdadeiro herdeiro do trono. O Pantera Negra decide então construir um centro de apoio e difusão da cultura avançada de Wakanda no bairro onde o primo havia crescido.

O enredo do filme Pantera Negra parece inovador. Mas ele contém vários elementos que são próprios da cultura branca norte-americana. O mais evidente é o conflito entre o isolacionismo e o internacionalismo. Essas duas posições marcaram profundamente o debate político nos EUA antes da 1a. Guerra Mundial. No filme, o isolacionismo de Wakanda é superado para que o internacionalismo não se transforme em imperialismo. Na vida real, contudo, o isolacionismo norte-americano deu lugar ao imperialismo militar e cultural. Até mesmo a cultura negra norte-americana foi colonizada e se tornou um instrumento de difusão da ilusão criada pelos supremacistas brancos de que existe ou pode existir um império benevolente.

Uma criança abandonada pode se transformar num tirano. A mensagem do filme parece profunda, mas o esteriótipo politicamente correto é negado pelos fatos. Nem todos os garotos abandonados se tornam criminosos. Além disso, vários criminosos de guerra foram criados pelos pais. Harry S. Truman não autorizou desnecessariamente o uso de bombas nucleares em Hiroshima e Nagazaki porque foi uma criança abandonada. Bush Jr. mentiu descaradamente para invadir o Iraque e matar centenas de milhares de inocentes justamente porque foi educado por uma típica família imperialista norte-americana.

A jovem princesa de Wakanda é uma especialista que desenvolve armas sofisticadas para o Pantera Negra. Essa personagem parece ter sido inspirada no agente do MI-6 que fornece armamentos esquisitos a James Bond.

Quando decide se abrir para o mundo, Wakanda cria um centro de apoio e difusão de sua cultura avançada nos EUA. Porque isso não foi feito no México ou na própria África? Os negros norte-americanos são melhores do que os os outros negros ou que os brancos latino-americanos?

O trono de Wakanda é defendido por amazonas negras. Elas dominam as cenas de batalha, com seus seios fartos e movimentos precisos. Ironicamente, porém, a palavra amazonas vem do grego a-mazós (que significa sem seios) e era usada para designar guerreiras jovens que pareciam efebos. Heródoto (Histórias) narra que na Cítia, as a-mazós eram chamadas de oiórpata, ou seja, matadoras de machos. Portanto, seria muito improvável vê-las defendendo o trono de um rei.     

Pantera Negra vale o ingresso. Quando fui ver esse filme 90% das pessoas na platéia eram brancas. Negros e mulatos empobrecidos (inclusive nos EUA) serão obrigado a comprar cópias piratas desse filme, pois o mundo real não foi e não será colonizado por Wakanda.

 
Fábio de Oliveira Ribeiro

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Fábio
    Também assisti o

    Caro Fábio

    Também assisti o filme, Erik, o primo abandonado, para mim passou o recado, de que ele era um dos muitos inconformados, que os negros no mundo, que viviam na maior miséria, poderiam ter o apoio do reinado de Wakanda, via Pantera Negra, de uma melhora global.De que eles tinham armas superiores e que podiam ser os novos governantes, com leis melhores, que tinham que acabar com o isolacionismo, e com a miséria, em nome da justiça.

    “Terroristas” para eles, eram os combatentes dessa nova ordem, a quem ele estava disposto a dar armas.

    Erik, experiente em guerras, para ele,  só o poder da força, na prática, muda as regras, sempre no sentido global.

    Também começou um novo seriado, Raio Negro, o filme se passa numa comunidade negra, etc etc etc…

    Mas é interessante o filme.

    Saudações

  2. A importância de Pantera Negra

    Negros e mulatos empobrecidos (inclusive nos EUA) serão obrigado a comprar cópias piratas desse filme, pois o mundo real não foi e não será colonizado por Wakanda.

    Ou então, o que está acontecendo nos EUA, de partes da sociedade civil organizar idas de crianças negras ao cinema para verem o filme. Filme, aliás, que é o melhor de todos os filmes da Marvel Studios em termos de roteiro.

  3. Pantera Negra….

    Os ‘caras’ são racistas até os ossos. Precisou chegar às vésperas de 2020, para fazerem um filme com um herói protagonista negro. Grande parte do seu povo, que construiu sua história e seu território. Muito daquilo que acusam no Brasil sobre racismo é pratica adotada no pós-guerra e a importação de produtos, marcas e valores estrangeiros. Só para lembrar, uma marca famosa de refrigerantes tem sede na Capital do Racismo Norte Americano. Mas vende a idéia de missigenação. Para Brasileiro ver. Assim como vende sua idéia de mundo interligado nos países muçulmanos. Refrigerante e Bombardeios. O Brasil compra as ideias fraudulentas dos outros, ao invés de vender sua vitoriosa história. Vitimização de si mesmo. Pobre país limitado.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador