Para atriz indicada ao Oscar, boicote é ”racismo reverso”

Da Revista Fórum

Atriz indicada ao Oscar diz que boicote à premiação é ‘racismo reverso’

Charlotte Rampling, que concorre ao prêmio de melhor atriz pelo longa 45 anos, afirmou que os atores negros podem ‘não ter merecido’ entrar na lista final de indicados

por Redação

A atriz Charlotte Rampling, de 69 anos, afirmou nesta sexta-feira (22) que o protesto contra a falta de atores negros no prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos seria uma forma de “racismo contra os brancos”. “A gente não pode saber com certeza, mas talvez os atores negros não mereceram estar na lista final”, disse, em entrevista à rádio francesa Europe 1.

Ela também foi questionada quanto às cotas para negros, propostas pelo diretor Spike Lee. “Por que classificar pessoas? Hoje em dia, todo mundo é mais ou menos aceito… As pessoas sempre vão dizer: ‘Ele é menos bonito’; ‘ele é muito negro’, ‘ele é muito branco’… Alguém vai sempre dizer ‘você é muito isso ou muito aquilo’… Mas ‘será que nós temos que entender que deveriam existir um monte de minorias em todo lugar?”.

Rampling está entre as indicadas para o prêmio de melhor atriz pelo filme britânico 45 anos, do diretor Andrew Haigh, e já venceu na mesma categoria no prêmio de Berlim. Ela também é conhecida por interpretar Gaby, no filme Melancolia (2011).

Na semana passada, atores como Whoopi Goldberg,  Viola Davis, George Clooney, Mark Ruffalo, Reese Witherspoon, Jada Pinkett Smith e Lupita Nyong’o, junto ao diretor Spike Lee, criticaram a postura da Academia. Por conta disso, a hashtag #OscarsSoWhite (#OscarTãoBranco, em tradução livre) viralizou nas redes sociais.

Já é o segundo ano consecutivo em que nenhum ator negro é indicado ao prêmio máximo da atuação. Em resposta, a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, se posicionou: “É uma discussão difícil, mas importante, e está na altura de se fazerem grandes mudanças”.

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quaquaquaquaquá!!!!
    Nada de novo no front! Toda vez que o negro sge contra o racismo, alguém diz que ele é o racista.
    Lá Rampling se vê mais bonita caladita…

  2.  É que não há cota pra negro

     É que não há cota pra negro no Oscar.

    Os americanos tem excelentes atores negros. E muitos ganharam Oscar.Não sei porque essa manifestação negra.

     Basquete,futebol americano,boxe ,corrida e infinidades de modalidades esportivas, os negros se sobressaem.

         E por que não há UM negro que sobressaia na natação americana ?—talvez, talvez, não tenho certeza, no mundo inteiro.

        Que tal criar o bolsa negra natação ?

          Não estou comparando com atores negros. Como já disse : Há EXCELENTES.

                Mas desta vez não foram escolhidos.

               O curioso é que não há UM nome negro que seja apontado como injustiçado.-nem pelos própios.

                N E N H U M .

             Vamos parar com isso.

     

  3. A dificuldade de se colocar no lugar do outro

    Charlotte Rempling foi infeliz em seus comentarios. A disparidade entre negros e brancos no cinema é flagrante, logo ela poderia ter aproveitado e apoiado ooboicote dos atores negros ao cinema americano  e europeu brancos por demais.

    E por falar nisso, a televisão brasileira às vezes parece que é feita na Dinamarca!

  4. Tinha que ser Charlotte (musa

    Tinha que ser Charlotte (musa dos anos 70) a colocar as coisas em seus devidos lugares. A ditadura do politicamente correto cada vez mais absurda. 

  5. Não mereceram mesmo?Todos

    Não mereceram mesmo?

    Todos sabem que os atores negros têm mais dificuldade de conseguir grandes papéis. Por mais brilhante que seja, fica difícil para um ator ter seu trabalho reconhecido fazendo pontas

     

  6. A minha cunhada é

    A minha cunhada é asiática.

    Como nenhum asiático foi indicado, vou fazer uma campanha pra boicotar o Oscar.

    Quando esse negócio de cota começou, sempre fui contra.

        Sou a favor de cotas pra pobres e não pela cor da pele.

       Eles reclamam do negro e eu do amarelo.

  7. O mesmo papo de sempre…

    Hoje em dia, todo mundo é mais ou menos aceito…

    Mais uma vez a pessoa que não tem noção do que fala quer ser ouvida sobre o assunto. Lá vem a branca inglesa do olho azul dizer que não existe racismo…

  8. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

    Gostaria de saber qual seria a reação da atriz se, em vez da ausência de atores negros na lista do Oscar, a ausência fosse de atores brancos.

  9. Cotas

    Acho que este sistema de cotas para o Oscar iria criar um outro problema,

    Pois muitos iriam colocar que atores negros foram indicados apenas por serem negros e não por terem atuado de uma certa forma para que pudessem ser indicados.

  10. O Oscar não é o problema.

    Na boa, já foi difícil encontrar 5 atores ou atrizes brancos para essa premiação.

    A safra de 2015 foi péssima em todas as cores.

    A questão não é a premiação.

    Não é o Oscar que os atores e atrizes negros devem boicotar.

    É sistema de casting de elencos que privilegia brancos sobre os negros..

    Se numericamente eles estão em desvantagem nas telonas, isso vai se refletir nas premiações também.

    O mesmo acontece no Brasil. E de forma mais acintosa. Se a nossa sociedade é majoritariamente negra e parda, basta sintonizar em qualquer novela do Globo para vermos o Brasil escandinavo desfilar todo o seu esplendor.

    Mas como diz um diretor global: “Não somos racistas”.

     

    1. Caro Marcos

      Permita-me fazer um adendo. Se formos pensar em números , veremos que há muito mais atores brancos que negros; como resultado, probabilisticamente é muito mais fácil termos brancos indicados. Como não tenho os números, a indicação de negros pode até forçar a barra em termos de probabilidades. 

      E tudo isso sem contar a forçação de barra de ter de indicar um negro. Por que não descendentes de índios? Ainda não vi ninguém reclamando.

  11. Bobagem.
    12 anos de

    Bobagem.

    12 anos de escravidão foi um belissimo filme com nove indicaçoes e levou 3. Já houve casos de dobradinhas em que atores e atrizes negros receberam os premios de melhor ator e atriz.

    No ano passado e neste inicio de verão, qual filme foi lançado que teve um diretor negro ou ator ou atriz negra no casting?

    E cuja atuação tenha sido memorável? Me parece que essa seja a questão.

    E nem vou entrar no mérito de escolha, porque se voce afirma que preteridos, o são, porque os “brancos” dominam o processo, como explicar que o filme que citei tenha recebido indicaçoes nas tres principais premiações e tenha sido premiado em varias indicações? Nesse caso o “poder branco” falhou ou foi condescendente?

    O novo filme do Rock desta feita com ele treinando um pugilista negro, filho de seu antigo amigo é uma releitura do primero filme da série a sua maneira. A atuação do ator é de tal ordem que faça alguem pensar que ele mereça o oscar? Eu acho que não.

     

  12. Ela pode não estar longe da

    Ela pode não estar longe da verdade. A questão é saber se havia atores negros que mereceriam ser indicados mas não o foram. Se não havia então resta a pergunta se os estúdios estão fechando as portas para esses profissionais. As indicações da academia são por eleição, já quem dá a última palavra no casting de atores de um filme são os executivos do estúdio. 

  13. Muito tempo do que escrevi,

    Muito tempo do que escrevi, ainda não publicado, o horário irá confirmar, li num blog :

    Oscar agora tem cota?

    Cultura 

    22.01.16

     19:17

    Essa história de Will Smith aderir ao boicote à festa do Oscar, juntamente com a sua mulher, Jada Pinkett Smith, e o diretor Spike Lee, porque não há negros entre os indicados aos prêmios de melhor ator, atriz e coadjuvantes, é mais uma prova de que o mundo se tornou ridículo. Oscar agora tem cota?

    E se o brancos boicotassem os jogos da NBA, por causa da esmagadora maioria de jogadores negros, isso seria sinal de racismo ou de politicamente correto?

     

    Passou pela cabeça de Will Smith e amigos de que não há nenhum negro nas indicações deste ano porque nenhum ator negro se sobressaiu, aos olhos da Academia, como ator?

  14. Concordo com o André Oliveira

    Concordo com o André Oliveira e acredito que o Spike Lee poderia ajudar muito nessa elucidação. É interessante a luta do negro americano por espaço. Ainda que nos EUA eles têm filmes e seriados de TV apenas (ou quase) com somente atores negros, sem que seja preciso rodá-lo na favela como no Brasil.

  15. Será que merecem tão pouco em mais de oitenta anos?

     

    Sinto muito Charlotte, sei que é, digamos, triste para quem foi indicado ao prêmio, como você, saber que talvez esse Oscar seja marcado não pelos ganhadores, mas como “o Oscar do boicote”. Sei que não é fácil isso acontecer justamente no que pode ser “a sua vez”. Mas o boicote de hoje é muito mais importante para a coletividade do que o que você, provavelmente, pense ser “a sua vez”.

    De qualquer forma Charlotte, creio que sua crítica é meio reducionista demais, talves eles, atores e atrizes negros, “podem não ter merecido” a indicação para o Oscar esse ano, mas você não estranha, com sinceridade, que em mais de oitenta anos da Academia apenas UMA VEZ uma atriz negra tenha ganho o oscar, as demais ganharam como atrizes coadjuvantes e quase sempre fazendo papéis de escravas, domésticas, como se fosse um certo cinismo da Academia formada por quase 93% de pessoas brancas, quase que dizendo nas entre linhas, foram bem porque eram papeis que “combinam” com negras. Sério que você não estranha esses dados Charlotte…

    Sei que é chato, afinal poderia ser “a sua vez”, mas a causa a se discutir é muito maior do que “a sua vez”. Se você acha que “desta vez eles – negros – podem não ter merecido”, será que mereceram tão pouco ao longo desses mais de oitenta anos, tendo feito tantos filmes. Pense um pouco nisso Charlotte, pois o fato desse ano reflete algo que vem se acumulando por quase um século e acho que JÁ CHEGOU A VEZ DE GRITAR BASTA, para algo que salta aos olhos para quem quer realmente enxergar. A propósito, eu torço esse ano para o Leonardo Dicaprio e sinto por ele, mas vejo que a causa do boicote é muito mais importante para o todo do que projetos pessoais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador