Quilombo Rio dos Macacos terá quatro exibições em SP, por Josias Pires

Gabriel Araújo dos Santos

Quilombo Rio dos Macacos terá quatro exibições em SP entre 02 e 10 de Junho

por Josias Pires

Selecionado para a Competição Latino-Americana  da 7a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental,  o filme documentário de longa-metragem (BA, 2017, 120min), “Quilombo Rio dos Macacos” terá quatro exibições em São Paulo durante o mês de junho. 

O documentário estreia no sábado (02/06), às 19h30, no Cine Olido, av. São João, 473 – Centro. A exibição seguinte será na quarta-feira (06/06), às 19h30, no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Liberdade), seguida de 20’ de bate-papo entre diretor e público. No dia seguinte, quinta-feira (07/06), haverá a terceira exibição, às 14h15min, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro). A última sessão será no domingo (10/06), às 18h, também no Centro Cultural do Banco do Brasil, seguida de 20’ de bate-papo entre diretor e público.

Ocupando uma área de 300ha entre os municípios de Salvador e Simões Filho, o quilombo vive há décadas em conflito com a Marinha do Brasil, que reivindica a propriedade da terra de uso e posse tradicional dos quilombolas. Além de denunciar graves violações de direitos humanos – direito de ir e vir, acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho – o filme registra processos de negociações; mostra conflitos gravados no calor da hora pelos próprios quilombolas; documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território, revelando um painel de caráter político e etnográfico, urgente e atual. 

Realizado entre 2011 e 2017, o filme tem direção de Josias Pires, fotografia de Gabriel Teixeira, montagem de Cristina Amaral e Igor Amaral e a produção de Marcela da Costa. 

Programa completo da 7a. Mostra Ecofalante de Cinema ambiental   

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador