A economia e a dominância jurídica

Os economistas discutem se a economia está ou não sob a dominância fiscal – termo para descrever situações em que o quadro fiscal assume tal risco que a economia não responde mais aos impulsos monetários.

Objetivamente, a economia brasileira está sob a dominância jurídica.

Durante boas décadas o país foi governado pela teocracia dos economistas. A inflação elevada, mais a globalização dos mercados, conferiu-lhes poder político acima dos partidos.

A perda do discurso econômico e a erosão da credibilidade presidencial provocaram um vácuo na opinião pública, uma perda de rumo, do discurso e das propostas aglutinadoras, enfim, de um projeto de país. E a dominância econômica cedeu lugar á dominância jurídica.

***

É nesse vácuo que a besta foi liberada – o sentimento de manada irracional, alimentado pelo ódio e pela intolerância, que acomete países que perderam o rumo.

Quem consegue cavalgar a besta, assume o controle do discurso público. Torna-se um deus ex-machina.

A besta foi alimentada com um foco claro: a corrupção política.

De repente, a opinião pública perdida encontra um discurso unificador, a enorme vendetta política contra a corrupção dos outros, como se todos os problemas do país fossem resolvidos meramente com uma gigantesca caça às bruxas.

***

A besta traz consigo a balbúrdia de informações. Os alertas sobre a necessidade de prender os culpados sem desmontar a economia são ignorados. Basta os novos oráculos brandirem frases de senso comum. Tipo, basta limpar a corrupção para a economia ficar saudável. Ou, se quebrar uma empresa, outra surgirá no lugar.

Na era das banalidades, dos factoides das redes sociais, e do empobrecimento do discurso econômico, a descrença em relação às chamadas “opiniões técnicas” permite toda sorte de demagogia do senso comum.

***

Com a falta de ação do Executivo, a sombra da besta vai se impondo sobre todos os setores. Há a banalização das prisões e o recuo das figuras referenciais. Por receio de enfrentar a besta, Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que se supunha guardiões impávidos dos direitos civis – abolem a apelação à Terceira Instância.

Para prender o vilão símbolo – Luiz Estevão -, em vez de atuar sobre outros fatores de protelação, liquidam com a possibilidade da terceira instância, sujeitando outros tipos de réus às idiossincrasias e influências políticas nos tribunais estaduais.

É só acompanhar o que ocorreu no Maranhão e no Amapá de José Sarney, com políticos eleitos perdendo o mandato em cima de acusações risíveis: compra de um voto por R$ 15,00. Ou no Rio de Janeiro, com as ações da Globo contra jornalistas críticos.

A caça às bruxas atual será refresco perto do que virá pela frente.

***

Nem se pense em uma dominância jurídica impessoal pairando acima das paixões políticas. A besta tem lado e se prevalece das imperfeições jurídicas e políticas.

O modelo político universalizou as práticas ilegais. Todos os partidos se valeram disso. O jogo político consiste em investir contra um lado apenas – blindando e fortalecendo o outro. Ou então, valer-se das dificuldades processuais para proteger aliados. Jackson Lago foi deposto acusado de ter comprado um eleitor com R$ 20,00.

É nítida a aliança entre Ministério Público Federal e grupos de mídia. O bater bumbo da mídia ajuda a superar obstáculos, quando os alvos são adversários da mídia. Quando o suspeito é a própria mídia, obviamente não há bumbo, e não há vontade política de avançar.

É o que explica o caso das informações sobre a Globo, enviadas pelo FBI, estarem paradas há um ano nas mãos de uma juíza de primeira instância.

Culpa das imperfeições jurídicas, é claro.

***

Quando a besta sai às ruas, os valentes tremem, os crentes abjuram, os referenciais se escondem.

A besta reescreve biografias, reputações, reavalia caráteres, pois é um teste de estresse, no qual muitos grandes se apequenam, e alguns pequenos se agigantam.

A besta passa imperial, despejando fogos pelas ventas e farejando de longe o cheiro do medo. Os medrosos, ela espanta com seus uivos. Os que resistem, ela ataca, rasga reputações, destrói histórias, promove grandes orgias públicas expondo os recalcitrantes em praça pública.

É só conferir o que está acontecendo com advogados que ousam criticar a operação. Ou o que irá acontecer com a esposa do publicitário João Santana que, algemada, ousou dizer que não baixará a cabeça. Como não? Será isolada, a prisão será prorrogada, mensagens pessoais serão divulgadas, sua vida será devassada até que baixe a cabeça. Esse Deus vingador não admite esses arroubos.

No Brasil, a besta intimidou até donos de grandes biografias, como o Ministro Luís  Roberto Barroso.

***

A pior parte da história é que a besta não resolve problemas econômicos. E não quer abrir mão do protagonismo político. Há uma crise perigosíssima no horizonte. A cada tentativa da presidente de avançar em um acordo com o Congresso ou com a sociedade civil, a besta irrompe de Curitiba e promove um novo festival de factoides, paralisando completamente o discurso público.

***

Nesse clima irracional, há a desmoralização total dos partidos políticos, do PT ao PSDB. Nas últimas pesquisas de opinião, o único segmento que cresceu foi o dos anti-petistas – denominação para os que querem a volta dos militares e acham que os terroristas árabes vão invadir o Brasil. Hoje em dia, tem 18% da opinião pública, mais do que qualquer outro partido.

***

Não se sabe até onde irá essa loucura coletiva.

Resta o consolo de saber que, mesmo impotentes, ainda existem juízes que colocam suas convicções acima do medo.

Salve Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello.

Luis Nassif

126 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém poderia dar maiores detalhes

    “É o que explica o caso das informações sobre a Globo, enviadas pelo FBI, estarem paradas há um ano nas mãos de uma juíza de primeira instância”

    Sobre este parágrafo alguém poderia dar maiores detalhes sobre o quê se trata?

    Grato

    1. É a venda de direito de

      É a venda de direito de transmissão dos jogos da Copa do Mundo. A FBI apurou que houve corrupção na transação entre a Fifa, CBF e a emissora que comprou os direitos. No relatório da FBI não está escrito Rede Globo, mas precisa?

      E olha que o Nassif não citou a mansão de Paraty, dos Marinho, mas que está em nome de uma empresa de fachada criada pela Mossak Fonseca, que os próprios investigadores da lava a jato alardearam ser uma usina de lavar de dinheiro.

      Isso quando queriam pegar o Lula através do ap de Guarujá. Depois que apareceu a Globo na bagunça, o Moro, o implacável, mandou soltar os presos na operação triplex

  2. A loucura coletiva emana do povo.

    Voltoà pergunta… a de sempre.

    Ao invés de veicular texto que vai encher a área de comentários de gente tão indignada quanto impotente …

    Ao invés de veicular texto que vai encher a área de comentários de catarse …

    Não seria melhor veicular texto conclamando a uma reação uníssona e pacífica com vistas às eleições parlamentares daqui a três anos ?

    Vou repetir…

    Não seria melhor veicular texto conclamando a uma reação uníssona e pacífica com vistas às eleições parlamentares daqui a três anos ?

    —————————————–

    Se a internet permite-nos a revolução… que a façamos.

    Voto de legenda para deputado e senador e voto livre para a presidência, com coligação automática em caso de segundo turno.

    Faltam três anos… dá tempo de mobilizar toda a nação em torno disso.

    O que é melhor, unir a ala progressista enquanto há tempo ou permitir que a tragédia congressual de 2014 se repita ?

    O pior dos piores inimigos é a ignorância política. É ela quem permite que não haja a regulamentação da mídia.

    É a mídia que alimenta sanhas oportunistas…

    É a mídia quem age para perpetuar a ignorância política entre os nossos concidadãos…

    Precisamos de disputar o Congresso Nacional.

    ————————————————

    Ou eu estou aqui escrevendo algo descabido e sem sentido ?

    =======================================

     

     

    1. Gostaria de complementar

      Tenho certeza que somos alguns milhões que pensam como você Sérgio.

      Se esses milhões cancelarem suas assinaturas de Net, Sky, Veja, FSP, OESP, Globo, UOL e boicotarem tudo que vem da grande mídia, isso vai causar um efeito que será sentido pelos golpistas.

      Digam NÃO!

      Eu não assisto Globo, SBT, Band, etc., etc. Não assino TV paga. Não sei (e não ligo para) o que passa no JN, Globo News, etc. Não compro nada veiculado pelas empresas dessas oligarquias.

      Quando ligam em casa oferecendo assinaturas de jornais, digo para a pessoa que não concordo com a linha editorial desses veículos.

       

      1. Deveríamos boicotar não

        Deveríamos boicotar não apenas a máfia midiática mas também os seus patrocinadores .

        Que tal utilizarmos o SAC (0800) dessas empresas para afirmarmos que não compraremos mais seus produtos enquanto eles continuarem a patrocinar programas e telejornais da GRoubo News, Rádio GRoubo, TV GRoubo, TV BAND, Jovem Pan etc… ?

         

          1. Relação de empresas que ajudam o jornalismo de progama de tv

            a) Patrocinadores no Jornal Nacional e outros da Rede GRoubo

            Carrefour = SAC 08007096200

            Friboi = E-mail [email protected]

            Sadia = SAC 08007028800

            Itaú = SAC 08005700011

            Ambev (brahma, skol) = SAC 08007250001

            Banco do Brasil = SAC 08007295678

            CEF = SAC 08007216268

            Se dezenas de milhares potenciais consumidores protestarem através do SAC as empresas meditarão antes de utilizarem estes veículos para propagandearem seus produtos .

            No mínimo as empresas barganharão novos preços para pagarem aos veículos mafiosos .

             

      2. Eis aí um cidadão com uma ideia factível.

        Prezado  Airam.

        Faça campanha pela sua ideia e convoque-me a fazer junto com você.

        Vamos trocar as nossas conveniências umbilicais pelo amor ( de verdade )  ao Brasil.

        Tô com você.

        [email protected]

        Não fique constrangido em manter contato e conspirar pela democracia.

        Tenho um grupo de 106 pessoas já formado.

        Coloque as suas ideias lá e chame-os a participar.

        Reclamar não  resolve nada.. Há meios de reagir.

        .

         

    2. Perfeito.
      Ou seria “reserva de mercado do PT”, sua responsabilidade exclusiva e intransferível, promover a “educação cidadã” (*)?

      Concordo Sergio. Discussões cansativas: desqualificam, mas não propõem. Demonizam mas não estabelecem possíveis soluções.

      Sua ponderação tem sido um alento. Obrigada.

      (*) desculpem o termo, não há nenhuma arrogância nele; só me faltou algo melhor no momento.

  3. As vezes dá vontade de ser ignorante e não entender…

    As vezes dá vontade de ser ignorante e não entender absolutamente nada do que está acontecendo. Nessas horas tenho inveja dos hipócritas e medíocres que tem tanta certezas e convicções na hora de acompanhar o estouro da manada.

  4. salve quem?

    nassif, menos. os melo do supremo são diretamente responsáveis pelo que acontece atualmente. a caixa de pandora foi aberta com o julgamento do mensalão da maneira como foi feito. nas palavras do advogado kakay ‘aqueles dois’ votaram contra tudo o que haviam votado antes. aqueles dois eram os melo, que ‘esqueceram’ sua postura tradicionalmente garantista. o celso virou meme no jornal nacional ao pedir punição ao dirceu com todos os rigores da república. olha aí no que é que deu.

  5. Não, Nassif, a besta na verdade foi alimentada por Lula

    Isso através do discurso de dividir o país entre ricos e pobres, sudeste versus nordeste, etc. Esse foi o discurso de Lula desde que apareceu a primeira crítica a qualquer assunto referente ao seu governo. Como nessa semana estamos falando de Umberto Eco, seria interessante utilizar o excelente ferramental por ele criado para desconstruir o discurso de dividir a sociedade que o governo e o PT adotaram desde sempre. Estamos aí vendo os efeitos nefastos disso. Temos agora uma esquerda ignorante e uma direita ignorante brigando para ver quem grita mais alto. No mais, sobre problemas econômicos, eles seriam resolvidos se fossem jogadas no lixo a imbecilidade de indexar a economia e achar que o estado pode torrar dinheiro público como der na telha. Isso para não falar nas intervenções políticas em estatais, os empréstimos públicos a empresas gigantes que poderiam captar facilmente no mercado, etc. Além das reformas, claro, que deveriam ter sido feito 10 anos atrás caso o governo tivesse um mínimo de visão de longo prazo e um mínimo de previdência para com o futuro do país. O problema é que, para tanto, os desenvolvimentistas teriam que deixar de viver na década de 50 para começarem a tentar entender o século XXI. Só que talvez isso seja pedir demais…

    1. Num Páis de mentalidade

      Num Páis de mentalidade escravocrata, a sua cabecinha lhe diz que Lula e o PT inventaram a luta de classes.

      Independente do PT no governo ou não, quero ver o que farão para conter as demandas sociais, o bicho vai pegar.

      1. Paulo

        Você pode adotar o discurso marxista quando está no DCE de alguma faculdade ou em ambientes similares. Mas quando se está na presidência da república, fomentar a divisão do país é uma IRRESPONSABILIDADE. Ainda mais quando esse recurso é utilizado tão somente para criar cortina de fumaça em torno de corrupção braba e incompentência geral na política econômica.

        1. A verdadeira divisão do País

          A verdadeira divisão do País é a infame concentração de renda na mãos de uma casta que governou o Brasil durante 500 anos.

          Vocês não gostam do PT porque sempre denunciou essa indignidade e chegando ao governo tratou de elevar a renda dos mais pobres.

          1. A casta que você menciona é aliada do PT, Paulo

            Pare de viver em um mundo de fantasias. O PT é aliado ao que há de mais podre no país. Além disso, programas sociais são necessários, mas não adiantam se você na sequência destrói a economia do país com um desenvolvimentismo tosco. O problema é que quem alertava para isso era chamado de direitista e de golpista. Todos nós queremos diminuir a desigualdade, o PT não tem o monopólio das boas intenções meu caro.

          2. E nada como começar a tal da “justiça social”…

            … dentro de casa né?

            Silvinho do PT foi um dos primeiros a sair da pobreza! E não consta que com a crise tenha voltado para ela…

            Pra frente, Sucupira!

  6. Já era.
    É destino histórico.

    Já era.

    É destino histórico. Nossas raizes coloniais faz com que não saibamos viver sem um império que nos domine. Uma elite iletrada, traidora da pátria e o apartheid social está na raiz  desse eterno regresso ao vácuo. Não temos patriotismo e nem sentido de nação. 

    E eu nunca votei tão errado como na última eleição. Porém, em meu favor alego que não tinha alternativa. Dilma, com seu purismo egoista, sua perseguição às tapiocas para manter sua biografia,  é responsável pela metade do retrocesso político e judicial em que estamos. 

    Juro, que tem hora que penso que Dilma é quinta coluna e só entrou no governo para acabar com o PT. E continuo afirmando:o PT é o melhor partido político que já surgiu neste país. Por isso a perseguição. 

    E Moro, Janot e seu ministério público de ditadores lesa pátria,   Gilmar Mendes e sua caterva de canalhas dos altos tribunais são vermes que rastejam para farejar o roubo da nossa nação e nossa cidadania em troca de depósitos em paraísos fiscais.

    1. Vera, você critica, mas não diz o que Dilma faria .

      Muito bem…

      Você faz parte do clube dos indignados e culpa a presidenta Dilma.

      Mas, como  muitos outros tantos indignados da nação, vem à área de comentários, critica e não põe nada no lugar.

      Diga-nos em detalhes, porque Dilma é culpada pelo que se passa.

      O que ela poderia ter feito ?

      Trocar o ministro da justiça por um incendiário ?

      O confronto interessa ?

      Levando em conta a história do Brasil, quando foi que o confronto interessou ?

      O que você mesma, Vera, tem feito ?

      Aguardamos a sua resposta ( sem demonstrações de indignação, por favor) .

      1. Atribuo a ela 50% da culpa.

        Atribuo a ela 50% da culpa. Ela sempre pensou em si mesma, nunca fez o enfrentamento necessário ao golpe da república do parana. Desde a ação do mensalão, Dilma esteve junto com os algozes no “eu acuso”. No golpe da república do paraná é a mesma. So defendeu o Lula depois de um encontro em que foi cobrada em São Paulo. 

        Eu pergunto: onde estão os enquadramentos a Polícia Federal que cabe ao governo federal? Onde está a Abin para encontrar os rabos dos envolvidos no golpe contra a nação? Onde está a Abin para encontrar os rabos dos que atentam contra as empresas brasileiras? Onde está a ação do governo contra a ofshore que opera para os Marinhos na mesma sala o Paulo Robwerto Costa? Onde está a ação do governo para apurar as falcatruas denunciadas pela Miriam Dutra? Onde esta o governo para cortar as verbas da imprensa que está promovendo o golpe?

        Dilma esta no poder, tem obrigação de defender o país, suas riquezas, suas empresas e sua normalidade institucional. 

        O medo do enfrentamento e a covardia é tamanha que  é Dilma, uma presidente honesta, que vai sair do governo com a pecha de corrupta. 

        1. Você quer uma delegada de polícia . Dilma é presidenta.

          O Poder Executivo não pode investigar nada.

          A questão da Polícia Federal já foi posta e está pacificada. O Poder Executivo nada pode fazer em relação à convicção ideológica de cada um.  Não há meios de coibir essa questão sem desestabilizar todo o país.

          Entenda… o governo é de coalizão e a população elegeu um Congresso de colisão.

          A Dilma defende o país como  nenhum outro presidente.

          Não dá para fazer confronto.

          Por favor entenda… a questão está no Congresso eleito pela população.

          Demonstrações de indignação e de revolta, sem o devido conhecimento dos fatos, não contribui para o debate em torno de soluções.

          Quanto à ABIN nada se pode afirmar, porque , por definição, o trabalho da agência é sigiloso.

          Mas, fica aqui a pergunta…

          Perella , Aécio, Moro, Cunha e Gilmar têm usado telefone celular sem qualquer preocupação ?

          Você tem conhecimento sobre o que escreve ?

          Dilma não cai.

          Troque a sua raiva por ajuda.

          Valeu.

          =============================================

          1. Não, não quero uma delegada

            Não, não quero uma delegada de polícia. Quero uma presidente que exerça as suas prerrogativas de comando e que seja informada do que que nos subterraneos do poder. Os que estão quebrando o Brasil,como vermes,  agem nos subterraneos. É preciso usar o poder, cavar e encontra-los.

          2. Você não tem resposta.

            Foi confirmado , mais uma vez, que os indignados da nação tornam-se evasivos.

            Os indignados não têm respostas ao atribuirem à presidenta Dilma parcela de culpa.

            —————-

            Você escreveu:

            “Quero uma presidente que exerça as suas prerrogativas de comando e que seja informada do que que nos subterraneos do poder” .

            E eu pergunto:

            Você tem alguma fonte confiável se Dilma é ou não é bem informada ?

            Você realmente pode escrever que a presidenta não exerce as suas prerrogativas de poder ?

            De onde você tirou isso ?

            —————-

            Vera, será que você faz ideia do que seja a presidência da República, ou você está se deixando levar pelo discurso descontrutivo ?

            A presidência conta com um verdadeiro arsenal .

            A presidência, por questões de segurança nacional, é um dos órgãos mais poderosos deste país.

            —————

            Dilma é uma das pessoas mais bem informada e mais bem assessorada do mundo e está correta ao não  permitir confrontos, porque tem muito a fazer dentro da legalidade.

            Dilma opera com o Congresso que a população deu a ela.

            O presidente não pode tudo.

            As ações do presidente dependem do Congresso. Que foi eleito pela população e que também é governo.

            Por favor, Vera… procure amadurecer politicamente.

            Dilma não cai.

            =======================================

          3. O problema da Dilma não é só

            O problema da Dilma não é só o Congresso. O problema da Dilma é o egoismo e o autoritarismo que a faz exercer o poder para a imagem que construiu para si mesma e não ouvir as bases. Você votou na Dilma e eu também.  Que absurdo foi aquele de nos passar um programa de governo e eleita, assumir o programa do Aécio com o BC oferecendo juros de badeja para o “mercado”. Há quanto tempo se fala da patetice do seu ministro da justiça? E a sua contenção de despesas mas distribuição de verbas sem critério para a grande mídia? E a Lei dos Médios que ela sentou em cima enquanto nos mandava “mudar de canal”? Veja o quanto essas atitudes da presidente tem a ver com a crise que temos hoje.

            Ela quis a glória de ser presidente, não quis? Pois tem a obrigação de se cercar de bons auxiliares e fazer sumir aqueles que não trabalham. E principalmente ouvir e governar para quem votou nela. Não para as miriaans leitão, cristianas lobos e as lo pretes. 

             

          4. E a besta?

            Vera, com esta besta de mídia + juiz + nazismo nos destroçando e você atira nos seus, colocando a culpa neles, ou nela? É hora disso? Em público e para a alegria da besta?

            Outra coisa importante: nisso eu nem concordo com você.

          5. Egoísta? Caramba, Vera. Essa

            Egoísta? Caramba, Vera. Essa mulher arriscou a vida pelo país. Como assim, egoísta? Pessoal, eu tô chocada com os comentário que tenho lido pelas redes sociais. Tudo é culpa da Dilma. A gente precisa amadurecer. Dilma não é mãe de ninguém.  Ah mas o Pré-Sal… E daí? Quem foi que elegeu esse senado? Foi a Dilma? ah mas a Dilma podia… Não! A Dilma não podia nada. O Congresso está lá no mesmo lugar de sempre. Se os bravateiros estão incomodados que vão prá lá cercar o Congresso em vez de ficar se escondendo debaixo da saia de Dilma. KD A FUP, CUT, MST, partidos todos de esquerda Estudantes, pessoal da saúde, educação…. todo mundo vai perder muito mas é mais fácil ficar aqui reclamando da Dilma. Ora, ela é que dve estar reclamando da gente que só fica chiando e não faz nada. Bora apertat esse congresso, chutar o Cunha e torcer pro pessoal ter aprendido a lição com essa merda de congresso.

          6. Genoino e Dirceu também

            Genoino e Dirceu também arriscaram a vida pelo país e quando foram vítimas de um processo obsceno (Dirceu ainda é) Dilma não teve um gesto de solidariedade. De um líderança corajosa se espera a firmeza de se contrapor a massa em defesa de pessoas injustiçadas e do cumprimento das leis do pais. Se omitiu porque tinha altos niveis de aprovação e pouco lhe importou quem trabalhou o projeto de governo que naquele momento era vitorioso.

            E a Dilma tem que ser criticada sim. O embate, que na rua cabe a população, em nível de governo tem que ser feito por ela. Se seus auxiliares são covardes, que os troque. Você viu algum processo da Dilma contra a Veja da eleição? Ao contrário, ela condenou os estudantes que jogaram lixo na frente da Abril. O mesmo se dá com outros veículos, como a Folha que publicou um ficha falsa dela e cujo dono emprestou caminhonete para transportes de presos para a tortura e da qual ela prestigiou a festa de aniversário. E a Globo onde ela teve o desplante de se apresentar fritando ovo e despejou milhões de reais para sustentar uma equipe de jornalismo que desde sempre trabalhou para o golpe que agora estamos assistindo. Quem transformou o Moro em herói? Foi a imprensa da qual ela se recusou a fazer um lei dos meios quando isso era possível.

            Em  compensação você viu a Dilma no evento de premiação da Carta Capital do Mino Carta? Logo depois de eleita ela preferiu antecipar uma viagem para a Austrália para não pestigiar o Mino. Você viu qual a verba que o Mino recebeu do governo? Compare com a de outras revistas.

          7. Desculpe caro Gouveia,

            Desculpe caro Gouveia, gostaria muito de concordar contigo, mas está dificil. A presidenta não pode tudo, mas pode alguma coisa. A PF é subordinada ao governo. O delegado, pode como cidadão, ter sua ideologia, mas como funcionário público não pode fazer proselitismo político e muito menos ofender a sua chefe maior.

            Foi isso o que fizeram os delegados da lava a jato na eleição passada. Era caso para afastamento. O governo tinha autoridade para tal. E condições, pois acabara de vencer a eleição.

            E depois houveram inúmeros ilegalidades cometidas pela PF de Curitiba que mereceram vista grossa do Cardozo. Isso foi como uma carta branca. Daí partiram para perseguiçao ao Lula e ao PT sem parcimonia. 

            O auge veio agora no episódio em que vazaram para o pig a suspeita de que a Odebretch construiu o Instituto Lula, que funciona num casarão que era do PT desde 1991! Nem sequer fizeram a mais óbvia checagem!!

            É caso para afastar o delegado, e o governo tem poder para isso. O pig vai chiar? Dane-se, vai chiar de qualquer forma.

            Há uma enorme meio-termo entre ser incendiário ou omisso. Não acho que se deva botar um militante partidário tipo Itagiba do FHC. Mas alguém que assiste com cara de paisagem, seus, em tese, subordinados conspirar contra seu partido, sua maior liderança, e claro o governo????!!!!!!

            Dito isso, caro Gouveia, estarei em todas o atos contra o golpe. Estive nos daqui do Rio e se preciso for, vou a Curitiba. Mas gostaria que o governo fizesse sua parte. se a presidenta não pode tudo, muito menos nós.   

          8. Quero acalmar você. O governo é ativo.

            Juliano,

            O governo não é perfeito, mas é o melhor que República teve até hoje.

            Melhor que o do Lula.

            O governo é ativo e qualquer indignação provém da vontade que cada um tem de acabar com a farrra da mídia.

            É a mídia que está por trás de tudo isso.

            Agora, eu pergunto a você.

            Por que a oposição age unida … juntinha … em bloco … e nós não ?

            O que você acha da camapanha pelo voto consciente ao Parlamento.

            Estamos a três anos da eleição.

            Dá tempo.

            Pois que eu lhe peço para analisar a proposta, deixar o desejo de atingir o ótimo , deixar a preguiça de lado  e trabalhar duro pelo  voto de legenda para deputado e senador e voto livre à presidência, com coligação automática em caso de segundo turno.

            Trabalhar na solução é bem melhor do reclamar sem ter todas as informações do que se passa, concorda ?

            [email protected]

            —————————————————-

          9. Governo ativo, Sergio? Nesse

            Governo ativo, Sergio? Nesse momento estão entregando o pré sal no congresso. Ou Dilma é cúmplice ou é omissa. O senador Lindenberg Farias deu uma entrevista dizendo não saber a posição da presidente sobre o caso. Requião disse que rompe com o governo se não houver nenhuma manifestação mais efetiva. 

            Em contraposição a presidente anuncia com firmeza que vai mexer na aposentadoria dos trabalhadores.

             

             

             

             

             

             

             

          10. O que você quer que Dilma faça ?

            Prezada Vera.

            Você escreveu:

            … “Governo ativo, Sergio? Nesse momento estão entregando o pré sal no congresso. Ou Dilma é cúmplice ou é omissa”…

            Nem uma coisa, nem outra. 

            O Congresso Nacional tem autonomia e um Poder não deve interferir em outro Poder.

            O Congresso que pretende entregar o pré-sal foi eleito pela população.

            É a democracia. Você é contra a democracia ?

            Dilma deveria fazer algum pronunciamento contra a democracia ?

            Afinal, Vera… Você seria capaz de responder às perguntas, ao invés de apenas ficar indignada ?

            Você não debate de forma propositiva… apenas critica.

          11. Para com esse republicanismo

            Para com esse republicanismo de enciclopédia. O Judiciário está derrubando o governo da Dilma e um poder não pode interferir com o outro? É briga de cachorro bravo  e quando a causa é maior tudo tem que ser feito. Lembra do Lincoln na questão da libertação dos escravos. O que ficou para a história? O deputado cooptado ou a causa da abolição da escravidão?

            Na entrega da Petrobrás o caso é tão grave quanto. Diz respeito a melhores condições de vida para a população mais carente do país. Diz respeito a melhor educação. Diz respeito a soberania.

            Porque a Dilma não vai na tv e explica para a populaçao a traição que estão fazendo ao país. O governo não tem mais nada a perder. E tem tudo para lutar. E se cair, cair de pé.  E tem muito a esclarecer para as pessoas que são desinformadas pelos meios de comunicação sustentados pelo governo. Vai todo o dia para o tv que as batedoras de panela vão ficar cansadas.

          12. sinto o mesmo,

            sinto o mesmo, sergio…

            acusações ´só municiam o adversário e, portanto, beneficiam-no…

            como já disse em outros comentários, sintetixo:

            soluções,

            não delusões..

          13. É a propria Dilma que municia

            É a propria Dilma que municia o adversário com seu republicanismo. Não mostrar autoridade transformou a Polícia Federal em polícia política. 

        2. Medo e covardia???? Dilma????

          Medo e covardia???? Dilma???? Estamos falando da mesma mulher?

          Querem que Dilma parta pra um tal de enfrentamento mas não se sabe ne com quem. Os movimentos sociais se tivessem, minimamente, antenados já teriam feito um estardalhaço na AP $&) que foi qdo isso tudo começou e era evidente  ou deveria ser pra qq militante. Aquelas condenações seriam o nosso menor problema e à época isso já era muito claro. Nada… Depois vieram as tais jornadas, queremos mudança! cercaram o Congresso, detonaram Assembleias legislativas e câmaras de vereadores. Ninguém os representava e tb ninguém os liderava ou respondia pelo movimento sem cara ( o que `época tb alertavamos era uma garantia para evitar cobranças futuras ) enfim, nada prestava, MENOS O JUDICIÁRIO e o Midiático que foram, escancaradamente poupados, sabe-se lá pq.. Chegaram as portas da Globo em SP e voltaram. Pra não pegar mal ainda jogaram uma” bomba na casa do Roberto Marinho”, estrume na porta mas nada comparado ao que fizeram nas representações. o alvo era o PT, sempre, em SP chegou a ficar ridículo de tão escancarado.  A sede de mudança, era qq cisa MENOS PT e que nos deu o pior legislativo de todos os tempos. O Judiciário e o Midiátco já estavam na perseguição desde 2003 faltava trazer o legislativo pra o grupo dos Anti. O Congresso foi eleito, nos moldes anti-Dilma/PT. Agora fica essa histeria exigindo que Dilma parta pro enfrentamento com o rolo de macarrão. Tallvez esperem que a comandante em Chefe das Forças Armadas prenda Moro, Cunha, feche o Congresso,e liberte todos os presos, ilegalmente. casse a concess~so da Globo e ocupe todas as instalações. Lembrando que a PF é corporação armada e o tráfico de drogas comandado por figurões da direita, tem um exército em cada capital desse país. Tô achando todo mundo muito animado pra criticar e fazer exigências mas ideia que é bom, nada. Ok. Tira o Cardozo e coloca o Ciro Gomes ou o Requião e vamos pro pau, de uma vez. Acho ótimo, se todos estiverem conscientes das consequências disso pq, por muito menos, qdo a primavera brasileira fez seu ensaio, a maioria não gostou.  Fico me perguntando o que as pessoas que exigem um enfrentamento imaginam que seja. O que seria o enfrentamento?

          1. Briga de Comadre

            Cristiana,

            concordo contigo em gênero, número e grau.

            Tem um viés de argumentação agitando o blog que remete a briga entre vizinhas. Ofendidas, colocam as mãos nas cadeiras, dedos em riste, dizem umas às outras: “você é chata, teu cachorro late alto, vazou água da tua área na minha varanda, teu filho rabiscou o elevador”. Ai, ai, ai…  E se o marido de uma olhou para a outra, aí é o caos!

            Se Dilma sair um milímetro que seja de suas atribuições constitucionais, seremos enfim uma Ditadura Comunista!

            Não somos uma ilha e nem um rebanho de cordeirinhos. Forças poderosas estão envolvidas em tudo que tem acontecido e atitudes temerárias e suicidas só resultam em destruição e precipitação de contextos dolorosos.

            Quando não havia ainda marola perto do que vemos hoje eu já dizia: Dilma não será o que desejamos, nem no tempo que queremos. Quem a pôs lá – muitos de nós – sabia disso.

            Estou desolada com o que está acontecendo e já me exasperei com a atitude da Presidente, mas jamais atribui a ela qualquer desabono, porque não é o caso. Não falta inteligência a uma pessoa simplesmente porque ela não vê como eu, ou não age como eu agiria. Se fosse assim, podería ser questionada se não é a mim que falta então a inteligência esperada.

            Tenho acompanhado o “debate” e concordamos em quase tudo, o que me exime de estar repetindo teus pertinentes argumentos.

            Excelente. Obrigada.

            Sergio Gouvea também tem trazido uma ponderação balsâmica neste momento tão infeliz das nossas vidas. Aproveito para agradecê-lo também.

            Anna.

             

          2. Briga de comadres,Anna. É

            Briga de comadres,Anna. É isso mesmo que está parecendo.  Sei lá o que houve. Começou anteontem no FB essa doideira. Do nada, a Dilma virou culpada por tudo.  Militante embarcar numa dessas é inaceitável. QQ onda que se levante do nada já acende meu alerta vermelho. Vamos em frente. Vai dar tudo certo. Ela pra cair vai ter que ser derrubada e ” muito derrubada”. Confio na Dilma. Ela fica até 2018 e,creio que para isso Lula tenha escolhido Dilma, guardar o lugar até a próxima pq outro qq não aguentaria segurar nem por 3 meses.

          3. Qual é, Ana? Engrossando

            Qual é, Ana? Engrossando argumentos machistas de que quando mulher discute é briga de comadres?

          4. Vera, te acalma.
            Não estou engrossando nada, ainda.

            Para começar eu, em nenhum momento, restringi minha crítica às mulheres. Pode ir ao meu comentário e você vai verificar que generalizei.

            Não sou machista, mas não sou panfletária nem feminista de “baixo Leblon” (para ficar na minha cidade). E para ficar claro não estou dizendo que você é.

            Estou fora desse viés de discussão. Não concordo inclusive com algumas posturas do blogueiro em relação a Dilma, mas este terreno é pantanoso. Evito. É meu direito, certo?

            Mas já que você se incomodou, rola a tela. Tem um bom par de horas que você está debatendo com o Sergio Gouvea e a Cristiana e está, sim, a meu ver, um tanto exaltada em sua expressão. Nada demais já que a situação é realmente crítica. Estranhei desde o princípio porque você é via de regra ponderada.

            A Cristiana mesmo estranhou o teor dos comentários em geral.

            Para ser sincera, eu também. Está parecendo que no momento em que Dilma precisa de apoio, os apoiadores ficaram um pouco evasivos. Isto é ruim para todos nós, não só para ela.

            Que fique claro, não me referi somente a você e muito menos às mulheres; tão minoritárias que são nas discussões do blog nem poderia. Estão todos muito exaltados. Eu estou muito triste.

            Te acalma. Não tem ninguém te desafiando. Ao contrário; os comentários tem apenas tentado ponderar com você.

            Espero ter esclarecido.

          5. Esclareceu, Ana. Mas fico

            Esclareceu, Ana. Mas fico exasperada ao ver o Brasil afundar desse jeito. Hoje estão entregando o pré sal e o governo fica inerte. Não tem que ter medo de batedor de panela. Tem que vir pra tv e explicar o que está sendo feito com o país. Antes tinha que vir com mais força para defender os acordos de leniência e as empresas nacionais. E em todos os atos do governo, já que a imprensa a boicota, tinha que falar direto com a população. É preciso explicar para a população o que significa para o país essa operação Lava Jato que só vai acabar quando derrubar o governo e prender o Lula. Enfim, é melhor sair do governo como lutadora do que omissa.

            Perdido por um, perdido por mil porque eu ja cansei de perder por wo.

          6. O modelo é de coalizão e o povo deu um Congresso de colisão.

            …” A sede de mudança, era qq cisa MENOS PT e que nos deu o pior legislativo de todos os tempos “…

            Percebo pessoas altamente indignadas, culpando a presidenta Dilma sem mesmo saberem quais são as atribuições e os limites da presidência da república.

            Por isso, convido você a participar de campanha pela conscientizaçãodo voto ao Parlamento.

            [email protected]

      2. O Zé é só o caso mais estarrecedor.

        Não bastaria só nomear um Ministro da Justuça. Mas já teria ajudado muito. Faltou assumir o mandato recebido nas urnas. Assumir o mandato é não nomear o Levy do Trabuco. É não colocar o Chinaglia para legirimar a ascenção do Cunha na Presiddência da Camara. É não fazer bagunça em secretarias e ministerios porque a mídia acusa de o Governo ter 39 ministérios. É colocar um articulador político na casa civil com alguma capacidade de se comunicar com as lideranças políticas em melhores condições que nunca teve o Mercadante. É entender que a Presidência da República é uma instituição supra ultra pessoal e que não adianta preservar a Dilma e desandar a instituição. E, finalmente, entre tantas outras estranhezas, assumir o mandato é defender partidos e aliados e não terr medo de aparecer na mídia el enfrentar paneleiros lobotomizados. E, ACIMA DE TUDO, é não se omitir no debate da DESTRUIÇÃO DA PETROBRAS, cuja construção e viabilização custaram muito suor e sange do povo brasileiro. Quem nao sabe brincar, não desce pro PLAY GROUND.

    2. “E Moro, Janot e seu

      “E Moro, Janot e seu ministério público de ditadores lesa pátria,   Gilmar Mendes e sua caterva de canalhas dos altos tribunais são vermes que rastejam para farejar o roubo da nossa nação e nossa cidadania em troca de depósitos em paraísos fiscais.” Você não tem vergonha de escrever essas coisas sabendo que seus ídolos e suas contas ilegais no exterior é que estão sendo desmascarados diariamente? Quanto te pagam pelo serviço?

      1. Qual é conta do José Dirceu

        Qual é conta do José Dirceu que eles encontraram no exterior? Qual é a conta do Vaccari? Qual é a conta do Lula? Qual é a conta da Dilma? Moro, procuradores messianicos e policia política federal do paraná mesmo chafurdando na lama do lago nadam os patos da D. Marisa não conseguiram encontrar nada que os encriminasse. Só delação premiada sem prova.

        Só pra tem lembrar a Miriam Dutra tem provas das contas do FHC no exterior. Janot está sentado em cima de uma conta de milhões dólares enviados ao exterior pela família do Aécio. E na triplo x foram procurar o Lula, encontraram os donos da Globo (e outros que não sabemos) e soltaram todo mundo rapidinho. O Delcidio, que nunca PT, fez o percurso inverso das delações: deu a entender que conhecia a rapinagem do cunhado e operador do Serra, Gregório Preciado e foi libertado rapidinho.

        Planaltina? Sei. Tá trabalhando pra quem? 

  7. A única loucura…

    … é do coletivo que faz “o diabo” para defender o indefensável.

    Veja, até Barroso, “o ilibado” entra na dança, pulando, descaradamente, pedaço de texto que não lhe interessa na defesa de um ponto de vista absurdo, por ocasião da análise do rito do impeachment pelo STF.

    O projeto de poder do PT acabou. Resta saber se há tempo de salvar o país da hecatombe econômica, em cuja árvore genealógica dá pra encontrar os nomes Roussef, Barbosa, Tombini, Coutinho, entre muitos outros – que sempre foram contra o Plano Real (não dá para apagar a história, pelo menos não nas democracias…).

    Dia 13, as ruas serão tomadas pelos sãos: aqueles que estão pagando a conta das experiências keynesianas e dos projetos políticos pilantras. Dia 13 começaremos, de verdade, a luta para resgatar uma moeda e uma idéia de nação.

  8. Pelo que li até aqui. no dia

    Pelo que li até aqui. no dia de hoje, Nassif, inclusive pelo  seu texto, uma constatação extarrecedora: O golpe é possível e estyá próximo; por subterfúgios do TSE ou impitiman através do Congresso, o que sair primeiro.A leitura que se faz da passividade da Presidenta Dilma é de conformismo com o resultado dessa manobra. Ou seria de alivio?   

  9.  “A economia e a dominância

     

    A economia e a dominância jurídica

    buenos

    tá de bom tamanho a refrega engenharia reversa da dominância atroz refresco no do outro… pra cima desta atividade humana, a economia e seus áulicos apóstolos, que se quer que se acha se sente ciência e filosofia – a sagrada economia dominante enxerida em todos os escaninhos da vida planetária – quando não passa, à luz no fim do túnel da verdade verdadeira, de charlatanismo místico,  jogo de azar, pregação religiosa, lavagem cerebral, adivinhação e quiromancia, promessa de felicidade, neurolinguística e autoajuda, canto de sereia pra boi dormir…

    morte súbita à economia! 

    que seja o porvir da nação brasileira a ordem jurídica kantiana:

    o céu estrelado acima de mim e a lei moral dentro de mim

     

  10. Como disse Chauí: 1964 será

    Como disse Chauí: 1964 será algo muito simples comparado à atual aliança entre oligopólio midiático, oposição e aparelho judiciário.

  11. Teori seria o ministro que

    Teori seria o ministro que impediria essa situação. Com ele, estão os processos da LavaJato. Mas foi ele, contudo, o grande protagonista, ao sancionar todos os atos  de Moro. Pior, ao propor e fazer acontecer  a prisão de Delcídio e ser o condutor do voto que extinguiu a situação de inocência até o trânsito em julgado de qualquer acusado. 

    De outro lado, uma presidenta da república preocupada simplesmente em cuidar do quanto será imaculada a sua biografia. Preocupada em se garantir no governo a todo custo, mesmo tendo perdido o tesão de fazer um governo que cumpra minimamente seus compromissos de campanha (se algum dia teve). 

    1. Teori trabalha no instituto

      Teori trabalha no instituto do Gilmar Mendes. Já foi cooptado.

      O que leva um ministro do Supremo ser empregado de outro?

  12. Guerra Total

    “A guerra é a continuação da política por outros meios”. Carl Von Clausewitz. No caso do Brasil, os outros meios são os jurídicos-burocráticos e não os milicos-burocráticos.

    Nós, acreditem ou não, estamos em guerra. Sempre estivemos numa escala menor. A burocracia havia decretado guerra ao progresso, à inovação, ao empreendedorismo, aos micro e médios empresários. De um lado os formalismos do sistema jurídico-burocrático, cartórios, tribunais, policiais fazendo blitz contra famílias nas estradas. Uma verdadeira invasão da vida privada e uma tentativa de criminalizar e inviabilizar micro e pequenas empresa. Sem contratar um deles, um advogado, você não consegue sobreviver no mundo dos negócios. As empresas contratam policiais aposentados como chefes de vigilância. Os banqueiros contratam ex procuradores como advogados. Nos subúrbios, as milicias, formados por policiais militares, controlam a vida social. Vai contratar um motorista? Contrate um policial aposentado.

    Pois bem, agora, os burocratas iniciaram uma guerra total. Ou guerra absoluta. Conforme, Clausewitz: é o estado da arte da guerra onde o inimigo não consegue reagir. É dizimado. As doutrinas americanas de guerra seguem Clausewitz. Nessa guerra total, o objetivo é mais poder. É mais controle social. Mais dinheiro e privilégios às custas do dinheiro público. Chegando ao limite de declarar guerra aos bilionários brasileiros que participaram de um projeto nacional desenvolvimentista com o partido inimigo.

    Só não acredito que os burocratas o tenha lido Clausewitz. É literatura muito refinada. Na verdade, eu acredito que tem alguém no comando macro das ações da burocracia. Fora ou dentro do Brasil, mas um estrategista. Alguém com portas abertas com o resto do mundo…

     

  13. A economia e a dominância jurídica

    Me desculpe Sr Luis Nassif, mas ser Anti-PT não significa ser a favor de militares de volta ao poder, significa simplesmente o repúdio as formas de governar que arrebentaram nossa economia, transformando o país numa piada global.

    Este seu tipo de comentário, obviamente, também é uma forma de alimentar a intolerância, que fica criando rótulos contra quem pensa diferente de seu ponto de vista.

     

     

     

    1. Compare os indicadores

      Compare os indicadores sociais e econômicos com os governos anteriores, procure o vídeo onde Clinton da um passa moleque em FHC e diga em que momento o Brasil foi piada internacional, em que momento as missões do FMI desembarcavam no País para auditar as contas.

      Você tem todo o direito de não gostar do PT e de seus governos, mas não pelos motivos que elencou, desconfio que seus motivos sejam outros que você não tem coragem de expor.

  14. Essa escumalha de juizes e

    Essa escumalha de juizes e promotores que sempre existiram neste país e cujos objetivos servem para a preservação de espécimes políticos como Cunha e esposa (enquanto prendem a mulher de Santana que tem por hábito TRABALHAR) , FHC, Serra, Alckmin, Renan, Borhausem, Campos, Maias, Jereissatis são cúmplices e beneficiários da corrupção que corroe este país. São pragas portadoras da epidemia da miséria, do subdesenvolvimento, da traição eterna ao Brasil.

  15. Rio de Janeiro, 05.agosto.2016, Abertura das Olimpíadas

    Na Tribuna de Honra, o Presidente da República recém empossado Aécio Neves, o vice-presidente Aloisyo Nunes Ferreira, Luciano Huck e Angélica, Ronaldão e o amigão Alvinho Garnero, Zezé Perrella, Carlos Sampaio, Ronaldo Caiado, etc. 

    Considerem essa possibilidade. 

    1. Olimpíadas?

      Olimpíadas? Rio de Janeiro? Onde fica isso? Em que planeta? Algúem foi ao estádio assistir a copa de futebol 2014? Quando foi mesmo?

    2. Pelo texto do LN a última trincheira

      para evitar isso seriam os ministros Lewandowski e os dois Mello.

      Acho que ferrou!

      Dilma prepare as malas.

      Mimichel não deu certo, você irá junto.

      1. Quem dera que a gente

        Quem dera que a gente dependesse dos dois Mello e Lewandowski.Celso de Mello qdo teve que enfrentar a besta no julgamento dos embargos infringentes saiu-se muito bem, Ministro Lewandowski tratorou a besta e colocou pra correr. Já, Min.MAM não precisa fazer nada, a besta prefere desviar dele. É besta mas não é burra.

        Aposto minhas ficha todas em MAM e Lewan.

      1. Por sua causa perdi a aposta

        Apostei com uma amiga no Facebook, que está monitorando aqui o GGN, que o comentário-provocação iria convocar os escrúpulos do valoroso e diligente Diogo no prazo máximo de 10 minutos, valendo 6 cervejas. Perdi a aposta, foram inadmissíveis e  injustificáveis 18 minutos de demora. E tenho de pagar hoje. Que nunca mais se repita. 

  16. A ECONOMIA E A DOMINANCIA JURÍDICA

    No Brasil a população em especial a classe média precisa sempre de um justiceiro. Nas fases mais recentes, tivemos o ex- Governador de Alagoas Fernando Color, eleito com apoio da Veja e da Globo, considerando que é dono da afiliada da globo em Alagoas, como Caçador de Marajás, servidores públicos, coitados, criminalizados pela mídia. 

    Depois veio o paladino da moral, apoiado pela globo e veja, o Senador Demostenes Torres, depois descobriram que a moral não existia, o assunto morreu.

    Depois vem o paladino da justiça o Ministro Joaquim Barbosa, que condenou todo mundo, alguns sem prova clara, mas a mídia globo e veja em especial estavam apoiando e classe média aplaudindo. Veja apenas um exempo, esse sujeito Marcos Valério, que de fato é um pilantra operador e recursos ilícitos, foi condenado a 37 anos de prisão. Aqui em MG, o goleiro Bruno que mandou esquartejar uma moça, foi condenado a 17 anos de prisão, dá para comparar?

    Agora estamos vendo o novo paladino nacional, um Juiz de Direito, condenando todos, prendendo e de certa forma obrigando a delação, muitos bandidos de fato, mas somente de um lado, quando se toca em outros partidos envolvidos, como, PSDB, Furnas e etc, o assunto morre.

    Vamos deixar de hipocrisia, o financiamento de campanha no País a décadas é motivo de grande corrupção de todos os partidos. Se é para prender vamos cuidar de todos. Mas a mídia não se interessa por isso, quer esconder as verdades, e a justiça vai atrás. Coitado de nosso País.

     

  17. Repondo os conceitos a bom termo

    Não concordo com a decisão do STF mas sou obrigado a escrever para desmistificar o que se está dizendo a respeito da mesma. Foi um retrocesso mas não é o fim do mundo como estão dizendo aqui ou acolá. 

    O STF não aboliu a apelação para a 3ª instância (Recurso Especial junto ao STJ). O que o STF decidiu é que a execução provisória da pena já pode ser feita após a condenação em segunda instância. Ou seja, a pessoa tem todo o direito do mundo de apelar ao STJ (Recurso Especial) e ao próprio STF (Recurso Extraordinário). 

    E mais, a decisão do STF não tem a chamada repercussão geral. Ou seja, os juízes brasileiros não estão obrigados a seguir o entendimento da Suprema Corte. O STF analisou um caso concreto, em sede de Habeas Corpus, e deliberou (efeito Inter Partes). Não há efeito vinculante (Erga Omnes).

    Também é necessário dizer que desde 1941, quando da promulgação do Código de Processo Penal do Estado Novo, até 1973, quando a ditadura militar aprovou a Lei Fleury, o que existia no Brasil era a execução provisória da pena já na primeira instância (salvo no caso de alguns crimes afiançáveis). 

    De 1973 em diante, e até 2009 (passando inclusive pela Carta de 88), o réu podia recorrer da sentença em liberdade mas era permitida a execução provisória da pena – é dizer, a prisão – a partir da condenação em segunda instância.

    Ou seja, durante 36 anos consecutivos – entre 1973 e 2009 – chegando até o final do governo Lula, vigorou um entendimento igual ao que o STF recuperou na semana passada. 

    De modo que se pode criticar abertamente a decisão última do STF a respeito da execução provisória da pena, mas dizer que isto é uma “afronta”, um “autoritarismo” ou coisa que o valha, com todo o respeito, não corresponde aos fatos. 

    O STF na semana passada apenas retomou o seu tradicional entendimento. Ou será que nos idos tempos do governo Lula, entre 2003 e 2009, vivíamos numa ditadura (naquela época vigorava o entendimento que voltou agora a baila). 

    Termino perguntando: existe algum outro país na face da Terra em que a execução da pena de prisão só possa ser feita depois de confirmada em QUATRO instâncias judiciais? Se existe este país, eu desconheço. 

    1. Pois é, procure um juiz em

      Pois é, procure um juiz em 90% dos fóruns deste pais numa sexta feira a tarde e você não encontrará. O da minha região gosta de jogar tênis na sexta a tarde. Porque férias para os cidadãos normais é de 30 dias e dos juizes fica a critério dos mesmos? Converse com qualquer advogado e você saberá que, em 90% dos casos,  quem julga nesse país são os estagiários e os oficiais de gabinete. 

      Porque não há cobrança nenhuma e nem penalidade sobre o andamento dos processos? Porque um advogado não pode perder o prazo e um juiz pode sentar em cima de processos sem serem cobrados (em alguns casos sentam para serem remunerados)? Converse com um advogado e você saberá do tanto protelação de que fazem uso os juizes para não trabalhar?  

      Se os juizes trabalhassem a Justiça seria mais rápida. Isso sem falar nos salários abusivos e bolsas aluguel, estudo para os filhos e demais penduricalhos que permitem dobrar e triplicar salários. O proboSergio Moro ganha 77 mil. Como confiar na classe de juizes que tem por hábito manipular verbas públicas em proveito próprio? A Lei existe para todos e os juizes tem que trabalhar mais, não nos retirar direitos.

          1. Contracheque de jan/2016

            Valores em R$

            Remuneração Sergio Fernando Moro:

            Remuneração paradigma – 0,00

            Vantagens pessoais – 0,00

            Subsídio, dif. subsídio, cargo em comissão – 28.947,55

            Indenizações – 5.176,73

            Vantagens eventuais – 53.070,51

            Total de créditos – 87.194,79

            Previdência – 4.776,35

            IR – 11.333,62

            Decontos diversos – 14.473,77

            Retenção por teto constitucional – 0,00

            Total de débitos – 30.583,74

            Líquido – 50.611,05

             

            Informações obtidas em http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=contracheque_transparencia#

        1. Pode ser coincidência.  Mas

          Pode ser coincidência.  Mas foram muitas. Em todos os processos de que tive conhecimento, envolvendo familiares e amigos, os juizes davam um trabalhão, mas trabalhavam pouco. Atraso nas audiências (mais de duas horas), mudanças de datas de audiência por não comparecimento do juiz, etc. E na segunda instância era um tal de “voto com o relator” pra deixar a sessão rapidinho e ir cuidar da vida,  que ficava clara a indiferença, o descaso com as partes, com a questão em julgamento.  Alguém comentou aqui que a maioria dos votos é feita pelo pessoal dos gabinetes de juízes,  desembargadores e ate de ministros dos tribunais superiores. É possível, sim, pois trata-se de um poder que tudo pode. Sem controle externo e sem contestação, tranformou-se num Olimpo. Buscar justiça com essa Justiça sendo um reles mortal, não raro significa perda de tempo, de dinheiro e aborrecimento garantido.

    2. Respeito o comentarista mas

      Respeito o comentarista mas vou ter que discordar totalmente.

      Após as revoluções liberais que criaram o estado de direito houve uma evolução contínua dos direitos individuais, incluindo a presunção de inocência.

      Para caber dentro de suas ideologias os governos fascistas da década de 30 fizeram uma desconstrução forçada do princípio, praticamente o abolindo. Foi exatamente essa desconstrução (concretizada no Código Rocco Italiano) que o Governo Vargas se inspirou para Código de Processo Penal brasileiro de 41. Existiam artigos que determinavam que em alguns casos o próprio acusado tinha a obrigação (ônus) de provar a sua inocência, o que restou afastado com a redemocratização da época. Nesse cenário que foi instituída a presunção de inocência no Brasil pela leia processual penal.

      Após a 2a Guerra Alemanha, Itália e Estados Unidos passaram a desenvolver o hoje chamado estado democrático de direito, dando primazia à força normativa das Constituições e mais poderes às Cortes Supremas. Isso porque todas as doutrinas fascistas/nazistas foram criadas e legitimadas em leis, mas com o poder normativo das Constituições e as Cortes Supremas se cortava o mal pela raiz no aspecto jurídico de risco institucional da democracia.

      Ao mesmo tempo foram retomadas as teorias dos direitos fundamentais (presunção de inocência incluída), o que gerou um processo de debates e concretização das ideias ao longo das décadas de 50 e 60 na Europa. Mas no Brasil foi totalmente diferente.

      Na época a informação circulava com outro ritmo. Na década de 60 aquelas teorias poderiam começar a ter aplicação concreta (a Convenção Interamericana de Direitos Humanos, Pacto de São José da Costa Rica, é de 1969), mas em 64 o golpe militar fulminou a chance. Em 88 se permitiu a reabertura dos debates, mas a Lei 8072/90 (lei dos crimes hediondos) e o movimento punitivista que se iniciou ali (que gerou esse estado irracional de encarceramento) impediram mais uma vez.

      Apenas em meados de 2003/04 que os tribunais superiores começaram a ter integrantes menos conservadores (com os erros e acertos nas indicações), o que permitiu, por exemplo, que em meados de 2008 o STJ afastasse o requisito que sempre existiu de que o preso foragido se recolhesse à prisão para apelar, o que por evidente violava o princípio do duplo grau de jurisdição, o direito básico de que sua condenação seja revista. A vedação de execução da pena após o apelo veio no mesmo contexto, atendendo, finalmente, ao que a Europa já definia desde os anos 60 sobre a presunção de inocência. O voto condutor veio exatamente do ministro Eros Grau, nomeado por Lula,

      O governo Lula herdou um lixo autoritário na área penal/processual penal de décadas. É evidente que pensar em culpar, ainda que indiretamete, um Executivo recém empossado sobre esse panorama seria um erro grave. Veja que mesmo com a redemocratização e o texto constitucional extremamente garantista a década de 90 foi uma nulidade para qualquer avanço na área. Jogar isso para alguns anos de Executivo, com essa cultura enraizada até o talo nos tribunais superiores e boa parte da doutrina é uma discussão que na minha opinião é enviesada.

      Por fim, sobre as 4 instâncias de recurso (que na verdade são 3, pq resp e rext são contra a mesma apelação), se vc me mostrar um país “civilizado” que executa a pena após o apelo, mas cujo sistema de justiça criminal não atua com essa seletividade cínica contra as classes baixas, ou em que o conluio mídia/ministério público/judiciário não entre no mesmo seletivismo cínico quanto a outros acusados ou crimes que lhe interessam, aí eu começo a te dar razão para dar toda a força política e jurídica aos tribunais inferiores. Até lá eu fico com os tribunais superiores, quando conseguem e podem, fazendo algum fitro dessa balbúrdia aí.

      Obs. quanto ao “término” dos recursos especial e extraordinário o stf não poderia legislar abolindo, a questão é que o acusado tem que estar preso antecipadamente para manusear, e se mudar o resultado do apelo no stf/stj, o que OCORRE MUITO (veja dados do Min. Celso de Mello apenas sobre rext), especialmente REDUÇÃO DE PENA, para pobre e rico, inclusive em habeas corpus, ninguém devolve dia a mais na prisão. Paga com o corpo o que não deve e segue a vida, e a decisão ainda é aplaudida. Isso aí ta errado. Vai me desculpar mas o retrocesso é abissal.

       

       

       

  18. Como disse Chauí

    Como disse Chauí recentemente: 1964 será algo muito simples comparada à atual aliança entre o oligopólio midiático, oposição e aparelho judiciário.

  19. Meu caro Nassif, mas quem

    Meu caro Nassif, mas quem cavalga a besta? Uma questão que me trás à lembrança uma das minhas – infelizmente sempre  breves – conversas com o saudoso professor Aníbal Ford, meu primeiro orientador de doutorado na Universidad de Buenos Aires, grande pensador da comunicação na América Latina, que se foi em 2010. Lembro que quando li seu ‘A Marca da Besta’ – obra atualíssima em que discute profundamente a questão da ficcionalização da informação – fiz-lhe essa mesma pergunta: Quem domina a besta? Da discussão que se seguiu, a resposta foi simples: ninguém. Ford buscou na mitologia inúmeros relatos de monstros criados à imagem e semelhança da ‘vaidade humana’ – Frankenstein, é bom exemplo -, que rapidamente ficaram maiores que seus criadores. Veja o nazismo e as ditaduras latino-americanas, me dizia. São forças tão poderosas que rapidamente perdem o controle e adiante, insaciáveis, são impossíveis de se alimentar. Acabam por inanição, não sem antes produzir estragos consideráveis. Mas também sempre moldam o futuro. Grande mestre.      

  20. Impotência da democracia

    No grande clima de alegria geral de patrões e empregados por conta da economia Dilma/PT até junho de 2013, de pleno emprego, classes “B” e “C” consumindo como nunca antes, restaurantes e shoping lotados, povão comprando de tudo dos mais simples aos mais sofisticados, até carros, imóveis e turismos pela Europa, eis que subitamente, adentra nesse palco de felicidade econômica, as raivosa revanchistas turma de preto(oriundas dos antigos serviços de informações da ditadura militar), revoltadas com a Comissão da Verdade, partindo para o tudo ou nada em escancaradas sabotagens da nossa economia, procurando destruir o excelente clima de confiança dos investidores, internos e externos, em criminosas bardenas por todo o Brasil, jamais vistas, com assaltos, depredações de lojas, bancos, concessionárias de veículos, incêndios de ônibus, amplos vandalismos sobre patrimônios públicos e privados, etc. Tudo, com grande entusiástico apoio de seus filiados (turma de preto), junto com o quase aplauso da grande mídia “livre”. Traição total.

    Sabe-se que essa turma de preto, possui filiados em todos os níveis da sociedade, dos cargo mais humildes aos mais importantes e poderosos. Com seus integrantes na Mídia, Justiça e Congresso, acaba gerando uma inacreditável situação de impotência da democracia. Não se consegue reunir forças capazes de mudar o quadro geral de destruição da economia do Brasil. E, pelo jeito, essa turma pretende mesmo, desmontar o Brasil, inclusive, com gigantesca privatizações. Se essa desgraça acontece, por conta dos milhares de desempregados que farão por todas as partes, o Brasil será envolto numa sangrenta gerra civil com desembarque de força estrageira (EUA), com guerrilhas de todos os tipos e gostos, semelhante ao terror que tomou conta do Iraque, Líbia e Síria. 

    Que fique bem claro que lugar de ladrão é na cadeia. Mas, quando Manoel, digo, Joaquim, inventou a figura jurídica “domínio do fato” para ter como condenar José Dirceu, pouca gente boa ousou se rebelar. Vergonhosa covardia. Agora, diante da evidente destruição da economia do Brasil, os verdadeiros brasileiros, patriotas e de coragem, por incrível que possa parecer, não estão conseguindo inventar nada de eficiente para por um fim ao esmagador criminoso bombardeio da grande mídia “livre”, com fortes contribuições da Justiça, empurrando a economia brasileira para o caos. Ainda é possível salvar o Brasil. Que Deus nos ilumine. 

  21. Impotência da democracia

    No grande clima de alegria geral de patrões e empregados por conta da economia Dilma/PT até junho de 2013, de pleno emprego, classes “B” e “C” consumindo como nunca antes, restaurantes e shoping lotados, povão comprando de tudo dos mais simples aos mais sofisticados, até carros, imóveis e turismos pela Europa, eis que subitamente, adentra nesse palco de felicidade econômica, as raivosa revanchistas turma de preto(oriundas dos antigos serviços de informações da ditadura militar), revoltadas com a Comissão da Verdade, partindo para o tudo ou nada em escancaradas sabotagens da nossa economia, procurando destruir o excelente clima de confiança dos investidores, internos e externos, em criminosas bardenas por todo o Brasil, jamais vistas, com assaltos, depredações de lojas, bancos, concessionárias de veículos, incêndios de ônibus, amplos vandalismos sobre patrimônios públicos e privados, etc. Tudo, com grande entusiástico apoio de seus filiados (turma de preto), junto com o quase aplauso da grande mídia “livre”. Traição total.

    Sabe-se que essa turma de preto, possui filiados em todos os níveis da sociedade, dos cargo mais humildes aos mais importantes e poderosos. Com seus integrantes na Mídia, Justiça e Congresso, acaba gerando uma inacreditável situação de impotência da democracia. Não se consegue reunir forças capazes de mudar o quadro geral de destruição da economia do Brasil. E, pelo jeito, essa turma pretende mesmo, desmontar o Brasil, inclusive, com gigantesca privatizações. Se essa desgraça acontece, por conta dos milhares de desempregados que farão por todas as partes, o Brasil será envolto numa sangrenta gerra civil com desembarque de força estrageira (EUA), com guerrilhas de todos os tipos e gostos, semelhante ao terror que tomou conta do Iraque, Líbia e Síria. 

    Que fique bem claro que lugar de ladrão é na cadeia. Mas, quando Manoel, digo, Joaquim, inventou a figura jurídica “domínio do fato” para ter como condenar José Dirceu, pouca gente boa ousou se rebelar. Vergonhosa covardia. Agora, diante da evidente destruição da economia do Brasil, os verdadeiros brasileiros, patriotas e de coragem, por incrível que possa parecer, não estão conseguindo inventar nada de eficiente para por um fim ao esmagador criminoso bombardeio da grande mídia “livre”, com fortes contribuições da Justiça, empurrando a economia brasileira para o caos. Ainda é possível salvar o Brasil. Que Deus nos ilumine. 

  22. Um sistema antigo luta por sobrevivência

    A dominância jurídica é o caminho alternativo à força das armas.

    As práticas políticas, reflexos ampliados e especializados de práticas sociais corriqueiras, foram – por cerca de 500 anos – encobertas pelo Poder Econômico, que dominava a opinião pública através das mídias convencionais e patrocinava o acesso aos cargos da hierarquia do poder temporal, garantindo a instalação de seus despachantes nas salas do Executivo, Legislativo e Judiciário.

    Por outro lado, o Socialismo Moderno Latino Americao, que vicejou, mesmo prensado pelo coturno militar e sob o “bullying” da Sociedade Civil Conservadora, encontrou caminho na única fonte de todos os poderes: o Povo. O Populismo, arma habilmente manejada por Getúlio Vargas (Um Ditador, veja só!) levou personalidades como Lula e Dilma a obterem resultados um tanto quanto inesperados pela Elite detentora e proprietária de tudo que importa. Ele, um metalúrgico pouco letrado, nordestino, mutilado, fanático por futebol e amante de águas que passarinho não bebe! Ela, uma mulher divorciada, militante da resistência armada no período de Governo Militar! Ou seja, indivíduos virtualmente fora dos padrões aceitáveis pela Elite Dominadora tomaram o Poder pela Força do Povo. Contra isso, não foram eficazes os chiliques da Mídia Conservadora Convencional”, as opiniões desfavoráveis dos donos do Mercado Financeiro Mundial, nem a cultura anti-socialista estilada dia-a-dia por “comentaristas respeitados” no jornal do horário nobre.

    Por ação dos governos Lula e Dilma, a Internet se popularizou. Surgiram blogs jornalísticos, sites de fluxo de vídeo e mais um sem número de alternativas à mídia convencional. Como aqueles governantes são vistos com os óculos do preconceito dentro dos quartéis e dos departamentos de polícia, que fornecem grande quantidade do material humano para os postos do judiciário e do ministério público, esses magistrados se tornaram a frente de combate a tudo que Lula e Dilma representam.

    Os Comandantes Militares se recusam a descumprir a Constituição Federal. Então, como alternativa às armas, sobram as judicializações de tudo quanto possível. As grandes questões do parlamento já não se resolvem no parlamento! Socorrem-se no Supremo Tribunal Federal. A Ação Penal (AP) 470, guiada pelo “domínio do fato” e regada por “embargos infringentes” inaugurou uma nova fase do Judiciário: A Justiça Justiceira.

    A Justiça Justiceira tem seus filhos trabalhando em grandes redes da Mídia Convencional Conservadora. A Mídia Convencional Conservadora, por seu turno, tem ligações com políticos da Elite que mata seus filhos indesejáveis, mas que é contra o aborto; clama nas ruas contra a corrupção, mas ocupa cargos públicos sem efetivamente exercer suas funções (funcionários fantasmas); criminaliza a melhoria de vida dos outros, enquanto vive no luxo e distribui mesadas e presentes caros a seus protegidos.

    A Besta, a que o Excelente Jornalista se refere, é essa associação de Mídia Convencional Conservadora, plutocratas hábeis em operar o Direito e os mecanismos escusos de vazamento de informações para linxamento do “inimigo” e políticos que não representam o povo e sim uma pequena parcela da sociedade, composta de homens ricos, que desejam manter sua hegemonia social, genética, econômica/financeira e de pensamento.

    Nossa crise prolongada, as mãos atadas do Governo Central, o desemprego, a inflação, a falta de investimento e outros males são causados por esse consórcio de conservadores. Eles formam um sistema antigo, que luta por sobrevivência.

  23. Não acho que Celso de Mello e

    Não acho que Celso de Mello e Marco Aurelio devam ser saudados . 

    Apenas  Lewandowski .

    Por qual motivo ?

    Porque Celso e Marco acompanharam e deram voz à besta no julgamento do mensalao petista . Todos lembramos a agressividade dos dois no caso . Celso com a famosa comparaçao do PT ao comando vermelho . E Marco com aquele famoso “safu” direcionado a Lula . Os dois reverberaram quase que na integra as opinioes de Joaquim Barbosa ede toda a besta enfurecida pela opiniao publicada .

    Já Lewandowski nao . Teve a coragem de peitar a besta naquele momento . Todos lembramos da baixaria durante o momento em que ele foi votar e de charges em que o voto dele estava impresso em papel higienico . 

    Portanto , Lewandowski é o unico realmente merecedor de honrarias .

    Salve Lewandowski ! 

    Barroso , como suposto grande constitucionalista e suposto defensor dos direitos humanos , foi uma grande decepçao com a decisao a favor da prisao antes de esgotado os recursos , pois é claramente inconstitucional .

    O que fica claro é que tirando Lewandowski , todos os outros procuram agradar a opiniao publicada , especialmente apos uma decisao que a desagrade . É o caso claro de Barroso . 

  24. Não dá para ficar.

     

    Não tem a mínima possibilidade dessas pessoas que estão no governo e fizeram está desorganização econômica continuarem lá.

    Quando uma economista de um banco advertiu os  principais clientes que a situação não era boa, isso pelo mês de Junho e antes da eleição, pediram a cabeça dela. Foi servida numa bandeja.

    Depois,  das eleições estouram os escândalos, e se descortina o fiasco econômico.

    Uma série de descasos com o erario, desde compra de refinarias no exterior, construção de refinaria inviável.

    E o que se revela assustador, são os cortes no orçamento, agora, se estava tudo bem, por qual motivo corta-se parte do orçamento.

    Justamente essas destenperanças que confundem o judiciário.

    Nesse mes teve um juiz que mandou soltar, um suspeito e ele foi para casa com a tornozeleira, já um outro mandou prender, o mesmo sujeito, daí ele foi para uma outra prisão com a tornozeleira.

    Não há desatinos, somente mostra a compelxidade e a oportunidade de desvios e desmandos que quem está lá no governo não perde.

     

  25. confesso que o mais me anima


    confesso que o mais me anima são  as sugesões e soluções

    apontadas por muitos comentaristas…

    é por aí…brechas,

    saídas,

    soluções,

    não delusões,

    enganos, delírios, medos, paranóias

    e outra pinóias

    pinoquianas

    e seus falsos grilos falantes……

  26. Nassif,o que mais falta para a ficha cair?Acordem !!

    Pois é, Sr Nassif, o senhor é jornalista experiente, um homem em sintonia com o seu tempo, e não é bobo. As suas palavras de hoje somadas ao espaço que o senhor disponibilizou às falas dos “observadores” mais atentos, vão ser o legado de um orgulho verdadeiro das suas filhas em relação ao pai e país delas,….porque esses tempos, mercecidamente, terão um capítulo à parte na história brasileira e na sua história fictícia de “democracia” que a maioria ainda acredita existir no mundo real…. Nem digo que a culpa é dessas pessoas, brasileiros/as bem intencionados/as, mas que estão longe de compreender o que realmente se passa nesse Brasil, pátria amada por elas , mas que que nao conhecem na intimidade, aliás, direito à uma intimidade que lhes foi/é negada desde o nascimento..

    Há anos, muitos sofrem calados, mas nao tão calados assim, porque perceberam o que realmente estava sendo construindo tijolo-por-tijolo no Brasil. Nao adiantou nem teve eco nenhum os elertas e informes repassados aos que poderiam, no mínimo, se dar o benefício da dúvida…. Nada, absolutamente nada ! Nem informaçoes da Inteligência estrangeira amiga foram capazes de arregimentar uma frente de resistencia e abrir-lhes os olhos.   

    Numa guerra a resistencia tardia nao surte nenhum efeito, ao contrário – o efeito é o reboot  –  reflexo retardado que é usado contra o seu emissário. 

    Estadista nao pode negligenciar o sentido e o conteúdo do “poder”, senaõ perde o bonde e é obrigado a rendição. Como pode uma pessoa com o histórico da Dilma na ditadura nao ter nenhuma formação nessa área sendo chefe de uma Nação rica e estratégica como o Brasil? Estadista errada para uma naçaõa com o nosso perfil é tragédia na certa…..simples assim.

    Ah…Sr Getúlio Vargas, perdoe-nos ! Ninguém, nem Fábio K. Comparato conseguiu formar na sua Escola de Governo um representante à altura de um país como o Brasil, um representante “antenado”  e com a “pegada” que o nosso país merceia..

    Nesse contexto, hoje as 14 horas, assistiremos a entrega do petróleo brasileiro para o domínio dos estrangeiros. E isso é só o começo do quem vem pela frente. Nao alimentem falsas expectativas. O quem vem é pior do a era fhc. acreditem..

    Perdoem os comentaristas o execesso de realismo, mas entendo ser necessária uma recomendação urgente – até que se complete a “empreitada” de desmonte seria bom que cada um elaborasse[muitos já estão fazendo isso desde ano passado, e eu sou uma delas] estratégias pessoais para enfrentar as conseequencias que estão gritando aos olhos de quem já viu esse fime, acreditem, porque serão tempos piores do que aqueles da era fhc. Cada um deve colocar toda as sua inteligencia na elaboraçaõ de um verdaderio projeto pessoal de vida[ aí entra orçamento familiar, gastos obrigatórios e aqueles que podem ser adiados por tempo a contento, investimentos, terem mente prioridades imediátas assim como o abandono de projetos prá mais adiante…erc]  para terem fôlego para se resguardar e ter tempo para implementar outros antídotos que permitam uma melhor adaptação à essa nova realidade que se anuncia. Os mais velhos cronologicamente sabem exatamente do que eu estou falando. Aos mais novos e idealistas, procurem absorver as dicas que estão “pipocando’ aqui e eli nos blog progressistas e somem à isso os fatos passados na história política e economica brasileira porque isso vai dar suporte para que entendam como proceder daqui prá frente visando uma melhor adaptação minorando perdas e prejuízos..

     

     

    1. Não vejo excesso de realismo no seu texto.

      …”um capítulo à parte na história brasileira e na sua história fictícia de “democracia” que a maioria ainda acredita existir no mundo real “….

      Perdoe-me, mas o seu texto afirma que não temos democracia.

      Como assim ?

      José Serra e Renan Calheiros entraram como no Congresso Nacional ?  Pela janela ?

      Foram indicados pelos generais ?

      ————–

      Por que Dilma está errada ?

      Qual é a sua fonte de informação ?

      O que Dilma pode fazer, para que fique “certa” ?

      Você teria como explicar melhor ?

      =======================================================

       

       

    2. a barbárie que vem

      ->  “seria bom que cada um elaborasse[muitos já estão fazendo isso desde ano passado, e eu sou uma delas] estratégias pessoais para enfrentar as conseequencias”

      ressalvo a necessidade de organizar grupos e redes para suporte recíproco, abrangendo desde informação até auto suficiência.  a barbárie que vem não será exatamente como 1964 ou a privataria tucana. há um elemento novo que foge totalmente ao controle dos setores dominantes e tornará a crise ainda mais perversa: as profundas e avançadas mudanças climáticas. precisamos rejuvenescer. precisamos de um outro jeito de viver. sonhar, lutar, viver!

      .

    3. a barbárie que vem

      ->  “seria bom que cada um elaborasse[muitos já estão fazendo isso desde ano passado, e eu sou uma delas] estratégias pessoais para enfrentar as conseequencias”

      ressalvo a necessidade de organizar grupos e redes para suporte recíproco, abrangendo desde informação até auto suficiência.  a barbárie que vem não será exatamente como 1964 ou a privataria tucana. há um elemento novo que foge totalmente ao controle dos setores dominantes e tornará a crise ainda mais perversa: as profundas e avançadas mudanças climáticas. precisamos rejuvenescer. precisamos de um outro jeito de viver. sonhar, lutar, viver!

      .

  27. Os desenvolvimentistas destroem os fundamentos econômicos…….

    E a culpa é do Judiciário???????? Façam-me o favor né……………………………………………

  28. Acho que estamos indo pruma

    Acho que estamos indo pruma guerra civil de fato, com grupos armados de um lado e de outro.  E isso poderia começar com a prisão mostrada como uma cobertura de oscar e em cadeia nacional liderada pela Globo. Nosso elite sempre foi uma lástima. Já fez tudo pra ferrar o país. Falta-lhe ao seu currículo uma guerra civil. Talvez logo essa ‘lacuna’ seja preenchida. 

  29. A TOMADA DO PODER NÃO PODE HAVER CONTESTAÇÃO NENHUMA.

    A culpabilidade imputada sem uma terceira instância de defesa, é para não haver contestação nenhuma, quem contestar será CADEIA na segunda instância, ou seja a primeira instância é só balela. Sempre comentei aqui mesmo nesse blog, iriam partir para cima do cidadão comum. Muitos irão presos e outros iram sumir, a história se repetirá de forma, gênero e grau, apenas o vetor foi outro, a justiça e seus divinos braços, ou seja PF e MP. Porém as peças movimentaram no tabuleiro para um jogo suicida, as forças armadas não movimentaram na aparência, mas é possível senti-los, o silêncio nos canta muitos hinos, nenhum dos coadjuvantes imaginaram o fim, não haverá cheque-mate. Aguardem, acenderam um pavio e não sabem a onde ele está para ser apagado. Coisa muito mais ruim se aproxima é não será bom para ninguém, principalmente para o povo. Ninguém pode e nem deve chutar porta de almirante e humilha-lho por suspeita, aquilo foi uma demostração de força que a PF quis impor ante as forças armadas, saem e fiquem quietos, e assim continuou com qualquer um, e a força permanece cada vez mais intacta e cada vez mais e mais, até que coma a própria carne numa fome sem fim. Todos os âmbitos do autoritarismo descritos nas histórias dos povos foi assim, arrogante e insensato, a imoralidade legal traduziu povos as cinzas da história. O Brasil está sendo roubado em tempo real. Querem o que temos ou nosso sangue jorrando, um poder vitalicio vicia até a alma dos mortos, a vitaliciedade de um poder o torna divino, e imortal ou pelo menos pensam. Não tem mais volta, o estrago ninguém sabe o tamanho.

  30. Qual o porque do “bode das piranhas”.

    Se querem respirar, tirem o bode da sala, diz o “antropólogo” Ali Kamel. Para isso, ele  contratou seus sacerdotes levitas (o fundamentalismo cristão ou maçônico faz parte do pacote não por coincidência), para praticar a degola de bodes vermelhos sem manchas no Templo de Jerusalém; assim a “panicada” classe média, ante suas panelas vazias cultivadas pelo imperialismo e associados, brande-as, afim de enche-las; mesmo que seja com os despojos do linchamento petista, dos direitos sociais e da cidadania. O professor de Stanford, Rene Girard, chama o fenômeno de Crise Sacrificial no livro A Violência do Sagrado da UNESP/Paz e Terra. É um fenômeno de mimetismo coletivo que, no caso da Paulista vem uniformizado de CBF, visa desviar a perigosa violência de todos para um alvo significado. No nosso caso, quem significa é o novo Vaticano: a mídia. 

  31. Torres e Labirintos

    Grande parte dos vencedores ao longo da História optaram por construir torres para si e labirintos, ou desertos, em torno do inimigo. De modo que, se esse último tiver muita sorte ou for muito habilidoso, sairá do labirinto/deserto e terá pela frente outro desafio: escalar a torre.

    Os Russos venceram Napoleão e Hitler recuando para sua capital e deixando uma terra devastada e gelada para trás, onde os inimigos tentaram, em vão, avançar. Logo a fome e a falta de abrigo sacrificou grande parte dos exércitos.

    Bill Gates optou por colocar software proprietário em máquinas de tecnologia aberta, enquanto Jobs tentava desenvolver máquinas e programas proprietários. Gates se tornou o homem mais rico do mundo e Jobs contraiu câncer.

    Aqui, mais perto de nós, o Dep. Eduardo Cunha está conseguindo burlar seu processo de cassação usando o que chamam de “Tropa de Choque”. Essa força tarefa pró-Cunha explora elementos jurídicos, políticos e emocionais dentro e fora das seções da comissão encarregada do processo. A Tropa de Choque de Cunha é sua torre, a qual é encarregada de criar um labirinto jurídico/político/emocional em torno dos membros da comissão, impondo pavor nos relatores e quase levando seu presidente a um novo derrame.

    Há vinte ou trinta anos atrás o Governo precisava ter ao seu alcance um bom time de economistas. Hoje precisa ter também um excelente time de juristas. Esses, por um lado, devem garantir legalidade em cada passo do Governo (Torre da Legalidade) e por outro lado montar estratégias jurídicas (Labirinto Jurídico) que impeçam a oposição de atrapalhar os esforços e objetivos do Poder Executivo.

    Podem me criticar, mas, Cardozo não é um bom estrategista jurídico. Dilma precisa, o quanto antes, de um Advogado Geral da União mais proativo e de um Ministro da Justiça que seja capaz de ver além do óbvio, que represente um desafio insolúvel para a oposição. Em parte, eles são responsáveis por grandes derrotas do Governo.

     

    1. TE criticar pq vc quer a

      TE criticar pq vc quer a saida do Cardozo do ministerio da justiça???? Tá doido, eu e toda a base governista vai é te elogiar!!! É o sonho de todo mundo tirar aquele bocó, mas a rainha do castelo deixa? 

    1. Eu também rezo pro governo

      Eu também rezo pro governo Dilma dar certo. Mas esta dificil achar graça na atual situação do país.. Hoje o senado está  entregando o pré sal para o mercado. Você sabe qual a posição da Dilma sobre isso? 

  32. Fala Marcelo, chuta o balde

         A “caçada” a João Santana, apesar dos obnubilados que habitam o Planalto ( os diletos assessores da PresidANTA), acreditarem que ” não tem nada a ver com as campanhas petistas”, pode por vias tortas atingir a Dilma/Lula/BNDES/Coutinho, ao elevar a pressão sobre a Odebrecht, até mesmo “quebra-la” internacionalmente, pode-se esperar a vista destes bastante possiveis desdobramentos, que Marcelo “abra a boca”, requeira uma delação premiada.

          Acompanhar os trabalhos externos de Santana, em eleições latino americanas ( Panamá, Perú, Rep, Dominicana, Venezuela ), e Angola, é como acompanhar a evolução dos negócios internacionais da Odebrecht, e tb. colocar em xeque nestas operações, a participação da “diplomacia exportadora ” do periodo Lula, e financiamentos externos do BNDES.

          Desde domingo, no caso da campanha de Medina ( Rep. Dominicana ), e ontem em relação ao governo Humalla (Perú ), as oposições locais reverberam na midia e parlamentos, contra a empresa brasileira, na RDominicana o alvo é a Odebrecht – RD ( empresa de energia ), já no Perú a situação da Odebrecht – Enegás (espanhola ), já causa constrangimentos ao Pres. Humalla, graças tb. a um dos maiores absurdos cometidos, nesta semana, pelo pessoal do Ministro Zé Cardoso o pretenso chefe da Policia Federal :

           Hj. o Embaixador brasileiro no Perú, foi convocado para prestar “esclarecimentos” a PresPeruana, sobre o porque da Policia Federal brasileira estar investigando a eleição e o governo de Olanta Humalla, claro que nosso Embaixador não sabia de nada ( até pensei ao ler a noticia, no UOL , que fosse uma “barriga”, mas não é ), Ação completamente destemperada, fora de qualquer tipo de acordo internacional, nunca vi tal ação de uma Policia de um País, investigar outra nação soberana, visando prejudicar uma empresa de seu País e as relações entre eles.

           O Ministro Cardozo e sua Policia Federal, podem até fazer a maior baderna internamente, mas querer internacionalizar “nossa” bagunça, já é demais, nossa situação externa, a percepção dos outros estados sobre nosso momento, já cai pelas tabelas, não precisa de maior auxilio para piorar.

  33. a crise tem nome:a oligarquia brasileira, anti-povo e anti-nação
    o setor dominante, principalmente os plutocratas paulistanos, nunca serão capazes de resolver a crise: eles são a crise. tecnocratas gordos e engravatados nunca serão capazes de resolver a crise: eles são os gestores dos interesses das oligarquias.

    não existe saída para a crise que passe pelo modelo atual: ou se tem a ousadia de propor a medidas corretas ou sejam todos devorados pela crise…

    soluções para a crise:

    – auditoria da dívida interna;
    – estatização do sistema financeiro;
    – um BC independente do sistema financeiro e a serviço do desenvolvimento com inclusão social;
    – auditoria da privataria tucana;
    – revisão das privatizações;
    – Reforma Agrária;
    – fim do modelo atual do agronegócio exportador e predatório;
    – total abandono da política econômica neoliberal;
    – alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal;
    – desmantelamento do aparato repressivo;
    – punição dos crimes da Ditadura;
    – revisão da Lei da Anistia;
    – regulação da mídia;
    – democratização da justiça;
    – desmilitarização da polícia;
    – combate a sonegação dos grande grupos empresariais;

    foi justamente pelo lulismo nada disto ter feito, em nome de uma governabilidade baseada no fisiologismo e no curto-prazo, que estamos em grave crise econômica e na ingovernabilidade sistêmica

    e o pior da crise ainda está apenas começando: os profundos desequilíbrios ecológicos que vão desestruturar ainda mais a economia, esgarçar ainda mais o tecido social e afetar brutalmente o funcionamento de nossos corpos.
    .

  34. para o povo é a dominância financeira e policial.

    A maioria da população vive é sob a dominancia financeira. É a dominancia financeira que destroi empregos, retira direitos, faz que com politicos sejam eleitos com um discurso e partiquem o oposto quando estão nos cargos. Dominancia juridica a maioria da população não vive, vive mesmo sob dominancia policial: são julgados, condenados a morte de uma só vez quando arbitrariamente pela policia. Essas dominancias me preocupam muito mais do que as brigas entre politicos e juizes – são todos do mesmo estofo e estão se lixando para a maioria da população brasileira. É por isso que os partidos não tem apoio e não por causa dessa novela policial cansativa que passa todos os dias nos jornais, tvs e blogs.

  35. http://www.migalhas.com.br/Quentes/17%2cMI234496%2c21048-Teori+s

    O ministro Teori Zavascki, ao votar em HC de Renato Duque nesta terça-feira, 23, destacou a demora na denúncia do MP contra o ex-diretor da Petrobras, o que foi feito meses após a prisão preventiva decretada pelo juízo da 13ª vara Federal de Curitiba/PR. Acerca deste fato, o ministro afirmou:

    “Causa espécie que o juízo, de quem se espera a mais estrita imparcialidade, verifique a existência de elementos que levem à conclusão da existência de materialidade e indícios de autoria de crimes graves, dele se utilizando para decretar a prisão preventiva, ao passo que o Ministério Público, no papel acusatório, não ofereça a denúncia imediata, expressa e específica pelos mesmos fatos, o que poderia delinear um quadro monstruoso, em que o juiz se adianta ao papel acusatório e o Ministério Público vem a reboque, como espectador quase desinteressado. Eu faço essa observação porque infelizmente às vezes tem acontecido isso.”

  36. http://www.migalhas.com.br/Quentes/17%2cMI234496%2c21048-Teori+s

    O ministro Teori Zavascki, ao votar em HC de Renato Duque nesta terça-feira, 23, destacou a demora na denúncia do MP contra o ex-diretor da Petrobras, o que foi feito meses após a prisão preventiva decretada pelo juízo da 13ª vara Federal de Curitiba/PR. Acerca deste fato, o ministro afirmou:

    “Causa espécie que o juízo, de quem se espera a mais estrita imparcialidade, verifique a existência de elementos que levem à conclusão da existência de materialidade e indícios de autoria de crimes graves, dele se utilizando para decretar a prisão preventiva, ao passo que o Ministério Público, no papel acusatório, não ofereça a denúncia imediata, expressa e específica pelos mesmos fatos, o que poderia delinear um quadro monstruoso, em que o juiz se adianta ao papel acusatório e o Ministério Público vem a reboque, como espectador quase desinteressado. Eu faço essa observação porque infelizmente às vezes tem acontecido isso.”

  37. Seu voto, seu destino!

    Votar errado ou se omitir, volta contra nossos interesses!  Vejam quantas armadilhas e “projetos” estão sendo

    preparados no Congresso Nacional, para aniquilar com o país e principalmente com os direitos trabalhistas. Vejam quantos

    deputados e senadores picaretas conseguimos eleger, dando carta branca para as “Vossas Excelencias”, capitaneadas pelo

    Sr. Eduardo Cunha e seus asseclas, que protegem o capo de tuti capi, transformando o Congresso numa verdadeira máfia

    a serviço do capital financeiro. Vejam o que está sendo votado hoje (24/02/16) no Senado Federal, a entrega do pré sal     às

    empresas estrangeiras, retirando do povo todo o montante destinado à saúde e educação. Quem votou no Serra,  deve estar

    vibrando porque ele prometeu e está  cumprindo, entregar as nossas reservas de petroleo, que era seu plano desde os tempos

    de FHC e que se chamaria Petrobrax. Enquanto houver tanta  gente alienada, que pensa com o cérebro da mídia e não com  o

    seu próprio, não conseguiremos sair deste estado de ódio e ignorancia política que assola o país.

  38. O país de joelhos!

    Artigo para entrar na História, esse do Luis Nassif​…..  O modo como descreve “a besta”, é perfeito para os que ainda têm um pouco de lucidez e independência de pensamento…..  Há meses escrevo, que só consigo compreender um sentimento diante de uma situação tão tétrica, tão farsesca, tão banhada em esgotos diversos e profundos: o desespero! Não o desespero de quem se prostra, mas dos que ENXERGAM o nonsense total, a insanidade, a perda de comando e de rumos, na verdade, nem os golpistas sabem o que pode vir, encontram-se numa correria ensandecida a favor do golpe, da destruição do inimigo, aproveitando-se do vácuo de poder, da inexistência de oposição à sua força, aos seus gestos ordinários e além de todos os limites do que é suportável a uma nação minimamente saudável…. A prova da gravidade das doenças várias que nos acometem, é o fato de muitos se alegrarem, muitos acharem que “estamos no caminho certo, os petralhas estão sendo desmoralizados, liquidados….” –  gente TOSCA, infantil, cínicos cheios de nojo e ódio, uns, ingênuos além de qualquer infantilidade política, outros…..  não conhecem NADA de História, ou saberiam que quando um poder – hoje, o Judiciário aliado à mídia – ESMAGA a DEMOCRACIA, a JUSTIÇA, com a cumplicidade da própria sociedade, é o país, sua seriedade cidadã, sua dignidade, é que estão sendo esmagados, não “os petralhas”, como imaginam.  A besta está solta, nas ruas, nos salões do Judiciário, nas reuniões dos barões da mídia, onde combinam quem destruir, quem blindar……  Só o desespero que se revolta, se levanta e REAGE, pode reverter um quadro tão cruel.   Nada virá do governo, estão abatidos, perdidos e sem ação.  Ou os que têm lucidez se erguem, ou assistiremos impávidos, Aécio Neves assumir a presidência, sem a necessidade de eleição.  O abraço da besta e da serpente.  E um país rendido!

    (eduardo ramos) 

  39. Dois casos

        Tipo : ” Sai uma empresa entra outra “

         Para palpiteiros, redes sociais, em suma – gente que não é do ramo – é uma operação facil, a empresa externa, uma transnacional ou um fundo de investimento, sózinhos ou em “conjunto” ( operador + financiador ), adquirem a empresa/projeto e tocam o “barco” como se nada tivesse ocorrido. Mas não é assim que a banda toca, ainda mais em época de insegurança juridica, não apenas relativo as leis do País, muitas incompreensiveis, mas tambem este excessivo protagonismo juridico influi muito, afinal quem detem capital, não importa a nacionalidade, faz parte da mesma confraria, pensam muito igual, tem reações bastante semelhantes.

         Portanto, se a cada dia, escandalos aparecem – pouco importa se são reais – os interessados precificam “para baixo” o ativo, se eles se avolumam, com perspectiva de mais escandalos, os interessados “tiram o time”, ficam aguardando para terem uma noção mais aproximada do “preço”, pois qualquer idiota da area de aquisições/fusões, sabe que não será necessário uma ação agressiva *, é só ficar esperando, “fazer suar o vendedor”, esperar alem dos anéis, “chegar ao mindinho “.

          O caso da GRU Airport X Canadenses, explica um pouco, a empremteira brasileira teve que vender sua participação, tudo acertado na “primeira volta”, mas os canadenses ( Brookfield ) refugaram, denegaram o 1o acerto, reduziram na 2a oferta (reformaram alegando custos trabalhistas e tributários ), mas em “corner”, a empreiteira brasileira teve que aceitar a oferta2.

          A Transpetro/Fronape, está em prospecção de venda desde o ano passado, conduzida por bancos internacionais, mas não foi vendida, não houve interessados diretos, nem o “room” foi aberto, já neste ano o estudo de desinvestimento da Petrobrás, encaminhou ao mercado, a opção de “sale and lease-back “, visando a solução do caso “Transpetro/Fronape”, recebeu apenas uma sondagem, não de uma empresa de navegação, mas do Grupo Al-Fayed em conjunto com a Qatar Investiments ( sempre andam juntos ), e absurda , nem foi colocada em discussão, mas eles estão no aguardo, pensam assim: Como vai piorar , a Petrobrás tem bilhões de bonus a reformar/resgatar este ano,  fomos a unica proposta, na próxima eles vão nos vender (sale ) e aceitar nossa condição de “lease – back ” ( aluguel dos navios que foram seus ).

           Quero saber : No curso de Direito tem aulas de economia, de finanças internacionais, de geopolitica aplicada ?

           * ação agressiva : Tanto a Petrobrás como as empreiteiras ( holdings ), possuem ações (ADRs) e bonus (bonds), listados NYSE ( Wall Street ), que independente do vencimento final, são precificados diariamente, e a cada “noticia”, “processo”, “suit “; “caem de preço “, portanto quem detem estes ADRs, Bonds, CPs ( Commercial Papers ), podem querer “zerar a posição do papel”, vende-lo a maior oferta, então é possivel para um investidor, adquirir um destes papéis, na “bacia das almas”, e com o “lote” adquirido, pressionar o emitente a pagar o vlr de face, ou “vira-lo” em ações.

  40. A Dilma não aguentou a

    A Dilma não aguentou a pressão dos banqueiros e, quando aumentou a SELIC pra conter aquela inflação descontrolada do tomate, que ameaçava despertar o grande dragão, caiu na armadilha que eles puseram. A inflação que deveria cair, pela lógica dos  fundamentalistas smithianos, seguiu sua adversária e  subiu na mesma proporção. O orçamento teve que ser  amputado em algumas centenas de bilhares de reais, a cada ano, para honrar os juros da dívida, pois era necessário para atrair novos “investimentos”.  Assim, começaram a desabar assim as duas torres do castelo que garantiam a segurança da rainha que recebia o apoio do seu povo.

     

     

  41. “Salve Celso de Mello,

    “Salve Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello…”

    …e  Matheus Stamillo Santarelli Zuliani,

    PS. Menção honrosa para a Rosa.

  42. fica Dilma! desmascara o lulismo!

    das culminâncias jurídicas do governismo lulista

    CONGRESSO APROVA PROJETO DE LEI ANTITERRORISMO (de autoria do Executivo/Governo) – #EuNãoSouTerrorista

    Passou, amiguinhos. É oficial. Foi aprovado. Guardem bem esse dia, 24 de fevereiro de 2016. O dia em que fomos enquadrados como terroristas. O dia em que o governo de uma ex-guerrilheira enquadrou os movimentos sociais como terrorismo para atender a uma exigência da guerra ao terror, com o pretexto das olimpíadas. Nasce um novo inimigo, e com ele o direito penal do inimigo ganha espaço inédito no Brasil. Daqui pra frente, só vai piorar. Boa sorte pra nós. Para o governismo e seus devotos, deixamos um agradecimento singelo: deus lhe pague.

    *** Vale esclarecer alguns pontos: 1- O projeto é do Executivo (Presidência). Ou seja, será sancionado pela presidente em agosto. 2- Essa teórica exclusão de movimentos sociais é a casca de banana que fez o texto ser aprovado. No entanto a lei é subjetiva, está sujeita a interpretação de juízes, delegados e policiais. Quem define quem é ativista, coletivo e movimento social e quem é ‘terrorista’? 3- Como bem sabemos, no país em que Rafael Braga foi preso por portar Pinho Sol e Hideki foi pra jaula com flagrantes forjados, na prática a teoria é outra. Ao tipificar o crime de terrorismo para cumprir seu papel na “guerra ao terror”, o Brasil abre brecha para criminalizar qualquer sujeito, coletivo ou movimento indesejado e aplicar punições mais severas que aquelas já tipificadas no código Penal. No site da Conectas tem links pro texto dos projetos na íntegra:http://www.conectas.org/pt/acoes/justica/noticia/41561-congresso-aprova-projeto-de-lei-antiterrorismo
     

    https://www.facebook.com/ColetivoDAR/photos/a.208666175863236.54506.207475315982322/1046689938727518/?type=3&theater

    .

  43. O problema de Dilma é o próprio PT

    Apesar de não gostar dele, a melhor frase para explicar a encruzilhada em que estamos veio do Delfim Neto: “O grande problema de Dilma é controlar a contradição insanável que parasita seu governo: um corporativismo reacionário fantasiado de “esquerda” que defende ferozmente as vantagens que extraiu da maioria anestesiada.”. Eu mesmo já disse inúmeras vezes que a esquerda brasileira é extremamente reacionária e nunca teve pretensão em reformar nenhuma das estruturas que fazem do estado brasileiro uma rede de privilégios. 

  44. O poder de uma nação

    Um único traidor bem posicionado, Mikhail Gorbatchev, foi capaz de dar inicio ao desmantelamento da poderosa ex URSS, da noite para o dia. Claro, com apoio da CIA. Animados com o estupendo resultado, tentaram (EUA) semelhante golpe contra a China em 1989, com os protestos dos estudantes na Praça da Paz Celestial. Logo depois, dizem que a China teria fuzilado cerca de 3 mil traidores da pátria. Foi capaz de evitar sua desmoralizante destruição. 

    Em 1949, a sífilis tomava conta de mais de 40 % da população chinesa e a fome dizimava aos milhares. A economia da China estava no zero absoluto. Em menos de 60 anos, passaram do zero para a segunda potência econômica do mundo. Em breve, será a primeira potência mundial. O milagre da China situa-se no permanente pesado investimento em saúde, educação, ciência, tecnologia e armas. Esta última, especial destaque para a arma nuclear. Sem essa poderosa arma de defesa a China não seria nada. 

    Enquanto isso, aqui tivemos dois grandes traidores da Pátria, Fernando Collor e Fernando Henrique, dentre outros tantos. Fernando Collor, em 1990, mandou tapar o buraco na Serra do Cachimbo objetivando impedir a primeira experiência brasileira com artefato nuclear. Logo mais adiante, em 1998, Fernado Henrique assinou o tratado de não proliferação de armas nucleares.  Graças a esses dois traidores, o Brasil perdeu a oportunidade única de possuir uma poderosa arma de defesa. No selvagem planeta Terra, lamentavelmente, ela é imprescindível.

    Enquanto na poderosa China, traidores da pátria não possuem espaço algum, no Brasil, continuam dando as cartas, livres e impunes.  Facções da turma de preto junto com a Justiça, Congresso e Mídia, prosseguem abertamente sabotando a nossa economia, em contínua traição a Pátria. Até agora, ninguém está sendo capaz de impedir que essa turma venha desmantelar o Brasil. Angustiante e trágico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador