A falta de atenção do governo com o fator Petrobras

Se ocorresse um escândalo de grandes proporções com a Dassault qual seria o comportamento do governo francês? Convocaria o Procurador Geral, a Polícia Federal, chamaria a si a supervisão das investigações e trataria de montar uma estratégia que permitisse identificar e punir os culpados, mas preservando a Dassault.

As razões são óbvias. É uma empresa relevante para a economia e para a segurança da França e as investigações não podem prejudicá-las. Mesmo porque quem comete crimes são pessoas, não empresas.

***

Com um histórico indiscutível de repulsa à corrupção, a presidente Dilma Rousseff decidiu que a melhor maneira de  mostrar o espírito republicano é eximir-se de qualquer interferência na operação Lava Jato. É acompanhada por seu Ministro da Justiça José Eduardo.

Não é por aí.

A Petrobras tem peso central na política industrial, no PIB, na geração de empregos, na política tecnológica. E o pré-sal foi apontado como peça central para a construção do futuro.

***

Em artigo no Jornal GGN, o advogado Motta-Araújo questionou a ida de uma missão da Procuradoria Geral da República aos Estados Unidos (http://cor.to/AMdO): “O que vai fazer nos EUA a Procuradoria-Geral do Brasil? Acusar a Petrobras?”.

O argumento é o de que a Petrobras é alvo de três processos nos Estados Unidos: um da SEC (a Comissão de Valores Mobiliários), outro de acionistas minoritários e um terceiro, criminal, do Departamento de Estado.

Como a Petrobras tem controle estatal, a ré é a União. Quem deveria ir, portanto, seria a AGU (Advocacia Geral da União), para atuar na defesa do Estado brasileiro, não a PGR cuja função é atuar como acusador.

***

Em resposta,( http://cor.to/AMdO) a PGR esclareceu que a comitiva foi composta por procuradores, membros da Controladoria Geral da União (CGU) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O Itamaraty foi previamente informado, assim como o Ministério da Justiça.

***

E aí se chega ao centro da questão.

A Petrobras enfrenta um pesado endividamento a que foi submetido no governo Dilma, com o aumento das responsabilidades de explorar o pré-sal e, ao mesmo tempo, o congelamento nos preços de derivados – que custou quase o mesmo tanto do valor de suas dívidas.

Está sob ameaça de rebaixamento na classificação das agências de risco. Significará um custo adicional para captar recursos em um período em que enfrenta problemas de caixa. Debaixo dela, há toda uma cadeia de gás e petróleo sob ameaça, aguardando a solução dos problemas.

A ida da missão colocará mais lenha na fogueira, exporá mais ainda a companhia e aumentará a ameaça de rebaixamento.

Mas não cabe nem à PGR, à AGU ou à CVM essas análises. As três cumprem sua missão, que é a de investigar suspeitas de crime.

***

Essa articulação caberia à Presidência da República: juntar os órgãos de investigação e montar uma estratégia que, sem prejuízo da identificação dos culpados, minimizasse os riscos da Petrobras.

Mas Dilma parece ter receio de que qualquer interferência – mesmo legítima e necessária – possa ser interpretada como condescendência com a corrupção.

Parece que as preocupações com sua imagem se sobrepõem às preocupações com o país.

Luis Nassif

89 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Parece que as preocupações

    “Parece que as preocupações com sua imagem se sobrepõem às preocupações com o país”. Na mosca Nassif esta mulher só pensa nela, lembra quando ela demitiu publicamente e por antecipação o Ministro Guido Mantega ,durante a campanha eleitoral?, o Ministro do pleno emprego,  o pleno emprego foi um dos maiores fatores da reeleição dela.Não há vizão de de estadista, não há nada. Os caras estão deitando e rolando no Brasil:

    1-A mesma advogada para três réus da delação premiada, assim os depoimentos poderiam, em tese, ser combinados;

    2-Juiz e esposa de Juiz com histórico de  ligação ao PSDB;

    3-Promotores, em rede social debochando do governo e apoiando Aécio e ainda pior falando da Lava a Jato  em rede social, que estava sob segredo de justiça;

    4-Tesoureiro do PT que ainda não havia sido intimado a depor, portanto não poderia ser conduzido com coerção, já que não se recusou a depor por não ter sido intimado, como diria o Conselheiro Acácio. Sua casa invadida, tudo filmado, o único caso na 9º fase da Lava a Jato;

    5-Paulo Henrique Amorim recebeu denúncia que primeiro se prende se coloca em condições degradantes depois se extrai a Delação Premiada, do torturado psicologicamente-DOI-CODI?

    6-Ainda Paulo Henrique Amorim recebe denúncia que o doleiro Youssef saia da carceragem no Paraná em carro da Policia para refinadas   incursões gastronômicas no Bairro do Batel, o bairro dos ricos de Curitiba, Casa da Mãe Joana?

    7-Ministro Zé” A maioria não sabe Governador” da Injustiça calado, pra puxar saco de governador enroscado com a justiça  ele corre pra dar solidariedade. A PF tratou o Sr. direitinho Governador? Tratou Zé, quem ela não tratou direitinho, rasgando as leis do País( juntamente com o Juiz do PSDB), foi o Tesoureiro do seu partido, já telefonou pra ele, Ministro?

    😯 meliante Barusco diz que a roubalheira vem desde o tempo de FHC, mas o Juiz não se interessou por este depoimento, cuma?

    9-Rede Globo coloca o País SOB CENSURA, em e-mail proíbe que se fale no nome de FHC na Lava Jato. A liberdade de expressão do povo brasileiro foi cassada? Hellooou Zé da Injustiça…

    10-Procuradfor Geral da República passa por cima das leis do País e com dinheiro público vai aos Estados Unidos falar com outros Procuradores de lá para acusar o estado brasileiro, e isto com o consentimento de Dilma, que portanto é cumplice É ou não é a casa da Mãe Joana?

    No momento é o que estou lembrando, mas tem mais muito mais…

    E a Dilma, calada, muda. E quem elegeu a Dilma assistindo a tudo isto acima descrito sem reação da Dilma? Desalento total!

    Se fosse uma estadista encamparia temporariamente as empreiteiras, com a diretoria nomeada, o dinheiro dos lucros depositado em juizo, até o fim dos processos, quando então a Justiça teria decidido qual a penalidade a ser aplicada  ou não a ex direção. Protegeria a Petrobras e não a Graça Foster como ela fez. O Governo Dilma como você e outros bloqueiros não tem comunicação com a população brasielira e é tão burra que não sabe que todo o processo visa a ela e ao ex presidente Lula, os outros apenas são pessoas que estavam no lugar errado na hora errada. Dilma é mulher de lojinha de R$1,99.

    1. Não é a galera, foi e é a

      Não é a galera, foi e é a Gloebels.

      A galera mesmo esta por ai brigando por passe livre (somente para os onibus).

      A galera é BBB (babaca, babaca, babaca).

      A galera gosta de ser enganada.

      Vem um cunha e diz que o modelo do pré-sal deve ser mudado.

      Sim, o entreguista quer deixar que as multinacionais retirem o óleo que descobrimos e pelo qual desenvolvemos tecnologia para retira-lo do mar.

      O entreguista quer a PEC da bengala, que prorroga o mandato de membros do juciciario, que deveriam se aposentar aos 70, alguns inclusive não deveriam nem estar lá.

      Dilma, acorde!!!

      O PMDB deve ser retirado dos ministerios e de outros cargos deste governo.

      Acorda Dilma!!!

    2. Não é a galera, foi e é a

      Não é a galera, foi e é a Gloebels.

      A galera mesmo esta por ai brigando por passe livre (somente para os onibus).

      A galera é BBB (babaca, babaca, babaca).

      A galera gosta de ser enganada.

      Vem um cunha e diz que o modelo do pré-sal deve ser mudado.

      Sim, o entreguista quer deixar que as multinacionais retirem o óleo que descobrimos e pelo qual desenvolvemos tecnologia para retira-lo do mar.

      O entreguista quer a PEC da bengala, que prorroga o mandato de membros do juciciario, que deveriam se aposentar aos 70, alguns inclusive não deveriam nem estar lá.

      Dilma, acorde!!!

      O PMDB deve ser retirado dos ministerios e de outros cargos deste governo.

      Acorda Dilma!!!

      1. hélio schwartsman
        SÃO PAULO

        hélio schwartsman

        SÃO PAULO – Quase a metade dos brasileiros (47%) considera a presidente Dilma Rousseff desonesta. Para 54%, ela é só falsa. Esses dados, que saíram da pesquisa Datafolha publicada no fim de semana, devem estar doendo no fundo da alma da presidente. Exceto no caso de cleptocratas patológicos, o que move políticos é, em última instância, o desejo de ser amado por todos.

        O baque, porém, é justo. A mandatária nem sequer fingiu guardar um luto decente antes de começar a adotar as medidas que não só prometera jamais aplicar como ainda acusara seus adversários de planejar. O problema, é claro, não está nas medidas, cujo sentido geral é correto, mas no fato de ter enganado o eleitor. Segundo o Datafolha, 60% consideram que ela mentiu na campanha.

        Seria precipitado, porém, ver aí o colapso do governo Dilma. Para o bem e para o mal, a raiva é uma emoção quente, que não se sustenta por muito tempo. Logo denúncias envolvendo parlamentares se tornarão públicas e a carga de indignação deve, senão arrefecer, ao menos distribuir-se de modo mais equânime.

        É preciso, ainda, reconhecer uma virtude em Dilma. Ela até caminha prazenteiramente para o abismo, mas, quando vê o precipício, refuga e não salta, ao contrário de uma Cristina Kirchner ou um Nicolás Maduro. Ainda que muito a contragosto e de forma claudicante, ela agora está fazendo o que é preciso para evitar que a economia se deteriore mais.

        Crises trazem uma boa dose de sofrimento para a população, mas são também uma oportunidade para o país avançar institucionalmente. Seria importante aproveitar uma conjuntura de Executivo e Legislativo enfraquecidos para aprovar uma agenda de reforma do Estado que reduza o poder discricionário de autoridades (fonte de corrupção e ineficiência) e o substitua por rotinas e processos tão impessoais quanto possível. A Magna Carta, vale lembrar, surgiu de um rei fracassado. 

  2. Sou apoiador da Dilma, mas a

    Sou apoiador da Dilma, mas a cabeça dura dela esta criando uma situação que esta se tornando muito dificil.

    Só ela tem razão. 

    Assessores tem medo de conversar com ela.

    Assim fica dificil governar.

    E ainda por cima deixa o PMDB governar.

    Esta na hora de uma mudança radical.

    Do que adianta nomear ministros de partidos da base aliada para tantas traições?

    Veja realmente que é a sua base aliada, remova quem não for, se posivel com redução na quantidade de ministros e melhoria na qualidade dos que ficarem.

    Se o PBDM quer ser oposição ao governo, que seja, até porque ja esta sendo com o Cunha.

    Um governo com no máximo 12 ministros e outros ocupando secretarias, coordenadas pela casa civil irápermitir um ganho de qualidade imensurável.

    Para o combate na comunicação, temos bons quadros que podem dar o suporte necessario a uma guinada: O proprio Nassif, Paulo Nogueira, Franklin Martins, Miguel do Rosario.

    Crie um programa de entrevista que exclua o PIG, mas que tenha acesso as diversas midias livres do país.

    Uma entrevista semanal ou até mesmo duas entrevistas podem ser o bom combate a ser iniciado.

    O que não pode é continuar se achando a rainha da cocada preta e ficar fechada no palacio.

    Esta na hora de reagir.

    Vamos Dilma, não te elegemos para ficar neste marasmo.

  3. Só haveria uma chance, para

    Só haveria uma chance, para mim, de que o impeachment acontecesse = se o pmdb resolver ter seu vice, Michel Temer, na presidência. Mas como o projeto do pmdb é ser quem dá as cartas, mas sem ter que se expor ( deixa isso para o psdb e o pt ), então essa possibilidade é remota. Aliás, esse objeto principal do partido, com a Dilma totalmente perdida, está mais forte do que nunca. Manda nas duas casas do parlamento e deixou o pt fora. E a tentativa de tirar poder do pmdb -pelo metódo kassab de criar partidos – conseguiu o milagre de unir o pmdb. 

  4. O problema é a omissão do

    O problema é a omissão do ministro da justiça nesse processo,  a leniência dele com os vazamentos e com o partidarismo da investigação. 

  5. Então, essa viagem dos

    Então, essa viagem dos procuradores aos EUA, que pôe mais gasolina na fogueira da Petrobras, poderia ter sido evitada pela Presidente da República? A PGR, sem qq subordinação ao poder executivo, está isenta, então, desse equivoco apenas pq cumpre a sua missão investigativa?

    Sei não. Jogar integralmente essa conta na fatura da Dilma me parece, em principio, um exagero.

    E é bom lembrar que foi negado à PR o acesso às delações premiadas, divulgadas seletivamente para imprensa  e às quais o Deputado Eduardo Cunha declarou conhecer o inteiro teor. Nessas condições,  fica difícil uma “troca de figurinhas” entre a presidente e o PGR. Ou não?

  6. Imagem?

    “Imagem”? Seo Nassif só pode estar brincando.

    Imagine que a Dilma faça o que é sugerido neste post.

    Vão xingá-la de bolivariana, autoritária, despótica, engavetadora.

    Vão acusá-la de atropelar o Poder Judiciário, encobrir os crimes, “aliviar” para os “companheiros” etc.

    Mas a “imagem” dela JÁ está sendo completamente enxovalhada. Dilma é a Geni do PIG, muito embora tenha adotado a estratégia de não interferir em NADA com os movimentos dos Moros & Cia. A popularidade despencou; vai despencar mais ainda!

    Dilma me parece escrupulosa demais, isso sim.

    Do tipo que prefere ir para o sacrifício que trair certos valores “republicanos”: sou linchada e execrada, injustiçada e torturada,  mas não faço o menor obstáculo aos que investigam corrupção! Doa a quem doer! Mesmo que seja preciso cortar na carne! Mesmo que as investigações resultem no desmantelamento da Petrobrás, de cadeias produtivas inteiras, do futuro da Nação!

    O problema é que agora o sacrifício não é só dela. É de um projeto de País.

    E a carne que está sendo cortada não é só a dela. É das futuras gerações de brasileiros, condenadas a vegetar enquanto 1% de privilegiados acumulam cada vez mais renda e riqueza.

    Senhora Presidenta, precisamos de ação, não de martírio! Queremos uma Presidenta, não uma heroína trágica. Mais Maquiavel, e menos Sófocles!

  7. Artigo que interessa ao Planalto

    Hipocrisia, impeachment e autismo político

    Por , postado em fevereiro 9th, 2015 | 54 comentários

    atacaaaar

     

    Antes, meus parabéns ao Ministério Público Federal pelo excelente portal de corrupção que acaba de lançar.

    http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/

    Tenho duras críticas ao MPF, acho que a instituição tornou-se, há tempos, um instrumento da reação.

    Casos que envolvem tucanos são sempre esquecidos em gavetas erradas, ou demoram tantos anos que prescrevem.

    Banestado, mensalão tucano, trensalão, etc… A postura do MPF para investigar qualquer coisa que envolva o PSDB é de uma admirável incompetência.

    Entretanto, tenho que admitir que a comunicação do MPF dá de dez a zero no Executivo e na Petrobrás.

    O portal é bonito e arrojado. Conforme você rola a página, aparecem personalidades falando ao internauta.

    No alto da página, descubro que foi criado também um portal apenas para a Operação Lava Jato.

    Evidentemente, jamais se cogitou em fazer nada parecido para o trensalão, ou para qualquer escândalo tucano.

    Bobagem imaginar que o MPF se preocuparia em transmitir uma imagem mínima de isenção…

    Os nomes escolhidos pelo MP para a força tarefa da Lava Jato são os mais brilhantes cérebros do MPF, incluindo aí Vladimir Aras, responsável por um excelente blog jurídico, que foi uma das principais plataformas de defesa da Ação Penal 470.

    Aras era o protegée de Roberto Gurgel, o PGR que escreveu aquela outra belíssima peça de ficção, que foi a acusação da AP 470, introduzindo a teoria do domínio do fato, afirmando que o dinheiro da Visanet era público, e culpando Pizzolato por uma responsabilidade que era de outros servidores do BB.

    Aliás, também foi ele, Aras, um dos que assumiram a linha de frente do MP para trazer de volta Pizzolato.

    Temos que admitir.

    Os caras são inteligentes e obstinados.

    Quando pensamos nos dirigentes sindicais, na maioria das lideranças partidárias da centro-esquerda, é como se fossem um bando de camponeses rudes, diante dos jovens, cultos e brilhantes cosmopolitas que dominam o MP e o Judiciário.

    Sergio Moro, o juiz que hoje aterroriza as hostes governistas com sua tática de “mata-esfola”, foi o mesmo escreveu a decisão de Rosa Weber no âmbito da AP 470, aquela deliciosa peça de fascismo judicial, sintetizada na frase: “não tenho provas para condenar Dirceu, mas a literatura me permite fazê-lo”.

    Um gênio!

    Por coincidência, estavam todos juntos na investigação do Banestado: Sergio Moro era o juiz, Vladimir Aras um dos promotores, e Alberto Youssef, o delator.

    Apesar dos documentos vazados citarem Sérgio Motta, José Serra, e uma conta em Nova York intitulada (ó, criatividade) Conta Tucano, nenhum deles conseguiu convencer Youssef a delatar ninguém importante do partido.

    No caso do Banestado, Youssef delatou peixes pequenos e foi solto. Voltou a delinquir de novo, mas como é de DNA tucano, e conhecido de longa data de Sergio Moro, foi novamente tratado com generosidade. Pelo mesmo Sergio Moro.

    Qual tinha sido a linha de defesa de Youssef, quando acusado de operar contas clandestinas do Banestado?

    Doação para campanhas demotucanas do Paraná.

    Deixa para lá. Não deu em nada mesmo. Também estou cansado de ficar repetindo um monte de coisas.

    Já escrevi dois longos posts sobre Youssef. Um sobre o seu longo passado tucano, e outro sobre a estratégia que ele montou com seu advogado.

    Fazer a disputa política com a grande mídia é como jogar xadrez com um super computador. A gente pode usar toda a nossa criatividade, e até ganhar algumas jogadas, mas o adversário é uma máquina: não pára, não cansa.

    Como alguns blogs poderão fazer frente à mais poderosa e mais concentrada mídia do planeta?

    A mídia vai repetindo a mesma ladainha, as mesmas mentiras e manipulações, indefinidamente. A gente não pode se distrair um minuto, senão acaba entrando no jogo dela.

    É preciso entender que os erros que denunciamos na Ação Penal 470 vieram sobretudo do Ministério Público.

    Fizeram exatamente o que estão fazendo hoje. Uniram os principais cérebros jurídicos, esses caras que são muito mais inteligentes que a gente, e produziram uma brilhante peça de acusação.

    Ficcional, mentirosa, brilhante.

    Agora repetem a dose.

    Podem ter a certeza que o farão com mais brilhantismo ainda, fortalecidos pela vitória que obtiveram na AP 470.

    Dá até pena do PT e do governo, com seu “blog do Planalto” tosco, sem variar o visual desde que foi criado por Lula.

    Estão lascados.

    O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi acusado por um dos delatores, Pedro Barusco, de receber de 150 a 200 milhões de dólares. Em nome do PT.

    A denúncia foi para a primeira página de todos os jornalões, todas as revistas, tvs, rádios.

    O Jornal Nacional deu 20 minutos.

    Aí fui na página do PT, para ver se o partido faz alguma defesa de seu tesoureiro.

    Nada.

    Na festa de 35 anos, em Belo Horizonte, Lula disse para acreditar nele. Dilma falou genericamente em golpismo.

    Mais nada.

    Não defendem, nem demitem o cara.

    Ora, temos que encarar a realidade.

    Se o Vaccari recebeu 200 milhões de dólares “em nome do PT”, então o partido está literalmente ferrado.

    Ninguém vai defender o partido.

    Não é questão de acreditar ou não em Vaccari ou no PT.

    Isso é uma disputa política! É preciso enfrentar os fatos!

    É preciso batalhar pelo convencimento!

    O PT virou um partido autista?

    Tem que botar o Vaccari na capa do site do PT, com uma longa entrevista, em texto, em vídeo, em áudio, explorando as contradições da acusação de Barusco.

    As pessoas tem de saber quem é Vaccari. Qual é a sua história.

    É preciso articular um contra-ataque, baseado em defesa e ataque.

    O site do PSDB está cheio de entrevistas, ataques, charges, contra o PT.

    O site do PT não vai polarizar?

    Dilma, quando fala em golpismo nos 35 anos de PT, precisa explicar o que isso quer dizer.

    Ora, a oposição faz oposição.

    Estão fazendo o que se espera deles, cada vez mais motivados.

    E o blog do Planalto, não vai falar nunca de política?

    Eu queria saber: é proibido?

    Sabe quantas “curtidas” tem os posts do blog do Planalto?

    Duas, três curtidas.

    E por que?

    Porque é um desastre completo. Não fala de política. Como se fosse proibido, à presidenta, participar do debate.

    É um blog protocolar, completamente destrambelhado. O título do último post:

    “Governo divulga prevenção à aids nos aplicativos de relacionamento Tinder e Hornet”.

    Zero de política, zero de arte, zero de tudo.

    E depois ela vem dizer aos ministros para fazer a batalha da comunicação?

    Por que não contrata chargistas, escritores, cientistas políticos, videoastas, memistas, para ajudar no blog do Planalto, produzindo material político de primeira qualidade?

    Se ela não gosta de falar (o que é um absurdo, mas tudo bem), então contrate alguém para falar no blog.

    Todo dia.

    Isso não seria uma contribuição para a cultura política?

    (A mesma coisa vale para o blog da Petrobrás, mas já cansei de falar isso).

    Hoje, um senador do PSDB, Cassio Cunha Lima, falou abertamente em impeachment no plenário. A mídia lhe deu amplo destaque.

    Por que a presidenta não reage em seu blog?

    O que está em jogo não é o mandato dela, é a democracia, é o Brasil, é a cultura política de 200 milhões de brasileiros, hoje reféns de uma mídia que pratica um golpismo cada vez mais traiçoeiro e sofisticado.

    *

    O senador em questão foi cassado por compra de voto em 2008! Ficou inelegível por 3 anos. Voltou para a política no ano passado, como senador. Olha a ficha do cara no Wikipédia:

    *

    Casso Cunha Lima

    Problemas judiciais:

    TRE-PB – Representação nº 215/2006 – Teve o mandato de governador cassado em ação de investigação judicial por conduta vedada a agente público.e pagamento de multa. Recorreu, mas decisão foi mantida no TSE e no STF: TSE – Processo nº 3173419.2007.600.0000 e STF – Agravo de Instrumento nº 760103/2009.

    TRE-PB – Representação nº 251/2006 – Foi condenado a pagamento de multa em ação de investigação judicial por abuso de poder político e conduta vedada a agente público. O parlamentar recorre da decisão: TSE – Processo nº 4716474.2008.600.0000

    TRE-PB – Processo nº 557204.2006.615.0000 – Teve rejeitada prestação de contas referente às eleições de 2006.

    STF – Inquérito nº 3393/2012 – É alvo de inquérito que apura crimes da Lei de Licitações.

    *

    Esse é o nível da hipocrisia reinante hoje na política brasileira.

    Não haverá reação?

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2015/02/09/hipocrisia-impeachment-e-autismo-politico/#sthash.KZZkMzmj.dpuf

     

     

    http://www.ocafezinho.com/2015/02/09/hipocrisia-impeachment-e-autismo-politico/

  8. Reversão desejada

    Nassif,

    Em minha opinião, o governo de DRousseff entrou desnecessariamente em uma espiral descendente.

    Existe uma oposição inconsequente, e o pior, uma grande mídia disposta a qualquer sacrifício, até mesmo o de esconder a verdade, para derrubar o governo. A chegada de Eduardo Cunha à presidência da Câmara terá o mérito de turbinar este atual desgaste do governo de DR, governo que tem enorme responsabilidade sobre tudo o que acontece, é responsável por grave omissão,já que mais parece um governo-fantasma.

    A queda da popularidade captada na última pesquisa não será revertida com um pronunciamento de DR na televisão, isto é algo inteiramente fora de cogitação pelo fato da linha estar descendente, isto é, inteiramente a favor do implacável ataque midiático que não esconde o seu objetivo, ao eleger o carrasco Sergio Moro para Homem do Ano.

    Esta percepção é a que vem dominando o pensamento da maior parte da sociedade, e tanto isto é verdade que Andre Araújo, ao perceber este substancal desequilíbrio, deixou de lado o seu rito normal para mostrar no blog, com frequência maior que a habitual, as incontáveis lambanças $$$ que diversos grandes grupos internacionais fazem desde sempre, diversas delas em porte $$$ bem superior  ao da Petrobras, que não se nega a permitir a apuração de ilícitos.

    Enquanto não houver um staff dedicado à Comunicação, não será possível a reversão que os eleitores e simpatizantes desejam. 

  9. Falta de atenção do governo com a Petrobras?

    Pergunta a um funcionário da empresa se ele acha mesmo que os governos do PT de Lula e Dilma não deram atenção a  Petrobras? o que era a Petrobras antes, e agora? pergunta a qualquer cidadão de rua, se ele não relaciona a grandiosidade da Petrobras com esse governo? pergunta o que eles esperam da Petrobras para o povo brasileiro? Todo formador de opinião, assim como você Nassif, sabe que esse governo fez da Petrobras, uma Gigante, a maior do Mundo; e a história se repete a todas, seus inimigos existem; dentro e fora, o que a PF e o MPF estão fazendo é eliminando, e é aí que entra os abutres e os inimigos reaparecem com soluções de tirar o foco da emprsa que é de ser o passaporte para um futuro melhor para o povo brasileiro. O resto é papo furado.

    1. Matemática

      Vantuil,

      Hoje, a Petrobras é a maior produtora diária de petróleo entre as empresas de capital aberto, 2,2 milhões b.o.e. diários, e você realmente acredita que a maioria sabe disto ? Em minha opinião, não chega a 15 % o tamanho do público que tem conhecimento disto, das reservas confirmadas, Franco e Libra, etc.. 

      A sociedade é bastante burra para compreender a dimensão deste tipo de informação, é sociedade que se orgulha por desconhecer matemática.

  10. “Parece que as preocupações

    “Parece que as preocupações com sua imagem se sobrepõem às preocupações com o país”. Na mosca Nassif esta mulher só pensa nela, lembra quando ela demitiu publicamente e por antecipação o Ministro Guido Mantega, durante a campanha eleitoral? O Ministro do pleno emprego, o pleno emprego foi um dos maiores fatores da reeleição dela. Não há visão de estadista, não há nada. Os caras estão deitando e rolando no Brasil, Dilma é mulher de lojinha de $1,99, por isso Eduardo Campos caiu fora, por isso a base de apoio no Congresso foi estraçalhada, permitindo a eleição de Cunha, pois todos sabem que ficar na base dela é cair em desg

    raça irremediável veja alguns exemplos que seguem:

    1-A mesma advogada para três réus da delação premiada, assim os depoimentos poderiam, em tese, ser combinados;

    2-Juiz e esposa de Juiz com histórico de  ligação ao PSDB;

    3-Promotores, em rede social debochando do governo e apoiando Aécio e ainda pior falando da Lava a Jato  em rede social, que estava sob segredo de justiça;

    4-Tesoureiro do PT que ainda não havia sido intimado a depor, portanto não poderia ser conduzido com coerção, já que não se recusou a depor por não ter sido intimado, como diria o Conselheiro Acácio. Sua casa invadida, tudo filmado, o único caso na 9º fase da Lava a Jato;

    5-Paulo Henrique Amorim recebeu denúncia que primeiro se prende se coloca em condições degradantes depois se extrai a Delação Premiada, do torturado psicologicamente-DOI-CODI?

    6-Ainda Paulo Henrique Amorim recebe denúncia que o doleiro Youssef saia da carceragem no Paraná em carro da Policia para refinadas   incursões gastronômicas no Bairro do Batel, o bairro dos ricos de Curitiba, Casa da Mãe Joana?

    “7-Ministro Zé” A maioria não sabe Governador” da Injustiça calado, pra puxar saco de governador enroscado com a justiça  ele corre pra dar solidariedade. A PF tratou o Sr. direitinho Governador? Tratou Zé, quem ela não tratou direitinho, rasgando as leis do País( juntamente com o Juiz do PSDB), foi o Tesoureiro do seu partido, já telefonou pra ele, Ministro?

    😯 meliante Barusco diz que a roubalheira vem desde o tempo de FHC, mas o Juiz não se interessou por este depoimento, cuma?

    9-Rede Globo coloca o País SOB CENSURA, em e-mail proíbe que se fale no nome de FHC na Lava Jato. A liberdade de expressão do povo brasileiro foi cassada? Hellooou Zé da Injustiça…

    10-Procurador Geral da República passa por cima das leis do País e com dinheiro público vai aos Estados Unidos falar com outros Procuradores de lá para acusar o estado brasileiro, e jogar um enorme  prejuízo nas costas do povo,  e isto com o consentimento de Dilma, que portanto é cumplice , Ah Dilma sabia o Zé sabia,. Isto me lembra o Cabo Anselmo, só que devido os altos cargos destes dois devemos dizer : Marechala  Anselmo e General  Anselmo. É ou não é a casa da Mãe Joana?

    No momento é o que estou lembrando, mas tem mais muito mais…

    E a Dilma, calada, muda. E quem elegeu a Dilma assistindo a tudo isto acima descrito sem reação da Dilma? Desalento total!

    Se fosse uma estadista encamparia temporariamente as empreiteiras, com a diretoria nomeada pelo governo, o dinheiro dos lucros depositado em juízo, até o fim dos processos, quando então a Justiça teria decidido qual a penalidade a ser aplicada  ou não aos  ex diretores, as empresas seriam preservadas e ao fim do processo se verificaria se deveriam ser devolvidas ao proprietários ou privatizadas. Protegeria a Petrobras e não a Graça Foster como ela fez. O Governo Dilma como você e outros blogueiros já cansaram de dizer  não tem comunicação com a população brasileira e é tão burra que não sabe que todo o processo visa a ela e ao ex presidente Lula, os outros apenas são pessoas que estavam no lugar errado na hora errada. Dilma é mulher de lojinha de R$1,99. Agora ela vai travar a batalha da comunicação, sabe por quê? Depois do que aconteceu com o tesoureiro do PT ela viu que estão chegando para pegar ela, todo mundo que foi eleito pelo PT será cassado, pois dirão que o dinheiro da campanha há era fruto de corrupção, haverá ainda a Teoria Fascista do domínio do fato, ai é crau, nela e no Lula! Agora sim haverá cadeia em rádio e televisão, mas apenas e tão somente porque caiu a ficha, agora ela viu que vieram para pegar ela e já estão bem perto!

     

  11. Histórico de combate a corrupção?

    Sinceramente, o que está cada vez mais claro é somente discurso de combate a corrupção.
    O histórico é de teimosia, arrogância e emPACamento de programas. 

    Por favor, mostrem indicadores da Dilma melhores que o LULA. O LULA melhorou MUUUUIIIITO em relação ao FHC que melhorou em relação ao Itamar que melhorou em relação ao Collor que melhorou em relação ao Sarney.

    O mínimo esperado era que Dilma melhorasse em relação ao LULA. Aconteceu isso?

    Uma corporação da dimensão da PETROBRAS que tinha, isso mesmo “TINHA” uma qualidade técnica acima da política, foi partidarizada, fatiada e desprezada pelo governo para sua finalidade inicial: produzir petróleo, ser autosuficiente e referência tecnológica no setor de óleo e gás.
    Se a bela PETROBRAS está ainda de pé e com dignidade é graças aos funcionários de carreira que ainda lutam por uma causa.
    A prática do combate a corrupção por parte da presidente (minúsculo mesmo) é de uma habilidade comparada a um elefante numa loja de porcelanas. 

    Só faz política no balcão de negócios.

    1. Por favor embase e fundamente

      Por favor embase e fundamente os numeros que FHC melhorou o Brasil em relação ao Itamar Franco.

      E só lembrando Paulo Roberto e Duque ,eram funcinarios de carreira.

      1. FHC, Lula, Dilma, Collor são tudo farinha do mesmo saco

        Pra mim, FHC, Lula, Dilma, Collor são tudo farinha do mesmo saco. Já dizia o Plínio de Arruda, na época eu achava exagero dele, hoje, que Deus o tenha, percebo que ele tinha toda a razão. PSDB atacando PT e vice versa. Or argumentos sempre os mesmos, só muda de lado, de acordo com a conveniencia. Para PTista, o FHC foi um péssimo governo. Discordo. Para o PSDB, o PT foi um péssimo governo, novamente discordo. Agora não dá para, porque algo inciciou no governo PSDB ser usado como argumento para continuar acontecendo, muito menos para inocentar pessoas envolvidas só porque são do PT. É aquela frase: “Ah, mas o PSDB também fazia, então eu também posso”. NÃO, ninguem pode, e doa a quem doer, que todos paguem pelos seus crimes. Olha, só vai sobrar o Tiririca.

    2. .

      1) Inflação

       

      -Primeiro mandato de FHC: média de 9,4 por cento ao ano;

      -Primeiro mandato de Lula: média de 6,4 por cento ao ano;

      -Primeiro mandato de Dilma: média de 6,1 por cento ao ano.

       

      2) IED (Investimento Estrangeiro Direto)

       

      -Oito anos de FHC: US$ 163 bilhões;

      -Oito anos de Lula: US$ 216 bilhões;

      -Apenas quatro anos de Dilma: US$ 258 bilhões.

       

      3) Emprego

       

      -Final do governo FHC, em 2002: desemprego de 12,7 por cento;

      -Final do governo Lula, em 2010: desemprego de 6,7 por cento;

      -Final do primeiro governo Dilma, em 2014: desemprego de 4,8 por cento (o menor da história).

       

      4) Imposto de Renda 

       

      -Correção na tabela do Imposto de Renda no primeiro mandato de FHC: 13,2 por cento;

      -Correção na tabela do Imposto de Renda no primeiro mandato de Lula: 18,8 por cento;

      -Correção na tabela do Imposto de Renda no primeiro mandato de Dilma: 19,25 por cento.

       

      Isto para não falar nos programas sociais da era Lula, que estão rigorosamente mantidos por Dilma, que criou inclusive vários outros programas sociais de sucesso como o Pronatec, o Ciência Sem Fronteiras e o Mais Médicos. 

       

      A política nacional de valorização do salário mínimo está mantida, o regime de partilha do pré-sal também e a política industrial de conteúdo nacional, criada por Dilma, será mantida neste segundo mandato. 

  12. A Petrobras empresa não tem

    A Petrobras empresa não tem nada a ver com esta corrupção toda ai , os aloprados do PT que aparelharam e tomaram conta como “cosa nostra ” , é que tem ser punidos e banidos da politíca . O pessoal técnico é que levaram esta compania ao nível superior e desenvolveram ela , agora os politícos fiziológicos se apoderaram dela e sugaram bilhões , estes é que devem ser identificados e punidos na forma da lei , seja quem for .

    1. merval 110%

      armando,

      Pelo discurso jenial, tem que ser fã do merval, 110% é formado pelo aloprados do PT, mas que beleza.

      Do jeito que você escreve, até as árvores irão jurar que isto só acontece na Petrobras, procure se informar um pouco melhor, suas fontes são realmente péssimas.

      O blog, que tem tido posts excelentes, é uma ótima fonte de informação, aproveite.

    2. Por partes:
      1- O pessoal

      Por partes:

      1- O pessoal técnico “não levaram” nada nos tempos do FHC, pois foram sabotados e até plataforma andou afundando.

      2- Não foram os “aloprados do pt” que quebraram o monopólio e abriram as cancelas para a roubalheira, que vem desde 1997, não seja cego/cínico.

      3- Aponte COM PROVAS que a roubalheira deságua no pt. NÃO VALE ILAÇÃO!

      4- Tome vergonha e evite comentários infantis como este.

    3. Nassif os “troll” estão

      Nassif os “troll” estão assanhados com o seu post. Qualquer coisa que arranha nem que seja de leve o PT “assanha” os caras. O “paraiso celeste” estará instalado quando a instituição “troll” deixar de existir. Provavelmente não nos meus tempos, ou quando a oposição ocupar o poder e aí viraremos os “troll” deles. Socorro!

  13. É quase isso!!

    Concordo com quase tudo que você falou, mas não tenho convicção sobre a tolerância zero com a corrupção dela ser indiscutível. Se sou acionista majoritário que é o mesmo que dono não teria deixado chegar onde chegou. Na verdade eu teria chutado todo mundo de lá, isolado a todos para investigação e reerguido a empresa, com oposição ou sem pra encher a paciência.

    Todas as ações da presidente vão na linha de proteger alguém/alguns e não na preservação da empresa. Essa história de não querer interferir no processo é desculpa para os igênuos.

    Tente convencer alguém que investiu o FGTS de décadas na Petrobras de que o governo não está envolvido nos desvios e vai receber um “tá maluco?” redondo.

    PT=PMDB=PSDB=DEM=PSB… realmente não está fácil pra niguém (dentre nós. O povo!!!) 

  14. Petrobras

    Olha Nassif, antes quero dizer que sou um antigo admiirador seu e não ligado a partido político.

    Enchergo seus posicionamentos como sendo, geralmente, equilibrados e honestos, embora, não raramente, com forte viés partidário. Porém, desta vez, você exagerou.  Está claro, evidente e provado que este governo – ha 12 anos no poder- forma uma grande organização criminosa com tentáculos dentro e fora do Brasil. Aparelhou geral o Estado brasileiro. Roubou cifras astronômicas, para enrequecimento dos párias e encastelamento no poder dos ´´cumpanhero“. Ai, você vem sugerir que essa cidadã que está à frente da quadrilha  tome a dianteira para dar um basta na gatunagem?Lamento ver um homem de bem, do seu quilate, se colocar de modo tão estapafúrdio, seguraramente de boa fé. Não acredito que um jornalista da sua estatura e credibilidade, esteja à soldo para fazê-lo. Não exagere, muito menos substime a inteligência dos seus leitores.    

    1. Provar o que escreve

      Geraldo,

      “Ai, você vem sugerir que essa cidadã que está à frente da quadrilha  tome a dianteira para dar um basta na gatunagem?”, é isto mesmo ? Se for, é o caso de gritar “abriram a porta do zoológico”.

      E ainda vem com conversa fiada, sou seu fã etc.. e tal, só queria ver se alguém te acionasse para provar o que escreve. Se tem mais de 70 anos, tá perdoado. 

  15. CGU não é AGU

    Caro Nassif, só um esclarecimento. A CGU não integra a AGU. São órgãos distintos. A CGU desempenha controle interno, enquanto a AGU faz a defesa da União.  No caso específico, acredito que o papel da CGU esteja muito mais próximo da Procuradoria da República do que da AGU.   Veja você que a nota emitida pela PGR é uma embromação, não responde à excelente indagação de Motta Araújo, de modo que permanece a pergunta: que foi fazer o Ministério Público Federal, a CGU e a CVM nos EUA.  Se tivéssemos Presidente(a) da República e Ministro da Defesa, tal questão já estaria sendo posta numa mesa de reunião com tais Órgãos.

    1. Nem a Presidência da

      Nem a Presidência da República e muito menos o Ministério da Defesa têm ascendência sobre o Ministério Público. A CGU, porém é orgão do Poder Executivo e, talvez por isso, seus membros tenham acompanhado a comitiva da PGR. Quem sabe  se não foi uma tentativa de conter os ímpetos dos procuradores?

      1. Chamar para conversar não

        Chamar para conversar não implica ascendência sobre ninguém.  Em situações como esta, interloctores naturalmente existem (deveriam existir), como são desejáveis.

  16. Pequenas Crueldades são de Grande Ajuda ao Impeachment

    “Parece que as preocupações com sua imagem se sobrepõem às preocupações com o país”.

    A frase até pode soar como despretensiosa (afinal, um bom Texto exige algum final de Efeito).

    Posso estar enganado, mas na História do Brasil não se tem conhecimento de um Presidente (ou melhor, Político) com a Fidalguia e Fidelidade de Dilma (Integridade nem falar).

    Pelo jeito a Oposição já deve ter se conformado.

    Após tantas Delações, Vazamentos e que tais, nada foi encontrado contra Dilma.

    Nada…

    Ontem, o JN teve até que pedir desculpas ao Diretor Estrella (deveria fazer o mesmo com a Graça e o Ildo Sauer).

    Mas, apesar das Acusações/Cobranças à Direita e à Esquerda, Dilma se mantém Fiel, sem Lamúrias (Dizem que ficou “triste”, não com a Queda de Popularidade, mas pela Pesquisa Datafolha apontar que, agora, o Povão a considere Cúmplice da Corrupção – “Ela Sabia”) …

    Estaria sendo Fiel a quem?

    Algumas Dicas:

    – Em seu Mandato, revisou o Plano de Investimentso da Petrobrás, para Compatibilizar o Sonho de uma Petrobrás Grande e Impulsionadora de várias Cadeias Produtivas (como a Indústria Naval) com a Geração de Caixa da Empresa;

    – Em seu Mandato, demitiu Diretores (e, ninguém fala que o Paulinho Costa tinha “Carta Branca” para tocar a Abreu e Lima).

    Quem teria dado a ele esta “Carta Branca”?

    – E, quem Negociou a Colocação de tais Diretores nas respectivas Posições? (Ora, não sejamos ingênuos em imaginar que eles estejam lá só para desenvolver uma Boa Gestão. Estão lá, e sempre estiveram, seja em que Governo/Partido for, para “Criar Empregos” (para seus Protegidos) e Arrecadar, claro…).

    Estou até curioso com a mais Nova “Ingenuidade/Tiro no Pé” da nossa Santa Joana D’Arc (ou Dilma):

    “Deu Carta Branca ao Bendini” para criar uma Nova Diretoria, sem influência Política (rs, rs, …).

    Seus erros? (Até a Santa Joana D’Arc os tinha), foram 2:

    1. Desonerou um Setor Empresarial que pensa em tudo, menos em Investir e Criar Empregos

    2. Usou o Preço de Derivados para Controlar a Inflação (Quem teria Estimulado a Demanda “abusando” dos Instrumentos de Crédito, levando a uma Perversa “Inflação de Serviços”)? …

    Ganhar uma Eleição e Manter os Ideiais Trabalhistas não poderia ser atenuantes para esta Mulher (que “só pensa na Própria Imagem”)?

    Não bastasse isso, lá fora a Economia Desmoronando;

    E, para facilitar o “Servicinho” dela, por aqui dentro, os Ricardos Kotschos, Franklins, Martas, e outros “Pró-Volta-Lulistas” detonando o “Silêncio” dela, como se fosse uma Omissão (ou algum Sintoma Depressivo).

    Aos que sugerem que Dilma pare de se “Preocupar com a Própria Imagem” e “Interfira” no Caso Petrobrás Diretamente, sugiro que leiam o que pensam os Investidores:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/carta-aberta-ao-investidor-mark-mobius/

    ]No Momento, a “Não Interferência” é vista como um “Funcionamento Sadio das Instituições” e “Uma Oportunidade de Melhoria na Governança das Estatais (todas)”.

    Paremos então com esta Mentira de que a Dilma não tem Estratégias ou Ideias (ou como querem, “a Anta está perdida”).

    E, principalmente, deixemos de colar nos outros o Egoísmo que nós mesmos temos (“Preocupados com a Nossa Própria Imagem).

     

    1. Completando
      Wong, gostaria apenas de acrescentar:

      1 – Se não sabia de nada: É extremamente incompetente, como como presidente do conselho da Petrobras e ministra das minas e energias, teria que criar estrategia que permitisse tal controle, até para preservar o investimento na empresa. Afinal deveria fazer jus a salario na rodem de R$ 100.000,00/mês.

      2 – Se sabia: Arrumou um esquema em que participaria de maneira a não deixar rastros, passando por testas de ferros que não deixariam seu nome aparecer no esquema. Poderia no final fazer como o Lula e falar que sabia de nada.

      Entendam que de qualquer maneira ela deveria ser demitida por justa causa.
      Como no meu ver e da maioria da população uma pessoa não pode chegar a presidência sendo tal ingenua, ela sabia e se ela sabia participava.

  17. Exemplo.

    Debates políticos, não são exclusividades de políticos, muitos menos os temas políticos; começar um debate sem que os ânimos se exaltem e saem do centro da meta é questão de segundos, quando isso acontece se tem a percepção de vaco, um vazio e um silêncio terrível; varios fatores são responsáveis por isso, mas destaco uma, a paixão; seja qual for o objetivo, a paixão não deve ser levado ao debate político; quando isso acontece, se perde todos os outros sentidos do debate político, não importa onde ela é realizada, todos ficam ridicularizados, e se perde a política e principalmente perde a sociedade, que perdeu mais um momento cívil.

  18. Nestas horas, em que surge um

    Nestas horas, em que surge um presidente da Câmara desejoso de tomar o lugar de Dilma, enquanto o PSDB não engole a derrota nas urnas do ano que passou, seria uma salvação da pátria se PMDB e PSDB entrassem em colizão. Ou seja, é preciso que algo fora do Governo aconteça para que Dilma seja salva. Se depender dela, ao que parece, seu governo não decola, senão sob muita tensão, visto que essa Lava a Jato não tem dia pra acabar, e quanto mais se desenrola mais calos pro PT e pro Governo. 

  19. Triste em fazer essa pergunta

    …Mas, não me resta outra alternativa.

    Luis Nassif, isso que você escreveu acima,  é um atestado de inocência ou de  má-fé?

  20. A Presidenta tem que falar se
    A Presidenta tem que falar se não contrata outros para falar em nome dela para defender a Petrobras das falsas investigações que estão ocorrendo contra o PT e seu governo
    Estamos lidando com fascistas que também eram inteligentes. Estamos combatendo ditadura do judiciário do ministério público que tudo podem . O Governo tem que se defender e mostrar as menturas e manipulacoes sem medo. Ir para luta politica. Não acredito que estamos passando por isso num governo que foi exitoso em todos os sentidos, mas fica acuado
    O que é isso

  21. Não precisa colaborar!
    Tá bom Nassif!A gente já sabe que você quer a Dilma fora. Mas não precisa colaborar com os impeachmakers. Pega mal pra sua imagem. Fica parecendo colaboracionista.Deixa eles fazerem o serviço sujo. Depois é só ir para o abraço! 

  22. Total falta de

    Total falta de preocupação.

    Ontem mesmo, há um posto em que é citado falha grave do Govenro no caso de impor prejuizos à empresa, na questão dos combustíveis.

    Seria muito fácil o Governo se safar deste erro que ele cometeu. Era só fazer uma conta de padaria – qualquer consultor da Petro saberia fazer – e dizer qual seria o preço atual para que essas perdas que houveram forem zeradas em um prazo razoável, algo como uns 2 anos. E pronto. É só dar o aumento de preço para ela. As ações subiriam o lucro aumentaria, o caixa ficaria mais tranquilo, seria bom para a nova diretoria e para o crédito futuro da empresa.

    Ela sairia do foco.

    1. Absolutamente nada a ver

      Somente no primeiro mandato de Dilma o diesel subiu mais de 20 por cento. A gasolina foi reajustada em mais de 11 por cento. 

       

      O preço do petróleo estava acima de US$ 100 o barril até o início de 2014. Alguns ”jênios”, que gostam de fazer contas de padarias, gostariam de ver a Petrobras repassar o custo dessa explosão internacional ao povo brasileiro. Seguindo essa tosca linha de argumentação, o litro de gasolina já estaria em mais de R$ 5,00 aqui em Pindorama. 

       

      O valor do barril de petróleo caiu vertiginosamente a partir do segundo semestre de 2014 e hoje está em níveis similares ao que existia em 2009. Com isto, a Petrobras já está tendo LUCRO com a venda de combustíveis desde outubro de 2014. Hoje o preço da gasolina e do diesel no Brasil está ACIMA da média internacional e com apenas 12 meses de manutenção deste quadro a Petrobras recuperará com gordas sobras o quadro do primeiro mandato de Dilma. 

       

      Será que as pessoas esqueceram inclusive que quem zerou a CIDE para os combustíveis foi o próprio governo da presidenta Dilma, em junho de 2012? Com a retomada da CIDE em 2015, novamente a Petrobras está sendo beneficiada. 

       

      Seguindo a linha dos ”contabilistas de padaria”, como já disse antes, a gasolina custaria hoje mais de R$ 5,00 enquanto o preço atual do barril de petróleo caiu pela metade! Isto para não falar na inflação, que teria estourado o teto da meta em 2011, 2012, 2013 e 2014.

      1. O govenro tem o direito de

        O govenro tem o direito de subsidiar a gasolina e o diesel, mas deveria te-lo feito com transparencia, não da forma como foi feita.

        1. Todo mundo sabe!

          E os beneficiados (a sociedade), em detrimento de um lucro menor de sua empresa controlada) até metem o pau!

          Esta é a nossa “”difusa sociedade”: reclama por que está caro! … ou por que está barato…

          Não entendi a questão da “transparência”.

          Será que a gasolina ficou mais turva?

           

          PS: Como um ponderado comentarista que é, congratulo-me desde já com o seu “…tem o direito de …”. Abs

          1. O que voce não entendeu ?
            O

            O que voce não entendeu ?

            O Governo usou a Petrobras para dar subsídio para a gasolina. Foi isso que foi feito, submeteu ela a prejuizos na comercialização de determinado produto por 3 anos, é muita coisa.

            É tão dificil de entender o que foi feito ?

            O Governo tem toda a legitimidade para subsídiar, mas poderia ter feito um fundo bancado pelo tesouro e não pela empresa.

            Tanto o processo não foi transparente que muita gente, e parece ser o seu caso, nem ficou sabendo e nem entendeu direito o que aconteceu.

          2. Vc está se repetindo…

            A decisão de segurar o preço da gasolina na origem (Petrobrás) foi amplamente noticiada e discutida o tempo todo, portanto sua alegada falta de “transparência” é incompreensível. A menos que vc pense que isto é uma “informação privilegiada” sua…

            Todo mundo sabe e todo mundo entendeu que o controlador, através do seu preposto governo, lançou mão de um recurso (dentre muitos possíveis) para ajudar na cadeia de custos do país inteiro (energia, petroquimicos, transportes, embalagens, etc.) usando (ou sacrificando) parte da lucratividade dele.

            Tanto não é “muita coisa” que ela continuou muito lucrativa.

            Óbvio que toda decisão operacional (legítima) pode ter opiniões favoráveis ou não (como a sua).

            O que não dá é atribuir a ela um “desastre” que nem existe, nem seria por esta razão. Aí não é discussão de opinião, mas de fatos.

            Acho que vc é que não está querendo entender.

            Quanto a sua réplica sobre “reposição”, note que ela já se iniciou pois: (1) Hoje ela diminuiu sua importação por ter maior produção própria (refinaria nova); (2) O preço internacional baixou (menor custo na importação); (3) Ela aumentou o preço e ainda voltou a receber itens de receita perdidos (mais recita ainda).

            O resto é velocidade, espaço e tempo do mutante cenário mundial.

            E os ajustes de vôo necessários.

          3. Dar lucro é uma coisa,

            Dar lucro é uma coisa, continuar muito lucrativa é outra. As margens cairam muito e o endifivdamente subiu, a situação financeira piorou demais.

            Tudo isso somado a operação lava jato causou uma espécie de “tempestade perfeita!” sobre a empresa.

            Dai que o Governo deveria criar fatos positivos na empresa.

             

             

    2. Petrobras

      Daniel,

      melhor ideis que surgiu. No entanto, difícil, nas atuais circunstâncias, com Joaquim Levy e congresso hostil, o Governo levantar 30 bi de crédito para a Petrobras.

      Isso tinha que ter sido feito logo depois do resultado da eleição, em novembro !!!

    3. Ninguém defende a Petrobrás mais que eu

      Mas querer dar um aumento generalizado nos combustíveis para acertar um PEDAÇO da contabilidade da empresa e ignorar os efeitos em cascata que isto causaria no país (CONTROLADOR e INVESTIDOR FUNDADOR da empresa com impostos de todos) é querer dar à defesa de um ponto o famoso dane-se o resto.

      Se não houver a compreensão de que a empresa controlada pelo Estado tem objetivos estratégicos bem além de uma mera empresa privada, que visa eminentemente o lucro, então entende-se a defesa de sua privatização.

      Aí ficatudo  igualzinho às demais. Só sobrarão os impostos (que ela paga hoje também).

      Mas os lucros irão para bolsos privados.

      No caso, estrangeiros..

       

      1. Seria apenas para repor as

        Seria apenas para repor as perdas que houverem, não seria nada além disso.

        Nâo é para acertar contabilidade á para se fazer JUSTIÇA com a empresa.

        Bastaria algum sentimento do Governo, não é nada dificil. Por ex esse último aumento que teve de pis cofins de combustível, era só ter repassado algo como meio a meio para a Petro, ja seria uma grande coisa. O aumento para o público seria o mesmo.

        Os lucros irão para todos os donos da empresa, o principal é o Governo.

        Mais ainda, os lucros iriam para aumentar os investimentos da empresa no nosso País.

        A situação é dificil. Neste momento, qualquer aumento de caixa é importantíssimo. Ainda mais este aumento, que teria toda a justificativa possível.

  23. Desculpe a comparação, mas se

    Desculpe a comparação, mas se o chanceler do FHC tirou os sapatos para os americanos o procurador da república e seus colaboradores foram para lá abaixar as calças.

    Esse pessoal da procuradoria nasceu aonde? É preciso a Dilma lembra-los de que eles são empregados do estado brasileiro?Pra derrubar um governo e criminalizar um partido precisam ir tão longe? Ah! É preciso avisa-los que tem um surto de sarampo na Flórida (vi no programa do Jimmy Fallon ontem). Afinal sabe como é irresistível aos brasileiros lambe botas os preços das bugigangas em Miami.

    E Nassif, a Dilma tem defeitos mas é nacionalista. Esses engomadinhos que não encaminham um só processo contra os políticos do Psdb nem essa qualidade tem.

    1. .

      O Ministério Público não tem subordinação alguma em relação aos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário. 

       

      Eles tem independência funcional garantida pela Carta de 88 e não representam os interesses do Estado, do Executivo, do Legislativo ou do Judiciário, mas sim o interesse da sociedade. 

       

      Dilma Rousseff não tem rigorosa e absolutamente nada a ver com o fato do Ministério Público ter ido aos EUA. O procedimento comum e corriqueiro é o de avisar o Itamaraty e o Ministério da Justiça, algo que o Ministério Público fez agora como sempre faz. 

      1. Mas ela escolhe o PGR e pode

        Mas ela escolhe o PGR e pode escolher qq um dentre os mais de mil procuradores federais.

        Aliás, logo terá que fazer outra escolha. Ela pode muito bem não reconduzir o Janot ao cargo.

        1. Bom mesmo era no tempo do Engavetador-Geral da República!

          As pessoas, consciente ou inconscientemente, estão fazendo o jogo da máfia do PSDB, que se blindava através da mídia e do conluio vergonhoso e escancarado com o Ministério Público e o Poder Judiciário. 

           

          Nada era investigado, nomeava-se um Engavetador-Geral da República durante 08 anos consecutivos e todos viviam felizes para sempre… 

          1. Ninguém esta fazendo o jogo

            Ninguém esta fazendo o jogo do Psdb. O Procurador Geral da República e seus assessores foram para os Estados Unidos contribuir com o judicário americano. O oposto é que deveria ter acontecido: os procuradores americanos é que deveriam ter vindo ao Brasil para se inteirar do processo da Petrobrás e defender os interesses dos cidadãos americanos.

            Eles não tem serviço pra fazer aqui? Deve ser por isso que não andam os processos dos “Cunhas da política”, dos Daniel Dantas, dos Cachoeiras e menos ainda qualquer ação contra o Psdb. Os processos nunca  saem do escaninho onde estão escondidos e repousam até caducarem. 

            Corrupção não se combate com politicagem, se combate com medidas responsáveis e dentro das leis do país. A Petrobrás, com medidas internas, está contribuindo muito mais para evitar a corrupção do que o judiciário brasileiro. Ou você acha que o pessoal da oposição não está rindo do que está sendo feito com o PT e tem certeza da impunidade de seus atos porque tem “cupinchas” em todas as instancias de poder.

  24. Viagem aos USA

    Que eles foram fazer lá? Ora, foram receber instruções,de vez que os sistema eletrônicos não são mais confiáveis.  Além disso, são tantos os problemas para viabilizar a privatização da Petrobras que só mesmo uma discussão em grupo pode garantir uma ação conjunta. E a vinda de uma frota americana para a área do pré-sal será explicada como necessária para defender os interesses do Ocidente, ameaçados pelos terroristas de sempre.

  25. Parecenças

    “Parece que as preocupações com sua imagem se sobrepõem às preocupações com o país.” E parece que a imagem que ela quer passar à caterva oligárquica é de que ela é uma ovelhinha mansa, que não representa nenhum perigo para o establishment. Lembram do beijamão aos Civitas?

  26. A Dilma parece ter receio de muita coisa

    e por isso se cala. O problema é todos ao redor dela se calarem também, sera que não existe ninguém inteligente ligado a presidente que perceba a gravidade da situação?

  27. Não dá para comparar

    A Dassault é um empresa privada, plurinacional. Até a Embraer é um pouquinho dona da Dassault. Mas acho que a maioria do capital é americano.

    O governo da França nunca nomeou presidentes e diretores da Dassault, nem muito menos presidiu o Conselho da empresa.

    Isto posto, a situação de Dilma é muito mais delicada do que seria a de um governo francês no hipotético exemplo.

    Aqui há a suspeita de participação direta do partido do governo na corrupção. Senão, da própria governante.

    Agora, há um caso interessante do Sarcozy que, parece, recebeu uma bela grana da Airbus, através da sua fabricante de helicópteros, para “intermediar” uma venda de 3 ou 4 bilhões de dólares de helicópteros para o governo do Cazaquistão.

    E a Airbus não está sendo, pelo que eu percebo, sacrificada por ter pago a propina.

  28. Tremenda injustiça esse último parágrafo, Nassif

    Li teu texto por volta das 7 horas e deixei pra comentar depois dos demais.

    Sugerir que Dilma se preocupa mais com sua imagem foi demais até pra vc, que tem todo crédito do mundo pra criticar o governo – não a presidenta.

    Alguns querem uma super-heroína, uma mulher-maravilha, coisa que ninguém é. Nem Lula.

    Todos erramos, uns mais, outros menos, mas nenhum de nós tem a mais vaga noção de como é sentir o peso de um País como o Brasil nas costas.

    Nenhum de nós tem a mais vaga ideia do que é proteger o patrimônio público dos lobos do Congresso, dos corruptores, daqueles que só pensam em levar vantagem.

    É mais difícil do que qualquer outra tarefa do governo. Experimente mudar uma regra do condomínio do seu prédio pra ver o que acontece.

    Isso que tô dizendo não é desculpa para os erros do governo e do PT, mas pra justificar o porquê de considerar sua frase injusta, viu Nassif. Grande abraço

  29. CHUINF!

    MINISTRO DA JUSTIÇA NÃO ECONOMIZA SUBSERVIÊNCIA

    Como é possível a presidente decidir cancelar qualquer publicidade em Veja por seu caráter golpista, e seu Ministro da Justiça conceder uma longa e sorridente entrevista à TV Veja? Como é possível acreditar em qualquer compromisso do governo com a regulamentação dos meios de comunicação se José Eduardo Martins Cardozo não perde a chance de se curvar diante dos monopólios?

    http://operamundi.uol.com.br/brenoaltman/2015/02/10/ministro-da-justica-nao-economiza-subserviencia/

  30. Sessão Post-efeméride do Dia Santo, só aqui no GGN-Nassif

    A falta de atenção do governo com o fator Petrobras

    se fosse então somente com o fator Petrobras…

    “o mundo muda segundo o foco de atenção” john cage (1912-1992)

    GGN-Nassif faz sua parte, graças aos post-efemérides padrão AA e padrão nóis memo daqui das quebradas…  a lembrar oportunamente, ao governo e ao povo, dos fatos históricos que mudaram o mundo, como o deste dia santo de Santa Escolástica (480-547):

    face Luis Avelima

    Em 10 de fevereiro de 1980, fundação do Partido dos Trabalhadores (PT)

  31. Pobre militante do PTÉ de
    Pobre militante do PT

    É de doer o coração o padecimento do militante do Partido dos Trabalhadores. Entregue à própria sorte, em meio à arena dos leões, ele tenta resistir como pode ao massacre midiático contra o governo do seu partido. Mas a solidão é grande. Diante de toda sorte de ataques sórdidos, vilanias e infâmias, o governo da presidenta Dilma adota o silêncio como tática suicida de luta. Seduzida, talvez, por aconselhamentos de marqueteiros ou paralisada diante de sua falta de jeito e vocação para a refrega política, a presidenta e seu círculo mais próximo de colaboradores conseguem não se incomodar com o escrachado movimento de desestabilização do seu governo que está em curso.

    Quem abre os jornais e revistas, assiste aos noticiários da TV ou ouve as emissoras de rádio dedicadas a notícias tem contato com um país que está se desmanchando. O Brasil é terra arrasada. Tudo culpa do governo federal. A gestão da água é, constitucionalmente, responsabilidade dos governos estaduais. Não importa a omissão e a incúria de Alckmin no caso Cantareira. A culpa é da Dilma. Nunca se investiu tanto em produção e linhas de distribuição de energia elétrica como nos governos Lula e Dilma. Mas não há tréguas no terrorismo sobre racionamento e apagão, que, aliás, nunca se concretizam,. Dia e noite a imprensa bate na tecla da falta de planejamento e investimento do governo atual.

    Tudo isso muito bem ancorado pelo destaque avassalador do festival de denúncias, delações premiadas e disse me disse da Operação Lava Jato. Afinal, para a mídia, quem inventou a corrupção no Brasil foi o PT. Se aproveitando desse terreno fértil, a marcha do golpismo andou algumas casas nos últimos dias com a tabelinha entre o jornalismo canalha da Veja e FHC. Transbordando ressentimento por todos os poros devido à sua monumental rejeição no meio do povo, o ex-presidente chegou até a encomendar parecer jurídico para dar ares de legalidade ao golpe paraguaio que prega.

    E o mais chocante é que o governo, mesmo ante atmosfera tão carregada, se mantenha impávido no seu autismo político. A barbeiragem na condução da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados parece também não ter afetado os áulicos do Planalto. A eleição de um ultraconservador, inimigo de todas as causas progressistas, para comandar a Câmara e a estarrecedora constatação de que o governo conta, para o que der e vier, com apenas 138 deputados (a votação de Arlindo Chinaglia) seria motivo mais do que suficiente para um freio de arrumação do governo no que toca à sua relação com a base parlamentar, partindo de uma autocrítica sobre a tática utilizada. Que nada, pela versão oficial, o “governo nada tem a ver com a disputa da Câmara.”

    Enquanto isso, o militante do PT enfrenta o cunhado reacionário no almoço de família, sendo obrigado a ouvir da tia, do primo e dos amigos também a ladainha “só votei no PT e na Dilma porque você pediu, mas estou arrependido.” Ouvir na padaria e nos botequins da vida que o seu partido é sinônimo de corrupção já faz parte do calvário cotidiano do petista. Mas, ainda que de forma quixotesca, ele resiste. Com todo abandono, ainda marca presença nas redes sociais e até nas ruas. Só que paciência e abnegação têm limites. É visível o desânimo que vai tomando conta dessa galera. Pudera. Sem explicações públicas minimamente convincentes, o governo adota um ajuste fiscal penalizando somente os trabalhadores, coisa que qualquer tucano assinaria embaixo. Segue-se um mês de silêncio. O debate com a militância está interditado.

    É importante que, mesmo sem a regulação da mídia (debate que o governo perdeu o timing para travar com a sociedade e que agora ficou ainda mais difícil com a eleição de Cunha para Câmara ), o governo dispõe de instrumentos para enfrentar a batalha da comunicação e disputar a opinião pública. Não os utiliza porque não quer. Se a Secom parasse de empanturrar de dinheiro o monopólio da mídia, diversificando e democratizando sua milionária verba publicitária, e se a presidenta Dilma e seus ministros adotassem uma linha articulada e permanente de defesa do governo, não deixando ataque sem resposta, já seria um alento. Por que não utilizar com frequência a cadeia nacional de rádio e TV ?

    Só não vê quem não quer : Lula e Dilma são os alvos dessa grande engrenagem golpista que inclui o PIG e parte considerável do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal. E se continuar com esse ar blasé, fingindo não ver que vivemos tempos de guerra, o governo será derrotado no parlamento, nos tribunais e, o que é pior, nas ruas.

    http://blogdobepe.blogspot.com.br/2015/02/pobre-militante-do-pt.html  

  32. Vamos dar um desconto. È

    Vamos dar um desconto. È coisa demais para ser jogado nas costas da presidente. Sou um crítico da mesma para certas posturas, em destaque a passividade, mas nesse caso da Petrobrás seu posicionamento se não foi, está sendo o ideal, também não é um desastre. 

    Se estivesse agindo ao contrário, ou seja, interferindo de forma mais intensa na Petrolífera mesmo que só em assuntos de gestão, aí o tiroteio mudaria de enfoque: “Está vendo?Se ela está intervindo é porque tem culpa no cartório. 

    Pois não foi essa a reação dos que se opuseram à nomeação do Bendine para presidente da Petrobrás? “Está lá para abafar, livrar a cara da Dilma”, foi a tônica do consórcio oposicionista e de opositores comuns.

    Difícil, periclitante a situação da presidente Dilma.

    1. Pois eu penso o contrário JB.

      Pois eu penso o contrário JB. Independente de críticas, que virão de qualquer jeito.

      Acho que ela deveria intervir em algumas frentes básicas.

      1) Questão economica: dar aumentos para a empresa melhorar seu caixa. A justificativa são os prejuizos passados nos derivados. Melhoraria e muito a situação da empresa que pode vir a ter muitos problema ainda com sua dívida, dependendo do que vier a acontecer daqui para frente. O futuro dela está incerto, principalmente pelas classificações de risco e as ações que estão pipocando por ai.

      2) Atuar, como pede o texto, mais fortemente na comunicação e também nos bastidores, junto ao MP e Judiciário.

      3) Atuar ainda  visando não paralizar obras essenciais para a empresa e o País, ainda que tenha que chamar BNDES, BB e Caixa para a roda.

      Criticada ela será, de qualquer forma, em tudo e qualquer coisa que fizer.

      Já que é assim é sempre melhor agir e sempre em prol do País.

  33. Momento extremamente complexo

    Momento extremamente complexo para o Brasil. Dilma Roussef e Jango se assemelham pela mediocridade e falta de visão politica. A tibieza de Jango foi uma das responsáveis pelo putsch civil e militar de 1964. A atual presidente parece idiotizada pela quantidade de ministérios que precisa dar à chamada “base aliada”, um trambolho institucional que vota contra o governo em qualquer situação. Não vejo ameaça de golpe milittar no momento pois uma lambança do genero tem alguns requisitos históricos especificos executados por certos atores que são os inimigos  do estado democrático de direito. Preocupo-me com algumas decisões economicas desastradas do atual governo e que podem levar o Brasil a em dois anos ter indicadores semelhantes ao de países como a Grécia. Executivo incapaz de se comunicar com a sociedade civil, Legislativo decadente com um Judiciário claudicante formam um ambiente favorável à proliferação de idéias como o impeachment do presidente da república, a baderna em plena democracia e que será a salvação do empresariado, hoje o setor da sociedade cada vez mais envolvido em movimentações financeiras no minimo duvidosas.     

  34. No dos outros é refresco!

    “As forças que querem colocar o povo na rua contra o governo estão apostando no que se chama de propagação viral.Além do Junho de 2013, há experiências mundiais: Primavera Árabe, Os Indignados na Espanha e o movimento Wall Street.”

    PS: Movimentos apoiados pelos áulicos agora assustados com o Datafolha….

     

  35. Olha Nassif ,você não

    Olha Nassif ,você não precisava dar um tapa na cara desses da Dilma.

    Compreendo o seu termor que é o mesmo de todos  brasileiros que veradadeiramente  ama e acredita no Brasil.

    Mais quantas vezes aqui mesmo nesse blog foi criticada,a politica de favores e mutretas,que rége a Republica desse País!.ora ela está nesse abandono todo. justamente por ter tido coragem e rompido,o esquema de bandidos na nossa Petrobrás ,a partir do momento que exonerou o Paulo Roberto Costa  da Petrobras.Ai mexeu com as velhas raposas tão aqui mencionas. Essa rebelião do PMDB o unico motivo que enxergo foi o “doa quem doer”.Inclusive  eu aceito o remedio amargo a composição com o Kassab,para recompor a base  .e assim tentar manter de alguma forma coeso o votos nas propostas do Governo.Não é o que sempre gritamos livrem-se “dos parasitas do PMDB”.Talvez o corte na carne tenha sido profundo de Mais.Mas  brasileiros simples como eu ainda contamos com a sua coragem,com seu empenho,para estancar essa hemorragia.

    Nassif o que devemos exigir que ela de um tiro no Peito?

    1. Nassif está correto. Falta proatividade…

      Nassif está correto. É competência da Presidenta, verificando encontrar-se a Petrobrás em dificuldades, promover todas as medidas SANEADORAS. Assim, muito ela ganharia em assumir liderança no papel de higienização de malversação de recursos da empresa e de reestruturação da cadeia logística para que a empresa continue cumprindo com seu planejamento de exploração do pré-sal. Se a empresa é tão importante ao Executivo, cabe a este todas as medidas para salvaguadar sua saúde administrativa e financeira. Uma atitude mais claramente proativa com as investigações demarcaria bem em que lado se encontra o governo (Pró-Petrobrás x interesses privados espúreos). O distanciamento só afeta a imagem do governo, que se apresenta com alvo e não como colaborador no combate à corrupção, sendo, portanto, uma estratégia equivocada. E a Dilma, por toda sua história, tem toda legitimidade de assumir liderança num processo de limpeza das instituições nacionais. Temos de reconhecer que a Lava Jato, apesar dos desvios de interesse político, combate algo muito ruinoso ao país, que é a cultura da corrupção, então o governo deve ter todo interesse de que as investigações avancem. Essa história de tratar que a Lava Jato é puro golpismo é um equívoco, pois os casos de corrupção foram evidenciados.

    2. Eliane, respeito sua opinião

      Eliane, respeito sua opinião embora concorde com o que o Nassif escreveu, que muitas vezes é rotulado, indevidamente, de “fogo amigo” quando cabe à mídia crítica não adular o governo e sim combater os ataques e distorções (manipulações) que a grande mídia faz atacando qualquer projeto político-econômico nacional e popular no país.

      Esse “republicanismo” (banalizaram a palavra) que o Cardozo, da Mensagem ao Partido (a Opus Dei do PT) defende é suicídio político, atitude kamikaze, pois não estamos numa Inglaterra onde um reaça tolera um governo trabalhista e não fica pregando Impeachment ou golpe de estado, estamos num país de matiz política ibérica autoritária, com todo aqueles maus costumes autoritários cultivados pelo catolicismo (e que boa parte dos evangélicos parecem gostar) e você se adequa a seu meio ou tenta mudar a mentalidade do meio de forma ativa, não com essa babanice pregada pelo Cardozo que a Dilma adotou achando que está fazendo a coisa certa.

      Não é possível tratar grupos que deram golpe de estado no país em 1964 com esse “republicanismo” e sim com maquiavelismo puro, ela tem que agir pra proteger a Petrobras, isso está acima dela e de questão partidária. O PT tem um sério defeito de se fechar no próprio umbigo achando que está se discutindo o PT e não o Brasil, por isso que muitas vezes também ajuda na sua auto flagelação pois o povo passa a identificar qualquer coisa do país como “PT”, o que é equivocado.

      Essa proteção desmedida com qualquer erro do governo levou este mesmo governo pras cordas do ringue, porque o mesmo, por comodismo, acha que este tipo de defesa total ou cega sempre livrará o governo de apuros sem que o mesmo tenha que agir ou fazer alguma coisa. A Dilma tem que agir sim politicamente, cargo de presidente não é cargo de burocrata e sim político, se ela não quer fazer política e brigar com a oposição o destino dela tá selado, mesmo eu desgostando ao extremo de dizer isso. E por destino selado não chega a ser algo extremo como Impeachment, basta este governo chegar em 2018 bambo que já é um governo fracassado, perdido, é isso o que a direita quer de fato e muitos ficam nessa histeria de Impeachment que se a direita tentasse o povo iria as ruas dar apoio ao governo de novo, saiam dessa.

       

       

  36. supõe-se que numa democracia,

    supõe-se que numa democracia, cada instituição dos tres

    poderes tem liberdade para atuar conforme suas atribuições.

    acho que dilma está na função e  na atribuição dela como presidente….

    levanto a hipótese do tal estado de exceção imposto

    por alguns membros do mpf, pf, e juiz(es),

    magistrados(gilmar mendes  é um exemplo…

    esse conluio cria uma situação  inconstitucional e a tranforma

    em regra do estado direito com o apoio da grande mídia,

    que legitima as mentiras criadas, as falácias, as invenções,

    os vazamentos seletivos contra um só partido, o pt, etc e etc  e o escambau…..

    daí aos domínios do fato e demais excrescencias….

     

  37. Vai sobrar o que?

    Pelo andar da carruagem, a retaliação será de tal monta que não sobra nada para ninguém.

    Quem lucra com o desmonte do Estado brasileiro? e como?

    O Brasil tem tudo para ficar nas arquibancadas no colapso internacional que está por vir, mas têm forças ocultas que não querem pelo visto.

    Dilma, olho vivo que nem tudo que reluz é ouro.

    Acorda, Dilma¹

  38. VAMOS PARA DE JOGAR MAIS ÁGUA NO MOINHO (CREIO) DO INIMIGO?

    Há muito já entendi sua decepção com a falta de comnicação de Dilma, seu “amadorismo”, etc. etc. etc. Não é hora de o GGN se juntar contra o golpe do impeachment? Que ressentimento tão grande é esse, sr. Nassif?

  39. As perguntas que não querem

    As perguntas que não querem calar:
    1) Marcos Valério, operador de caixa 2 do PT, e Marcos Valério, empresário corrupto que desviou milhões dos cofres públicos, eram ou não a mesma pessoa?
    2) Henrique Pizzolato, diretor de marketing do BB, e Henrique Pizzolato, office-boy que levou R$ 320.000,00 ao diretório do PT no Rio, eram ou não a mesma pessoa?

    Advertência: Cuidado! Tentar responder honestamente estas perguntas pode transformá-lo em coxinha.

  40. O que ninguem fala e nem

    O que ninguem fala e nem mesmo o prezado Nassif, é que a Presidente tudo fez em nome de preservar o emprego e o poder de compra  dos brasileiros. As desonerações em folha, foram para que mesmo? A proteção a alguns setores, foram para que mesmo ? Tentar controlar a inflação, mesmo usando o preço da gasolina, foi para que mesmo? Tentar não se submeter tanto ao PMDB foi para que mesmo? Se até o “Seo” Nassif sugeriu a ela que devia se compor com um dos piores políticos que apareceram ultimamente no país. Faça-me um favor ! Ninguem se lembra mais do quanto o estado de Pernambuco foi ajudado pelo ex presidente Lula ? e o que aconteceu ? E o agora sumido ex governador do Rio de Janeiro, tb muito ajudado pelo governo do PT, principalmente na criação das UPPs nas “comunidades”? Ele devolveu o favor dando um E. Cunha de presente. Será que outra pessoa conseguiria ainda ser eleita? Duvido muito. Menos Nassif, bem menos !

  41.  
    Moro vai comer 1% do PIBO

     

    Moro vai comer 1% do PIBO Nordeste não tem consumo … Melhor fechar mesmo … Publicado em 10/02/2015 A cidade de Bacabeira http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacabeira no Maranhão tem 16 mil habitantes.E se preparou para receber mais 70 mil.Ali se construiria a refinaria Premium I da Petrobras (a Premium II seria no Ceará).( O PiG que chama nordestino de burro e bovino sempre combateu as duas refinarias, com o argumento de que não há consumo no Nordeste.(…)E ver o que vai dar lá na frente.É mais fácil imaginar que vá dar num desmantelamento do PT e a eleição do Berlusconi, como aconteceu na Itália, depois da Operação Mãos Limpas contra a Máfia.Uma coisa é uma coisa.Outra coisa é outra coisa.Os Berlusconis daqui são os filhos do Roberto Marinho, que não tem nome próprio – e que o Berlusconi comeu com farofa na Itália.E na senzala, na Itália, não tinha o Lula, com o legado dele – no Governo e na Petrobras.Devagar com o andor. Paulo Henrique Amorim FONTE: http://www.conversaafiada.com.br/economia/2015/02/10/moro-vai-comer-1-do-pib/#comment-1832987

  42.  
    … Agora, *o

     

    … Agora, *o décimo-primeiro círculo do Inferno!…

    ###################

    Ministério Público pede para reduzir pena de Youssef pela metade

    André Richter

    Da Agência Brasil em Curitiba

    10/02/2015 20p6

    O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta terça-feira (10) a redução de pena, pela metade, para o doleiro Alberto Youssef, considerado operador financeiro do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato. O pedido é relacionado ao processo no qual o doleiro é acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
    De acordo com os procuradores da força-tarefa que investiga o esquema, Youssef merece o benefício em troca das informações que foram prestadas no acordo de delação premiada firmado com MPF. Nos depoimentos, o doleiro apontou os políticos que receberam propina do esquema de desvios da Petrobras. 
    (…)

    FONTE: http://noticias.uol.com.br/pol

    #############

    *O décimo círculo do Inferno pode ser encontrado aqui:

    O décimo círculo do inferno

    Por jornalista Miguel do Rosário

    postado em fevereiro 10th, 2015

    FONTE: http://www.ocafezinho.com/2015

  43. A mídia, a onda, a nomeação

    A mídia, a onda, a nomeação dos ministros das más decisões, e o cansaço da perseguição

    Te procuram por todo quintal.

    Eles armam ataques, e outro, e outro…

    As mensagens são de medo, até o medo dominar !!!  

     

    Dilma não parou de trabalhar pelo bem,

    Parou de resistir, por um tempo, à caça.

    Na maior parte do tempo ela tem bom senso.

     

    A farsa contra a corrupção ainda não conseguiu arrebentar o país…

    Viaja, troca de lado, torpedeia tudo que o PT fez

    Incendiários pularam a cerca.

    Será que a incubadora do Afeganistão tem uma tática diferente?

     

     

  44. [    Essa articulação caberia

    [    Essa articulação caberia à Presidência da República: juntar os órgãos de investigação e montar uma estratégia que, sem prejuízo da identificação dos culpados, minimizasse os riscos da Petrobras.]]]  Na hora em que se for investigar qualquer coisa em qualquer repartição pública, só a suspeita em si já deprecia de forma miserável o bem  público

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador