A Lava Jato e o Photoshop dos fatos

A politização do noticiário e da justiça criou o fenômeno conhecido da duplalinguagem. Há uma realidade de fato, mas que não pode ser descrita nas narrativas públicas, por pudor, modéstia e para não explicitar o fracasso do modelo democrático brasileiro.

Como no realismo latino-americano, há um cadáver no meio da sala, mas toda a família conversa normalmente, como se o morto ainda vivesse. De acordo com nossa tradição beletrista, não existem fatos que uma boa retórica não possa retocar. A retórica é o photoshop dos fatos.

 A Lava Jato atua como um poder imperial. Montou alianças com a mídia e com partidos, logrou conquistar a opinião pública e ganhou todo o espaço possível para exercitar seus poderes. Isto é fato.

Procuradores e o juiz Sérgio Moro fazem questão de testar periodicamente os limites desse poder. Substituíram o modelo anterior, a profusão de recursos dos quais se prevaleciam os grandes escritórios de advocacia, por um poder autocrático, no qual são abolidos princípios fundamentais de direito.

Mas obviamente não podem admitir que se tornaram poder imperial.

Toca, então, a se valer de recursos de retórica para explicar que o que estão fazendo não é bem aquilo que todos sabem que estão de fato fazendo.  Como, por exemplo, manter suspeitos em prisão temporária pelo tempo que for necessário, até que sejam convencidos a aderir às delações premiadas.

Tome-se o caso do casal João Santana. Nove meses de prisão temporária. Bastou se curvar às imposições e aderir à delação premiada que a Lava Jato quer –  não é qualquer delação – para imediatamente ser solto. 

Há uma relação óbvia de causa e efeito, não? Segundo a Lava Jato, não.

Segundo a matéria do Estadão,  “o advogado explicou que as solturas não têm relação com os depoimentos de delação premiada dos dois, mas com o fato de o juiz ter entendido que não há mais razões para manter a prisão preventiva, uma vez que estão colaborando”. E aí dos clientes, se o advogado ousar interpretação menos digna para a soltura.

Pelas redes sociais, bravos procuradores se esmeram em divulgar estatísticas mostrando que a maior parte das delações foi feita com os delatores em liberdade. Logo, não haveria coação.

Faça 50 prisioneiros. Fuzile os 10 primeiros que se recusaram a colaborar. As colaborações dos restantes serão espontâneas? Pela nova linguagem brasileira, absolutamente espontâneas.

Então, fica combinado o seguinte: a Lava Jato ganhou o poder de prender quem quiser do lado de lá; de poupar os do lado de cá. Por méritos próprios pode prender quem quiser, incluir nas delações os nomes de quem ousar criticá-la, processar os recalcitrantes.

Mas que se assumam como vitoriosos. Não precisam mais esse cuidado de informar aos poucos que o estado de direito   subiu no telhado. Todos sabem que já despencou.

Luis Nassif

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ao “dedaço”
     
    Todos os

    Vamos ao “dedaço”

     

    Todos os atletas que passasem pela tribuna do golpista deveriam mostrar o dedo médio e manda-lo de volta para o lugar que merece…………

     

  2. Opressão turbinada!…

    Assim era na época da inquisição. Confesse, confesse o que eu quero ouvir ou apodrecerás na masmorra!…

  3. Quando métodos criminosos

    Quando métodos criminosos “tentam” criminalizar apenas um lado do que dizem ser “criminoso”, temos apenas guerra de quadrilhas: corja, diria o Mino.

  4. Quando a imprensa divulgou

    Quando a imprensa divulgou áudios de caciques do PMDB, tive a ilusão de que Moro daria uma de suas entrevistas coletivas, porque estava em jogo as falas dos caciques, com claras demonstrações de não estarem se sentindo confortáveis com o andamento da Lava Jato. Antes mesmo de questionar o silêncio do juiz, ocorreu o encontro dele com o ministro da justiça, e posteriormente com o próprio Temer. Desses encontros pudemos deduzir que foi o abafa necessário para que voltasse tudo a ser como era dantes. E assim ficou. 

    Quem se dá mal com essa Lava Jato é o PT, Lula e Dilma, nessa ordem. Quanto aos outros partidos, podem até ser constituídos de islamitas terroristas que nada lhes acontece para ser divulgado. 

    Assim é que a banda toca. 

  5. Moro não tem apoio popular

    Moro não tem apoio popular pleno.  O suporte é todo da Globo, na primeira mudança de planos Moro vai para o espaço sideral.

    Tudo isso terá um preço, não sairá barato pra ninguem. É tudo muito grave, e o que o Judiciário faz só mostra como a nossa República é frágil e infantil. 

    Em pleno 2016 vemos a nossa elite se corromper e se ajoelhar frente ao ocidente rico e corruptor para ganhar Mercês, para ganhar espelhos parisienses, para se impor frente aos nativos brasileiros caboclos.

    A nossa imprensa lutadora alternativa salvou e salva o Brasil do pior. 

    Iniciou-se com esse desavergonhado golpe uma verdadeira guerra de classes no Brasil que tenderá à barbárie na primeira tensão social ou quando a verdadeira crise chegar.

    1. lucido!

      tanto que a anos o  lula vem sendo bombardeado e ainda conta com amplo apoio.

      Imaginemos agora a globo dizendo que o Moro “traiu a lava a jato” por abster-se em nome da governabilidade.

  6. Seria estranho se uma

    Seria estranho se uma republiqueta de bananas como o Brasil tivesso um judiciário de primeiro mundo, um MP de primeiro mundo e uma mídia padrão escandinavo.

    Os métodos investigatórios da república do paraná jamais seriam aplicados em países como EUA, França, Inglaterra, Suécia… a elite brasileira e suas instituições odeiam o regime democrático pela simples e óbvia razão de que é ruim de voto, de que a maioria das vezes em que disputou eleição limpas perdeu para um candidato com viés de esquerda. 

  7. Numa frase: a farsa a jato é uma ORCRIM, uma quadrilha.

    Nassif,

     

    Temos de bater pesado nesses integrantes da ORCRIM da farsa a jato; nada de tratamento cerimonioso. São uma organização criminosa e assim devem ser tratados. A burocracia estatal brasileira (PF, MP e PJ ) foi cooptada pelo alto comando internacional e pelas oligarquias plutocráticas e insuflada pelo PIG/PPV,  está eivada de ORCRIMs; a farsa a jato é a mais perigosa em atuação. Mas com o golpe de Estado e com a repressão (ou alguém ainda não sabe a que vieram sergio etchegoyen e alexandre nazimoraes?) que já começa a acontecer, TODOS nós, cidadãos brasileiros que ousamos criticar, protestar e denunciar os agentes públicos dessa burocracia estatal que se transformou em ORCRIMs estamos sujeitos a ser perseguidos, torturados e presos por seus agentes. O tempo das trevas se abate sobre o Brasil.

     

     

  8.  Atento a seu comentario.E o

     Atento a seu comentario.E o Supremo Tribunal Federal?Deixou de exitir?Escafedeu-se?Sumiu-se?Parece que sim,visto que,no seu comentário,ele não é citado uma única vez.

    1. Fascismo ou Democracia

      O Supremo Tribunal Federal, por omissão de uns e por ação de outros, faz parte do golpe.

      O STF ajudou a estuprar o Estado Democrático de Direito, ajudou a rasgar a Constituição. Parece uma contradição, mas não é.

      1. Respondo a intervenção de

        Respondo a intervenção de Marco Vitis,01/08/2016- às 16:09.Disso eu sei e o editor do Blog mais ainda.A minha observância se deu pelo simples fato do corajoso editor não ter chamado,no seu oportuno texto, o Supremo “às falas”.

  9. outra realidade dos fatos…

    vazamentos ocorrem porque quanto mais investigam, mais descobrem que é preciso manter a boca fechada

    lava jato é espantalho para jornalismo investigativo de verdade

  10. gostei da comparação com fuzilamento…

    na lava jato, ao que parece, funciona como alvos, exemplos, para desgaste emocional dos que não querem colaborar mentindo

    basta pegar um e deixar mofando na cadeia até morrer, ou pelo tempo que durar a enganação

  11. Perfeito.
    Irretocável. O poder imperial quer manter uma imagem de bons moços. Devem estar babando de ódio de Lula por levar o principe a ONU, suas imagens imaculadas serão manchadas.

  12. Ah,o Editor do Blog está

    Ah,o Editor do Blog está Curitiba?Espero que na sacolinha de primeiro socorros,leve soro anti-ofidio.Em Curitiba tem uma Mamba Negra que morde a torta e a direito.Basta um telefonema do Gilmar.Sobre a coragem do editor,nunca tive duvidas que ele a tem.Se não a tivesse, não escreveria  O Caso de Veja. 

  13. Sérgio e Rosângela Moro, uma dobradinha dinâmica

    Rosângela Moro faz parte do escritório de Advocacia Zucolotto Associados em Maringá. O escritório defende várias empresas do Ramo do Petróleo, como: INGRAX com sede no Rio de Janeiro, Helix da Shell Oil Company, subsidiária nos Estados Unidos da Royal Dutch Shell, uma multinacional petrolífera de origem anglo-holandesa, que está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. Aproximadamente 22 000 funcionários da Shell trabalham nos Estados Unidos. A sede no país está localizada em Houston, Texas.

     

    Além das empresas do Ramo de Petróleo, o escritório presta serviço para empresas de Farmácias e Clínicas Médicas. Uma em especial chamou a atenção, tirando as empresas do ramo de Petróleo. A Paranaense Perkons, empresa investigada pelo MPF por comandar a Máfia dos Radares no Sul do país, MS, MT, GO, DF…

    1. Não vem ao caso

      Como são empresários e todos pertencentes à Casa Grande, seus ilícitos nunca serão julgados. A investigação contra a dona de “pardais” não vai dar em nada também. No Brasil, quando se atinge um certo grau de riqueza fica-se acima da lei. Agora, então, com os representantes da lei dando as cartas no jogo do poder fica mais fácil ainda sair impune ou nem serem investigados. É o famoso “não vem ao caso”.

  14. Por quê um juiz deve ganhar apenas 77 mil reais mensais?

    A família do juiz Sérgio Moro, em breve, vai estar entre as mais ricas e poderosas na revista Forbes

    Bem no início, eu acreditava que a ideologia era o foco do juiz Sérgio Moro! Entretanto, no decorrer da operação foi ficando transparente que seus interesses nada tinham a ver com moralidade, o que ele quer é poder, e fortalecer seus negocios. Essa certeza absoluta ficou concretizada quando a operação lava Jato começou a ficar com 10% dos acordos de leniência nos negócios de corrupção na Petrobrás, ou seja, em Curitiba, Moro. Como pode um juiz de primeira instância contrariar decisão do ministro do STF, Teori Zavascki (1) que proibiu essa cobrança imoral?

    Já no mensalão, começamos a ficar desconfiados, quando lá, Moro, como assistente da ministra Rosa weber, e Joaquim Barbosa, como chefe, julgaram e prenderam vários parlamentares, a maioria do PT, e nem sequer julgaram o mensalão tucano, que está prescrevendo sem julgamento.

    Essa blindagem aos tucanos é de graça? Na Lava Jato,  juiz Moro não aceitou investigar o governo de FHC, várias vezes delatado na Operação. E o filho de FHC, também citado em propina na Petrobrás, em delação  premiada (6), e Moro nada faz. Nem mesmo com o próprio FHC reconhecendo em livro, Diários da Presidência, que havia corrupção na Petrobrás, em seu governo.

     Além disso, vários senadores do PSDB foram citados em delação e nenhum preso, nem investigado! Foi o Antonio Anastasia, Aloysio Nunes, Aécio Neves, este várias vezes. Foi aí que me lembrei  da denúncia de que a esposa do juiz Moro, a advogada Rosangela Moro, trabalha para o PSDB e para empresas estrangeiras de petróleo. A blindagem dos tucanos faz parte do contrato entre a esposa do juiz e o PSDB(3)?

    E a privatização da Petrobrás, que avança a passos largos no governo golpista de Michel Temer, tem como principal algoz a Lava Jato. Se a privatização da Petrobrás acontecer quem lucra principalmente são as multis de petróleo e a esposa de Moro representa algumas delas (2). Pode isso? Um juiz arrebenta a empresa e a esposa dele recebe os dividendos?

    Não podemos esquecer que o juiz Moro chamou os procuradores estadunidenses para investigar a Petrobrás e teve como reconhecimento prêmio do governo dos EUA e destaque nas suas principais revistas Fortune e Time. Eles legalizaram a espionagem!

    Com certeza, se o Juiz Moro mandasse os procuradores brasileiros investigar a Chevron, petroleira estadunidense, não ia ter o aval de Washington. Mas existe a denúncia grave do Wikleaks, através de intercepção de correspondência que o tucano José Serra, que prometeu quando candidato derrotado nas eleições presidências de 2009, favores a Chevron em prejuízo da Petrobrás (4).

    E os vazamentos seletivos para a Globo e para o banqueiro André Esteves também eram de graça? Como pode uma operação vazar tanto e nada acontecer?

    E quando chega a denúncia de que a esposa de Moro está envolvida nos escândalos que deram rombo de bilhões de reais no estado do Paraná, conhecido como a ‘Industria das Falências’, clareou(5):

    A família Moro não têm como foco a ideologia, mas sim os negócios.

     

    Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2016 

     

    Autor: Emanuel Cancella, – OAB/RJ 75 300              

      Emanuel Cancella é petroleiro, coordenador-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e do Sindipetro-RJ.

    OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

     

    Fonte:

    1-      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1785712-acordos-de-leniencia-

     

     2-  http://www.megacidadania.com.br/mulher-de-moro-obtem-ganhos-conflitantes/   

     

     3- http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=84445

     

       4-  http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1312201002.htm

     

    5-       http://linkis.com/blogspot.com/K2ofA?next=5

     

    6 – http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1777678-petrobras-orientou-ne

     

     

        

     recolher  

    1. O texto faz acusações graves,

      O texto faz acusações graves, de cunho pessoal dando como referência uma “bibliografia” numa mínimo suspeita. 

      Sou, e sempre fui, um crítico de primeira hora das ações desse Juiz. Não na dimensão jurídica porque não tenho estofo para tal, mas nos aspectos políticos, humanos e profissionais. Sobre estes últimos: onde é aceitável um magistrado, cuja essência do mister é o recato e a austeridade, receber prêmios pela sua atuação, como foi o caso dele ao receber o ofertado pelo Jornal O Globo? A desumanidade com que trata os denunciados também salta aos olhos. 

      Também acredito com forte convicção que também há um componente político-ideológico indisfarçável nos seus atos frente ao processo sob comento. 

      Bem, mas isso guarda uma distância imensurável das críticas que atingem a sua honra subjetiva como essas arroladas a partir de deduções e ilações descabidas e/ou referenciadas em fontes suspeitas.

      Os recursos a serem apartados pelos eventuais Acordos de Leniência não serão para o Juiz Moro, e sim apropriados numa espécie de rubrica destinada ao combate à corrupção. A crítica acerca disso não inclui essa hipótese absurda por ti arguida. 

      O mesmo vale com relação ao trazer sua esposa para o centro das acusações e ainda mais quando essas não tem bases sólidas, portanto suspeitas.

      Não é por aí. Sinceramente, não é por aí. Não podemos incidir no mesmo jogo sujo de quem tanto criticamos. 

      PS: sugiro que peças ao GGN para excluí-lo. 

       

       

       

  15. Nada como uma convulsão

    Nada como uma convulsão social, um levante popular, com algumas baixas do dois lado, para a Democracia voltar ao devido lugar.

    Precisamos de uma catarse para expurgar todos os nossos pecados e renascer um novo Brasil.

    Quem sabe quando o Moro prender o Lula, parte da população não se revolte, principalmente se Cunha, Aécio, Serra, FHC, gozarem do prestígio e estima do mesmo juiz.

    1. Convulsão

      Cada vez mais me convenço que a solução será essa: convulção social.

      Chega a ser ridículo a postura desse juizeco, da PGR, do MPF, PF e do STF em combater a corrupção escolhendo o lado que mais lhes interessam.

      Desde a segunda eleição do Lula ficou mais clara a intenção dessa gente.

      O PT usou as armas deles para chegar a presidencia e acirrou o ódio que essa turma sempre tiveram do Lula e do PT.

      O PT errou ai ao querer chegar ao poder a qualquer custo.

      Lula sempre disse que como metalúrgico na presidencia, tinha a convicção de que não poderia falhar no governo. E não falhou, somando os prós e os contras das suas políticas. Mas errou usando as regras deles. Isso eles consideram petulância.

      O país encontra-se agora numa encruzilhada, mais uma vez, depois de um governo progressista – Getúlio, Juscelino e João Goulart foram outros casos, e que não terminaram bem.

      Não vejo solução a vista, se não um confronto.

      É preciso haver uma solução conflagrada, infelizmente, porque essa turma não entregarão de mãos beijadas.

      Se o Brasil quiser ser grande, o seu povo deve lutar.

      Só com conversa e manifestações não vai adiantar.

      Cabeças devem rolar como na Revolução Francesa.

      A Bastilha brasileira – a Casa Grande – deve vir abaixo com todos os seu moradores.

      1. A grafia é o que menos

        A grafia é o que menos importa, até porque, o corretor do blog aceitou convulsão.

        Vale muito mais o sentido, tanto convulsão como convulção, tem.

        O importante de tudo é a porrada estancar

         

  16. necrofilia

    “Tendo ou não Berlusconi alguma responsabilidade criminal, não deixa de ser um paradoxo que ele tenha atingido tal posição na Itália mesmo após a operação mani pulite.”

    “Além disso, a ação judicial não pode substituir a democracia no combate à corrupção.”

    Considerações sobre a operação Mani Pulite, Sérgio Moro, 2004

    há um cadáver no meio da sala: uma seletiva e autoritária Lava Jato tendo como resultado anunciado conduzir à Presidência do Brasil um político impopular, inelegível e incapaz de resistir a qualquer investigação isenta, repetindo os mesmo catastrófico desdobramento da “Mãos Limpas” italiana, em cujo rastro Berlusconi chegou ao poder.

    há um outro cadáver no meio da sala: um Judiciário venal, seletivo, corporativo e classista.

    há mais um cadáver no meio da sala: uma lumpen burguesia escravagista e colonial, obcecada em saquear o país e sua população.

    e ainda um outro: o Estado Democrático de Direito.

    e mais, cadáveres por todos os lados. pilhas de cadáveres apodrecidos. para onde quer que se olhe. putrefação.

    enquanto os necrófilos saboreiam seu banquete, atravessaremos o vale dos mortos.

    “O caminho do homem justo é cercado por todos os lados pela iniquidade dos egoístas e pela tirania dos homens maus. Abençoado seja aquele que, em nome da boa vontade e da solidariedade, conduz os fracos através do vale das trevas, pois ele encontrará as ovelhas desgarradas e se tornará verdadeiramente o guardião de seus irmãos. Agirei com grande vingança e raiva contra aqueles que tentarem envenenar e destruir meus irmãos. E eles saberão que eu sou o Senhor quando minha fúria se abater sobre eles”

    Ezequiel 25:17, Pulp Ficction

  17. Todo mundo percebe que a

    Todo mundo percebe que a “fama” dos atuais persecutores dos eleitos pelo povo se baseia em atitudes midiáticas (com a colaboração do pior que existe na Imprensa, diga-se), em atitudes covardes (pela utilização da força e da imposição do abuso) e atitudes esdrúxulas (porque pautadas na mentira e na ameaça covarde); logo, qualquer racionalização a respeito disso vai concluir que eles vão cair de muito alto e vão se eborrachar completamente – a vida é assim, não há como fugir disso.

    É uma questão de tempo, mas infelizmente esse tempo pode durar bastante. Depende, entretanto, de nós começarmos a fazer com que as coisas comecem a acontecer.

    Nos anos sessenta e setenta, muitos começaram, porém, em virtude de terem sido engolidos por uma força bastante maior e sufocante, a desgraça do País se estendeu por mais de vinte anos. Mas nessses tempos de agora, se conseguirmos sufocar essa “força” de araque, que vem de uma justiça com letra sempre minúscula, apoiando-se numa polícia composta só de jogo de cena, se formos pras vias de fatos, não ganham nem pro café.

    E alguém seria capaz de esperar algo de bom disso tudo que alguns fazem no Brasil atual?

  18. O jogo

    Digamos que eu tenha plena convicção que um determinado indivíduo cometeu atos reprováveis à luz do direito. Mas não tenho provas consistentes que justifique a condenação de tal suposto meliante.O que faço? Uso de artifícios não muito juridicamente aceitáveis , porém plenamente justificáveis . Trata-se simplesmente de estratagema para atrair o comundongo à ratoeira.Um jogo de xadrez onde não existe o xeque mate para os grandes jogadores.O derrotado reconhece a derrota com antecedência de muitas jogadas.

    “Procuradores e o juiz Sérgio Moro fazem questão de testar periodicamente os limites desse poder. Substituíram o modelo anterior, a profusão de recursos dos quais se prevaleciam os grandes escritórios de advocacia, por um poder autocrático, no qual são abolidos princípios fundamentais de direito.”

    1. Camundongo!

      Escolho também o rato que menos atos reprováveis cometeu e ignoro os que cometeram crimes com largas provas e evidencias?! Não sei jogar xadrez, ninguém nunca me ensinou e não me interesso. O fato é que Lula não é um rato, Lula é uma liderança perigosa, por isso essa elite rasa quer destruí-lo, com xadrez ou sem xadrez!

       

      1. O jogo

        Claro que não  me referi  a ninguém especificamente, apenas quis expor um ponto de vista às atitudes dos mentores da Lava a Jato.

  19. justiça sintética…

    uma vez acertado o roteiro de lazer barato, mídia se encarrega de escolher a droga que vai ser utilizada

    não existe sigilo para a mídia

  20. tão claro como … “liberou a gravação pelo interesse publico”

    Um juiz que, “pelo interesse publico” consegue liberar escutas, até mesmo escutas com a presidente, contando com a impunidade do “interesse publico”, uma coisa não é: juiz!

  21. Fraude. Inconstitucional!…

    O Art. 283, da Lei 12.403, de 04 de Maio de 2011, que permite prisão preventiva na forma da Lava Jato, é uma fraude. Totalmente Inconstitucinal, pois colide com a Lei maior que deve seguir.

    Não sei se por ignorância ou por maldade adulteraram o inciso  LXI do Art 5º da CF!…

     

     

  22. O poder de Moro vem de sua parcialdiade

    O poder de Moro vem de sua parcialdiade, perseguir um Partido em detrimento de outros torna-o simpático ao sistema e é esse poder que ele utiliza até hoje para prender quem colaborou com o governo do PT

    Vê-se o caso de Cunha e da mulher, Moro sabia das intenções de Cunha de retirar a única pessoa honesta do governo que é e presidenta Dilma, com a intenção de barrar a lava jato e não fez nada para prendê-lo e até a mulher de Cunha possui um foro privilegiado inexplicável até hoje

    Com a divisão das opiniões entre a população brasileira Moro passou a ser o herói dos pseudo-moralistas aqueles que querem acabar com o PT e de corruptos que chamam a Letícia Sabatella de “puta” ou branquela, promovendo a ascensão da opinião das pessoas mais ignóbeis do país, pessoas que nem sequer se expressam corretamente e que deveriam ser presas por ofender a inteligência dos outros

    Moro acabou com o país, fez falir empresas brasileiras, deu motivos e razões pro entreguismo do capital da petrobrás e ainda por cima dividiu a população brasileira entre pró e contra impeachment que só foi possível graças á sua atuação nos bastidores, além de retirar do ostracismo o que há de pior em opinião política

    E tudo isso para quê? a corrupção acabou no Brasil? Temer é menos corrupto que a Dima? e a lista da Odebrecht? e os outros partidos que chafurdaram na lama do propinoduto e nem sequer são citados mais na mídia ou por Moro? Dilma foi impeachada por faltar ao equilíbrio fiscal e Temer dá 40% de aumento do judiciário federal do qual Moro faz parte, porquê?

     

    http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2015/10/10/por-que-esposa-de-eduardo-cunha-nao-e-presa/

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/08/01/interna_politica,789889/frota-chama-leticia-sabatella-de-safada-e-branquela-azeda.shtml

    http://www.revistaforum.com.br/2016/08/01/um-dos-agressores-de-sabatella-e-filho/

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/lista-da-odebrecht-os-politicos-e-seus-respectivos-partidos/

  23. Nassif em plena forma e
    Nassif em plena forma e conteúdo.
    Parabéns pela coragem. Se for interpelado pelo juizado de exceção, conte com seus leitores. A luta pela Democracia e pela comunicação independente, idônea e de boa qualidade é a mesma.
    Grata pelo excelente trabalho e por ser uma das luzes no fim do túnel.

    11:41 a.m

  24. A Lava a Jato, Juiz Moro á

    A Lava a Jato, Juiz Moro á frente, criou uma anti-jurisprudência(se é que existe lógica nesse termo). 

    São necessários alguns anos para que se restabeleça a racionalidade e mesmo a responsabilidade no sistema judicial brasileiro. Virou simplesmente bagunça. E o (contra) exemplo maior vem de cima: Supremo Tribunal Federal que, além de assistir de camarote(sucesso do Gilmar “safadão”) as estruturas do Direito ruírem, ainda contribuem na partitura. 

    Vide o caso do Lula, por exemplo: como aceitar denúncias vazias, lastreadas em termos anti-científicos a exemplo de “óbvio”, “só pode”, “não tem como não ser”? Isso sem aludirmos ao currículo do Juiz que as aceitou. 

    Desde o primeiro momento que aqui deste espaço emergiram críticas contundentes contra os excessos dessa arquitetura política-policial-midiática-jurídica.

    Sobre as ditas delações premiadas: de espontâneas não tem nada. Estão mais para espremidas: pega-se o indiciado através de uma operação policial espetaculosa na qual não faltam agentes fardados como se fossem enfrentar o exército mais poderoso do mundo, humilhados de mãos para trás, e, claro, as indispensáveis câmeras da mídia para captarem tudo e ecoarem nos jornais escritos e televisados. Na sequência, meses a fio em masmorras até que, alquebrados física e psicologicamente, só fique lhes restando a delação. Seja real ou inventada. 

    Tudo sobre a complacência do sistema. Aqui e ali, para sermos justos, com a reprovação de zorros solitários, tipo Marco Aurélio de Mello ou algum Juiz singular que se arrisca remar contra a maré. 

     

  25. Fala-se desse Moro como se
    Fala-se desse Moro como se fosse um cara sério. Nem digo honesto, mas sério. Quando liberou a gravação do Lula deve ter feito mais gestos obscenos e pueris do que o Gilmar quando teve a pec da bengala aprovada para arquitetar o golpe.

  26. Três pontos

    1. O objetivo principal das prisões temporárias já foi conseguido: na hipótese remota de poder se candidatar, Lula já não terá atrás de si um partido. Será obrigado a escrever uma 2ª edição revista e ampliada da Carta aos Brasileiros. Se ficar, sua posição já está definida de antemão: de quatro, sorrindo para a plateia. Henrique Meirelles continua, enfim, no poder. Com esse nome ou com outro. Quem quiser que compre esse pacote. Deus me livre e guarde!

    2. A Globo e parte significativa do Judiciário mantêm um acordo tácito com a cleptocracia política: a lâmina vai chegar em Eduardo Cunha, mas não passará muito além disso. O recado é claro. Podem ficar tranquilos, pois prisão temporária e confissão na base da tortura continuarão exclusividade dos pobres. Todo mundo sabe que não é assim que se aje com gente de terno e gravata. Vai acabar. Basta ter um pouquinho de habilidade e paciência. Nos churrascos de Brasília, não se fala em outra coisa.

    3. A esquerda teria que se unir em torno de um programa mínimo, como a direita se uniu. Fazendo contas na ponta do lápis, como a direita fez. Assumindo plenamente que vai administrar o capitalismo (como Lula sempre fez), mas dizendo no que pretende se distinguir dessa corja de golpistas que chegou ao poder pela porta dos fundos. O discurso do ressentimento vai encobrir qualquer tentativa de formulação desse tipo. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador