A tentativa de desmontar a Petrobras

O editorial do jornal O Globo de ontem é claro. O interesse maior não é o de punir malfeitos, prender corruptos e corruptores: é mudar o sistema de partilha do pré-sal. Trata-se de uma bandeira profundamente rentável, a  julgar pelo afinco com que veículos se dedicam a ela.

***

A geopolítica do petróleo não é uma mera teoria da conspiração: é um dado da realidade, por trás dos grandes movimentos políticos do século, especialmente em países que definiram modelos autônomos de exploração do petróleo. E as mídias nacionais sempre tiveram papel relevante, não propriamente por convicções liberais e internacionalistas.

***

Para o editorial, o Globo certamente teve o auxílio do ectoplasma de algum editorialista dos anos 50. Os bordões são os mesmos: “O PT, ao reagir ao petrolão, ressuscita um discurso da década de 50 e recoloca o Brasil na situação de antes da assinatura dos contratos de risco, no governo Geisel: o petróleo era “nosso”, mas continuava debaixo da terra. Agora, do mar”.

Valia nos anos 50, antes que a Petrobras conseguisse sucesso nas suas prospecções. É uma piada em 2015, quando a empresa consegue extrair 700 mil barris diários do pré-sal. Aliás, é o segundo erro do jornal. O primeiro é supor que a Petrobras ou o sistema de exploração do petróleo é bandeira do PT.

Trata-se de um pilar de política industrial e social que vai muito além dos jogos partidários.

***

As propinas pagas são caso de polícia. Corruptores e corrompidos precisam ser identificados, processados e presos. Pretender atribuir a corrupção à empresa ou ao modelo de exploração do pré-sal é malandragem política.

Diz o editorial: “Se a Petrobras, em condições normais, já tinha dificuldades para tocar esse plano de pedigree “Brasil Grande”, agora é incapaz de mantê-lo. Não tem caixa nem crédito para isso. Não há como sustentar o modelo”.

A empresa enfrenta problemas momentâneos de caixa, que poderão ser resolvidos com desmobilizações, com a entrada em operação de vários dos investimentos e assim que houver um mínimo de competência política do governo, para deslindar o novelo policial-financeiro criado pela Lava Jato.

***

Ao longo das últimas décadas, os avanços proporcionados pela Petrobras foram muito além da atividade principal, de tirar petróleo. Hoje em dia, a prospecção em águas profundas é a única tecnologia global na qual o país se destaca, ao lado da aeronáutica.

A política de conteúdo nacional fortaleceu toda uma cadeia de fabricantes de máquinas e equipamentos. O transporte de combustíveis e as plataformas permitiram recriar a indústria naval. A pesquisa brasileira avançou uma enormidade através das pesquisas em rede com as principais universidades nacionais.

***

Nos últimos anos, a Petrobras foi vítima de três atentados. Do PT, ao permitir e ampliar a permanência de esquemas de financiamento de campanha, destruindo os sistemas internos de controle da empresa. Do governo Dilma, ao conferir responsabilidades inéditas à empresa e, ao mesmo, tirar-lhe o oxigênio com os sub-reajustes tarifários. E, agora, da oposição e da velha mídia, valendo-se do álibi da corrupção para bancar campanhas pouco nítidas para seus patrocinadores.

Luis Nassif

206 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não cabe um fanatismo modelo

      Não cabe um fanatismo modelo Boko Haran ao assunto. A questão é grave e séria. O Brasil não se resume a uma petrolífera estatal e não depende dela para sobreviver e crescer. Se assim o fosse não haveriam países onde as petrolíferas são privativas a particulares.

  1. Acho que a direita não está

    Acho que a direita não está calculando bem os riscos dessa “entregada” da Petrobtras. Os discursos que tenho ouvido em Minas me deixam apreensivo. Os petroleiros estão se preparando para o tudo ou nada! E também acho que os americanos sabem bem demais o que estão fazendo. Enquanto nosotros nós destruímos no continente, eles ficam tranquilos em alto mar extraindo o óleo. 

  2. Quem quer voltar aos anos 60

    Quem quer voltar aos anos 60 são os mesmos, agradam os de fora na tentativa de salvar seus negocios falidos e os velhos politicos sem voto, vendem a alma e o país com o povo dentro, se esquecem que, apesar do esforço em manter o ensino em um nivel pessimo, o povo em sua maioria já não é alienado, e jornais e revistas não tem a influencia de outrora.

  3. [   Nos últimos anos, a

    [   Nos últimos anos, a Petrobras foi vítima de três atentados. Do PT, ao permitir e ampliar a permanência de esquemas de financiamento de campanha, destruindo os sistemas internos de controle da empresa.]   Jamais o petismo decidiu nada disto. O que aocnteceu era o que vinha acontecendo desde quando foi fundada e até de  menos durante os governos petista. Se soubesse um décimo do que ocorria de roubalaheira no pré-64….,.

  4. Os caminhoneiros já estão

    Os caminhoneiros já estão sendo instrumetalizados para parar o país justamente por causa dos preços dos combustíveis, que podem melhorar o caixa da empresa depois de amortecer por longo tempo o boom dos preços do petróleo. É entreguismo e golpismo em estado puro. É uma oportunidade que eles não querem “desperdiçar”. Não importa pra eles se levarem o país a uma guerra civil. Repito: não importa. Eles acham que as forças progressistas vão “tirar o time” como em 64. Estão motivados.

    As capas dos jornais mostram “camisas vermelhas” batendo num provocador que foi ao ato em defesa de Petrobras, mas na foto ele parece um indefeso cidadão diante de uma “quadrilha”.

    Há tempos que eu digo que esse pessoal já passou do ponto de retorno.

  5. Neo petistas

    Advertência aos neopetista, estudem mais e sejam mais arejados, menos dogmáticos .. Contra fatos não argumentos . O que o Nassif escrever é claro como um dia ensolarado. Sou petista desde 1988.

  6. A MIDIA mostrou mais de 80 bi de prejuizo e a verdade era 2,7 B

    A MIDIA CONSERVADORA se APRESSOU em FAZER O SEU TERRORISMO, ao apontar mais de 80 BILHÕES DE PREJUIZO DA PETROBRAS com este esquema de CORRUPÇÃO, quando na VERDADE A JUSTIÇA,  “”que foi quem investigou: TEVE ACESSO AOS DEPOIMENTOS e principalmente AOS DOCUMENTOS, mostrou um PREJUIZO de ‘APENAS’  2,7 BILHÕES””. Sim, diante dos 80 bilhões de prejuizo EXPOSTOS PELA MIDIA, o valor REAL de 2,7 bilhões apontado pela justiça, SE TORNAM DINHEIRO DE PINGA. Então quando a Dilma fala INIMIGOS EXTERNOS da Petrobras, SEM DUVIDAS ela se refere A ESTÁ MIDIA CONSERVADORA que em busca das benecias dos governos dos seus candidatos, NÃO MEDE ESFORÇOS PARA TENTAR DESTRUIR O GOVERNO DILMA que não compactua com ESSA FORMA DE CONTROLAR A MIDIA na base do toma lá da cá, COMO ACONTECEU EM MINAS GERAIS, no governo do Aecio Neves que “”AUMENTOU AS VERBAS DE PUBLICIDADE DO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS em mais de 300%, para beneficiar A MIDIA”””.  Nunca é demais lembrar que “”TODAS AS EMPRESAS PETROLIFERAS DO MUNDO TIVERAM PREJUIZOS GIGANTESCO (Eike Batista que o diga), por conta da OPEP ter AUMENTADO A OFERTA DE PETROLEO visando FREIAR OS INVESTIMENTO NA PRODUÇÃO DE PETROLEO DE PAÍSES COMO O BRASIL QUE NÃO FAZ PARTE DA ORGANIZAÇÃO,e também INVIABILIZAR OS INVETIMENTOS EM FONTES ALTERNATIVAS DE NOVOS COMBUSTIVEIS, COMBUSTIVEIS RENOVAVEIS””. Assim sendo OS INIMIGOS INTERNOS, a petrobras está combatendo, ao desmontar este esquema de corrupção, que segundo o Pedro Baruso, começou em 1997 no pewriodo do governos do FHC. Já os inimigos EXTERNOS da Petrobras, continuam tentanto PLANTAR NOTICIAS.

  7. Não é dar muita importancia a um Editorial Não?

    Tudo bem que a Globo conseguiu o Impechmeant do Collor ,Fez com que o Lula perdesse uma eleição.Mas será que tem tanto poder assim.A Petrobras apesar do PT e outros ladroes é muito ,mas muito maior que isso.O que tem que fazer mesmo é prender e o dinheiro roubado ser restituido a uqme de direito.Mas acho que o TSF é mais perigoso

    1. Interessante que você

      Interessante que você questionou o poder da Globo para pautar o país e predá-lo, mas não percebeu que você mesmo confirmou esse poder. Porque vejamos suas afirmativas: “a Globo conseguiu o Impechmeant do Collor ,Fez com que o Lula perdesse uma eleição.” E mais, disse que o STF é mais perigoso; sim, tem muita verdade nisso, mas o STF é perigoso, justamente porque é pautado peka Globo.

  8. Depois da licitação do

    Depois da licitação do pré-sal para a China e sem a participação dos EUA e aliados estava claro que algo iria acontecer. Nessas horas que precedem a guerra (hoje guerra não se faz só com tiro, cara-pálida, aliás tiro é o que menos se vê nas guerras atuais), os países envolvidos  se mobilizam se unem esquecem diferenças internas. E nós fazemos um bundalele de mídia, corrupção e disputas de imagens e egos. O teatro de batalha não é bom.

  9. Depois da licitação do

    Depois da licitação do pré-sal para a China e sem a participação dos EUA e aliados estava claro que algo iria acontecer. Nessas horas que precedem a guerra (hoje guerra não se faz só com tiro, cara-pálida, aliás tiro é o que menos se vê nas guerras atuais), os países envolvidos  se mobilizam se unem esquecem diferenças internas. E nós fazemos um bundalele de mídia, corrupção e disputas de imagens e egos. O teatro de batalha não é bom.

  10. Capa da “Folha”

    É um escândalo semelhante ao do editorial de “O Globo”. Explícitos. Letras garrafais para a baixa, pela agência Moody’s, do grau de investimento e, logo abaixo, uma foto enorme de pessoas com camisetas do PT e da CUT espancando um manifestante solitário que, supostamente, pedia o impeachment de Dilma.

    No mesmo momento, na ABI, acontecia evento de apoio à Petrobras e ao Brasil, não a seus corruptos e corruptores.

    A ação midiática convencial é vergonhosa, desonesta, explicita interesses inconfessáveis e desclassifica qualquer pretensão de neutralidade. Com raríssimas exceções, jornalistas e analistas que nela opinam deveriam refletir mais sobre os benefícios de manterem empregos em que se perde a dignidade.

    Infelizmente, muitas pessoas ligadas ao passado da Petrobras, que sabem seu valor para a economia brasileira e para nossa estratégia de soberania, em momento tão importante como este, calam-se. Uns por temerem parecer apoio ao projeto político petista. Se contaminariam diante de seus pares empresariais. Outros, talvez, ainda rancorosos por terem perdido muito dinheiro com as ações da empresa.

    Nos dois casos, esquecem-se de um ativo nacional, construído duramente até tornar-se uma das maiores empresas do planeta, dono da mais avançada tecnologia de exploração em águas profundas, com ramificações que se estendem aos gás, fertilizantes, biocombustíveis, e que, com a ajuda política deles, poderá sobreviver à sucessão dos vários governos que virão (numa democracia como esta constituída não há perenidade de Poder), e também incólume aos ciclos das bolsas de valores, defendendo-se da entrega, aí sim roubo muito maior, que os interesses internacionais pretendem aplicar ao Estado brasileiro, com governo democraticamente constituído. O que não é pouco.  

  11. O FHC criou a “a lei do

    O FHC criou a “a lei do Petrolão” afrouxando as exigências das licitações na Petrobrás quando seu genro era diretor e o PT é que é culpado. Os governos petistas pegaram o país com o etanol como principal matriz enérgica e investiram em prospecção, tecnologia e criação da infraestrutra que toda grande empresa  petrolífera precisa ter e o PT é culpado.

    Lamento, mas não dá para concordar com as afirmações finais do Nassif. Está sendo mais realista do que o rei. A oposição sabia de tudo pois Psdb recebeu 10 milhões pra se calar, Eduardo “santo” Campos pegou mais 10 milhões e os governos petistas são culpados. Quando a Dilma soube afastou Paulo Roberto e os governos petistas são culpados.

     

  12. Cassar a concessão

     Espero que ao menos a cúpula militar saiba, dessa vez, o que está em jogo.

    Há uma medidaa efetiva para desarmar os espíritos: cassar a concessão da Rede Globo por operar contra o interesse nacional imediatamente assumir a operação.

    O mesmo vale para qualquer outa concessão.

    Por óbvio, deve haver um trabalho nas ditas redes sociais.

    A mídia atua como se não houvesse controle.

    Já há.

    Basta colocar em prática, pois o que está em jogo é o futuro nacional.

    A Rde Globo não cumpre sua primeira obrigação para com os usuários, que é prestar serviço adequado, o que é comprovado pelo fato de escabndalizar os R$ 2,1 bi de corrupção na Petrobrás e não fazer o mesmo com os R$ 2,1 bi de sua própria sonegação – vide arts. 7º , inciso I e 31, inciso I, da Lei de Concessões.

    O artigo 32 damesma lei permite a intervenção para adequar o serviço e isso bem que poderia ser feito pelo Governo: intervir e informar que a Rede Globo deve numa única autuação fiscal o equivalente a 12 anos de corrupção na Petrobrás.

    E martelar isso durante meses no ouvido da população.

    Vejam:

    1 – o custo alegado da corrupção na PETROBRÁS:

    http://oglobo.globo.com/brasil/crimes-ja-denunciados-pela-lava-jato-envolvem-desvio-de-21-bilhoes-diz-hotsite-do-mpf-15187713

    2 – a autuação da Rede Globo pela Receita:

    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/diversos/globo-tera-que-pagar-21-bilhoes-de-reais-para-a-receita-federal/

    3- em face da péssima prestação do serviço de informação, o primeiro passo, intervenção:

    Art. 32. O poder concedente poderá intervir na concessão, com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço, bem como o fiel cumprimento das normas contratuais, regulamentares e legais pertinentes.

    Parágrafo único. A intervenção far-se-á por decreto do poder concedente, que conterá a designação do interventor, o prazo da intervenção e os objetivos e limites da medida.

    Depois disso vem a cassação…

  13. O último paragrafo é

    O último paragrafo é totalmente correto.

    O Governo tem que fazer a parte dele, dai a sugestão que dei aqui várias vezes de o próprio Governo dar esse último aumento diretamente para a Petro e não em impostos ou, pelo menos, meio a meio. Se tivesse feito isso certamente ela não teria perdido hoje o grau de investimento pela Moody´s.

    Uma empresa não só se garante por reservas de petréleo, como muita gente aqu parece pensar. É claro que estas são estratégicas, mas ela precisa de toda uma estrutura e uma situação financeira razoável para poder operar.

    Desde 2010 a Petrobrás vem piorando seus números financeiros. Esperemos agora, que este final de ano passado e começo deste ano isso seja, finalmente, revertido. Se for revertido, tudo bem, mas se não for, realmente ganhará força o argumento de troca do modelo de partilha.

     

    1. Por que o determinismo,

      Por que o determinismo, Daniel? Acredito que essa é exatamente a estratégia dos que instrumentalizam essa crise – que é reall! – para culminação de seus ideários políticos e interesses econômicos: uma abordagem espertamente circular, ou seja, considerar a inviabilidade de um modelo inviável em razão de óbices de caráter conjuntural(por mais graves que sejam) através da estratégia de agudizar essa mesma crise para consecução de seus propósitos que é ao cabo e ao final é a imploantação do modelo que a eles interessam.
       

      Eis porque não podemos abdicar dessa luta de desmascarar essa hipocrisia. 

      1. Nâo é um determinismo, JB, a

        Nâo é um determinismo, JB, a meu ver.

        Mas que o argumento ganhará força, ganhará, visto que com o modelo de partilha a Petrobrás precisa de muito mais recursos para investir do que se o modelo fosse de concessão.

        Esses recursos que a Petrobrás precisa estão mais escassos do que poderiam estar,  por alguns motivos: a atuação do Governo entre 2011 e 2014, que complicou o caixa dela (a empresa vem apresentando fluxo de caixa negativo já há uns 3 anos)  e agora, com o rebaixamento da nota de rating e também com a operação lava jato, que dificultou sobremaneira o crédito para a empresa.

        Faltou ao Governo visão estratégica sobre a empresa. Ele não deveria ter levado ela ao limite, asfixiando seu caixa. O Governo subestimou outros problemas que poderiam aparecer e agora apareceram.

        Luta ideológica é uma coisa, mas o Govenro também precisa fazer a parte prática.

  14. Não adianta usarmos de

    Não adianta usarmos de ingenuidade.

    A oposição é o que é, está no papel tosco dela de atacar o Governo e a empresa a qualquer custo, não seria diferente.

    A grande maioria da mídia é a mesma coisa.

    O Governo é que tinha que fazer a parte dele, mas, infelizamente, só contribuiu para a empresa chegar a essa situação financeira complicada.

    Agora, com a perda do grau de investimento por uma agencia, é precisa se analisar a fundo toda a dívida da empresa e verificar se será afetada diretamente ou apenas nas novas dívidas futuras.

    1. Privatizar

      Para que uma empresa se torne realmente competente, deve ser livre no mercado, com concorr|ência e livre mercado. Enquanto estiver nas mão de governos incompetentes e demagogos, só respa o limbo. E o povo paga a conta.

  15. Gato e o Rato

    Pois é quando o gato aceita o rato como amigo o dono do armazem esta quebrado. É isso exatamente o que aconteceu, antes só tinha gato, quando esse aceitou a companheirada de ratos como amigos quebraram o Brasil. Sabe-se que os ratos fazem muito mais estragos que os gatos. E falam em golpe, golpe é o que esse desgoverno está aplicando nos brasileiros.

  16. PETRÓLEOS DO BRASIL: A LUTA DE MONTEIRO LOBATO

    …”Decidido a convencer o povo brasileiro da importância dos empreendimentos petrolíferos, Lobato alimenta debates na imprensa e realiza palestras. Prega a necessidade de independência econômica e aponta o caminho para alcança-la. Conferências sobre o Petróleo constituem novidade absoluta. Conferências de negócio! Para promover a venda de ações  duma companhia! Para levantar dinheiro! Tudo isso francamente confessado e explicado por “a’ mais “b”, com todas as cartas na mesa.

    Num auditório abarrotado em Belo Horizonte, ele resume:

    “Compreendi ser o petróleo a grande coisa, a coisa máxima para o Brasil, a única força com elementos capazes de arrancar o gigante do seu berço de ufanias.

    E, apelando para a emoção do público, invoca o lema da bandeira dos Inconfidentes:

    “O nosso sonho de hoje é a independência econômica, e a nossa divisa, Petroleum quod sérum tamen –petróleo ainda que tarde.”

    Em carta de 27 de dezembro de 1931, endereçada a Manuel Carneiro Muniz, que fora seu auxiliar no consulado de Nova York, ele anuncia o lançamento da Companhia de Petróleos do Brasil” cuja subscrição alcançou, nos primeiros quatro dias, quase metade das ações…

    Anos mais tarde, por intermédio de Ronald de Carvalho, secretário da presidência e seu amigo, reitera a Getúlio Vargas os termos de um relato confidencial denunciando manobras da Standard Oil. A multinacional, segundo Lobato, pretendia assenhorear-se dos melhores lençóis petrolíferos brasileiros…”

    Da obra MONTEIRO LOBATO – Furacão na Botocúndia, Ed.Senac, 2000

    1. vivendo de aparências

      todo esse “movimento” de controle das reservas petrolíferas e esse mercado é em escala mundial, ou alguém aqui inda acha que Primavera Árabe, UcrâniaXRússia, Argentina é para levar democracia àqueles países?

       

  17. Inicialmente não estava claro

    Inicialmente não estava claro para mim qual era exatamente o objetivo da Operação Lava Jato, mas depois que o Globo, no começo do ano, fez um editorial defendendo a abertura do Pré-Sal eu entendi tudo. Mas não me espanta. A Globo é uma criação norte-americana e jamais vai deixar de anteder os interesses dos EUA. Tolo é o povo que nela acredita.

  18. Ingerência

    Ingerência é o problema da Petrobrás, não é só PT, PMDB, PSDB e outras tantas siglas partidárias, a administração da maior empresa brasileira foi dada a políticos, nada de conhecimento técnico na área, a meu ver, imprescindível à boa gerência de qualquer tipo de negócio, fora o trocadilho, o negócio é nomear PROFISSIONAIS gabaritados para administrar a empresa.

  19. A quem cabe a verdadeira responsabilidade

    Não adianta culpar a oposição, a imprensa nem o “capital”. O verdadeiro responsável por tudo que se passa com a petrobras é o governo.

  20. Privatização já……não só

    Privatização já……não só da Petobras mais de todas as empresas, rodovias, ferrovias, tudo que puder ser privatizado….inclusive cadeias. Vamos tirar dos políticos a fonte da robalheira. Uma medida simple e eficiente.

  21. Globo

    Está mais do que na hora de desmascararmos essa fraude chamada globo. O país sempre esteve a mercê desse lixo

    comandada pelos toscos dos marinhos. Estão perdendo terreno para outras mídias e certamente estão querendo favorecer a algum empresário americano afim de garantir um bom quinhão do que é nosso. Estamos cansados dessa globo. Está mais do que na hora de acabar com esses boner, alexandre garcia e aquela cambada de safados do Manhattan connection da vida, que de nacionalistas não tem nada. FORA GLOBO. VAI PARA O ATERRO SANITÁRIO E LEVA ESSA LIXARADA COM VOCÊ.

  22. As propinas pagas são caso de

    As propinas pagas são caso de polícia. Corruptores e corrompidos precisam ser identificados, processados e presos. Pretender atribuir a corrupção à empresa ou ao modelo de exploração do pré-sal é malandragem política.

    Perfeito. Toda essa onda, verdadeiro frenesi moralista que emana da mídia é apenas um biombo para ocultar interesses inconfessáveis de maneira direta.

    Certa vez escrevi no meu blog aqui do mural um texto(muito mal avaliado pelos leitores) no qual preconizava que corrupção não DEVERIA ser assunto de política, mas de POLÍCIA. Mais ou menos o que o autor do post, Nassif, deixa entrever. 

    Qual o fator que se destaca na discussão política nesses últimos dez anos? Por que a centralidade, a hiper exposição, a tornando quase como a solitária responsável por todos as nossas agruras de um país em desenvolvimento? 

    É a ideologia, estúpido!

     

     

  23. Nao temos tecnologia

    Nao temos tecnologia aeronautica global. A embrae e apenas uma montadora…. Motores, armamento, softwares sao feitos po empesas estrangeiras. Basta lembrar que a alguns anos atras fomos impedidos de vender super tucanos para venezuela porque esse aviao possui componentes americanos.

    1. A Embraer é apenas uma

      A Embraer é apenas uma montadora? Voce não tem ideia do que esta falando, se for assim Boing e Bombardier tb são apenas montadoras, pois nenhuma delas fabrica motores e softwares. Fabricar ou montar um avião, como vc diz, é muito mais complexo do que voce imagina e a Embraer é sim uma empresa que investe em tecnologia de ponta.

      Um exemplo simples, o Ipanema, que é um avião agricola, pode ser comprado com motor a alcool, coisa que não tem um nenhum lugar no mundo. Agora imagina o trabalho de pesquisa que eles tem só por coisa basica que é um avião agricola, dai imagina nos Legacy e ERJs?

    2. A Boeing e a Airbus são “apenas umas montadoras”…

      Ora meu caro, a indústria aeronáutica civil é compradora de dezenas de países em qualquer lugar.

      Falando das maiores do mundo, a Boeing usa 3 marcas de turbinas, uma delas a inglesa Rolls Royce. A Airbus, além de ser um consórcio multinacional, usa componentes de múltilpos países, inclusive de fora do consórcio.

      Os projetos dos aviões (fuselagem, circuitos, hidráulica, tecnologias a usar, etc.) já são nacionais desde antes do Bandeirantes. Quem define a aviônica e os demais compoentes é a Embraer, que não compra aqui porque não há fornecedores nem incentivos para haver. Pelo contrário, gente como vc quer mais é que não haja mesmo, né?

      Se vc ao invés de ser depreciativo com o que está no seu país (ou é “Jr. estrangeiro”?) fosse realista, tudo bem. Ainda estamos nos desenvolvendo sim, ainda há bastante para desenvolver. Mas sua velocidade e alcance dependem dos interesses nacionais sobrepujarem os internacionais, ao contrário de sua visão simplista-depreciativa.

      Portanto, primeiro informe-se, depois opine com consistência e não com frasezinhas fáceis.

  24. Ufa!

    Nossa, finalmente alguém que faz uma crítica à mídia golpista, mas também faz uma crítica a gestão do PT na Petrobras. Em outros blogs você não vê essa crítica. a explicação é: “tem um gollpe da mídia contra a Petrobras. Investiguem o FH também, mas não falam da responsabilidade e incompetência da Dilma. O Lula não merece 2018 só pela Dilma. Ele mentiu descaradamente”

    Mas eu concordo que a oposição tá fraca e quem está forte é uma parte da oposição que não é de bom tom ter tanta força, que são os evangélicos fundamentalistas e o Eduardo Cunha. 

    Tá puxado.

    1. ERRADO NO CONCEITO

      Alex Gomes, veja que muitos seguem um “balão” sem saber que destino ele terá.

      É o caso dos petistas fundamentalistas e xiitas que, ao se verem sem argumentos e ameaçados nas suas “doutrinas fundamentalistas cegas” começam a atacar quem estiver na frente ou atrás deses. Uma hora é a “Globo”, outra, a “mídia golpista” e, algumas vezes “evangélicos”. Assim, nunca olham para seus próprios erros e mazelas. Eles, os fundamentalistas xiitas do PT, querem porque querem camuflar a dilapidação da Petropbrás, dizendo-se “vítimas” de tudo aquilio que já elenquei, à começar pela Globo. Não que esteja defendendo a emissora; mas, sim, quero defender os evangélicos, pois dizer que evangélico é fundamentalista não é uma visão ou conhecimento pleno do que vem a ser “evangélico” ou o evangelho. Se fossemos “fundamentalistas” como você alega sermos, estaríamos usando de violência, truculência e outros atributos dos ditos “fundamentalistas”. O que os evangélicos mais praticam é a fé, o amor ao próximo, a solidariedade e a divulgação da “Boa Nova” que se traduz no Evangelho. Não só você, Alex, mas qualquer que venha confundir envangélico com “fundamentalista” informe-se e aprenda mais sobre o que fazem os evangélicos para não estar cometendo injustiça e colocar num mesmo saco de gatos os que defendem a coisa certa e honesta, com os que buscam tirar proveito de situações sem levar em conta os efeitos maléficos de suas atitudes. Não aceito e jamais aceitarei que quem quer que seja conote um Cristão no mesmo conceito de “fundamentalista”, pois não há qualquer semelhança sobre isto. Somos, sim a favor da verdade, da justiça, dos bons costumes e da paz entre os povos. Se isto for fundamentalismo aí sim eu aceito a pecha. Fora disto, não! 

  25. Estamos diante da Conquista

    Estamos diante da Conquista do Estado II :A vingança dos Derrotados.

    A agressividade dos editoriais,não deixam duvidas.”atores e intelectuais do PT”.Que insistencia em reescrever a História do Pais!

  26. Manifestação do dia 13

    Pelo visto, o melhor local para a manifestação do dia 13, em apoio à Petrobrás, seria em frente à Rede Globo e “afiliadas”.

    O mau-caratismo está no gene. Depois não vai valer pedir desculpas.

  27. Rede Globo e Petrobras

         O histórico da rede globo não é muito confiável, pois foi criada na época da ditadura militar, tendo grande importância na sustentação do golpe militar que tanto mal fez ao nosso país, inclusive sendo financiada pelo mesmo. Por trás das carinhas inocentes dos apresentadores do tele jornal, se esconde interesses escusos ao interesse nacional, que tentam a todo custo desmoralizar a Petrobras e Governo Federal. A Presidente Dilma deveria usar o horário a que tem direito em rede nacional, e explicar ao povo brasileiro a real situação da Petrobras e os interesses da grande mídia de desmoralizar  essa empresa que é tão importante para o desenvolvimento do nosso país.   

      1. A mídia e o PSDB são braços

        A mídia e o PSDB são braços da elite econômica. A resçonsabilidade é dos três. E de todos os corruptos de todos os demais partidos.

    1. petrobràs

      O povo brasileiro em grande parte não acredita mais no governo, no stf, na cgu, no tcu, no senado, na câmara, nos políticos e por aí afora. Muito menos na dilma!

      Não adianta ela explicar a “real” situação da petrobrás, provavelmente ela nem sabe qual a real situação da empresa.Pobre brasil!

  28. a catequese global

    Trafegando pela rodovia dos Tamoios ,que liga São Paulo ao litoral norte, dias atrás, fiquei surpreso com a quantidade de caminhões de gás trafegando nos dois sentidos da via, são dezenas de caminhões. Me dei conta que se trata do gás do poço de Mexilhões, onde foram investidos mais de R$ 4 bilhões. Procurei informações a respeito : produção atual, royaltes gerados, destino do gás…, e me dei conta que desde 2011 a mídia não se interessa pelo assunto. Há muito a mídia abdicou da obrigação de informar a cidadania. O que temos é uma doutrinação grosseira que aponta ,desde a década de 90, para a internacionalização, como diria Raul Seixas : o negocio é alugar o Brasil. 

  29. Petrobrás…..

    O que na prática o brasileiro ganha ou perde se a Petrobrás sendo estatal ou não…..ou melhor….se tornar várias empresas privadas c/ uma agência reguladora…..????? , eu sempre paguei muito caro pela pior gasolina do mundo……não posso ter um carro popular a DIESEL porque é proibido ( na europa só se anda a DIESEL é mais barato e economico )………Só quem ganha c/ Petrobrás estatal é quem está mamando…….o povo só sifo……

    1. E paga muito barato pela

      E paga muito barato pela ótima telefonia privatizada com as agencias reguladoras criadas pelo FHC.

      Vai nos Estados Unidos e veja como funciona a agencia reguladora de petróleo e você vai saber do francking acabando com a água potável e da explosão do poço de petróleo no golfo do México, destruindo a natureza e acabando com a saúde da população da Louisinia onde o índice de cancer é o dobro do resto do país. De onde você tirou esse mantra da “pior gasolina do mundo”? Vai pro Chile privatizado para ver o preço da gasolia.Eu estive lá e utilizei carro alugado para fazer turismo e sei do preço do combustível.

      Petróleo é questão de segurança nacional e se você não sabe todas as guerras no mundo hoje dizem respeito a conquista de reservas petrolíferas. Vai nessa de privatização e você vai passar sede como a população da cidade de São Paulo. Mas … vai  ter “melhor gasolina do mundo’. Kkkkk

       

      1. Vera Lúcia, o que o

        Vera Lúcia, o que o companheiro indaga é em relação a países exportadores de petróleo e lamento te dizer que temos im uma gasolina horrível, basta conversar com qualquer mecânico de beira de esquina. Telefônia é ruim, sim, concordo com vc, mas como era antes da privatização, vc se lembra? Nós brasileiros temos a questão do “ser nosso”, “pátria mãe” e por ai vai, tudo bem, ok, nacionalismo, porém vamos ao fato: se temos muito petróleo, pq o preço da gasolina é altíssimo? Sabia que nosso petróleo bruto é “pesado demais” e por isso a compra da referinaria fraudolenta de Passadena? Claro que vamos achar os “prós e contras da privatização”. Guerras estão sendo travadas pelas riquesas minerais no mundo inteiro, é estratégico, porém não pode ser base para roubos e sustenção de poder político. No mundo há preços altos e baixos, mas temos que comparar com produtores de petróleo e não com produtores de cobre.

      2. Inacreditável

        Falar da privatização das empresas de telecomunicações é algo realmente inacreditável. Parece esquecerem que la atras, antes da privatização, ter linha telefonica era sinal de riqueza, declarado no IR. Telefone só com plano de expansão,minimo de 2 anos de espera, ou então no mercado paralelo a preços absurdos.

        É inacreditável, incompreensivel e absolutamente non sense criticar a privatização das teleco. 

        É aceitável duvidar do preço, da forma como foi feito e até do suposto roubo que foi praticado. Suposto, porque o atual governo nunca se empenhou em investigar. Nunca. Chegou ao poder com o discurso da privataria mas nunca investigou e, agora, faz o que? Privatiza (acertadamente) os aeroportos e outas empresas. 

        Passou da hora da petrobras ser privatizada. Passou porque perdeu o timing de valor da empresa. Agora ela vale muito pouco, especialmente porque o preço do petroleo la fora esta muito baixo. 

        Agora é o contribuinte que vai pagar a conta enquanto os inocentes uteis continuam a repetir feito papagaio as bobagens propagadas pelo governo/pt.

         

      3. Inacreditável

        Falar da privatização das empresas de telecomunicações é algo realmente inacreditável. Parece esquecerem que la atras, antes da privatização, ter linha telefonica era sinal de riqueza, declarado no IR. Telefone só com plano de expansão,minimo de 2 anos de espera, ou então no mercado paralelo a preços absurdos.

        É inacreditável, incompreensivel e absolutamente non sense criticar a privatização das teleco. 

        É aceitável duvidar do preço, da forma como foi feito e até do suposto roubo que foi praticado. Suposto, porque o atual governo nunca se empenhou em investigar. Nunca. Chegou ao poder com o discurso da privataria mas nunca investigou e, agora, faz o que? Privatiza (acertadamente) os aeroportos e outas empresas. 

        Passou da hora da petrobras ser privatizada. Passou porque perdeu o timing de valor da empresa. Agora ela vale muito pouco, especialmente porque o preço do petroleo la fora esta muito baixo. 

        Agora é o contribuinte que vai pagar a conta enquanto os inocentes uteis continuam a repetir feito papagaio as bobagens propagadas pelo governo/pt.

         

      4. Vera, talvez se as agencias

        Vera, talvez se as agencias regulatória não estivessem aparelhadas com companheiros de partidos amigos, as teles trabalhassem melhor.

        As agencias deveriam funcionar como protetoras da sociedade e não protetoras dos interesse das operadoras e dos amigos.

        Talvez você não se lembre ou  não viu mas antigamente ( 20 anos atras, nem tal antigo assim ) uma linha telefônica custava 3.000 dólares. Celular então tinha fila de espera e custava uma nota. Existia uma coisa impressionante que era o cadeado de telefone de tal caro que era a tarifa.

        Poderia esta muito melhor basta a as agências regulatórias e o judiciário funcionarem.

      5. Vera, talvez se as agencias

        Vera, talvez se as agencias regulatória não estivessem aparelhadas com companheiros de partidos amigos, as teles trabalhassem melhor.

        As agencias deveriam funcionar como protetoras da sociedade e não protetoras dos interesse das operadoras e dos amigos.

        Talvez você não se lembre ou  não viu mas antigamente ( 20 anos atras, nem tal antigo assim ) uma linha telefônica custava 3.000 dólares. Celular então tinha fila de espera e custava uma nota. Existia uma coisa impressionante que era o cadeado de telefone de tal caro que era a tarifa.

        Poderia esta muito melhor basta a as agências regulatórias e o judiciário funcionarem.

  30. Vai entender !

    Segundo o Nassif, os preços dos derivados do petróleo no Brasil estavam mt baixos, o que “sufocou ” a Petrobrás. Porém o que mais se via , eram pessoas mostrando a diferença prá mais dos preços, em relação a outros países. Muito bem, agora os preços foram “atualizados”. E o que se vê ? A greve dos caminhoneiros, o que segundo a mídia, já está fazendo com que supermercados estejam vazios. E não vejo nenhum movimento contra os preços dos pedágios paulistas, os maiores do Brasil, e que encarecem e muito o preço do frete. Pelo que estou sentindo, os espertinhos já dominaram a greve, para como sempre, imputá-la única e exclusivamente à Presidência da República e a Petrobrás.

    OBS: O Ilmo  governador de SP seria capaz de retribuir a colaboração da União, ao socorre-lo com  grandes verbas p/  o problema da seca no estado, diminuindo um pouco o valor dos pedágios ?

    Ass: Velhinha de taubaté (em OBS)

  31. a disputa é essa.
    depende de

    a disputa é essa.

    depende de todos que querem um brasil com avanços sociais

    contra os que querem a entrega do país a interesses sempre obscuros.

    ou nem tanto, porque estes interesses golpistas só favorecem uma

    minoria conluiada com interesses nacionais e internacionais

    tipicamente burgueses representantes do pior capitalismo selvagem do planeta….

  32. Qual é a nossa vantagem?

    Para que posuirmos a Petrobrás? Para pagarmos o dobro pelo preço do produto que em qualquer outro lugar do planeta? Até quando vamos financiar este cabide de emprego e de ineficência gerencial? Do que adianta sermos bons em prospectar em águas profundas se o preço do produto no mercado internacional está caindo vertiginosamente e não compensará os custos de prospecção? Teremos um produto de custo caro e que não terá preço para ser vendido no mercado internacional…..qual é a solução dos “lambãos”….vender para os brasileiros, que já pagam o dobro hoje pelo produto e vão pagar muitas vezes mais se este plano insano de gerenciamento incompetente continuar em a rota à deriva como vem fazendo todos estes anos. Só podemos lamentar e pedir para Deus que os protagonistas desta história de horror morram antes que eles nos matem.

    1. Até hoje você não suspeitou

      Até hoje você não suspeitou do por que a Arábia Saudita, maior produtora de petróleo, jogou o preço do produto lá embaixo?

  33. Investimentos na petrobras

    “A empresa enfrenta problemas momentâneos de caixa, que poderão ser resolvidos com desmobilizações, com a entrada em operação de vários dos investimentos e assim que houver um mínimo de competência política do governo, para deslindar o novelo policial-financeiro criado pela Lava Jato.”

    Nassif, a Lava Jato não criou problemas para a petrobras. A Lava Jato apenas investiga os problemas criados pela ingerência politica de Lula e Dilma na petrobras. É diferente a colocação. A Lava Jato não é problema é solução.

    De onde virão os investimentos necessários para socorrer a empresa? Do mercado? Improvável, um indicador disso é o rebaixamento da empresa. Do FGTS? Do BNDES? Do Tesouro?  Acho que a unica fonte de investimento que toparia colocar grana na empresa é o governo.  Então resta a pergunta: faz sentido o governo colocar grana na petrobras? Especialmente em um momento de grav e crise na economia do pais ….  como sair dessa enrascada?

     

     

     

     

     

     

  34. Investimentos na petrobras

    “A empresa enfrenta problemas momentâneos de caixa, que poderão ser resolvidos com desmobilizações, com a entrada em operação de vários dos investimentos e assim que houver um mínimo de competência política do governo, para deslindar o novelo policial-financeiro criado pela Lava Jato.”

    Nassif, a Lava Jato não criou problemas para a petrobras. A Lava Jato apenas investiga os problemas criados pela ingerência politica de Lula e Dilma na petrobras. É diferente a colocação. A Lava Jato não é problema é solução.

    De onde virão os investimentos necessários para socorrer a empresa? Do mercado? Improvável, um indicador disso é o rebaixamento da empresa. Do FGTS? Do BNDES? Do Tesouro?  Acho que a unica fonte de investimento que toparia colocar grana na empresa é o governo.  Então resta a pergunta: faz sentido o governo colocar grana na petrobras? Especialmente em um momento de grav e crise na economia do pais ….  como sair dessa enrascada?

     

     

     

     

     

     

  35. Nassif, por favor:
     – “Do PT,

    Nassif, por favor:

     – “Do PT, ao permitir e ampliar a permanência de esquemas de financiamento de campanha, destruindo os sistemas internos de controle da empresa” – 

    Então já está certo que o PT se valeu das propinas e mesmo chegou a ampliar o esquema? Que é conivente?

    Preciso saber disto para repensar a minha relação com o partido. Se puder, responda, por favor. 

     

  36. Entrar na luta ideológica é

    Entrar na luta ideológica é uma parte da questão.

    Mas existe também a outra parte, que é a parte prática, da realidade.

    Para continuar com o modelo de partilha a Petrobras vai precisar investir ( ou seja, despender de recursos, gastar dinheiro) muito mais do que precisaria se o modelo fosse outro.

    Pois bem, se a situação financeira dela não melhorar, bem como a das outras empresas da cadeia produtiva do setor, vai ser cada vez mais dificil lutar, na prática por esse atual modelo. E ai não vai adiantar chorar.

    O Governo precisa tomar decisões com mais rapidez. Uma medida prática para melhorar rapidamente as finanças da Petrobras seria dar aumento de combustíveis para ela e não aumentar impostos como foi feito, ou pelo menos, meio a meio. Outra medida urgente é o Governo garantir financiamentos ou mesmo salvamentos para empresas da cadeia produtiva do setor.

    Se nada for feito e parece que não será, ficará cada vez mais dificil defender a continuidade do modelo atual por razões de dificuldade de investimento.

    1. Entrar na luta

      Financiar quem levou parte do dinheiro e subornou os politicos que vão liberar este?

      Fica bom , eu roubo o banco, e ele empresta o dinheiro para que eu sobreviva, kkkkkkkkkkkkkk

    2. Daniel, acredito que os

      Daniel, acredito que os primeiros a defender a empresa deveriam ser os próprios funcionários da mesma e não um ex presidente da republica que foi no minimo negligente com a mesma.

      Não é possível uma gestão tal ruim em uma empresa de qualquer porte, ainda mais uma desde porte com ações na bolsa, os processos em questão passaram pela mão de diversos funcionários e diversos departamentos e todos sem execução foram negligentes e coniventes.

      Até o momento ninguém me explicou como se pagou 360 mil por metade de um refinaria que havia sido comprada por 42 mil é algo absurdo, todas pessoas envolvidas nesta transação deveriam ter sido demitidas.

      Como um refinaria de estava orçada em 3 bi passa para 16bi, depois para 23bi e esta agora em 42bi e ninguém parou para analisar a monstruosidade, todos envolvidos deveriam ser demitidos.

      Como se começa uma terraplanagem em duas refinarias sem se ter um projeto. Novamente as pessoas envolvidas deveriam ser demitidas.

      Isto é gestão???????? E olha que isto é o que nós ficamos sabendo imagine o resto.

      Cadê os funcionários da empresa defendendo a empresa contra estas ingerências, será possível que quem irá defender a empresa será um juiz americano???? Pois é isto que irá acontecer.

    3. Daniel, acredito que os

      Daniel, acredito que os primeiros a defender a empresa deveriam ser os próprios funcionários da mesma e não um ex presidente da republica que foi no minimo negligente com a mesma.

      Não é possível uma gestão tal ruim em uma empresa de qualquer porte, ainda mais uma desde porte com ações na bolsa, os processos em questão passaram pela mão de diversos funcionários e diversos departamentos e todos sem execução foram negligentes e coniventes.

      Até o momento ninguém me explicou como se pagou 360 mil por metade de um refinaria que havia sido comprada por 42 mil é algo absurdo, todas pessoas envolvidas nesta transação deveriam ter sido demitidas.

      Como um refinaria de estava orçada em 3 bi passa para 16bi, depois para 23bi e esta agora em 42bi e ninguém parou para analisar a monstruosidade, todos envolvidos deveriam ser demitidos.

      Como se começa uma terraplanagem em duas refinarias sem se ter um projeto. Novamente as pessoas envolvidas deveriam ser demitidas.

      Isto é gestão???????? E olha que isto é o que nós ficamos sabendo imagine o resto.

      Cadê os funcionários da empresa defendendo a empresa contra estas ingerências, será possível que quem irá defender a empresa será um juiz americano???? Pois é isto que irá acontecer.

  37. ODEÀBRECHT S.A. E O SINDICATO DO CRIME MAHAGONNY

    Resumo da Ópera-Bufa Fim dos Tempos… O Petróleo é Nosso!

     

    3º ato – Gran Finale

     

    Lula’s (alto…) lá!

    Moody’s lower acá…

    e

    Seu Nassif na tão sonhada viagem no tempo “alice no buraco negro” em busca das ilusões perdidas em busca do tempo perdido, nos anos 30’s e 40’s… para ombrear orgulhoso (e aproveitar uma exclusiva!) com Monteiro Lobato na heroica campanha cívico-nacionalista do Escândalo do Petróleo!

    FIM

    [ aplausos apupos gritos choros e mais aplausos comovidos de dar pena…]

  38. Luiz Nassif, como sempre, é
    Luiz Nassif, como sempre, é sucinto e objetivo nas suas colocações.Ser conivente com o jogo da oposição e da midia, que atendem aos interesses da elite econômica mundial, é colaborar para o Brasil permancer indefinidamente à mercê dos interesses das grandes potências e das grandes mutinacionais.A questão vai muito além de simpatias partidárias. Mesmo aqueles que têm aversão a partidos de esquerda ou espeificamente ao PT, têm que acordar e lutar contra essa traição ao nosso país.

  39. Se é falso, um simulacro para

    Se é falso, um simulacro para esconder interesses essa campanha “moralista” que emerge do estamento conservador, devidamente capitaneada e ecoada pela dita grande imprensa, à frente o Conglomerado Globo, também poderá soar hipócrita, ou na melhor das hipóteses diversionismo, para o distinto público as reações contrárias que, reconheçamos, já são em boa parte assimiladas como uma tentativa de justificar e encobrir crimes em razão das causas supervenientes da esquerda e do PT. 

    Os discurso de quem procura – honestamente – defender a Petrobras que no fundo é defender os interesses do país, tem que ser ASSERTIVO quanto a separar sob a inspiração do “doa a quem doer” o que é crime e o que não passa de oportunismo ideológico. Albergar tudo sobre o mando da “luta política”, de “perseguição ao PT e à esquerda” é menos uma contrafação e mais um grave erro. 

    Estamos, sim, irmanados e dispostos a denunciar as tentativas solertes de dar status de consumada a uma situação transitória de dificuldades. Mas sem descurar que houve gravíssimos desvios de natureza ética em função de erros e omissões de gestão por parte do corpo dirigente da empresa e de políticas adequadas por parte do governo. 

    A grande “batalha”, dado isso,  se dará principalmente na esfera da Comunicação, e não da Política. A população, na sua grande maioria suscetível de sensibilização por tudo que repassa a imprensa, tem o direito de saber de tudo, absolutamente tudo o que se passou para que a situação chegasse onde chegou. A estratégia de querer amenizar ou justificar  culpas através da remissão a governos anteriores tem que ser periférica, incidental, e não fulcral. 

    Talvez seja essa a última oportunidade, se não de uma reconciliação, mas pelo menos de uma redução do quase intransponível contencioso entre uma parte da sociedade e o atual esquema de Poder, independentemente de quem está ou não com a verdade. 

     

     

     

      1. É esse reducionismo pouco

        É esse reducionismo pouco inteligente, decio afranio, que impede o diálogo e cava ainda mais o fosso que nos divide hoje.

        Radicalismo não leva a lugar nenhum. Queres receber o quê de volta se assim tratas teus adversários políticos?

  40. A indústria perde conteúdo nacional

    “A política de conteúdo nacional fortaleceu toda uma cadeia de fabricantes de máquinas e equipamentos. O transporte de combustíveis e as plataformas permitiram recriar a indústria naval. A pesquisa brasileira avançou uma enormidade através das pesquisas em rede com as principais universidades nacionais”

    É incrível a fixação em se olhar apenas para a Petrobrás.

    A indústria brasileira vem sofrendo há 20 anos um processo de desmonte, fruto da tremenda apreciação cambial dos governos FHC, Lula e Dilma, e aqui só se fala  da política de conteúdo nacional da Petrobrás. Ora, a indústria do petróleo representa apenas cerca de 13% da nacional, há 12 anos era cerca de 3%, e se ela vem ganhando conteúdo nacional os outros 87% da indústria vem PERDENDO CONTEÚDO NACIONAL.

    Em suma, estamos regredindo, vítimas desse câmbio irresponsável, e o govêrno conseguiu fazer o oposto do que qualquer país que quer ir para frente deve fazer. Ao invés de fortalecer uma indústria diversificada que já existia, enfraqueceu-a e caminhou na direção de sua concentração na cadeia do óleo e gás, e pior ainda, em uma única empresa que, além disso, é uma estatal sem nenhuma transparência e sempre sujeita a interferências políticas.

    Além disso as condições de extração do petróleo no mar resultam em um alto custo de produção, que só é viável economicamente com o preço nas alturas, o que só é conseguido quando o CARTEL da OPEP funciona.

    Foi uma aposta de altíssimo risco e de resultado extremamente negativo.

    Hoje em dia nossa indústria só exporta para a Venezuela – que não paga – e para a Argentina, que está em processo de nos substituir pela China. Os US$ 25 bilhões de superavit industrial da balança comercial se transformaram nos US$ 63 bilhões de déficit de 2014.

    O lema desse govêrno parece ser: Afunda Brasil.

    Mas o Brasil é muiiiiiiiiiiiiiiito maior que a Petrobrás.

     

     

    1. Nada de dinheiro deste

      Nada de dinheiro deste “estado paquiderme”!Anúncios só do competente setor PRIVADO,que não tem um ladrão.E viva a PRIVADA GLOBALIZADA!

      1. setor privado

        vc vem falar que o setor privado nao tem ladrão , fala sério essas empresas que ficam chorando para o governo só para poder dá mais lucro e enquantos seus trabalhadores são explorados e quando não consegue o lucro esperado mandam embora .

  41. Eles não conseguirão.

    E uma grande parte das pessoas são incapazes de refletir sobre quais interesses desses meios de comunicação permeiam e a mando de quem, em nome do suposto camuflado combate a corrupção, que sabemos que existe e sempre existiu muito mais do que hoje em todas as esferas de governo e de toda a sociedade.

  42. Carta aberta aos brasileiros democratas

    Esta carta é dirigida a você, brasileiro nacionalista, dotado de sensibilidade social – seja de esquerda, humanista cristão, ou simplesmente democrata:

    É preciso começar imediatamente a guerrilha digital contra as forças obscuras que buscam a fascistização e a recolonização do Brasil.

    A direita está ganhando a guerra da comunicação, lotando a mídia e a web com mentiras e desinformações, visando derrubar o Governo legitimamente eleito. Vejam:

    http://www.viomundo.com.br/opiniao-do-blog/governo-dilma-e-pt-perderam-batalha-da-comunicacao-agora-e-tentar-evitar-o-impeachment.html

    viomundo.com.br/denuncias/pelo-whatsapp-guerra-contra-lula-inclui-ataques-ao-filho-e-neta-com-imagens-e-informacoes-falsas.html

    http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/170927/Ind%C3%BAstria-de-mentiras-antipetistas-inventa-filme-sobre-Jos%C3%A9-Dirceu.htm

    A estratégia da direita é lançar o país no caos, destruir a economia, incitar o ódio reacionário, a fim de recuperar o poder político. Apostam, abertamente, no “quanto pior, melhor”:

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/171081/Neofascismo-Mantega-%C3%A9-expulso-do-Einstein.htm

    http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/170971/Goldman-reacende-golpismo-tucano.htm

    Se lograr seus objetivos, a direita entregará nosso petróleo aos estrangeiros, praticará a cartilha do Estado Mínimo e fará nossos indicadores sociais regredirem ao que eram 20 anos atrás.

    Nossos filhos, nossos netos, vegetarão por décadas, sem qualquer perspectiva de progresso, bons empregos, boas oportunidades para negócios honestos. Terão de se resignar em ser camelôs ou mão de obra quase gratuita, isso na melhor das hipóteses. A fome e a miséria voltarão a crescer. Os índices de violência atingirão a estratosfera.

    Para assegurar a manutenção de seus privilégios, a direita não hesitará em mutilar a democracia, barrando qualquer chance de que seja eleito um novo governo de viés nacionalista e popular.

    Dilma não está defendendo seu governo. Abandonou a luta política – seja por estratégia (considerando melhor evitar o acirramento dos conflitos nas ruas); seja por inibições pessoais; seja por incompetência.

    Não podemos esperar que ela mude de opinião. Temos de defender o governo Dilma, mesmo discordando de alguns ou muitos de seus aspectos, e mesmo que ela mesma se recuse a fazê-lo.

    Hoje, o governo Dilma é o único anteparo que temos à onda fascista que se avoluma, insuflada pela grande mídia, pelo grande capital financeiro transnacional, pelos interesses das petroleiras americanas.

    Está se repetindo a mesma situação que precedeu o Golpe Militar de 1964. Até os protagonistas são os mesmos:

    https://jornalggn.com.br/noticia/documentos-dizem-que-roberto-marinho-foi-principal-articulador-da-ditadura-militar

    https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/170986/Contra-intelectuais-Globo-quer-abertura-do-pr%C3%A9-sal.htm

    Então, se você tem algum tempo disponível, e alguma expertise em comunicação nas redes sociais, assuma seu lugar nas trincheiras agora mesmo. O tempo urge!

    1. Como é possível defender o PT

      Como é possível defender o PT desse jeito? Será que vc não vê o que o PT está fazendo com o país? A melhora que aconteceu na nossa economia, e nos indicadores sociais não se deve só ao PT. Economia é algo de longo prazo, e boa parte dos problemas que você cita que aconteceram no Governo do FHC se deveram à crise da Russia e do México, e ao Governo desastroso do Collor, que acabou com o Brasil (que agora é aliado do PT).  A economia cresceu pq o mercado internacional viu que o tripê econômico, ou seja, controle da inflação, câmbio flutuante, e BC independente, com taxa de juros também flutuante mas com compromisso de superavit, para o pagamento da dívida, e a lei de responsabilidade fiscal, realmente eram compromissos do Brasil, e os investidores então investiram aqui pois  a economia global também estava crescendo sem problemas. No primeiro mandato da Dilma ela começou a desrespeitar o tripé econômico, e fez de tudo para se reeleger, com ações pontuais em alguns setores sem se preocupar em mentir nas contas do Governo com maquiagens absurdas. O mercado viu a lambança da Dilma, e agora nós estamos em recessão, ela ficou tão desesperada que chamou um dos coordenadores da equipe do Aécio o Levy, que abertamente crítica o Governo, pq a Dilma engole o Levy? Pra tentar convencer o mercado que suas lambanças acabaram mas ela não muda, é teimosa e arrogante, não me admira que ela faliu uma loja de R$ 1,99. A situação do nosso país é grave pq o PT faz qq coisa pra se reeleger e continuar no poder. E mais uma coisa o PT meeeeeeeente na taxa de desemprego, O Brasil não tem pleno emprego senão tantas pessoas não precisariam do bolsa família, lançado pelo FHC com o nome de bolsa escola. A Dilma mentiu de forma descarada na campanha e vc ainda a defende? Vc gosta de ser enganado? Pelo menos o Aécio não mentiu, e disse que ia fazer os ajustes necessários, pra corrigir as lambanças da Dilma, e não se esqueçam Petistas pelo amor de Deus: ECONOMIA É UMA QUESTÂO DE LONGO PRAZO. E agora que o Brasil está ameaçado de ter seu grau de investimento rebaixado, isso também é uma campanha da mídia? Das elites? Acorda, sem grau de investimento o Brasil vai à falência, então vou querer ver você defendendo a Dilma.

  43. ha ha ha

    Tão antiquado quanto o discurso da mídia é a evidente defesa de criminosos, motivado por ideologia.

     

    Aliás, nesse caso, voltamos mais no tempo, por volta de 1917….

  44. “Nos últimos anos, a

    “Nos últimos anos, a Petrobras foi vítima de três atentados. Do PT, ao permitir e ampliar a permanência de esquemas de financiamento de campanha, destruindo os sistemas internos de controle da empresa.”

     

    Destruindo os controles internos ????????????????

    Issonão é só mentiroso , é uma afronta !!!

    O próprio depoimento de Barusi sobre a utilização de vazamentos de preços de referência para operacionalizar as fraudes demonstra CABALMENTE que os controles internos da empresa não falharam , eles simplesmente não tem como alcançar esse delito. QUE É UMA FALHA INERENTE AO SISTEMA DE LICITAÇÕES UTILIZADO PELA PETROBRAS !!

    OS CONTROLES INTERNOS DA PETROBRAS NÃO FORAM DESTRUÍDOS !! EM 2014 A EMPRESA RECEBEU 2 DOS MAIORES PRÊMIOS DE TRANSPARÊNCIA NO PLANETA , E O TCU, CGU , ETC NÃO LARGAM A EMPRESA POR UM SEGUNDO !!!

    ESSE NÍVEL DE CONTROLE SÓ DEMONSTRA O QUE DISSE ACIMA. A FALHA QUE UTILIZARAM É INERENTE AO SISTEMA, NÃO É UM PROBLEMA DOS CONTROLES INTERNOS !!

  45. A guerra já começou…

    No século 21 a desinformação é arma de guerra. Ela é mais eficiente que soldados e tanques. Está acontecendo na Ucrânia, na Venezuela e no Brasil. Existe uma sociedade secreta bem conhecida coordenando diversos órgãos do Estado contra o Governo popular eleito pelo povo. Em 1964 usaram as forças armadas, hoje usam a mídia, sendo que a Globo está liderando os ataques para destruir a maior empresa brasileira e transformar o Brasil naquilo que FHC sonhou: Uma colonia submissa aos Norte-americanos ajoelhada diante do FMI. Estamos sendo atacados porque fazemos parte do BRICS, que está criando um novo banco mundial para acabar com a influencia hostil do FMI. Só vejo uma solução no Brasil: O povo tem que tomar os estúdios e redações da mídia golpista que sabota o nosso país. Pode ser radical, mas é isso ou nos tornamos dominados pelos governos ocidentais e suas corporações.

  46. Administração Pública.

    Está na hora de quebrar o poder político na administração pública, pois enquanto tivermos a necessidade de indicações políticas para Órgãos de Controle e Fiscalização, Empresas Estatais o País continuará refém do jogo político. 

     

    Porquê não contratar executivos renomados, com conhecimento nas respectivas áreas técnicas, independentes para dirigir  empresas estatais, pagando salários compatíveis com o do mercado? Porquê não nomear pessoas de carreiras sem vículos políticos, com prazo de mandato determinado?

     

    É chegada a hora de se discutir todas estas questões e acabar com a ingerência política na Administração Pública, cobrando-lhe mais eficiência e a prestação de serviços dignos à Sociedade.

  47. Administração Pública.

    Não se pode atribuir tudo de ruim que está acontecendo com a PETROBRÁS a um único Governo, pois sabemos que a Administração Pública Brasileira, pela ingerência política do toma lá da cá vem sendo vítima cada vez maior de problemas que deterioram setores importantes, inclusive de controle e fiscalização.

     

    É chegada a hora de se discutir o fim das indicações políticas, pelos menos para os Órgãos de Controle e Fiscalização e Estatais de setores estratégicos. Tem se dada a oportunidade de se contratar executivos de renome, com reputação ilibata para conduzir estatais estratégicas, pagando-lhes salários compatíveis com o de mercado. Tem que ser dada oportunidade para o pessoal de carreira, com reputação ilibada e com mandato determinado para ascender aos cargos de primeiro escalão, sem vículos políticos. Tem que ser levado em consideração, reputação, experiência profissional e formação acadêmica e até mesmo projetos desenvolvidos nos setores de atuação.

     

    Não se discute estas questões mais sim mais poderes para o partido A ou B, com as velhas indicações políticas.

  48. Administração Pública.

    Não se pode atribuir tudo de ruim que está acontecendo com a PETROBRÁS a um único Governo, pois sabemos que a Administração Pública Brasileira, pela ingerência política do toma lá da cá vem sendo vítima cada vez maior de problemas que deterioram setores importantes, inclusive de controle e fiscalização.

     

    É chegada a hora de se discutir o fim das indicações políticas, pelos menos para os Órgãos de Controle e Fiscalização e Estatais de setores estratégicos. Tem se dada a oportunidade de se contratar executivos de renome, com reputação ilibata para conduzir estatais estratégicas, pagando-lhes salários compatíveis com o de mercado. Tem que ser dada oportunidade para o pessoal de carreira, com reputação ilibada e com mandato determinado para ascender aos cargos de primeiro escalão, sem vículos políticos. Tem que ser levado em consideração, reputação, experiência profissional e formação acadêmica e até mesmo projetos desenvolvidos nos setores de atuação.

     

    Não se discute estas questões mais sim mais poderes para o partido A ou B, com as velhas indicações políticas.

  49. Minha teoria da conspiração é:

    – Se Aécio tivesse ganho as eleições, a Lava Jato não teria a dimensão que tem hoje;

    – Nada seria investigado tão “a fundo” e de maneira seletiva como é hoje. Em todo caso, talvez a imprensa até desse uma atenção especial para a corrupção praticada na empresa, mas valeria ao propósito de, como de costume, atribuir as mazelas da empresa à gestão petista exclusivamente.

    – A tábua da salvação para a empresa seria a privatização (alguém duvida?) e mais uma entrega a grupos estrangeiros de um setor estratégico como o energético, assim como as telecomunicações, mineração, etc.

    – Não fica impune a enorme coincidência entre a demonização da cúpula da empresa e a descoberta recente do pré-sal, a possibilidade real do Brasil se tornar um produtor auto-suficiente e um dos maiores do mundo, com reservas estimadas em algo próximo a:

    70 BILHÕES (!) de barris de petróleo, a um valor estimado em torno de 1 TRILHÃO de dólares (ou mais).

    ISSO TORNARIA O BRASIL DONO DE UMA RESERVA DE PETRÓLEO PRÓXIMA À DA RÚSSIA, O SÉTIMO MAIOR PRODUTOR DE PETRÓLEO DO MUNDO.

    Algo me diz que o interesse na empresa reside no fato de que a exploração do petróleo é exclusiva da empresa. Vender a preço de banana a empresa, e junto as suas reservas, criando-se para isso uma crise fictícia, midiática, demonizando tudo o que se refere à empresa, é muito atraente a investidores externos;

    – George Soros adquiriu uma cota gigantesca de ações da empresa, numa manobra súbita até certo ponto surpreendente (suspeita, talvez), num momento em que a empresa estava com as ações em baixa por conta de todo o barulho que a imprensa faz em cima da Lava Jato. O que Soros sabe que não sabemos? O que ele vislumbra? Sabemos que no mercado de ações, Soros é qualquer coisa, menos bobo.

    – A exposição contínua da empresa serve unicamente a um propósito poítico duplo: criar mais um fatoide contra o governo e reduzir a empresa a pó, legando a ela a única salvação que seria a sua venda.

    Finalmente, concluo que é plenamente possível fazer correlação direta entre a descoberta do pré-sal e o interesse externo mundial.

    Leiam e assitam:

    http://www.eia.gov/countries/cab.cfm?fips=br

    https://www.youtube.com/watch?v=TK_DokcFwsw

    1. resposta

      Cintra,

      pelo visto, vc está meio desatualizado.

      Com o preço do barril de petróleo que hj se encontra ( e não há qualquer expectativa que aumente, na verdade já disseram que a 100 dólares nunca mais)e a alta valorização do dólar, o pré-sal já era. É uma tecnologia absurdamente cara, com altíssimos custos para produção. Já era ruim, mas com o cenário atual ficou muito pior. O EUA produzindo xisto betuminoso a baixíssimo custo…

      1. Acredito que voce esta

        Acredito que voce esta equivocado tambem, a extracao do xisto custa mais de $50/barril.

        Inclusive o numero de novas sondas ja diminui em 2015, a vida util dos pocos sao bem curtos com um declinio de 50% em menos de 2 anos.

        Varias empresas estao altamente endividadas e vai comecar a quebradeira, varios empregos ja estao sendo fechados no Texas.

        A extracao do barril do pre-sal custa $45 (no momento) mas a Petrobras ganha muito com refino ja que o preco dos combustiveis no Brasil nao acompanha o mercado internacional.

        Esperar para ver.

      2. Quem está desatualizado é vc

        Quem está desatualizado é vc que faz questão de sublinhar que ‘não há expectativas de aumento dos preços do barril do petróleo’, e que nunca mais retornarão aos US$ 100 do Barril.

        Porque ?!? O barril chegou a 49 e já está em 55 !!

        Os Sauditas já estão se mordendo internamente pela elevação do preços !!

        E o principal objetivo desta queda unilatyeral dos preços que era dobrar a RUSSIA e obter aval para invadir a SÍRIA e O IRÂ, foi um fracasso.

        Se voltará a custar 100 o barril não sei, mas que em breve os preços subirão, me parece óbvio.

         

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

      3. fiel

        E qual seria a sua tese p/ o que anda acontecendo em todos os países grandes produtores de petróleo ? Favor nos atualizar e iluminar, pois estamos necessitando muito.

      4. Desatualizado está você

        1 – O preço do petróleo JÁ começou a subir: http://www.valor.com.br/internacional/3912760/petroleo-sobe-em-londres-e-ny-brent-ganha-mais-de-30-desde-janeiro

        2 – O custo do óleo de xisto é MAIS ALTO que o do petróleo do pré-sal: http://www.abegas.org.br/Site/?p=44355

        3 – A Petrobras é uma pedra no sapato das petroleiras estrangeiras, às quais o Serra prometeu facilidades se eleito (e Aécio também).

    2. Petróleo e Petrobrás…

      Gostaria de dizer q vc está sendo errado…mas…mãos à palmatória, nas entrtelinhas antevejo Shell, Exxon, outras e suas correlatas esparradas pelo mundo nas mãos de 10 ou 20 famílias mais ricas do globo. Assim, tem gente que é cega, sem senso da autocrítica. Que prevaleça o bom senso…em nome da Soberania Nacional…o Petróleo é nosso! Arcaico talvez…mas real de verdade bastando lembrar quando o Brasil esteve à mercê do FMI, um órgão perigoso que interage junto aos Bancos centrais do Mundo…onde ditam regras e leis…que só atendem o próprio bolso pelos juros praticados, assim é…e está bem evidente de novo junto da Grécia.  Ah, Merkel! Sempre à frente..ali do seu país saiu a família Rothschild, onde tudo começou, e uma das grandes famílias mais ricas e donas do dinheiro do mundo….nué!

    3. fiel

      Só gostaria que esse pessoal do PT começasse a explicar os fatos a eles impostos e não vir com discursos: “a, porque no período do FHC também acontecia”.

      PQ que a Presi anta não vem a público pra explicar e só pra apontar pros outros???

  50. Assim como na escolha
    Assim como na escolha eleitoral, a questão é escolher em que Projeto colocaremos nossos – escassos e finitos – recursos: na soberania ou na capitulação.

    Todo o resto é o cotidiano: investigar, denunciar, julgar e apenar quem tenha cometido ilícitos (importante: nesta ordem e indiscriminadamente); trabalhar e contribuir; fazer negócios; gerar riquezas; cumprir com os deveres e poder, então, reivindicar os direitos, melhores benefícios, uma vida crescentemente mais digna. Tocar a vida!

    Feita a escolha lembrar que há expurgos e correções -seculares – ainda pendentes de nossa ação enérgica! Não estamos negando sua existência; o que se questiona são os métodos para mitigá-los e dirimi-los.

    Terror e Medo não produzem resultados saudáveis e sustentáveis. Produzem Exceção e Crescente Indignação; absolutamente um desserviço à cidadania.

  51. A enxurrada de Dollares e Euros, moedas falsas buscando ativos

    Posso estar enganado, mas com a monetização das dívidas acontecendo de forma supersônica em todo o planeta a busca por ativos reais beira o desespero.

    Dai a necessidade de destravar obstáculos à sua consecução, como as regras da partilha do pré-sal, onde este dinheiro fraudulento que move a ciranda financeira busca aportar à base de chantagens, propinas e ameaças, principalmente da sua mídia bandida que acoberta suas ações.

    Nem mais, nem menos.

    1. Já li muito sobre isto.

      Mas em jornais e blogs do exterior. Aqui parece que ninguém dá a mínima para isto. A compra de barras de ouro é muito grande. Está acontecendo algo muito grave no sistema financeiro. Dizem que é o colapso da moeda fiduciária.

    2. Petróleo e Petrobrás…

      Excelente colocação do Nassif…e ótima sua colocação, e eu enrosco naquilo q ´Brasil depositou ali…suas forças, grana e tecnologia para exploração do petróleo de profundidade. Soma-se tb o Xisto, não é!

      Pelo jeito o mundo anda de mal a pior, Petrodolar é mal para os bolsos do Tio SAM, uma vez que, EUA pagam suas dívidas com dólar que se só vale pela tinta e impressão. Tenta impor uma moeda diferente??? Será Terrorista, o mal a ser combatido, assim foi SADAM, assim foi Kadafi, assim é o Iran, assim é o Vietnã q até hoje não engoliram, assim é aq Coréia do Norte…e nas cismas…China, Rússia, Braqsil….ou sei lá…talvez o BRICS q ficou à margem no auge da crise q ainda está por aí.

    3. Acabar com a regra de

      Acabar com a regra de partilha do PRÉ-SAL é abrir a porteira para os parasitas internacionais. ‘TÀ LOUCO !?!?

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  52. revisão de metas da Petrobras

    Que a Petrobras será incapaz de se incumbir da plena exploração do pré-sal é de uma obviedade ofuscante. A afirmação de um fato não contém por si só nenhuma proposta ou intenção. Colocarei a questão de forma mais explícita e proporei algo concreto.

    1) A Ptrobras é a empresa que mais deve no mundo. Seu acesso a novos créditos ficará cada vez mais difícil, o que pde dificultar até mesmo a rolagem da sua dívida. Suas ações despencarão ainda mais.

    2) O preço do petróleo está muito baixo e não se sabe quando poderá ter recuperação significativa. Com os avanços tecnológicos em evoluçã e as novas  políticas energéticas, isso pode nunca ocorrer. Segundo os entendidos, o pré-sal não é lucrativo com o barril abaixo de uns US$50. 

    Conclusão: as metas de produção da Petrobras precisam ser revistas, tanto por necessidade quanto por conveniência. O propósito deveria ser o de unicamente atender ao consumo interno, o que nos dá mais autonomia e evitará piorar ainda mais a balança de pagamentos. 

     

    1. Meta da Petrobras

      Estou de acordo com sua conclusão! Visar a autosuficiência, para não depender de políticas externas, me parece ser inteligente e necessário!  

    1. Porque o Obama salvou a

      Porque o Obama salvou a General Motors entre outras empresas em 2008?

      Porque governos de diversos países salvaram bancos falidos em 2008 e até hoje não se sabe direito quantos estão quebrados, mas continuam funcionando?

      Capitalismo é bom para os outros né.

      1. É….só que não!

        Nem Obama nem a Europa fecharam suas economias nem criaram reserva de mercado para suas empresas, escondendo assimetrias, pelo contrário, se abriram e correram a conquistar novos mercados.

  53. Petrobras

    Nassif:

     

    Geralmente tenho opiniões muito contrárias as suas, mas hoje, concordo plenamente com sua avaliação. A Petrobras é e deve sempre continuar a ser a maior empresa brasileira e orgulho para todos nós, o que precisa é se livrar da divisão de suas diretorias por indicações políticas. Vamos aderir a uma campanha pelo fim de indicações políticas para quaisquer empresa estatal. Presidente e Diretor deve ser funcionário de carreira!!!!!

     

     

    1. Petrobrás

      Engraçado, eu não tenho orgulho nenhum dessa empresa, desde que foi criada nunca supriu as demandas internas de petróleo do povo brasileiro, apenas é um grande cabide de empregos e, como temos constatado atualmente, um partido político vem usando para extrair propinas milionárias, apenas uns poucos embolsaram quantias bilionárias e eumentaram seu petrimônio pessoal.Os funcionários, me desculpem, no mínimo foram omissos, consideros nababod do serviço público. A nossa gasolina é uma das piores do mundo, porque adicionam alcool, e a mais cara, para mim a Petrobrás devia ser privatizada, não é estratégica coisa nenhuma, estratégica é comida, petróleo tem que ser administrado por quem sabe, se qualquer um ler sobre esses contratos bilionários vai se sentir enojado, é uma roubalheira do começo ao fim, aditivos bilionários sem licitação, sem punição das empresas que atrasam as obras deliberadamente para copnseguir mais aditivos, enfim, empresa perdulária e administrada por ladrões, me desculpem mas é o qye eu acho. E não existe inimigo externo nenhum, só os espertos que mamam na empresa e se locupletam dos cargos comissionados. Leiam sobre o GASTAU – Gasotduto Caraguatatuba- Taubaté, dá vontade de vomitar.

      1. “é uma roubalheira do começo

        “é uma roubalheira do começo ao fim, aditivos bilionários sem licitação, sem punição das empresas que atrasam as obras deliberadamente para copnseguir mais aditivos, enfim, empresa perdulária e administrada por ladrões, me desculpem mas é o qye eu acho.”

        Está se referindo a Linha amarela do metro de São Paulo:?

  54. Há muito mito e falta de

    Há muito mito e falta de informação, e também de reflexão, em torno do assunto Petrobras e da indústria do petróleo no Brasil.

    O monopólio, de direito até 97 e de fato até hoje, é bom ou ruim para o país ?

    A criação da Petrobrás foi bom ou ruim para o país ?

    Difícil, senão impossível esta resposta. Afinal, não há dados comparativos, temos o que foi feito e o resultado disso.

    O monopólio, muito mais o estatal, esse defendido por nacionalistas e aproveitado pelos oportunistas. em qualquer área, via dee regra é prejudicial aos interesses da maioria da população.

    Lembro que no início da década de 80 havia no Brasil, com esse mesmo viés nacionalista do petróleo, uma proteção aos fabricantes nacionais de computadores que impedia a importação. O resultado foram anos de atraso tecnológico e toda aquela indústria nacional, mantida a custa de muito imposto, sumiu como poeira. Hoje, por conta do protecionismo ufano-nacionalista dos anos 80, não temos uma indústria de computadores, porque nossos engenheiros não puderam, naquele momento em que nascia a indústria do computador pessoal, ter acesso as tecnologias de outros países, não houve interação, integração, absorção de tecnologia.

    Com o petróleo tenho a impressão que o monopólio pode ter acontecido a mesma coisa. Pagamos, e ainda estamos pagando um alto preço pelo monopóloio, pelo ufano-nacionalismo.

    Quem, como eu, no início da década de 80 tinha que “chupar” gasolina do amigo para poder sair de carro no sábado, caso esquecesse que abastecer na sexta-feira, sabe do que estou falando. Além disso, para o alto preço que pagávamos, em total disparidade com os preços internacionais do combustível, a desculpa era sempre a mesma: é caro porque o Brasil precisa investir na Petrobras. Sempre houve, e ainda há, o “custo-Petrobras” no preço final ao cidadão.

    Mas como seria se, na década de 50, os brasileiros tivessem decidido que,  o petróleo era nosso, evidente, idiotice at´, porque o petróleo é da união em qualquer lugar do mundo, mas que a indústria da exploração, refino e distribuição não precisava ser necessariamente nossa ?

    Sei lá, ninguém sabe. Mas podemos fazer comparçães com outros países.

    No México, por exemplo, a PEMEX é estatal e detém o monopólio. Não tenho informações que a enorme quantidade de Petróleo já retira desde 1938 por essa estatal, que tanto orgulha os mexicanos, tenha se revertido em benefício para o país, para o povo.

    No Canadá, a indústria do óleo sempre foi livre e explorada pela iniciativa privada. Hoje 70% do óleo tirado no Canadá é feito por empresas americanas. E o petróleo, como todos sabem, mesmo explorado por extrangeiros, tornou-se o motor do desenvolvimento do Canadá a partir do início do século XX.

    Na Austália também temos a indústria do petróleo sendo explorada pela iniciativa privada desde sempre, e hoje, além dos 500mil barris/dia que produzem “em casa”, as empresas australianas, privadas e competitivas, exploram óleo pelo mundo afora, inclusive no Brasil.

    Há outros exemplos, como a Noruega, onde a estatal tem que competir e vencer as privadas, se quiser produzir.

    Já no Brasil, assim como no México e outros países, apostou-se na criação de pequenos impérios,com direito exclusivo sobre o petróleo e a energia que ele representa. A quem serviram esses impérios ? Ao povo, ao país ou apenas aos que dele fazem parte ? A história está aí, tirem suas conclusões.

    Além disso,  há alguns outros mitos criados pelo petismo que devem ser derrubados, em nome da verdade.

    O PROCAP-2000, da Petrobrás, desenvolveu-se entre 1993 e 1999.

    Em 2000, já em parcerias possibilitadas pela quebra do monopólio em 97, foi lançado o PROCAP-3000, programa destinado a viabilizar a extração de Petróleo em águas de mais de 3000 metros de profundidade. Este programa é que possibilitou a descoberta do petróleo na camada de pré-sal alguns anos depois.

    Em 2005, devido aos avanços deste projeto que apontava para o sucesso e as boas práticas administrativas, a companhia recebeu o grau de investimento das agências internacionais.

    Então, como pode se ver, há muita pouca coisa, ou quase nada, que o lulo-petismo possa reinvindicar como exclusivamente seu no crescimento assombroso da companhia a partir de 2006/2007 quando se descobre o pré-sal.

    Há muitos outros mitos que devem ser derrubados também.

    Um deles apenas, muito significativo quando se ouve esses discursos nacionalistas inflamados em defesa da engenharia nacional, do conteúdo nacional, etc e tal,   e que pouca gente sabe é que, entre 2010 e 2012 extamente 49.801 estrangeiros, segundo o MTE, chegaram ao Brasil para trabalhar na cadeia óleo & gás. Todos evidentemente contratados por empresas que de alguma forma interagem com a Petrobras, seja fornecendo serviços ou materias. Então, vamos devagar com esse papo de engenharia nacional, porque esses quase 50 mil são na sua grande maioria engenheiros e não tem compromisso algum com o Brasil. São mercenários.  E boa parte já está indo embora levando consigo seus conhecimentos, porque está ficando difícil para o pessoal da cadeia óleo & gás bancar seus salários em torno de U$ 150mil/ano, depositados lá fora, e mais as despesas de estadia por aqui, boa parte com a família inteira.

     

        1. Eu acho engraçado…

          Eu acho engraçado essa encenação de superioridade, fingindo que o texto é tão lamentável que nem vale a pena ser lido, quando na verdade o que falta é argumento para responder. Vejo muito disso em forum´s por aí.

          1. Leia todas as réplicas e aí continue “achando engraçado”…

            Ou chore, se não entendê-las (ex: a de 15:31h)

            (ao invés de fazer ilações vazias e opinativas de “encenações e fingimentos”).

            Este “fórum” pode ensinar-lhe bastante.

            Se vc quiser.

             

      1. Este Sr. é um dos muitos
        Este Sr. é um dos muitos “bicudos” que invadiram o espaço desde o Carnaval. Está por toda parte, repetindo sem agregar. Perda de tempo!

    1. Esqueceu de incluir na sua

      Esqueceu de incluir na sua lista o Iraque,Irã….e outros que desde sempre teve seu solo explorado por empresas privadas e internacionais.

      Não muda a história na decada de 80 o preço da gasolina explodiu devido questões geopoliticas,que restringiram oferta do petrole.o Brasil ainda não era auto suficiente a e não foi a toa que se criou o Pró alcool.É interessante buscar as relações do Brasil com o Iraque na época.

      Quanto a tecnologia.quem é que sai distribuindo sua tecnologia própria por ai.

      e claro o Pre-sal  devesse ao FHC.mais não modelo de corrupção e propinas.

        1. É sério ! essa sua

          É sério ! essa sua intervenção?

          Aitola Khomeini não existiu?ninguém formentou quedas,e a guerra do Irã x Iraque Também não existiu? naquela epoca Sadam era o ditador bozinho! até que foi atacar Kuiwat e deixaram ele com a broxa na mão.Não vou nem falar do quintal americano.

    2. Mas que raro (e longo) FEBEAPÁ este comentário!

      “O monopólio, de direito até 97 e de fato até hoje, é bom ou ruim para o país ?

      Não há “monopólio de fato”. Libra é um exemplo, além de uitos outros campos concedidos na bacia de Campos exatamente quando após pesados investimentos próprios e início da produção (retorno dos investimentos), FHC quebrou o monopólio e cedeu concessões onde bastava produzir e tlim, tlim, dinheiro no caixa!

      “A criação da Petrobrás foi bom ou ruim para o país ?”

      Se o sr. não sabe a resposta, ou a comparação, é porque não conhece história, já que todas as majors de petróleo do mundo estavam aqui muito antes de sua fundação e nunca fizeram nada além de nos vender seus produtos importados por elas.

      “…aproveitado por oportunistas…”

      Caso de polícia não passa de caso de polícia, e não é crise institucional, produtiva ou operacional. Fabrica crise ou “prejuízos críticos” quem quer tumultuar, pois eles só existem como produto desta fabricação. Até o momento com toda truculência aplicada, conseguiram lebvantar cerca de 400 milhões de propinas a maioria de Paulo Costa. Uma ou algumas andorinhas não fazem verão.

      “… hoje não temos computadores … engenheiros não tiveram acesso a tecnologia …”

      (a) Nos mesmos anos 80 abrimos o mercado e ainda não os temos desde então. Como em tudo que abrimos, só tecnologia e montagem estrangeira; (b) Os empresários que se beneficiaram da natural proteção (todo país faz isso para desenvolver qualquer área) são do mesmo tipo que está aí: só querem moleza; (c) Proteção à importação não é proibição de “acesso” a tecnologia”, que começou a ser desenvolvida e foi destruida com uma machadada, ao invés de um “phasing-out” com metas; (d) Os engenheiros desempregados foram vender suco, pois precisam viver. Entre desenvolver tecnologia aqui ou em suas sedes, advinhe onde darão preferência?

      “…como eu, no início da década de 80 tinha que “chupar” gasolina …” 

      Talvez isto tenha lhe causado danos… A crise era mundial e nós estávamos longe da autossuficiência, pois nem a bacia de Campos (prospectada e preparada pela Petrobrás) produzia. Dependência quase total de importação.

      “o alto preço que pagávamos,…”

      Continua ignorando a História, pensando que a gasolina não era cara com as petroleiras estrangeiras (por aqui desde muito antes da Petrobrás e de qualquer monopólio), assim como temos hoje a telefonia mais cara do mundo.

      Comparações:

      Canadá é o segundo maior país do mundo, com uma população pouco maior que a soma das cidades de São Paulo e Rio. Austrália, quase do tamanho do Brasil, tem pouco mais que uma cidade de SP e Noruega (também grande), tem menos que BH. O México tem a sorte e o azar do Rio Grande entre eles e os EUA.

      Procap 2000:

      O Procap foi iniciado em 1986, e a Petrobrás já era premiada internacionalmente por produção em águas profundas desde 1977, com a bacia de Campos, que ainda responde pela maior parte da produção brasileira. Nem mesmo a sua tosca tentativa de atribuir a sequência natural do programa (1993) consegue chegar a FHC (95) ou à quebra do monopólio (97), que são posteriores, portanto nada a ver.

      A Petrobrás não é uma “invenção do PT”, mas de GV, que têm semelhanças trabalhistas, desenvolvimentistas (e nacionalistas, como qualquer bom americano, inglês, japonês, francês, chinês…). Porém o PT a resgatou de sua clara desconstrução e preparação de venda do controle por FHC e seus neoliberettes traíras.

      “…48 mil estrangeiros”…

      Nada contra, ninguém está defendendo xenofobia, mas a preparação de brasileiros para fornecer cada vez mais produtos E serviços na área, lembrando que desde a ditadura, com os contratos de risco, e desde sempre com as majors (Exxon, Chevron, Shell, etc.), é natural (nada contra) que haja estrangeiros por aqui. Não confunda desenvolver com isolar.

      Portanto colega, suas visões e opiniões são fracas, por desprovidas de conhecimento e raciocínio suficientes para escrever tanto. Espero tê-lo ajudado a melhorar, ainda que um tanto.

      Se não, melhor estudar (e se possível, pensar) antes de escrever.

    3. Discursinho diversionista e

      Discursinho diversionista e ejntreguista vergonhoso…

       

      Querer comparar a reserva de mercado da informáttico com o PETÒLEO é de uma ignorância atroz.

       

      As estatais brasileiras, por cuja construção nos endividamos, foram usadas por muito tempo pelos militares para conter a inflação via redução de tarifas, daí o seu endividamento e posterior sucateamento por falta de investimentos dos des-governos entreguistas que se sucederam e acabaram por entregar as nossas estatais a preço de banana para a PRIVADA.

       

      Não tenho informações sobre esse PROCAP, mas duvido que o ‘FDP, digo, fhc’, que obrigou a PETRO a construir o famigerado gasoduto BRASIL -BOLÌVIA em condições altamente pregjudiciais ao país, que entregou patrimônio para a REPSOL, que vendeu 40% das ações da PETRO na Bolsa de NY, e que já tinha até mudado o seu nome para PETROBRAX para torrá-la e acabar com toda a herançã do GETÙLIO, tivesse outra intenção para com a empresa que não passá-la nos trocos OFFSHORE.

       

      Duvidar da importância econômica e estratégica da PETROBRAS para o Brasil, sendo a empresa responsável por 13% do seu PIB com toda a sua cadeia produtiva que emprega milhares de brasileiros, e tendo ressuscitado a indústria naval que os TUCANOS sufocaram, além de ter achado oPRÉ_SAL com recursos próprios é estultície.

       

      Se não fosse o estado e os GOVERNOS TRABALHISTAS brasileiros investirem na PETRO nunca acharíamos o PRÉ-SAL. Cadê a tão decantada eficência da PRIVADA CANALHA  !?!?  A PRIVADA só é boa para botar BUNDA sobre o que é público. Rematados ladrões oportunistas é o que são, e alguns idiotas ou mal-intencioados defendem essa canalhada… 

       

       

      “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    4. É vêidadi!

      “Há muito mito e falta de informação, e também de reflexão…”

      Seu longo comentário é suficientemente autoexplicativo para esta sua introdução.

    5. Parabéns

      Gostei de sua análise. É lamentável ver aqui como tentam sempre atacar a pessoa. Se apenas ocorre um simples comentário do tipo “lulo-petismo”, os militontos ficam em polvorosa. Custa responder com argumentos? É triste ver isto. A cada dia, começa a gerar em mim uma convicção de que, aqueles que estão com o ‘governo’… seja ele estadual, municipal ou federal… das duas uma, ou sofreram lavagem cerebral, ou tiram algum benefício da situação crítica que o país se encontra.

  55. Sugiro a leitura do artigo de

    Sugiro a leitura do artigo de Paulo Metri – Conselheiro do Clube de Engenharia – Brasil de 200 milhões de barris.

    para aqueles que acham que a operação lava jato quer mesmo punir os corruptos, ou mesmo que basta trocar de dirigentes da Empresa e de  preferência por aqueles experientes de mercado ou aqueles que acham que basta privatizar os problemas estarão resolvidos.

  56. Bom senso e Verdade

    Reproduzo algumas partes do texto. Isto é bom senso (artigo em falta no mercado), isto é a verdade.

    Ninguém precisa de defender a Petrobras:

    Ao longo das últimas décadas, os avanços proporcionados pela Petrobras foram muito além da atividade principal, de tirar petróleo. Hoje em dia, a prospecção em águas profundas é a única tecnologia global na qual o país se destaca, ao lado da aeronáutica.

    A política de conteúdo nacional fortaleceu toda uma cadeia de fabricantes de máquinas e equipamentos. O transporte de combustíveis e as plataformas permitiram recriar a indústria naval. A pesquisa brasileira avançou uma enormidade através das pesquisas em rede com as principais universidades nacionais.

    Simples assim e sem mi.mi,mi:

    As propinas pagas são caso de polícia. Corruptores e corrompidos precisam ser identificados, processados e presos. Pretender atribuir a corrupção à empresa ou ao modelo de exploração do pré-sal é malandragem política.

    A empresa enfrenta problemas momentâneos de caixa, que poderão ser resolvidos com desmobilizações, com a entrada em operação de vários dos investimentos e assim que houver um mínimo de competência política do governo, para deslindar o novelo policial-financeiro criado pela Lava Jato.

    É imperioso que se reconheça:

    Nos últimos anos, a Petrobras foi vítima de três atentados. Do PT, ao permitir e ampliar a permanência de esquemas de financiamento de campanha, destruindo os sistemas internos de controle da empresa. Do governo Dilma, ao conferir responsabilidades inéditas à empresa e, ao mesmo, tirar-lhe o oxigênio com os sub-reajustes tarifários. E, agora, da oposição e da velha mídia, valendo-se do álibi da corrupção para bancar campanhas pouco nítidas para seus patrocinadores.

    O que falta é atitude, abandonar a sindrome do pânico:

    assim que houver um mínimo de competência política do governo…

  57. Nem leio o Globo, tenho medo

    Nem leio o Globo, tenho medo de ser contagioso ou que aconteça de num dado momento em que meu escudo da razão esteja abaixado a injeção hipodérmica me atinja e me faça reagir feito gado.

  58. bestialidade

    Quem tem gente de olho no petróleo do pré-sal , pode até ser. Assim como tem gente de olho nas telecomunicações , concessões e etc que o Brasil possui.
    Mas quem está desmontando a petrobrás é a corja colocada lá pelo PT nestes últimos 12 naos de (des)governo.

    Quem roubou, aceitou proprina , ofereceu propina e etc não entrou lá na mão grande. Foi nomeado , seja pelo LULLA , seja pela governANTA atual , seja pelos políticos aliados.
    Na era FHC também tve corrupção? Certamente. Mas se o PT não viu depois de 12 anos ou se o PT viu e se aproveitou é outra questão.

    O inimigo interno é o pior deles! E hoje este inimigo mostra bandeira e slogan.

  59. Nassif, perde essa mania de ser o mocinho justo

    Então na sua opinião quem está destruindo a Petrobrás é o PT ?  Ah faça-me o favor né, você quer parecer o ´rei da opinião isenta´ ?  E por isto fala bobagens de vez em quando. Desisto, estamos literalmente ferrados, parece haver realmente um complô das trevas pairando sobre o Brasil.   Como diria o personagem: tira o tubo.

  60. NACIF, JÁ DESMONTARAM!

    Nacif, sem muitas delongas a respeito: Já desmontaram a Petrobrás, faz tempo!

    Os indicados pelo PT, PMDB e PP, nas diretorias da estatal se encarregarm do “desmonte” da nossa ex-grande empresa.

    Hoje a Petrobrás levou o golpe final: Foi rebaixada novamente no grau de investimento.

    É uma pena estarmos discutindo esse assunto quando poderíamos estar falando de crescimento das exportações, equilíbiro das contas públicas, elevação dos investimentos em educação, saúde e segurança; reforma política, reforma tributária, elevação de investimentos em infra-estrutura e outras grandes necessidades do Brasil; temos que discutir isto: “Robalheira na Petrobrás” – É lamentável!

  61. NINGUÉM SUSPEITA DE NADA

    É UMA PENA QUE ESTE BRILHANTE TEXTO DO NASSIF NÃO TEM O MESMO ALCANCE NEM A MESMA REPERCUSSÃO DO EDITORIAL DO JORNAL O GLOBO, POIS LANÇARIA MAIS  LUZ NAS REFLEXÕES DESTA GENTE QUE CADA VEZ MAIS ESTÃO SENDO ENVENENADOS POR ESTA CAMPANHA DE DERRUBADA DE UMA PRESIDENTE ELEITA PELA MAIORIA , E PELA ENTREGA DE NOSSA MAIOR EMPRESA, PODERIAM AO MENOS SUSPEITAR DOS CLAROS INTERESSES QUE ESTÃO POR TRAS DESTA CAMPANHA, COMO NA MINHA OPINIÃO FICOU BEM CLARO NESTE EDITORIAL DE O GLOBO.

    1. Ninguem suspeita de nada.

      Amigo, durante as eleições tivemos conhecimento de diversas urnas onde o voto para presidente já estava consolidado.

      Não acredito na lisura neste processo, até porque, se o voto é um direito, por que, a obrigação de votar? Se fossemos colocar todos os malfeitores de gravata deste país na cadeia teriamos que gastar mais R$ 88 bilhões em presídios.

      Por muito menos Collor de Melo foi caçado. E agora por muito mais ainda existem advogados do diabo.

    2. Maioria não significativa.

      Maioria não significativa. Tire os comprados pelo bolsa-preguiça que saberemos e que lado está a maioria. Não sou a favor da privaização da Petrobras. Mas sou definitivamente contra a privatização da empresa pelo PT e seus comparsas.

  62. Palmas de pé para o texto

    Excelente comentário e texto. Fico na dúvida quem são os verdadeiros patrocinadores dos que querem incitar o ódio ( lê-se Globo/Veja e alguns que incitam a população sem demonstrar claramente seus interesses )

  63. O fim está próximo …

    ” … ontem, hoje e sempre enganando a todos”.

    Infeliz história política de um país tão rico em bençãos da natureza ou como ditadores sanguinários e bandidos construiram e usaram uma empresa de petróleo tornando pública uma atividade privada, com o intutito final de praticar crimes, roubar e corromper.

  64. Intercionalização de nosso petróleo

    Querem apostar comigo que a Petrobres acabará nas mão de empresas internacionais em pouco tempo? Injetarão dinheiro e salvarão a empresa as custas do “Petróleo é nosso”. Adeus nosso “orgulho”.

  65. Petrobras.

    A Petrobras jamais sera desmontada.   Creio que essa afiramação deve-se ao seu grau politico PETISTA.

    O que queremos Nassif e que possamos acabar com a corrupção, mesmo diante de sua constante defesa

    em prol do uso indevido do dinheiro publico.   Nassif pare de defender o Lulismo, ele trouxepoi isso para o pais

    e infelizmente com seu apoio.  Veja seus discursos atuais e os analise  quanto sua pobreza de opinião.

    MUDE NASSIF

  66. O Globo e a Perobras

    Infelizmente, o PT e aliados (?!) deram todo o mote para a privatização da empresa Petrobrás. Está difícil para o cidadão comum entender como o petroleo,como commoditie, baixar bem de preço no mercado internacional e o combustível fica mais caro aqui dentro, vide a greve dos caminhoneiros. O aparelhamento da Petrobras foi muito desatroso para o Brasil. Os responsáveis pela derrocada da maior empresa brasileira deveriam mofar na cadeia, mas no país do jeitinho, vão sair dando risada. O PT e Lula/Dilma perderam o momento histórico de realizar as mudanças reais que o povo precisa no país.

  67. Tá dificil defender esse governo corrupto

    O editor tenta mas está dificil de defender esse governo corrupto, as propinas pagas não são simplismente problema de policia, é muito simples, as propinas financiaram partidos politicos, elegeram deputados, senadores, governadores e até presidente o que se instalou na Petrobras não foi um “bando” de funcionarios corruptos, e sim uma “quadrilha” organizada com um unico objetivo “manter-se no poder”, desta forma influenciou diretamente em processos eleitorais.

    É muito simples jogar toda responsabilidade do que acontece na Petrobras para a midia principalmente, não foi a midia que arquitetou esse plano maquiavélico para usurpar a Petrobras em pról de um projeto de “PODER” , Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, entre outros não foram indicados nem tampouco empossados pela midia, quem os colocou lá foram os que arquitetaram e implementaram esse plano maquiavélico.

    Assim caro editor seja mais coerente em seus comentários, afinal seus comentários não são lidos somente pelos “MILITONTOS”, “IDEALISTA” e “URSUPADORES (segmentos onde seus atrigos devem fazer enorme sucesso), são lidos também por pessoas de bem , que se sentem subestimados ao lerem este tipo de artigo.

     

    1. dificil defender esse governo

      Concordo plenamente com vc Jamil,não faço parte de nenhum partido,nunca recebi e espero nunca precisar receber nada do governo,a não ser minha aposentadoria que pago religiosamente todo mês,engraçado que antesa de 2003, o pt vivia dando entrevista na globo e outras midias,o dieese saia com numeros que o trabalhador tinha de ganhar por mes de trabaslho para sustentar uma familia,hoje nem se lembram mais quem é o dieese(é deles),cade os numeros do dieese,lembro-me,da entrevista do sr.lula,na tv globo,após mutias eleições perdidas,queria ser presidente por um dia,que mudaria o país,mudou em 8 anos (simplesmente surfou na onda deixada pelo fhc,economia ajustada,farreou igual o maluf e deixou a mãe do pac,pra tomar contwa do menino e saiu farreando,hoje esta ai a farra,vai ter que ajustar a economia fazer nós trabalhadores pagar o pato outra vez,pois pagamos para acertar a economia na era fhc,incompetencia não é da pig,e da ideologia fazer o bem com chapéu alheio,isto eu tambem faço é só me dar dinheiro que eu sedr distribuir muito melhor e pra quem precisa realmente.

  68. Declaração do deputado Plínio

    Declaração do deputado Plínio Pompeu, em 1953, dada aos Diários Associados, sobre a criação da Petrobrás: “a culpa é do governo, que não teve coragem de resistir à onda comunista e nos deu esse projeto horrível que aí está. O nacionalismo tacanho levará ao fracasso, dentro de um ano, no máximo, a exploração de petróleo no Brasil” (Getúlio Vargas, 1945-1964, de Lira Neto, pag 265 e 266). O tal era ruim de profecia, mas danado de bom em reencarnação.

  69. petrobrás

    Nassif,

    dos 4 motivos elencados por você para a situação crítica que a Perobras vive, 

    um é o PT, outros 2 são do governo Dilma (PT) e um quarto é oposição/mídia.

    Portanto, neste jogo de futebóleo o placar é PT 3  X 1 Oposição.

    Sem ideologias!

    O troféu Mar de Lama (com todas as suas “honras”) vai direto pro vencedor. 

  70. Estava indo muito bem, até o

    Estava indo muito bem, até o último parágrafo: Cadê as provas de que o PT ‘permitiu e ampliou a permanência de esquemas de financiamento de campanha, destruindo os sistemas internos de controle da empresa’ ?!? Isso é de uma laviandade PiGuiana, NASSIF !!!! ‘Tá costeando o alambrado do PiG, é !?! Quem demitiu o COSTA, o que finalmente levou à prisão do BARUSCO e do CERVERÓ, não foi a DILMA !?! Quantos contratos a PETOBRAS assina por ano (ouvi falar em cerca de 250 mil contratos) ?!? Alguém acha que com esse tanto de contratos não vai haver um desvio aqui ou ali, por mais que a empresa tenha mecanismos de controle ?!? Pelamor …

     

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    1. Adorei o “…um desvio aqui

      Adorei o “…um desvio aqui ou ali”…de alguns poucos bilhões eu acrescentaria…nada de muito preocupante, certo?

      Realmente somos todos tolos…viva o governo do PT! 

  71. Excelente colocação sobre o

    Excelente colocação sobre o desmonte da Petrobras. A mídia entreguista (Globo) a serviços de organizações criminosas se encarrega de denegrir a imagem da maior empresa do Brasil, fazendo com que o valor de suas ações despenquem na Bolsa. Enquanto isso o mega investidor George Soros compra milhões de ações a preço vil…

  72. Povo não acredita mais!!!!!!

    Quem mudou de lado foi o governo, não eu, que continuo exatamente no mesmo lugar. Estou só alertando para os perigos à vista. É explosiva esta combinação de crescimento negativo, empregos ameaçados, queda nos investimentos, falência da base de apoio no Congresso e na sociedade organizada, ministério medíocre, falta de articulação política, multiplicação de protestos, tudo sem perspectivas de mudança. Já vi este filme muitas vezes, em outros tempos e países, e o final não é feliz, lamento lembrar.

    Vida que segue.

                                     Ricardo Kotscho.

  73. PETROBRAS

    Excelente colocação sobre o desmonte da Petrobras. A mídia entreguista (Globo) a serviços de organizações criminosas se encarrega de denegrir a imagem da maior empresa do Brasil, fazendo com que o valor de suas ações despenquem na Bolsa. Enquanto isso o mega investidor George Soros compra milhões de ações a preço vil…

  74.   Sinceramente não entendi o

      Sinceramente não entendi o seu posicionamento, salvo algumas observações óbvias, como a que a Petrobrás fortaleceu algumas áreas, como a indústria naval. A produção de petróleo, sem dúvida, é muito importante. Porém, a produção advinda do uso do petróleo é tanta ou mais importante que a produção do petróleo!

      O barril de petróleo é o mais barato dos últimos anos. Nós produzimos e importamos petróleo barato como “nunca dantes na estória destepaiz”. 

      Porém, observamos aumentos absurdos nos combustíveis, que prejudica todos os demais setores da indústria e principalmente, do nosso dia-a-dia. O governo produz e importa combustível barato, porém andamos na contramão do mundo, onde os combustíveis baratearam. Qual a explicação igualmente óbvia, que não seja para cobrirmos a roubalheira na estatal, que nossos queridos políticos praticaram?

      A Vale do Rio Doce foi privatizada, e hoje nos rende em benefícios muito mais do que quando era uma estatal, pagando royalties e impostos. Por que não privatizar a Petrobrás? será que não estaríamos hoje pagando um combustível muito mais barato e igualmente com os benefícios por ela gerados? o fato é que com esta roubalheira e sem parcerias não conseguiremos explorar a produção no seu ápice, e desta forma baratear o produto.

      Enquanto os governos, independente de quem for, tiver em suas mãos empresas do porte da Petrobrás, nós nunca avançaremos em setores realmente importantes, como saneamento básico e infraestrutura, estes sim deveriam ser preucupações governistas. Mas para quê, se o dinheiro é farto e a roubalheira fácil ali do lado???

    1. Vendo o nivel de

      Vendo o nivel de especialistas que baixaram aqui no blog.

      Não vai ser tão dificil assim defender a Petrobras do assalto Privatista.

      O cara nem se da o trabalho de consultar os numeros das areas que ele cita.

       

    2. “A Vale do Rio Doce foi

      “A Vale do Rio Doce foi privatizada, e hoje nos rende em benefícios muito mais do que quando era uma estatal, pagando royalties e impostos.”

      HAHAHA!

      De onde você tirou essa ideia?

      Você sabe quanto é que a Vale paga de royalties e impostos?

      E qual era o lucro líquido da Vale antes de ser sucateada e “doada”?

      Hoje a Vale é uma empresa de capital estrangeiro, com sede em paraíso fiscal e remete muito mais lucros para os gringos no exterior do que qualquer outra coisa.  Entenda que além dos royalties e impostos, o Brasil tinha o principal, o LUCRO e o controle estratégico de suas reservas minerais. Hoje, tem que se contentar com uma “bolacha quebrada” e sofrer com a exploração desenfreada dos seus recursos, de acordo com interesses estrangeiros.

      A “doação” da Vale foi um crime de lesa-pátria que até hoje permanece impune e ignorado por muita gente.

  75. ” Competencia politica do governo “

     Aí vc. já está querendo demais, pois de onde nada se espera, nenhuma ação boa é possivel, portanto o suspiro de competencia que pode ser exigido deverá vir da própria empresa, do Bendine,  do Monteiro, do renovado corpo diretivo da estatal.

      Um estudo acurado referente a desmobilização de ativos, colocação ao mercado destes ativos – até mesmo a venda de alguns direitos de exploração/produção, podem e devem ser negociados, pois a resolução dos problemas de caixa e financiamento da PBR , apresentação do balanço auditado com os reajustes das perspectivas futuras, deve ser o objetivo da PBR , reestruturar a empresa e suas subsidiarias fica para a próxima fase.

        Até mesmo, uma diminuição da produção, visando reajustar os custos, por um periodo de tempo, não deve ser descartada.

  76. Modis: Agência de ¨risco¨ ou Agência de ¨rico¨?

    E essa ¨Agência de Porr…Nenhuma¨ que rebaixou a nota da Petrobras é a mesma que deu nota A ao banco Lehman até a véspera dele quebrar em 2008. 

      1. Hiena

        Há há há… Tá rindo de quê, hiena?  Do entreguismo do FHC? Saiba que essa agIencia de excelente nota para a Lehmann que en seguida quebrou. Uh uh uh pra você.

  77. O financiamento do caos é investimento.

    Caros leitores, em uma análise profunda, percebi que o caos também é financiado como forma de estratégia capitalista e ou em qualquer outra forma de sistema. Com isto o Brasil pais em ascensão é uma ameaça ao poderio do capital estrangeiro, a força que a Petrobras tem como forma de alicerce para o país é enorme, muito boa as colocações de Nassif quando diz. “…Ao longo das últimas décadas, os avanços proporcionados pela Petrobras foram muito além da atividade principal, de tirar petróleo. Hoje em dia, a prospecção em águas profundas é a única tecnologia global na qual o país se destaca, ao lado da aeronáutica.

    A política de conteúdo nacional fortaleceu toda uma cadeia de fabricantes de máquinas e equipamentos. O transporte de combustíveis e as plataformas permitiram recriar a indústria naval. A pesquisa brasileira avançou uma enormidade através das pesquisas em rede com as principais universidades nacionais…”, isto é o caminho para o futuro com autonomia abrindo espaços para outros projetos ousados, assim como, pesquisa espacial e etc. A Petrobras não está quebrada nada, o que falta é um cara nacionalista, estadista e visionário no campo político para parar de vender o Brasil e nos colocar no lugar que merecemos. O caos aqui começa pela Petrobras logo em seguida a economia de um modo geral para continuarmos como colonia.

     

  78. Empresa sem balanço não é séria

    E que seja trocado o controlador. Se o grupo no poder não sabe administrar, que saia da frente da empresa – ou que seja retirado do poder..

    O que não se pode é dilapidar o patrimônio de milhões de brasileiros em nome do que quer que seja.  Muito menos passar a conta para a população pagar. Essa conta pertence ao grupo que hoje está no poder.

    Despersonalização da pessoa jurídica já – vamos aos bens dos responsáveis. Isso está previsto na lei das SA.

  79. Financiamento a políticos X CPI Petrolão
    O financiamento de empresas privadas é permitido, e a grande parte dos governadores, senadores, receberam doações destas construtoras. Não se pode perder o foco, que é o envolvimento de políticos do PT, PMDB e alguns outros partidos, na troca de favores com o “Petrolão”, ou seja, com chantagens, ou simples, superfaturando com desvios, como é a prática, para que políticos fossem beneficiados via laranjas e doleiros. A noticia que o PSOL que é um PT disfarçado, em tentar tumutuar os indicados, demonstra um plano B do PT  

  80. Petrobrás

    Falam do ressurgimento da indústria naval brasileira, porém, não somos nada mais que montadoras navais, sem know-how ou transferência de tecnologia, e até pouco tempo nem as chapas navais eram nacionais. O boom deste segmento foi empurrado goela abaixo dos estaleiros, onde a esmagadora maioria não estava preparada para esta expansão, com as plantas industriais envelhecidas e carquilhadas. Exemplo: no estaleiro onde ainda trabalho, a idade média dos guindastes é de 45 anos, temos até mesmo guindastes com ano de fabricação de 1949. Vivemos num país de mentiras e da lei do Gérson, vide contratos para a construção de sondas para o sic: PréSal, com estaleiros virtuais ( na planta), parece até a compra de imóvel ainda na planta. Não sei choro ou rio, porém, me sinto escandalosamente desapontado com tudo. Lembre-se de que na hora do voto, não se trata de escolher o melhor, e, sim de escolher (por imposição) o menos ruim ou que dará mais vantagem depos de eleito.

    1. Recomeçar não é um Mario de Rosas. Quer ser um brasilino?

      Para quem já foi uma das maiores indústrias navais mercantes do mundo, o estrago neoliberal foi aleijante.

      Ninguém começa ou recomeça por cima. Isto é História

      O ressurgimento significa todo um trabalho que vai desde recuperar formação de. know-how até toda a indústria e comércio do entorno (a cadea de produção e negócios. Leva tempo

      Industria não é uma fábrica ou, mo caso, um estaleiro, mas uma rede complexa. E tudo isso está sendo destruido na terra Brasilis desde o surgimento do neoliberalismo (ainda na ditadura), promovido pelos traíras da zelite nacional.

      Destruam a Petrobrás e o setor de construção civil (+o BB, CEF e BNDEs, alvos também no radar deles) e estaremos tfinalizando o processo que eles iiniciaram de nos tornar tetraplégicos como país.

      Não sei o futuro de seus filhos, se é que os tem. Os meus já estão vivendo fora e eu já na aposentadoria.

      Aqui, seremos um pais de brasilinos, ou brasileiros inqulilnos de sua própria terra

      Felicidades, Mario.

       

      1. Concordo plenamente. Creio

        Concordo plenamente. Creio que possa existir uma máfia internacional visando assumir o petróleo do terceiro mundo!

        Aqui na América Latina temos a indústria petrolifera do trio Argentina+Venezuela+Brasil sendo preparados para o ‘desmanche’ no futuro!

        Provamente trata-se de um serviço de inteligência internacional  que é substimado pelas autoridades destes países.

        Creio que o preço internacional do barril de petróleo está quotado a US$45,00 e o nosso custo está em +-US$60,00!

        Será que a solução para capitalizar nosso caixa(Petrob..) foi aumentar para todos os setores o Diesel e a gasolina?!!!

        S.O.S.Brazil 

         

         

    2. “””””Falam do ressurgimento

      “””””Falam do ressurgimento da indústria naval brasileira, porém, não somos nada mais que montadoras navais””””””  Muito pior sem isto . . . . .

    3. O curioso é que o Mario Rosa

      O curioso é que o Mario Rosa só apareceu pra “chorar” isso agora, onde você estava quando não havia histeria sobre os estaleiros destruídos pelos governos neoliberais? Estava sem dizer nada, porque não esconde o viés de direita neoliberal no comentário, pois é um comentário típico dos que querem entregar as riquezas do país a estrangeiros.

      Indústria naval funciona como a atual funciona, o papel dela é montar navios e com isso desenvolver seu know-how tecnológico que foi interrompido por governos lesa-pátria entreguistas que queria sucatear o Brasil pra que virássemos de vez colônia de exploração dos EUA.

      Tua visão de Estado repete o discurso coitadístico coxinha (reacionário) vira-lata do país: tudo no Brasil é ruim, nada aqui presta, basta achincalhar o país ou dizer que nada presta que fica com a “consciência tranquila” seguindo a manada inculta e manobrável (por serem ignorantes sobre contexto histórico e geopolítico, mas não são incapazes de ouvirem algo além das crenças já formadas que “defendem”) e com a mesma mentalidade vira-lata, de que o Brasil não tem capacidade pra ser independente e soberano.

      Se fosse levar a sério o que pessoas como vc diz (e não é a única, igual a vc há milhares repetindo idiotices da mídia tucana = Globo/Veja/Estadão/Folha), o Brasil seria o único país na história do mundo, após o século XIX, em que potências não precisaram invadir pra explorar o que tem aqui pois os vira-latas ignorantes deram tudo aos estrangeiros por acharem os olhos azuis deles lindos.

      Sinto, mas tua ideia de país está descartada, pelo menos eu sempre descarto. Mentira é negar o ressurgimento da indústria naval, algo que não passa de delírio e de subestimar a capacidade intelectual de quem lê os posts deste blog. Conte isso na Veja, talvez lá o povo lhe aplauda já que só quem frequenta aquele antro pró-Apartheid sulafricano é a elite entreguista do país e seus cúmplices na classe média conservadora e provinciana, com uma ideia de Jeca Tatu de mundo.

  81. Com o rebaixamento da

    Com o rebaixamento da Petrobras de “grau de investimento” para “especulativo”, arquitetado por uma agência americana de classificação, as ações da empresa brasileira despencou hoje 7% na Bovespa. Este é o jogo especulativo montado para forçar a privatização da Petrobras. Mas é também o melhor momento para o governo comprar milhões de ações com uma parte das reservas de 380 bilhões de dólares (mais de um trilhão de reais), e aumentar para mais de 50% sua (nossa) participação acionária na única petrolífera do mundo que está aumentando sua produção e vai se valorizar enormemente em pouco tempo! Não chegaríamos aos 69% de propriedade estatal que já tivemos, mas, aumentaríamos acentuadamente para além dos 49% de hoje! 

  82. Acordem!

    Muito bom o comentário do Nassif. Claro e objetivo nas suas colocações.

    Alguém precisa dizer que o país está parado. As empreiteiras estão demitindo 20, 30 mil pessoas que estão acostumadas a trabalhar em áreas especializadas. Não trabalhando em obras da Petrobrás, vão cair na informalidade. Deixem a Petrobrás em paz.Cana nas pessoas físicas, recuperem pelo menos parte da grana e bola pra frente! Com a Petrobrás parada TUDO pára.Não se iludam. Em 6 meses o dinheiro some do mercado.Aí quem apenas critica e quer ver o naufrágio da BR, vai sentir na pele e no bolso!

  83. Jornal malha Petrobras nacional

    Este deveria ser o nome do principais jornais televisivos da globo … Nassif , conheço seus editoriais, já li vários , mas estou maravilhado com sua visão e corragem, por este editorial a favor do Brasil e seu povo ! Parabéns !!!!

    Sua coragem em escrever esta verdade tão esplícita e clara , contriando a mídia que está  covardemente bombardeando noite e dia a Petrobras , motivo de orgulho dos brasileiros , que é também vítima e não a vilã desse triste episódio de nossa história .

    Tenho certeza que  a Petrobras está muito bem, embora com algumas poucas dificuldade, e bombando no mercado de petróleo e derivados , esta fantástica empresa e o Brasil é maior que esses traidores golpistas , que digo com certeza , já fracassaram mais uma vez em aniquilar o Brasil ( se tivessem conseguido o que almejam , já teriam parado ) . As pessoas nas ruas já estão ficando desconfiadas das mídias eletrônicas,escritas, outras … Se assim não fosse , a grobo,revista vejax e outras mídias, teriam conseguido ‘enfiar’ guela-a-baixo do povo, seu infeliz candidato, Aercio Nevoento, como fez com o Collornojento e FHCC . Este fracasso parece que doeu muito profundo !!! Ou eles pensam que não percebemos a tentativa  de pintar um Brasil muito feio e pior,com intensão clara de desestabilizar o governo, estamos de olho ! Mas é claro que não é no big bobo ! .

                                                   boa sorte, feliz brasileiro !!!

  84. Mais do que o chefe de

    Mais do que o chefe de governo, no caso, A Dilma, pregar a defesa da Petrobrás.

    Devemos BUSCAR E FORTALECER ALGO QUE AINDA NÃO SOMOS;

    Não temos uma idéia de Nação!

    Se a parcela conciente TOMAR PARA SI A RESPONSABILIDADE DE ENTENDER QUE:

    A GRANDE RIQUEZA, MAS FINITA DO PRÉ-SAL poderá alavancar a Educação e Saúde do Brasileiro!

    A Elite não precisa que o Governo pague a escola de seus filhos ou seu plano de saúde!

    Então para esta elite é jogar dinheiro fora!

    Precisa cada um entender que o ESTOQUE DE VIOLÊNCIA QUE AINDA TEMOS, não se extinguirá em MENOS DE 15 ANOS!

    Seria preciso que antes, houvessem investimentos em EDUCAÇÃO!

    A chance para o FUTURO, É A FORMAÇÃO DE NOSSA IDÉIA DE NAÇÃO!

    CADA UM SE SENTIR RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DE NOSSO PAÍS!

  85. O DESMONTE DA PETROBRÁS

    Caro Nassif,

    Para quem leu o livro “a privataria tucana” tudo isso já era previsível.

    Os abutres estão aí, vivinhos…..Trabalham nas sombras e a oportunidade chegou.

    Desestabilizar o governo federal ao mesmo tempo que desmontam a Petrobras.

    Não sei onde isso nos levará mas para o bom caminho é que não é !

    No mais, acho que está mais do que na ora do monopólio da Petrobras ser quebrado. 

    Não se trata de vender a empresa e sim de colocar concorrência na frente dela, se ela for eficiente, não terá nada a teme.

    Se não for eficiente, que melhore.

    A compra da Ipiranga, usando o grupo Ultra como fachada deixou o mercado mais fechado ainda para a Petrobras.

    Volto a te dizer, falta concorrência para ela.

    O Brasil não pode manter uma empresa ao custo do seu sangue, melhor dizendo, seu, o meu, o nosso dinheiro.

    O controle de preços do petróleo e dos derivados dele por parte desta empresa, travam o nosso desenvolvimento.

    Olha o quanto estamos pagando pelo litro do combustível em relação ao preço destes derivados no mercado internacional.

    Não adianta dizer que estávamos defasados anteriormente, pois, se estávamos era uma diferença mínima em relação ao que pagamos hoje !

    Quando aproveitamos a oportunidade foi por migalhas, hoje pagamos a mula roubada pois o barril já beira os 40 dólares e a previsão é para bem menos, já que os USA estão prestes a começar a construção do oleoduto do alaska, mesmo que o Obama vete….por enquanto.

    A boca pequena, se fala no petróleo mais barato que a água……5 dólares o barril !!!!!!

    E aí, vamos continuar sustentando o elefante ???

    Volto a dizer, este elefante precisa de outro para que ele se anime e mostre a que veio.

     

    1. Este da noh em pongo dagua!

      As primeiras quatro linhas joga  para a plateia depois dah uma gingada  para a direita  e joga pros patroes! Deve se achar muito essperrto!

      1. Caraca que ignorância…!!!

        Amigo, o fato é que o Brasil precisa de todos, sobretudo dos “patrões”, e naõ de recalcados militantes que só enxergam a vontade de ter o que os outros tem…. O Brasil não merece governantes que toda hora vem à imprensa justificar o injusticável… Inclui o PSDB de SP, mas sobretudo o nosso puritano PT. 

    2. Não tô dizendo que vivem no mundo da lua

         O monopólio já foi quebrado pelo governo FHC, que ao mesmo tempo quase quebrou a própria empresa, afundou a maior plataforma do mundo e emporcalhou as praias do Rio com vazamento.

        Como qualquer ladrão, os EUA botam o preço que quiser na mercadoria que roubam, no caso petróleo, além do fato de imprimir o petrodolar e querer obrigar todo o mundo à usá-lo, esse povo tá perdidinho no tempo e espaço mas acham que tem ideia do que acontece no mundo, coitados.

  86. O Capitalismo, agente

    O Capitalismo, agente transformador do mundo exterior, briga contra o Brasil por tentar se situar em outro plano, que se fixa nos bancos.

    Decerto, a apreensão do seu valor externo – que ainda repousa na especulação – é ambição de toda ciência que se preza por uma referência da natureza em si.

    De tal contemplação levantou-se um exército de especuladores, agências de riscos e a mídia para impactar a maneira de viver do nosso povo e tirar dele o propósito de ter a referência de um produto digital. 

    Dirigidos pelos investimentos externos, vindos das diversas crises sistêmicas dos EUA, não há quem saiba decidir as disposições do povo e estabeleça a libertação nacional das formas concretas com o VALOR já existente nas nossas riquezas???… 

    Para esse modelo de capital flexível, a Petrobras, como uma empresa estatal, poderia extrair junto com o petróleo o conceito do seu valor, tal como a precisão teórica dos objetos, pelo fato do governo, hipoteticamente, transpor per si as relações de origem interior da produção, assim como um domínio total das reflexões exteriores.

    Ao que há de geral nos objetos (valor) e na existência deles que não vai além do que lhe é dado, é muuita incompetência da economia transformar o desenvolvimento nacional com gastos em títulos públicos, artificialmente criando um modo negativo de interferência estrangeira, mediante o sacrifício do valor local!!!

    Não podemos permitir que o país, dominado por esses interesses mesquinhos, deixe de criar objetos e sua livre relação de valor que subsiste no mundo exterior; e, pelo que este tem de universal, não se comporte determinado por um novo espaço de mensurar a produção – do ponto de vista institucional do dinheiro como um serviço da natureza – perante a sociedade civil.

    A apreensão do espírito acumulativo da riqueza, que busca o aspecto sensível do seu valor, embora invisível, existe e deve existir. 

  87. Convite para uma resposta à
    Convite para uma resposta à tentativa de desrespeitar a escolha da maioria dos brasileiros. Gonzaguinha: http://letras.mus.br/gonzaguinha/46282/ O Homem Falou Pode chegarQue a festa vaiÉ começar agoraE é prá chegar quem quiserDeixe a tristeza prá láE traga o seu coraçãoSua presença de irmãoNós precisamosDe você nesse cordão… Pode chegarQue a casa é grandeE é toda nossaVamos limpar o salãoPara um desfile melhorVamos cuidar da harmoniaDa nossa evoluçãoDa unidade vai nascerA nova idadeDa unidade vai nascerA novidade… E é prá chegarSabendo que a gente temO sol na mãoE o brilho das pessoasÉ bem maiorIrá iluminar nossas manhãsVamos levar o samba com uniãoNo pique de uma escola campeã… Não vamos deixarNinguém atrapalharA nossa passagemNão vamos deixar ninguémChegar com sacanagemVambora que a hora é essaE vamos ganharNão vamos deixarUns e outros melar… Oô eô eá!E a festa vai apenasComeçarOô eô eá!Não vamos deixarNinguém dispersar

  88. Não vejo nenhuma vantagem em

    Não vejo nenhuma vantagem em se quebrar a maior empresa do Brasil. Quem é que vai ganhar com a Petrobrás quebrada? Punir os corruptos e corruptores independente do partido que praticou a corrupção até vai, mas arrasar a Petrobras, prejudicando milhares de brasileiros, só por um capricho, faz sentido? Os que aplaudem essa sandice verão a longo prazo, se realmente esse plano se concretizar, o quanto isso vai ser prejudicial e o quanto isso vai afetar o desenvolvimento da naçao, mas cegos pelo ódio como estão não conseguem raciocionar direito. Só lamento!

  89. “Únicas” tecnologias globais…

    Nassif, a política de exploração nacional faz sentido, mas dizer que ” hoje em dia, a prospecção em águas profundas é a única tecnologia global na qual o país se destaca, ao lado da aeronáutica” é, no mínimo, um BAITA DE UM EXAGERO!!!

    Este país não se destaca em agropecuária, produção de medicamentos, engenharias, sistemas de informática? isto não é também “tecnologia global”?

    Até parece aquele ex-presidente do “nunca antes neste país….” páaaaaara, por favor!

     

  90. Bonner e sua manada, sem água , sem óleo, sem energia.

        fhc nos deixou sem energia, sem emprego, etc… alckmin deixa seus obedientes súditos sem água, agora, mesmo na oposição querem nos tirar o petróleo e empregos de novo… é descaramento demais, se a petrobrás fosse paulista conseguiria e o rebanho mugiria contente, se fosse paranaense talvez se vencesse a fúria dos funcionários, fora do curral eletrônico mais bem adestrado e cada vez menos educado do país é mais difícil, lá em pouco tempo ficam sem usp, sem rede estadual, sem tv cultura, sem nada, ou seria com nada nas mãos nem nos bolsos, uma mão atrás e outra na frente e ainda gritando contra o PT e querendo bater em petistas enquanto a turma da privataria tucana assiste tranquila de camarote com bebida que pisca.

         Agora imaginar que o Brasil inteiro vai engolir mais privataria quando os covardes fugiam do tema na campanha ? os supostamente  indignados e informados aqui nos dão uma força deixando clara a intenção da turma de larápios que não querem mais roubar os 1 ou 3% que a administração Dima descobriu e acabou com a festa, como punição agora querem levar a petrobrás inteira e pré sal junto. Pago pra ver! até agora quanto mais bateram mais a petrobrás cresceu, multiplicou a produção  seu patrimônio, deu mais lucro, gerou mais empregos, etc.

           Se soubermos aproveitar o momento podemos dar o troco nessa turma e estatizar as empreiteiras mantendo todas as obras e empregos aproveitando que agora descobriram a existência de corruptores antes invisíveis, afinal o problema é o patrimônio público indo para particulares, façamos o contrário então se é que a intenção de defender o público é real. Com o estatismo do governo foi que nos tornou uma das maiores economias do mundo diminuimos a pobreza e a desigualdade, garantimos empregos e deixamos esses coxinhas nervosos com tudo isso. Que venha mais, se essa cambada tivesse realmente um pingo de boa intenção, dignidade e vergonha na cara aplaudiria Dilma por acabar com o esquema de décadas, aplaudiria o Haddad por acabar com dois esquemas mafiosos no início do governo criando a controladoria do município e iria atrás dos tucanos por serem o partido com mais caçados pelo ficha limpa e não teriam um treco só de ver a cor vermelha como um touro raivoso no picadeiro armado pela mídia corrupta que sempre fez parte do esquema mafioso que nos prendia eternamente à pobreza crônica e que pretendiam perpetuar pra sempre no país.

  91. O PETRÓLEO É DO TITIO

    Desde que o petróleo é nosso, que eles acham que tem que ser  do TIO SAM.

    Mais de meio século se passaram e eles ainda não desistiram!!! 

  92. COLONIZAÇÃO TECNOLÓGICA GLOBALITÁRIA

    Muito oportuno o comentário de Nassif acerca da tentativa de desmonte da Petrobrás pelos mentores de sua privatização, orquestrada pelos agentes financeiros e empresas internacionais e capitaneados pela nossa imprensa  e políticos entreguistas.

    Nosso país, já tão pobre de formação tecnológica (poucas escolas, quase nenhum investimento em pesquisa e ciência) , dependente de quase toda a tecnologia externa, colonizado tecnologicamente por assim dizer, ficaria mais empobrecido com o desmantelamento da Petrobrás, tanto do ponto de vista econômico quanto no campo da formação científica  e tecnológica.

    Tenho a impressão que as grandes corporações petrolíferas e financeiras internacionais e os governos de países ricos acham um acinte um país de “submundo colonizado ” como o Brasil,   tecnologicamente dependente da  industria automobilística, de comunicação, de construção etc, tornar-se tão autônomo em pesquisa e formação científico-tecnológica numa  industria de energia tão estratégica e de controle tão complexo como a do Petróleo.

    Vocês sabiam que a maioria  das escolas brasileiras não têm laboratórios? que quase nenhuma pesquisa é feita em nível de formação tecnológica nas escolas de nível médio? e que toda mão de obra formada nas escolas técnicas brasileiras é para conhecer máquinas e produtos estrangeiros, para que o estudante possa  trabalhar com eles  nas empresas que os importam? 

    Somos um povo colonizado tecnologicamente. 

    Apesar disso, a PETROBRÁS e a EMBRAER ainda são brasileiras.

    Que povinho pobre desaforado!  

    Agora, usar a falta de escrúpulos de ladrões de dinheiro público para desmontar a PETROBRÁS moralmente e usar disso para entregá-la ás corporações estrangeiras é querer fazer do povo idiota.

    A justiça precisa punir os malditos que roubam a PETROBRÁS e todas as instituições nacionais que padecem de corrupção e basta!

    Deixem a PETROBRÁS fazer de nós um povo orgulhoso de ainda dizer que ela é nossa.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. Pois é…

      Há uma consipiração mundial contra a Petrobrás…!!!  Boa piada… 

      Ficção “x” realidade.

      O fato que o Brasil não trabalhou questões básicas, como o transporte ferroviário, aquaviário, e agora depende do Petróleo e mundialmente, o barril desvalorizou quase 50% enquanto aumentamos a gasolina e o óleo diesel aqui.

      Falta falarem que o Petrolão não existiu  (o Mensalão não podem, pois houve a condenação de petistas pelo STF).

      Vamos parar de jogar para a Platéia amigo, como o Lula sempre faz.

      O Nassif tem crédito, e ao fazer suas ponderações, busca uma reflexão, e não conclusões mirabolantes como a feita.

      Saudações…. 

      1. Peraê não tava barto demais dando prejuízo a petrobrás

            É uma conversa sem pé nem cabeça a desses destruidores do Brasil, um dia falam que o governo deixou os derivados barato demais prejudicando a empresa no outro falam que tá muito caro, é muita palhaçada, não baixou porque já tava barato ô “einstein” ainda tão espalhando essa mentira que o Brasil tem o a gasolina mais cara do mundo ? já desmentida a qui mil vezes. Um dia vem um tucano gritar contra a ferrovia norte-sul outro falam que não tem ferrovia, vivem no mundo da lua mostrado na tela da globo.

  93. não é mais

    Nassif

     

    Existe um amadorismo cretáceo na condução executiva de todas as empresas estatais do País, independente de qual governo.  Não importa o governo que apareça, sempre o ciclo de desnegócios continuará, perpetuamente.  O único pesar, é pelo capital humano de ponta que muitas estatais tem,e estes sim são perdidos, muitos, para empresas privadas estrangeiras.  Além do que, boa parte da população brasileira sequer lê jornal, busca informação técnica, ou consegue entender as nuances de um editorial de jornal. Então, como se consegue explicar pra população, sobre assuntos que ela sequer conhece. Nem educação de qualidade temos aqui, e as notas do enade e enem, demonstram isso. O pessoal jamais conseguirá discutir sobre aquilo que não entende, e tudo acaba em achômetros… O resto é o colírio alucinógeno…

  94. Petrobras

    Parabéns Nassif, pelos dados esclarecedores e por cumprir corajosamente sua função de jornaliata.

    Ninguém tem a verdade totalmente  verdadeira mas é só refletir um pouco e ver que SE O JORNAL NACIONAL USA TODOS OS DIAS METADE DE SEU TEMPO DENUNCIANDO A PETROBRÁS E O PT é obvio que ISSO NÃO É DE GRAÇA nem vai reduzir a injustiça social social no Brasil … HÁ GRANDES INTERESSES CAPITALISTAS INTERNACIONAIS guiando esta PROPAGANGA desesperando mentes e corações de telespectadoreds.

    INICIAR UMA NOVA CULTURA DE COMBATER AOS CORRUPtOS mexe com interesses poderosos  é o que DILMA enfrenta. VAMOS DAR FORÇA A PRESIDENTA  para essa e outras tarefas difíceis para que ela não sucumba REFEM DESSE CONGRESSO E DA MÍDIA entreguista.

     .

     

    1. Cara Maria Fernanda,
      Lendo

      Cara Maria Fernanda,

      Lendo seu comentário de que “HÁ GRANDES INTERESSES CAPITALISTAS INTERNACIONAIS guiando esta PROPAGANGA (Midia entreguista – grifos nossos) desesperando mentes e corações de telespectadores”, apoio totalmente seu argumento, sendo a ele favorável e integro-me ao que escreveu.

      Acho no entanto que temos a chave, uma arma poderosa, para combater essa situação da mídia, cada um de nós, de per-si.

      Em uma situação ideal, ter-se-ía que implantar no país, o sistema de regulamentação da mídia, no sentido de desconcentra-la das mãos de 05 a 06 famílias tem a domina e que têm interesses alinhados com os interesses de grupos internacionais, como saltam aos olhos. Mas a situação está ficando tão grave, que talvez não se tenha clima para inicializar no Congresso agora, esse intento.  

      Se me permitir, vou repetir o que escrevi no artigo “Manifesto em defesa da legalidade”. Defendo que podemos controlar a midia se quizermos, através de um conceito novo que estou chamando de “CONTROLE PELO CONSUMO”.

      (Ele deverá sair em breve publicado em um livro (ATLAS) onde intento expor com maior detalhe, esse conceito).

      Essa é a tese que defendo, e que gostaria de discutir amplamente com as pessoas, a viabilidade de implanta-la.

      Caso conseguíssemos, seria uma força complementar adicional para fortalecimento no Congresso, da luta que terá que se travar contra a “midia corporativa” no sentido de implantar no país, a sua regulamentação. Segue a minha explanação:

      A NECESSÁRIA REGULAMENTAÇÃO DA MÍDIA (CONCEITO DO CONTROLE PELO CONSUMO) 

      Advogo que enquanto se discute a regulamentação da mídia que vai demorar (e de toda evidência se tentará boicotar no Congresso) tomemos a decisão de REGULAMENTAR, nós mesmos, a MÍDIA.

      De forma complementar às discussões.

      Isso é possível? Sim! 

      COMO?

      Primeiro passo, não mais sintonizando em nossa casa, isso para inicia as ações, os programas da Rede Globo de Televisão. 

      Inicialmente, somente os NOTICIÁRIOS TELEVISIVOS, que é por onde ela destila seu veneno contra o país na doutrinação neoliberalista e ataca o governo de modo insano.

      Isso seria, “inicialmente” (por que depois, a gente poderia estender essa mesma ação para outras emissoras, em função de seu comportamento, que não tem sido muito diferente daquele da Globo).

      A ação seria limitada apenas aos noticiários e jornais televisivos (JN e Globo NEWS, os mais perniciosos dessa abominável emissora sempre por junto de todos os golpes e derrubadas de governos que aconteceram no Brasil).

      Limitando assim a ação aos noticiários, fica inclusive mais fácil de se conseguir adesão, pois não privaria as pessoas de assistirem, eventualmente, novelas ou outros programas de sua preferência, de menor poder ofensivo comparativamente aos noticiários.

      Chamo a essa cruzada de “CONTROLE PELO CONSUMO” através do conceito de “não-consumo deliberado localmente dirigido”.

      É grande a força dessa ação, conforme passo a explicitar.

      Principalmente em cima de emissoras de Televisão pois ela (a emissora) depende de nossa audiência para vender aos empresários, espaços publicitários para veicular propaganda comercial de seus produtos (os conhecidos anúncios).

      É a única fonte de receita que eles têm. E ela depende de nós.

      Somente para informação, um break de trinta segundo (30″) na televisão, no Jornal Nacional (que em tese tem grande audiência, mas que poderia ter sua audiência drasticamente reduzida se quisermos!) custa ao empresário a bagatela de R$ 630.200,00. 

      E ele paga sorridente pois tem retorno em vendas.

      Sem a nossa audiência (somos muitos) esse preço tende a baixar por falta de gente “prá influenciar”.  

      O empresário só paga muito dinheiro porque sabe que tem muita gente assistindo aquele noticiário e que por extensão, também verá o seu anúncio.

      Só por isso, ele aceita pagar R$ 630.200,00 cada 30 segundos de anúncio na mídia televisiva.

      Esse é o preço cobrado no horário nobre do Jornal Nacional (dados do próprio Ibope em 2011). Hoje, o custo deve ser maior ainda.  

      Em 2011 foram dispensados 88,3 bilhões de reais com anúncios e propaganda na grande mídia para divulgação de produtos e propaganda institucional de governos (IBOPE, 2011).

      Desse total, a mídia televisiva (canais abertos) ficaram com 56 bi (portanto, muito dinheiro envolvido).

      Explica-se assim a preferência e dependência da grande mídia pela ideologia neoliberalista refletindo-se em seu comportamento no dia-a-dia (golpista e entreguista)! Está defendendo seus interesses.

      A nossa recusa em assistir a um dado e específico noticiário (JN por exemplo, para começar) pode vir a causar o efeito para sua organização de ter que “ou fechar o programa” ou pelo menos, “ver a iniciativa ter um forte abalo, economicamente falando”.

      Hoje, nos aparelhos modernos de televisão basta você ligar a TV que automaticamente se sabe em que canal você está sintonizado. E é isso que dá dinheiro ao programa que tiver maior audiência (a qual depende exclusivamente de nós).

      Daí nossa fonte de poder sem limites, sobre a mídia! 

      O IBOPE entra apenas para detalhar mais os dados: saber a sua idade, o gênero e a preferência por determinado tipo de programa, se A ou B.

      Em breve, estarei lançando em um livro, os fundamentos desse conceito (CONTROLE PELO CONSUMO), para poder melhor lutar pela “sustentabilidade ambiental” visto o conceito poder ser aplicado também e, principalmente, a empresas transgressoras que cometem crimes ambientais ou que vendem produtos nocivos à saúde.

      A recusa deliberada em consumi-los, certamente fará com que se desculpem publicamente e mude sua postura para com a sociedade.

      Entendemos que esse conceito pode ser estendido à mídia, visto que, é também “sustentabilidade”, ter compromisso com a divulgação de notícias, sem manipulação.

      AS SANÇÕES ECONÔMICAS que podemos impor (devemos chama-las assim, como uma nação impõe a outra), seja a uma empresa transgressora que tenha causado danos ao meio ambiente ou, a uma mídia que se caracterize por agir atentando contra os interesses da nação, (como é o caso atual da grande imprensa corporativa nacional) todos podem ser penalizados por nós em seus propósitos, dependendo isso apenas de duas variáveis:

      1) nossa ORGANIZAÇÃO (que pode ser potencializada pelas redes sociais); e,

      2) nossa VONTADE (em aplicar o conceito de “não-audiência deliberada de forma localmente dirigida”, a seus programas televisivos).

      A propósito do poder da “VONTADE”, Albert Einstein sentenciou:

      “Existe uma força maior que a energia atômica: a VONTADE”.

      Mahatma Gandhi ajuntou: “a força não provém da capacidade física. Provém de uma VONTADE indomável”.

      Ele aplicou na prática e com sucesso sua assertiva!

      EU CREIO FIRMIMENTE EM TUDO ISSO.

      E convido a todos à refletirmos juntos sobre a possibilidade em aplicar esses princípios já em defesa da soberania de nosso país!

      Regulamentação da midía já! Vamos de maneira complementar favorecer as discussões no Congresso impondo sua regulamentação, por nós mesmos.

      Mudar a atual situação da mídia corporativa nacional concentrada nas mãos poucas famílias de maus brasileiros, golpistas e entreguistas das riquesas da nação (pré-sal) à interesses corporativos internacionais.  

  95. serra dono da petrobras?

    Serra hoje abriu a boca e finalmente falou; quer vender a Petrobras. Ele é dono pode fazer o quiser. Esse homem é o próprio mal em pessoa. Nem a mulher aguentou coitada depois de décadas. Mas tenho fé que isso não acontecerá. Não conseguiram antes, não conseguirão agora.

  96. A CREDIBILIDADE DO JORNAL ULTRADIREITISTA “THE ECONOMIST”

    A CREDIBILIDADE DO JORNAL ULTRADIREITISTA “THE ECONOMIST” (dados extraídos da Wikipédia)

    O Jornal The Economist publicou em edição recente reportagem atacando o governo da presidente Dilma aventando estar o país em um atoleiro econômico.

    Passo a expor o caráter ultraconservador da revista para se refletir sobre as verdadeiras intenções do tabloide sensacionlista britânico (envolvido em acusações de espionagens, com ações concretas em derrubadas de autoridades internacionais no mundo).

    Seguem as informações retiradas diretamente da Wikipédia.  

    “The Economist é uma publicação inglesa de notícias de propriedade da The Economist Newspaper Ltd.

    Pertence a um grupo de acionistas independentes, incluindo muitos (75) membros da equipe da própria editora e da família Rothschild de “banqueiros ingleses”.

    A postura editorial da publicação apoia o liberalismo clássico e econômico, que é favorável ao livre-comércio, globalização, privatizações.

    Em 1999, Andrew Sullivan (premiado jornalista americano) reclamou na revista “The New Repulic” que a revista (The Economist) usa o “gênio do marketing” para compensar as deficiências de suas análises e reportagens originais, o que torna a revista “uma espécie de Reader’s Digest” (Revista Seleções) da elite corporativa, ultra conservadora, dos Estados Unidos.

    O “The Gardian” afirmou que “seus redatores raramente veem um problema político ou econômico que não pode ser resolvido pela confiança no truque de três cartas de privatização, desregulamentação e liberalização.

    “É conhecida como braço midiático dos sistemas de espionagem internacionais estando envolvida em várias ações encobertas de derrubadas de 
    autoridades internacionais de países em desenvolvimento em todo o mundo” (grifos nossos).

    Em 2012, a The Economist foi acusada de ter invadido o computador do juiz do Supremo Tribunal de Justiça de Banglladesh, Mohammed Nizamul Huq, levando à sua renúncia ao cargo de presidente do Tribunal Internacional de Crimes do país asiático”.

    Fonte: Dados da Wikipédia. A observação entre parenteses foi retirada de outras fontes e expressa a opinião do autor do presente texto de esclarecimento sobre o carater ultradireitista e conservador da revista.

  97. Parece-me, pela leitura dos

    Parece-me, pela leitura dos comentários, que a tônica é a “nacionalização” do petróleo.

    Não há nenhum estamento da sociedade brasiliana ligada ao petróleo, como mineiros ligados às minas, padeiros ao pão, etc. ….

    E não é um bem ou serviço produzido pela economia.

    Petróleo é o resultado da decomposição de matéria orgânica sobre pressão por muito tempo.

    É encontrado e transformado.

    Leia a matéria completa em https://alnbr.wordpress.com/2015/02/26/a-tentativa-de-desmontar-a-petrobras/.

  98. A tentativa de desmontar a Petrobras
    Parece-me, pela leitura dos comentários, que a tônica é a “nacionalização” do petróleo.

    E não é um bem ou serviço produzido pela economia. É matéria-prima.

    Petróleo é o resultado da decomposição de matéria orgânica sobre pressão por muito tempo.

    É encontrado e transformado.

    Não vejo nenhum indício de necessidade de haver governo envolvido.

    Veja-se a Rússia, produtora e exportadora de petróleo, em grave crise econômica porque os preços internacionais caíram.

    E se uma potência nuclear fica de joelhos pela queda de preços internacionais de petróleo, é ÓBVIO que fizeram as escolhas erradas para “administrar” o petróleo.

    Ao que parece, grosso modo, o petróleo explorado pelo “Estado” torna um país – potência nuclear – indefeso às variações dos preços internacionais.

    Não me parece um bom modelo
    https://alnbr.wordpress.com/2015/02/26/a-tentativa-de-desmontar-a-petrobras/

  99. Um atentado contra um “agente público” é hipótese possível

    Um atentado contra um “agente público” é hipótese possível com intuito de provocar “comoção social”.

    É mister denunciar o intento agora, para reduzir as chances de ele efetivamente ocorrer.

    O ministro Cardoso já cumpriu uma parte, mas é preciso ainda enfatizar bem mais

    Está cada vez mais nítido que encontra-se em marcha, uma articulação orquestrada contra o estado de direito no Brasil, a exemplo do que aconteceu em 1953 com Getúlio Vargas.

    A fórmula é simples e tem sido repetida em muitos países onde é possível aplica-la e nunca foi diferente no Brasil.

    Acusa-se o governo de corrupção (não pessoas do governo, mas o próprio governo) e vai-se apertando o “cerco” na busca da “comoção social”, ingrediente indispensável e necessário a todo movimento de desestabilização de governos, incluindo guerras.

    No Irã foi assim por voltas de 1953 com a deposição de um presidente nacionalista (Mosaddeq) que nacionalizara as reservas de Petróleo do país e se colocou no poder o Xá Reza Pahlevi (Operação Ajax da CIA), pró-valores ocidentais, que depois (1979) foi destituído pelo Aiatolá Khomeini.     

    A mesma coisa aconteceu no Brasil à época (1953) com o presidente Getúlio Vargas.

    Em sua renúncia, o presidente GV inicia sua carta-testamento, denunciando a articulação de forças de grupos internacionais, a qual se aliaram à forças de grupos nacionais, na defesa de seus privilégios.

    Cita o cerco à Petrobrás recém-criada, falando da “campanha subterrânea dos grupos internacionais aliados a de grupos nacionais desencadeando ódio contra o governo”.

    Exatamente como está ocorrendo agora.      

    No caso do governo Vargas, o estopim foi o atentando à Carlos Lacerda, deputado federal e jornalista do Jornal “O globo” (não havia à época a Rede Globo), transcorrido na rua Toneleiros, no Rio de Janeiro.

    Nesse episódio foi morto o guarda-costa de Lacerda (um jovem com mulher e filhos). E ele levou um tiro no pé (de calibre diferente e menor que o da arma que atingiu o policial) cuja radiografia nunca foi apresentada publicamente e cujo caso, nunca foi devidamente esclarecido à população.

    Mas foi suficiente para gerar “comoção nacional” (ingrediente indispensável a todo movimento de desestabilização de governos, incluindo guerras) criando uma situação política insustentável, tendo precipitando daí os acontecimentos.

    O alvo naquele tempo era a luta contra as empresas recém-criadas por Vargas que apontavam para uma industrialização do país em bases nacionais (ele criara à época também, a Siderúrgica de Volta Redonda no Rio e desencadeou  campanha do “Petróleo é nosso”.  Foi vitorioso, mas pagou com a vida a ousadia!

    No caso do Brasil presente, o alvo é a modificação do sistema de partilha das reservas do pré-sal. Quase tão ricas quanto as reservas de poços de petróleo do Iraque e que motivou uma guerra.

    Hoje, o Petróleo do Iraque está sob custódia de empresas norte-americanas, pagando mensalmente os “prejuízos” da guerra que ele próprio (EEUU) provocou.

    Há sérios indícios que o atentado de 11 de setembro de 2001 tenha sido, não digo provocado, mas negligenciado por parte dos órgãos de segurança e serviços de inteligência norte-americanos, que poderiam ter tomado providências antecipadamente, mas que tinham interesse (e motivos de sobra) para deixar que ocorresse, que era para provocar “comoção nacional”, e até “mundial”, como de fato ocorreu.

    Sem “comoção social” não há como fazer o congresso liberar dinheiro para guerras. Às vezes é preciso fabrica-la, dar motivos para isso.

    Na guerra contra o Iraque, o Congresso Americano liberou para essa guerra mais de um trilhão de dólares (mil bilhões de dólares) para sustentar o esforço. E é um dinheiro que não se precisa, prestar contas.

    Um trilhão de dólares, um motivo “muito significativo” no mundo dos negócios.

    No caso do Brasil, a cobiça é enorme. Se a guerra do Iraque teve como imã, a cifra de um trilhão de dólares, as reservas de petróleo do Brasil (pré-sal) montam hoje um valor estimado de 9,5 trilhões de dólares.

    Montante atrativo suficiente para fazer desencadear as mais inimagináveis “campanhas subterrâneas articuladas entre grupos internacionais e grupos nacionais aliados”, detectados por GV.

    Assim, o motivo econômico está identificado.

    As ações, claramente se desenvolvendo a olhos vistos, com os ataques diários da mídia corporativa ao governo (não, ataques a “pessoas” do governo eventualmente implicadas em denúncias) ela (mídia) que sempre se caracterizou ao longo dos tempos como serviçais dos interesses do neoliberalismo internacional.

    Tudo ocorrendo, tal como ocorria no tempo de GV, tendo Carlos Lacerda à frente da mídia como timoneiro-mor.

    Hoje, tem-se a Rede Globo no epicentro das ações (outras existem, ela não está só).

    Jornais internacionais ultra-conservadores, como o The Economist cuja postura editorial apoia abertamente o liberalismo clássico e econômico, o que torna a revista e suas análises na opinião abalizada de Andrew Sullivan (premiado jornalista americano) “uma espécie de Reader’s Digest” (Revista Seleções) da elite corporativa ultra-conservadora dos Estados Unidos. E que é favorável em qualquer situação à privatizações indiscriminadas, desregulamentações e liberalizações, atacando de maneira sórdida, a política de valorização social implementada pelo governo, legitimamente eleito e seus programas sociais.

    Estampou em manchete recente (26/02/2015) “o Brasil atolado no lamaçal econômico”! E colocou na capa uma moça fantasiada para o carnaval atolada em lamas.

    O objetivo não é outro senão o de desconstruir a imagem do país internacionalmente, fragilizar seu governo, “preparando o bote”.

    É vista como braço midiático dos sistemas de espionagem internacionais, estando envolvida em várias ações encobertas, de derrubada de autoridades internacionais de países em desenvolvimento, em todo o mundo.

    Inclusive, tendo sido acusada essa Revista (The Economist) em 2012 de ter “invadido o computador do juiz do Supremo Tribunal de Justiça de Bangladesh, Mohammed Nizamul Huq, levando à sua renúncia ao cargo de presidente do Tribunal Internacional de Crimes do país asiático” segundo dados constantes na Wikipédia.

    Setores do poder judiciário (mas não de todos) claramente, através de delações premiadas, tentando investigar desmandos descobertos na Petrobrás, limitando as investigações no tempo, de sorte a apenas investigar irregularidades nos governos do PT, (poupando os demais governos, PSDB principalmente) ao invés de estender as investigações para todos os períodos, cujas irregularidades como é sabido, grassavam de há muito no país. Defende-se a punição de TODOS os envolvidos, e não, punição seletiva.

    Tudo isso, no sentido de criminalizar antecipadamente o atual governo da presidenta Dilma e seu partido de sustentação através do conceito condenável do “domínio dos fatos” (se ocorreu alguma irregularidade em sua gestão, mesmo que não tenha culpa direta, mas como estava no comando, é considerado culpado).

    Já se chega ao tribunal condenado pela mídia, antes do julgamento ocorrer aos olhos da população, sem direito ao contraditório.

    Tem-se também o partido do PSDB, representante dos interesses neoliberais  de grupos internacionais no Brasil, a pedir, inconformado com a derrota nas urnas, recontagem de votos, solicitar no dia da posse da presidente eleita, que empossassem o candidato derrotado. E não conseguindo êxito, fomentando movimentos antidemocráticos de impeachment da Presidente, sem nenhuma acusação concreta. Atropelando a Constituição.

    Na verdade, buscando provocar a ingovernabilidade, ao invés de cumprir seu papel de oposição com responsabilidade.

    No Congresso, senadores notáveis do PSBD (Aécio Neves, Aloysio Alves e José Serra) a pedirem abertamente, sem o menor subterfúgio, a privatização da empresa (mudança do regime de partilha do pré-sal para o de concessão).

    Uma espécie de divisão do Brasil como a que foi feita no tempo do Império, dividindo o país em capitanias hereditárias.    

    Esse quadro, em minha visão, aponta para um desfecho semelhante ao ocorrido na história, faltando apenas para ser consumido, um atentado a uma figura pública notória (a ameaça ao Procurador Geral da República é um primeiro sinal) gerando “comoção social” culpabilizando em seguida o governo pelo ocorrido.

    A forma de reduzir essa possibilidade é denunciando antecipadamente a possibilidade (real) de sua concretização para neutralizar na raiz, sua gênese.

    E o povo tomar consciência dos riscos que está correndo a democracia no Brasil e nas ruas defender com “unhas e dentes” os avanços conquistados nos últimos tempos em termos de políticas públicas de inclusão social.

    Mas não deve aceitar provocações de nenhuma ordem, sobretudo em manifestações, para não permitir criar um clima propício a enfrentamentos e seus desdobramentos. 

    1. petrobras

      kkkkkkkkkkkk…artigo mal escrito e sem metodologia…mistura alhos com bugalhos…fora de foco, se o objetivo do artigo era a defesa da petrobras, acabou por se tornar uma defesa do governo do pt…kkkkkkk…desse jeito os advogados do pt vao ficar sem emprego…

  100. petrobras tem que ser nossa !


    Artigo  muito  bom !  realmente  o  motivo  dessa  oposição  á  DILMA  e  PT  é  o  modelo  de  Partilha  que  reserva  70%

    de  ganho  para  a  Petrobras  e  é  usado  pela  maioria  pos  paises  produtores  de  Petroleo …

    Tambem  fica  explicada  a  oposição  à  melhor  das  COPAS  do  MUNDO  ( segundo  Blatter  e  Beckenbauer) , num

    país  apaixonado  pelo  futebol, “a  patria  de  chuteiras ” .  Só  pode  ser  uma  ação  externa , multinacional , coordenada

    pela  CIA  e  apoiada  pelo  PIG…A  oposição  partidaria  apenas  tenta  aproveitar  a  oportunidade .

    Feito  o  diagnostico  ,agora  é  preciso  ações ,  movimentos  , artigos  de  apoio  ao  Governo  e  a  Petrobras , o  LULA

    prometeu  entrar  na  guerra  e  ir  para  as  ruas , ás  vesperas  da  passeata  dos  coxinhas … Temos  que  mostrar  quem

    venceu  as  eleições !

     

                                          ocg

  101. Çerra já ordenarou – porque

    Çerra já ordenarou – porque ele é quem nanda – que a Petrobrás tem que vender a BR DISTRIBUIDORA  e todas as refinarias e ficar só com as plataformas e importar navios de Cingapura prejudicando ainda mais nos balança comercial.

  102. Ainda a PETROSSAURO
    Vamos por partes:Primeiramente, uma questão de princípios.(http://www.jonathangullible.com/mmedia/PoL.Portuguese.A.Filosofia.da.Liberdade.swf/)Se você admite PRINCÍPIOS, você tem de ver o que  está por trás do documento.A PETROSSAURO foi criada quando a Petróleo Ipiranga já existia, e foi proibida de aumentar a produção até que a estatal atingisse o mesmo nível de produção.Já é uma estupidez sem limites.A corrupção que se abate sobre a PETROSSAURO é nascida naquela legislação intervencionista e fascista, que viola os mais básicos princípios de defesa dos DIREITOS HUMANOS.Como se pode ver pela experiência, a estatização foi um crime de Lesa Majestade e de Lesa Economia.A punição da perda do selo de sustentabilidade – https://viabsb.wordpress.com/2013/03/21/348/ – mostra o quanto a mentira política cria a mentira econômica. https://viabsb.wordpress.com/2013/03/21/348/

    Leia a matéria completa em https://alnbr.wordpress.com/2015/03/17/ainda-a-petrossauro/.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador