Aloysio Nunes, um macho-man no Itamaraty, por Luis Nassif

Poucas vezes na história do Brasil viu-se chanceler mas sem noção do que Aloysio Nunes. Nada surpreendente para um governo que tem Elsinho Mouco como marqueteiro, Eliseu Padilha como Chefe da Casa Civil, e Moreira Franco como o estrategista dos macro-negócios.

Mesmo nesse time de campeões, Aloysio tem merecido justo destaque.

Para rebater manifesto de algumas das maiores lideranças mundiais, em favor de Lula, recorreu ao mesmo estilo que emprega em bate-bocas com manifestantes em aeroportos ou em guerrilhas de Twitter: o do macho latino-americano, que não leva desaforo para casa.

Ele, Roberto Freire, Marcelo Itagiba são a prova viva da deformação retórica de qualquer um que se abrigue ou se abrigou sob o guarda-chuva de José Serra. Na modelagem delicada e sutil da política, trocam o cinzel pelo martelo. Sua única função é a de guerrear, e Nunes sempre guerreou com a agressividade de um pitbull sem noção e respeito pelos cargos que ocupou e ocupa.

Como tem o atrevimento de questionar o direito de seis personalidades internacionais de manifestar sua opinião pessoal em favor de Lula? François Hollande, ex-presidente da França, José Luis Rodrigues Zapatero, ex-presidente espanhol, Massimo D´Alema, Enrico Letta e Romano Prodi, ex-presidentes do conselho de ministros da Itália, e Elio Di Rupo, ex-primeiro ministro da Bélgica, não estão mais no exercício de mandato. Falam em seu nome pessoal. E, como tal, denunciaram a farsa do julgamento e prisão de Lula. Aloysio solta uma nota oficial do Itamaraty, grosseira, invocando o “legítimo processo legal”, querendo justificar o aparato jurídico do fascismo para líderes de países que sofreram o fascismo na veia.

Aloysio  não se dá conta de que ele não é um chanceler qualquer. É Ministro do governo Temer, o mais corrupto da história, e é padrinho político de Paulo Preto, o Paulo Roberto Costa do PSDB. Está sendo salvo de denúncias pelo trabalho pertinaz do Ministro Gilmar Mendes, no Supremo Tribunal Federal.

Não se exija dele a postura de um diplomata que ele nunca foi. Mas ao menos o pudor de se resguardar em um momento em que Gilmar Mendes se sacrifica estoicamente para não deixar nenhum companheiro ferido no campo de batalha.

 

Luis Nassif

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Tempos, o Itamaraty merece

    A Tempos, o Itamaraty merece uma Figura como o Aloysio…..Lembram do Embaixador que deu fuga a um Bandido Boliviano ?…..Está bem Representado……

  2. Num país cuja diplomacia é

    Num país cuja diplomacia é profissional e atingiu um elevado grau de reconhecimento internacional sob o comando Celso Amorim é uma afronta chamar esse bebum agressivo de Chanceler.

    No máximo Aloysio Nunes é um cão-celer.

    No mínimo um Conseglieri mafiosi. 

     

    1. Omertà

      Na Máfia há o Omertà. O Al desconhece o sentido da palavra honra. Portanto nem Conseglieri mafiosi. A Cosa Nostra é mais cuidadosa com a escolha de seus quadros. E em caso de traição, vai dormir com os peixes!

  3. O incrível é que o IDIOTA

    O incrível é que o IDIOTA (literalmente) pensa que “direito”, ou o que vem a ser direito, é um conceito unanime e universal

    Isso me faz lembrar aquele dito que fala que democracia é quando eu mando, ditadura é quando é você

    cretino !!! será que ele não percebeu que o “direito atual” do Brasil, e deste supremo GOLPISTA e VAGABUNDO, é que esta sendo questionado ?

  4. O Brasil é um país no qual se

    O Brasil é um país no qual se exalta a morte de um bandido nas mãos de uma policial sem que se queira sequer discutir se o “endeusamento da morte” é correto ou não. Baseado nisso, esperavam o quê?

    Temos o chanceler que o país merece. Se somos bárbaros nas pequenas coisas, porque não o ser nas grandes?

  5. Um tosco no Itamaraty

    Eh horrivel ver o Brasil comandado por essa gente vulgar e sem cultura. E essa é a gente que se pensa elite no Brasil. O que fica é que um papelão desses demonstra mais uma vez ao mundo a dimensão da peãozada do governo Temer.

  6. Quem delatou os dominicanos ?

    Será que algum dia, alguém irá relacionar a origem do relacionamento de Aloysio Nunes Ferreira com a CIA e o assassinato de Carlos Marighela ?

     

    1. Talvez eu não viva o

      Talvez eu não viva o suficiente para ver algum historiador/pesquisador provar o que meu instinto me sugere há anos: Serra, infiltrado no movimento estudantil; Aloysio, infiltrado entre os combatentes da ditadura. Ou alguém me explique como esses dois “subversivos” sobreviveram tão exitosamente aos anos de chumbo.

    2. Muito me intrigam esses dois

      Muito me intrigam esses dois “subversivos”, Serra e Aloysio. Nunca soube de outros tão bem sucedidos no amanhã das ditaduras.

  7. Os vampiros brasileiros

    Aloisio  Bárnabas Collins o terceio vampiro do clã do Vampirão Temeroso Drácula. O segundo é Serra Nosferatu, o primeiro ou a primeira é Cármen Carmila Kerstein.

  8. Piada de mau gosto de um
    Piada de mau gosto de um personagem sem noção.
    Os três italianos da lista são figuras referenciais da história política da Itália.

  9. Isto é jornalismo!

    Nassif, que fase, hein?!? Você está parecendo o ataque do Liverpool: Firmino, Mané e Salah (o divino) num só.

    Parabéns pelo excelente trabalho.

  10. Nada surpreendente….

    O que surpreende é a turba de paneleiros coxinhas patos amarelos não fazer o “mea culpa” por ter eleito com suas panelas, a mando da globo, essa quadrilha.

    Acéfalos que são tem a resposta (préviamente preparada por jabores e mainardis) na ponta da língua: – A culpa é de quem votou na Dilma. Afinal o treme era vice de quem? 

    Ontem tive de ouvir de um pequeno empresário (subproduto da “Lavacérebro à Jato”) que o PT era o culpado pelos 14 milhões de desempregados e pelo exército que passou a morar nas ruas sob as marquises. 

  11. Tem que fazer como alguns

    Tem que fazer como alguns senadores que falavam pelos cotovelos…….

     

    hoje não dão um piozinho sequer…….moitinha, moitinha……..

  12. 2018: a imbecilidade no poder
    O problema dele e da situação, o que é mais grave porque falou na condição de ministro de relações exteriores, não é “não levar desaforo pra casa”, isso é muitas vezes característica de quem tem brio e depende, como alega a “Agência Xeque” deste blogue, do contexto factual complexo e dos envolvidos – pessoas e interesses -, até porque é de se perguntar por que o apoio de líderes internacionais ao seu colega de liderança internacional em Política com P maiúsculo seria para o miniogro um desaforo, pessoal ou político?

    Ele deveria responder também, se este país fosse sério, nas instâncias éticas cabíveis, por que usou um cargo público de representação estatal para oferecer suas patadas pessoais e partidárias, e por que, na condição de ministro do executivo, defende uma operação polêmica e mundialmente desqualificada, sob responsabilidade de outro poder, sem considerar que a fraude processual ainda está em curso e pendente de análise no STF? Esqueceu que ocupa o cargo de ministro de relações exteriores e não de líder da “bancada da baba, bile e bravata”?
    Mas, deixando a ingenuidade de lado, estranho seria ele agir como aquilo que nunca foi, ministro de relações exteriores cuja habilidade para a diplomacia e o alto nível de representação nacional, principalmente em situações de conflito, são requisitos mínimos. Golpista sendo golpista, truculento e desqualificado para ocupar qualquer lugar de relevância no governo de um país sério, o que já disseram que nunca fomos, quem sabe em breves intervalos de sonho interrompidos por pesadelos surreais que nos acordam – cadê o gigante, primaveris pueris de 2013? – para nossas misérias imemoriais.

    “Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquina
    e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.” (Elegia 1938, Carlos Drummond de Andrade).

    P.S. Estranho mesmo é entusiastas ciristas criticarem seu modelo atualmente no poder…
    Não sei fazer memes mas lá vai uma versão de mimeógrafo:

    “Truculência de vira-casaca”, ou “a direita que frequenta/ou a esquerda como álibi de camaleão”
    Aloysio Nunes – versão “raiz”
    Ciro Gomes – versão “Nutella”

    Sampa/SP, 17/05/2018 – 12:37 (alterado às 12:41, 12:59 e 13:16).

  13. A direita inteira é só Macho-Man e gritaria!!!

    Bolsonaro, MBL, ALexandre Frota, Jovem Pan… 

    O problema é que funciona!

    Essa tática ridícula funciona há anos nesse país… e quem tem o megafone mais forte ganha… geralmente o da Globo é o maior!

  14. O golpe (que o PIG insisti em

    O golpe (que o PIG insisti em chamar de “centro”) é tão avacalhado que não se importam em manter as aparências.

    Talvez o empoderamento que o golpe deu a certa elite parasita do país os fizeram perder a noção do ridículo, aclamado entre eles, mas repudiado lá fora.

  15. CANALHICES SEM MEMÓRIA

    No dia 18 de junho de 2015, junto com os outros senadores delatados Aécio Neves e José Agripino Maia, o hoje chanceler Aloysio Nunes esteve na Venezuela para visitar na prisão o oposicionista Leopoldo López, acusado de incitar a violência (causadora de mortes no país).

    López foi um dos golpistas que em 2002 tentaram a mão armada tirar Chaves do governo, onde foi colocado pelo povo após eleições democráticas. No decreto de golpe, dissolveram ”o parlamento, o supremo tribunal de justiça, o conselho nacional eleitoral, a procuradoria geral da república, a defensoria do povo (um cargo que não existe no Brasil) e o controlador geral da república”.

    Mesmo assim, logo depois de ter abortado o golpe, o presidente Chavez deu anistia a ele.

    Não sendo pouco, os senadores ainda se encontraram com a esposa de López, Lilian Tintori, que tempos depois foi pega com U$ 20 milhões em dinheiro vivo, dos quais respondeu serem ”para gastos familiares”. Também a Venezuela tem seus Geddéis.

    A chancelaria brasileira, cujo Patrono é o Barão do Rio Branco, não merece um Aloysio Nunes.

     

  16. O motorista do Mariguella

    O motorista do Mariguella espuma de ódio ao ser enfrentado.  É a cara do golpe, cuspido e escarrado.Também conhecido por Aluízio 500 mil deixou de ser 300 mil há algum tempo, é um dos principais interessados no silêncio de Paulo Preto.

    Em seus devaneios de poder e glória, queria para si a palavra de apoio vinda dos líderes europeus..

    Teve de se contentar com um funcionário do terceiro escalão do cabeça de abóbora Trump.

    Cada um tem o que merece !

    No panteão dos heróis da pátria, tem lugar garantido…ali, no banheiro, na cesta do papel higiênico usado !

  17. O trágico não é ter um

    O trágico não é ter um governo com a equipe de Temer. O trágico é achar que essa equipe pode num futuro próximo ser comparada a do Roosevelt ao ser comparada com a equipe do Bolsonaro, um béocio  que essa elite miserável está fazendo um esforço danado pra que chegue ao poder.  

     

     

  18. EU proíbe embarque de
    EU proíbe embarque de pescados para o bloco. É muita coincidência após as declarações do ministro, né não?

    globo.com/economia/agronegocios/noticia/apos-frango-uniao-europeia-suspende-importacao-de-pescado-

  19. O Papa Francisco, em sua

    O Papa Francisco, em sua homilia de hoje ou de ontem, não tenho certeza, descreveu “eclesiasticamente” o golpe que deram na democracia brasileira e a injustiça que estão fazendo com nosso ex e futuro presidente Lula, assim, temo que esse animal travestido de ministro das relações exteriores, solte nota, em nome do Itamarati, portanto em nome do governo brasileiro, condenando e xingando o Santo Padre.

  20. Aloysio Nunes

    Nassif, boa noite

     

    Impecável.

    A pergunta que me vem à mente é a seguinte: a que nível, o Brasil, descerá, com gente desse tipo como “autoridades”?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador