As lições da prefeitura de São Paulo contra a corrupção

Para desmascarar uma quadrilha que atuava há pelo menos uma década da prefeitura de São Paulo foi suficiente uma equipe de meia dúzia de pessoas e a vontade política do prefeito Fernando Haddad.

Haddad trouxe de Brasilia o auditor Mário Spinelli, lotado na CGU (Controladoria Geral da União). Foi firmado um acordo com o governo federal que permitiu trazer cinco servidores da CGU e dois da Receita Federal.

***

As medidas tomadas, de tão simples e óbvias, chamam a atenção do fato de jamais terem sido implementadas nas gestões anteriores.

Há uma obrigação legal dos servidores apresentarem sua declaração de bens. Só que elas eram entregues em envelopes, que ficavam fechados devido à dificuldade de conferir os dados.

Criou-se, então, a obrigatoriedade dos servidores entregarem a declaração eletronicamente. Montou-se um banco de dados com as declarações de 160 mil servidores. Foram firmados acordos com outros órgãos para cruzar os dados.

Em seguida, montou-se uma matriz de risco, para identificar as áreas mais expostas a propinas A certeza de impunidade era tanta que muitos dos corruptos não se preocupavam em ocultar patrimônio ou coloca-los em nome de laranjas.

Na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab, o Secovi (Sindicato da Habitação) encaminhou um relatório com denúncias sobre os achaques sofridos pelo setor. Kassab encaminhou o dossiê justamente para o chefe da máfia dos fiscais, Ronilson Bezerra Rodrigues – que, entre outros feitos, foi responsável pelo vazamento do ISS de Antônio Palocci.

Não havia nenhuma forma de cercar um golpe óbvio. A Secretaria das Finanças não tinha sequer o registro eletrônico das notas fiscais das obras, sobre as quais incidiria o ISS.

***

A segunda etapa das fiscalização consistiu em buscar os “laranjas”. Para isso, foi importante a análise das redes sociais. Através de um perfil do Facebook, por exemplo,  chegou-se a um servidor público que tinha uma pousada no Rio de Janeiro avaliada em R$ 6 milhões.

***

Para tornar permanente o combate à corrupção, o prefeito enviou projeto à Câmara dos Vereadores criando a figura do auditor. O projeto empacou na Câmara e só saiu depois de denúncias envolvendo um dos vereadores.

***

Outra dificuldades foi o viés político imprimido pelos jornais paulistanos ao tema, permitindo à quadrilha jogadas de contrainformação.

Em muitas reportagens, os escândalos revelados foram apresentados como se fossem da gestão atual – e não fruto das suas investigações.

Também tentou-se incriminar um secretário de confiança do prefeito, Antônio Donato, baseado exclusivamente em declarações dos chefes da quadrilha. Nem se levou em conta o fato de Donato ter participado de todas as etapas da investigação e a denúncia não vir acompanhada de um elemento concreto sequer.

Outra “denúncia” armada pela quadrilha consistiu em expor o próprio Spinelli, acusando-o de receber acima do teto da Prefeitura e informando sobre sua vida pessoal, incluindo o clube que frequenta. Não adiantou Spinelli informar o repórter que, sendo cedido pelo CGU, seu parâmetro salarial era a própria CGU. A divulgação de dados pessoais, além disso, expôs o auditor e a família a eventuais represálias da organização criminosa.

Luis Nassif

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Haddad vem fazendo coisas

    Haddad vem fazendo coisas interessantes. No corredor Guarapiranga-Mboi mirim ( que uso para ir ao trabalho ), o trânsito dos ônibus (principalmente os biarticulados que saem de santo amaro ) melhorou muito, com medidas simples ( como adoção de uma faixa reversível em momentos de pico). O que eu fico puto com o Hadad é esse f exagerado para as ciclovias. E torço para que ele desista de criar ciclovia na Paulista. Pois quando o transito da região ficar terrível e afetar o trabalhador que sai , por exemplo, do Campo Limpo para lá, esse trabalhador não vai gostar de saber que ele tá perdendo tempo por causa de uma faixa de bicicleta que uns descolados da vila madalena vão usar no final de semana. Ele poderia é fazer uma pista para os motoqueiros (aliás, conheço muito motoqueiro que reclama que o prefeito se preocupa mais com bike do do que com os que usam moto – público em sua maioria feita de gente da periferia). 

    Hadad é um político honesto e de coragem. Mas lhe falta uma pitada de malandragem, fundamental para lidar com a oposição selvagem que vivemos hoje em dia. 

      1. Pode-se trabalhar de bike. O

        Pode-se trabalhar de bike. O problema é que a porcentagem de gente em são paulo que pode fazer isso é muito pequena. A maior parte das pessoas se desloca da periferia para áreas centrais – culpa de uma política urbana que foi jogando as pessoas com menos dinheiro para as bordas da cidade. São distâncias enormes que tornem a opção pela bike quase inviável. Aliás, nisso o Hadad tem uma ótima ideia que é fazer que o centro velho seja habitado. Às pessoas trocariam um carro na garagem por uma região muito bem servido de vários tipos de transporte. Esse projeto na Paulista pode ser usado pela oposição para mostrar que Hadad se preocupe mais com a ‘elite’ do que com o povo. Não concordo que seja isso, mas vai ser assim que a oposição vai usar a coisa. 

      2. Já ouviu falar d chuva? idade? dificul//s d locomoçao? crianças?

        Bicicleta é opçao apenas para gente jovem, sadia, sem filhos para transportar, e mesmo assim nao sempre. 

    1. As ciclofaixas, na maioria

      As ciclofaixas, na maioria dos casos, só tiram, se muito, vaga de quem estaciona na rua. Na Vergueiro, tirou-se a faixa exclusiva de motos, mas o número de faixas da avenida continuou o mesmo.

      E na Paulista, então, nem isso: a ciclovia é no canteiro central.

      Passou da hora de as pessoas pararem com esse choro de que a culpa do trânsito em São Paulo é das bicicletas, dos ônibus, da chuva, das manifestações… — em resumo, de todo mundo, menos dos carros. São Paulo tem trânsito porque temos um carro por habitante, tivemos séculos de políticas voltadas aos carros em detrimento do transporte público e meios de transporte alternativos, não temos cultura de dividir o carro etc. 

      Então, quando o trânsito da Paulista ficar terrível (afinal, até hoje ele sempre foi ótimo, não?!), o sujeito que estiver lá, preso no congestionamento, sozinho no seu carro, deveria olhar pro próprio umbigo ao invés de culpar quem está usando outros meios de transporte.

    2. Mas Jo, a ciclovia da av.

      Mas Jo, a ciclovia da av. Paulista não vai piorar o trânsito, pois será feita no canteiro central. Só vai atrapalhar um pouco os pedestres que atravessam a avenida, isso por conta da imprudência de alguns ciclistas.

      1. Bota “um pouco” nisso

        A se julgar pelas travessias das avenidas ao longo das praias cariocas, pedestres vao ter a maior dificuldade para atravessar. Ciclistas acham que nao precisam respeitar sinais. 

    1. corrupção

      A corrupção  é  propria dos seres humanos quer queiram quer não .Todos nos temos o bem e o mal  em nós, desde nossa criação e os mesmos evoluem passo à passo.Em uns evoluem mais o mal e em outros o be´m, tudo depende  do estado evolutivo moral e do local onde estão encarnados, com mais ou com menos  corrupção, quer seja corrupção  banal que é a do vil metal ou  em outros  bens existentes. Temos a inteligencia  e o livre arbitrio e assim consoante nossa moral aplicamos  a corrupção ou não. Muitos que atacam a corrupção  se tivessem oportunidade de exerce las   o fariam  maestralmente . O  erro, se é que ha erro, esta  na evolução moral do espirito que faz com a materia em que esta´ o que quer.

  2. corrupção

    Nos, os seres humanos,fomos criados ignorantes  mas com toda a potencialidade do bem e do mal  pois ambos são necessários para que possamos  evoluir e um dia poder chegar a perfeição relativa pois perfeição absoluita pertence à Deus  e que é unico. Assim, todos os seres humanos tem a corrupção em seu espirito ou alma e esta ira aumentando cada vez mais à medida de sua  elevação, assim como o bém, e, de acordo com a sua evolução moral e o ambiente onde estiver  ele fara seu uso ou do bem ou do mal,no caso a corrupção.Muitos tem muita chance para serem corruptos e não o são, outros o são um pouco e outros o são e bastante como vemos diariamente nos noticiarios.Muitos daqueles que criticam a corrupção aqui e ali seriam um pouco ou bastante corruptos se tivessem  meios para a fazer, não o fazem pois não os tem. O que é preciso é  estar sempre atentos e criar mecanismo para fragar os corruptos  e tambem os punir e não somente os punir com penas materiais mas sim tirando deles  os numerarios e bens  que auferiram com a corrupção com juros e correção monetária, copisas que ate hoje não vi ser em feitas. Eu ja vivi  em meio onde havia corrupção pequena  e media  não me corrompi e vi que também outros não se corromperam  mas vi e soube de muitos outros que se corromperam. O erro não esta na materia, corpo, mas sim no espirito que comanda o corpo e faz dele seu instrumento de ação ou seja é a evolução  moral que é pouca para muitos e muita para poucos.

  3. Foi criada a figura do

    Foi criada a figura do auditor? Essa figura não existe há muito tempo? Encontrável principalmente no Tribunal de contas. Como se sabe as técnicas de auditoria e de controles evoluíram muito. E só não se pega quando muito bem feito e esporádico, ou, o mais comum, quando se faz parte do esquema. Os sinais exteriores de riqueza são citados há mais de meio século e equivaleria a se dizer se comparado ao jornalismo, que só através de grampos ilegais é que se consegue provas. É nítido e incompreensível que as receitas não recebem, no Brasil, a devida atenção. Somente as despesas exercem um fascínio. Menos àquelas que são feitas criminosamente como se estorno das receitas fossem. Acontecem desembolsos não registrados como despesas e sim como estorno de receitas. Até leis legitama essa barbaridade. Enfin, se não estão falidas, quiçá corrompidas, as formas de se auditar continuam a depender de denúncias e comprovação delas. Seria interessante ouvirmos o que tem a dizer os conselhos profissionais, normalmente ocupados em fazer manifestações contra a alta carga tributária e culpar somente os políticos por essa situação vexatória.

      1. Eu entendi Velho capitão. O

        Eu entendi Velho capitão. O que quero dizer é que não basta criar um cargo de jornalista pois não temos garantias que quem ocupará esse cargo terá o mesmo comprometimento profissional de um Luis Nassif, por exemplo. E, que, notamos nos conselhos de jornalistas uma auto-crítica constante, não percebida nos demais conselhos profissionais. Nas descobertas desses desvios da prefeitura de SP, que suspeita-se de longa data, será que tinha profissionais atestanto sua legalidade e legitimidade? Não tinha alguém aprovando essas contas furadas em algum tribunal de contas? Merecem fé pública como ensejam os cargos e funções que exercem? Estão realmente zelando pelos bens e valores públicos? Esse é o nosso País onde cantamos: O que dá prá rir dá prá chorar.

        1. O controle interno da Prefeitura não estava estruturado

          Caro Ivan,

          há que se fazer alguns esclarecimentos.

          1) Existem auditores no Tribunal de Contas do Município (TCM), órgão que é ligado à Câmara de Vereadores do Município de São Paulo e que deveria auxiliar o Poder Legislativo local a fiscalizar as contas da Prefeitura de São Paulo (Poder Executivo). É o que é definido como Controle Externo.

          2) Pela Constituição (e mesmo pelas práticas modernas corporativas), a Prefeitura deveria ter um órgão de Controle Interno, que deve apoiar a ação do TCM. além de ser o controle primário da administração da Prefeitura. 

          3) Antes da Controladoria-Geral do Município, implantada pelo Prefeito Haddad, havia apenas um pequeno núcleo, totalmente desestruturado com servidores de outras carreiras.

          4) Vale dizer, que a maioria dos controle internos municipais ainda estão apenas fazendo um atestado de legalidade das contas públicas (se o gasto foi ou não executado conforme o orçamento anual aprovado), sem fazer juízo da efetividade ou mesmo eficácia do gasto, com ou sem incidência da corrupção.

          4) A CGM foi inspirada no modelo da CGU do Governo Federal, onde há servidores concursados com atribuições  especificas para trabalhar com a atividade de auditoria, assim como há o auditores-fiscais da Receita Federal ou mesmo os Auditores da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Paulo.

          5) Porisso para  um controle interno que funcione é necessário um corpo de servidores estável e dedicado à função do controle interno.

           

           

           

           

          1. Meu amigo, não adianta

            Meu amigo, não adianta terorizarmos sobre eficiência quando a sociedade interira clama por eficácia. Tanto nos organismos ou entes públicos como privados, o fenônemo se repete. Sobrando sempre para a viúva. Veja o Panamericano e suas redes de atacado e varejo de eletro-eletrônicos. Qual o rombo? E num período em que a economia bombou para esses setores. Tinha auditoria e controle nessa tranquibérnia? Claro que tinha. E na Petrobrás, tem ou tinha auditoria ou são os políticos que lá chegam a hora que quiserem para pegar sua parte como se o cofre fosse público? Se a nossa defesa fosse boa, o judiciário não ficaria com seu tempo tomado mais por falcatruas evitáveis do que com delitos do cotidiano. 

  4. Bom.
    Duas coisas simples,

    Bom.

    Duas coisas simples, extraídas dos pensamentos dos Ministros da Suprema Corte:

     

    Domínio de fato – Joaquim Barbosa

    Cabe aos anteriores provarem sua incência – Fux

  5. Isso acaba logo no esquecimento

    Um exemplo muito elucidativo de como age os corruptos e como se pode identificá-los. Pena que, devido a posições políticas dos grandes jornais, isso não é divulgado, para que a população perceba que é possível acabar com esse mal, além de dar o devido reconhecimento a quem realmente merece.

  6. corrupção na pref s paulo

    Vou discordar. Quem se levantou contra os Arefs da vida na pref s paulo foi o contribuinte. O Haddad não teve saída, ou detinha a sanha dos fiscais, ou seria conivente com o esquema montado pelo Kassab.

  7. Seis por meia dúzia

    Acho louvável este tipo de ação..porém o partido a qual ele pertence me deixa com pé atrás. Pelo meno a nível federal o partido dele tratou apenas de trocar a corrupção de mãos e se apoderar de tudo que se trata da máquina pública.Só vou aplaudir se ao invés de colocar sindicalistas, correligeonários ou apadrinhados nos cargos que deverão ficar vagos se o prefeito colocar pessoas de perfil técnico ou profissionais de carreira.Se tratando do PT eu sou feito São Tomé.

  8. Seis por meia dúzia

    Acho louvável este tipo de ação..porém o partido a qual ele pertence me deixa com pé atrás. Pelo meno a nível federal o partido dele tratou apenas de trocar a corrupção de mãos e se apoderar de tudo que se trata da máquina pública.Só vou aplaudir se ao invés de colocar sindicalistas, correligeonários ou apadrinhados nos cargos que deverão ficar vagos se o prefeito colocar pessoas de perfil técnico ou profissionais de carreira.Se tratando do PT eu sou feito São Tomé.

  9. Troca de turno

    Apenas uma toca de moscas para rodear a mesma m…a. Olhem daqui a uns 5 a 10 anos e comprovem que os esquemas serão os mesmos. Só mudarão os personagens.

  10. Seis por meia dúzia

    Acho louvável este tipo de ação..porém o partido a qual ele pertence me deixa com pé atrás. Pelo meno a nível federal o partido dele tratou apenas de trocar a corrupção de mãos e se apoderar de tudo que se trata da máquina pública.Só vou aplaudir se ao invés de colocar sindicalistas, correligeonários ou apadrinhados nos cargos que deverão ficar vagos se o prefeito colocar pessoas de perfil técnico ou profissionais de carreira.Se tratando do PT eu sou feito São Tomé.

        1. Cadastro dificulta a multiplicaçao dos trolls

          Dificulta que uma mesma pessoa escreva sob vários nomes. E permite que os outros comentaristas e leitores saibam quem é aquele que comenta, porque o membro cadastrado tem uma página com seus comentários e postagens anteriores. Na maior parte das vezes (com raríssimas exceçoes) nao há motivo para alguém nao se cadastrar, de modo que o nao cadastramento é pelo menos indício de más intençoes. 

    1.   Tá cheio de gente igual

        Tá cheio de gente igual você.

        Quando se trata do PT, é PIOR que São Tomé, porque esse santo apenas duvidava, não saía acusando sem provas os outros. Mas…

        MAAAAS… quando se trata do PSDB, é pior que a velhinha de Taubaté: acredita em tudo e defende mais um tanto.

  11. As lições do PT na Prefeitura

    As lições do PT na Prefeitura de São Paulo contra a corrupção. 

     

    “As medidas tomadas, de tão simples e óbvias, chamam a atenção do fato de jamais terem sido implementadas nas gestões anteriores.”

     

    As gestões anteriores, notadamente as do PSDB que fala em combate à corrução na propaganda eleitoral, compactuaram com toda sorte de corrupção e pior modelo de gestão: aquele pautado na falta de transparência e fiscalização. Aliás, uma marca dos tucanos no Tucanistão.

    1. As lições do PT na prefeitura

      São as lições mais simples: Colocá-los no palanque sempre que houver um comício, ou evento. Combatê-los realmente nu=inguém quer. Quer realmente levantar o dedo indicador e como sempre não conseguir provar nada. Deveria ir preso quedenuncia e não prova o que disse. Depois vai dizer que não são punidos. Só por que o PT quer. Pra ter condenação precisa prova, julgamento e CONDENAÇÃO. Enquanto isso  não acontecer o acusado é considerado e ttratado como INOCENTE.

  12. Vai acontecer exatamente o

    Vai acontecer exatamente o que acontece me nível fedceral: descobrir-se-ão inúmeros desvisos (vários deles beneficiando atualmente membros do PT – pq nenhum partido é imaculado), porém sabemos como a nossa querida imprensa tratará disso, daquela forma bem dissimulada, “homeoática”, que já conhecemos, dirá mais ou menos assim: “Olha., não disse? foi só o PT entrar na prefeitura que os casos de corrupção aumentaram exponensialmente”

  13. Mais uma do Haddad: tomar a

    Mais uma do Haddad: tomar a chácara do Jockey Club (por conta de dívidas de IPTU) e transformar num espaço público de lazer, assim como fez com o Clube Regatas Tietê.

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2014/11/05/valor-dado-a-area-do-jockey-sp-nao-quita-divida-de-iptu.htm

    Em outros tempos (Serra/Kassab), a área seria privatizada para o setor imobiliário. Mediante altas propinas, claro.

    Uma diferença exuberante em quem tem compromisso com a população e não com poucos privilegiados.

  14. as lições da prefeitura…

    Não precisa de muito para diminuir a corrupção nos órgãos públicos, basta que o servidor com evidentes indícios de desvio tenha a prisão preventiva decretada até o julgamento (como fazem com suspeitos, em crimes sem julgamento mas com muita repercussão na mídia. O cidadão já está cumprindo a pena antes da condenação. No Brasil pode?!). E reaver todos os bens e dinheiro que ele e sua família não comprovem a origem. Embargados até a comprovação. A corrupção garanto já diminuiria em muito. Não é necessário mágica, nem reforma constitucional.   

  15. as lições da prefeitura…

    Uma população que não opina na escola dos próprios filhos (que não tem uma verba fixa e  independente para realizar projetos individuais de cada escola), que implora para trocarem a lampada do poste da frente de casa (e não é atendido), que planta uma árvore na praça do bairro, que sempre está abandonada. E a única coisa que a prefeitura faz é vir e arrancá-la, para poder usar a verba da secretaria do meio ambiente. Só tem a ilusão (por enquanto) que medidas de combate à corrupção serão enérgicas e urgentes. Abs.

  16. Ai, Ai! Haddad tá ferrado.

    Ai, Ai! Haddad tá ferrado. Mídia e paulistanos não gostam de governos que atuam contra a corrupção. Logo, logo o esgoto midiático-mp de sp vão aparecer com um factóide contra Haddad.

  17. Corrupção

    Embora muitos comentários digam que a culpa da corrupção, é por omissão do ex-prefeito Kassab, vimos ele participar de evento político, com a Presidente Dilma, como um dos seus apoiadores.   

  18. Quem controla a Controladoria Geral do Município (CGM)?

    Deveria existir, por exemplo, um (MP) Manual de Procedimentos atualizado da CGM. MP homologado por uma comissão externa de especialista da USP, FGV, OAB-SP, MPE-SP, etc., e posteriormente a mesma comissão auditar, sistematicamente, os procedimentos.

    Como disse David Dias: “A corrupção  é  própria dos seres humanos quer queiram quer não”. Então só podemos controlar a corrupção com educação, leis, procedimentos, etc..

    Parabéns Haddad, auditor Mário Spinelli e equipe, e Luis Nassif por divulgar medidas bem sucedidas de controle da corrupção. 

     

     

  19. o cgu é exemplar.
    valeu esse

    o cgu é exemplar.

    valeu esse exemplo tb do haddad.

    é simples.

    o duro é aguentar as contra-informações típicas

    dessas quadrilhas e da grande mídia golpista,

    que se repetem cotidianamente.

    ultimos exemplos: capa de veja, delação premiada e seletiva

    contra um só partido,

    reverberação desses absuros pela grande mídia, principalkmente a cbn.

     

    1. Não esconda informações

      É direito de todos ter acesso as informações.

      Voce esta mais preocupado com o vazamento das informações que o julgamento dos culpados,mas é bom lembrar que todo o ditador no mundo ja caiu e sempre será assim,as informações nunca vão deixar de existir.

      Se Bin Laden e Sadam ja não existem mais,imagine os ‘vermelhos’…

  20. Haddad!!!

    O melhor político dos últimos tempos!  Uma pérola que o destino nos ofertou!  Com sua honestinade, competência e vontade política, tem tudo para ser nosso presidente num futuro próximo!  Jamais pensei em defender um político, como tenho feito em relação a Haddad! E com a mais nítida convicção de que não estou enganada! Viva Haddad!!!!  

  21. Grande Prefeito Haddad, pena

    Grande Prefeito Haddad, pena que a mídia só lembra que ele existe quando é pra fazer críticas, afinal ele não é tucano, né!

    1. Essa mídia…

      J. Cláudio, segundo o Mino Carta, um dos diretores da heroica revista semanal Carta Capital, a prova mais contundente de que o Fernando Haddad está fazendo um bom governo é o fato de a mídia não falar dele.  É fácil entender: como ele é PT, a mídia se dispõe a criticar apenas negativamente, se não for possível, boca de siri.

  22. Ly


    Não sei porque, não consegui colocar um comentário com meu nome. Meu comentário sobre meu prefeito preferido e lindo por dentro e por fora, está esperando moderação e foi assinado como Ly ( como me chamam os íntimos ) ,pois o Blog não aceitava meu nome. Acho que agora sai, pois fiz o login. Não sei porque aconteceu isso. 

    1. Ora, Marly

      Se vc nao estava logada, claro que nao conseguia comentar com seu nome, o sistema responde que já há outro usuário com aquele nome e email; vc mesma! 

  23. Valorização dos Órgãos de Controle Interno Já !!!

    Esta mais do que comprovado: os Órgãos de Controle Interno atuam em prol do cidadão, por meio da melhoria na gestão dos recursos, aperfeiçoamento das políticas públicas, combate à corrupção, aumento na transparência pública, na correção da falhas e na expulsão de maus servidores.

    As estruturas governamentais, em todos os níveis, dispõem, geralmente, de órgãos bem estruturados para providenciarem a cobrança da enorme, e cada vez maior, carga tributária de empresas e cidadãos.

    Porque, em contrapartida, não dispõem de Órgãos de Controle formados por servidores de carreira específica, que disponham de autonomia, estrutura e valorização condizentes com a sua importância para o Estado?

    Os servidores do controle nada mais são do que os Auditores da Sociedade, e são poucos os gestores públicos que os querem por perto. Então cabe ao cidadão, como maior interessado, reivindicar, dentro outros pontos:

    (1) a criação de órgãos do controle interno nos entes federados onde não houver;

    (2) a criação de carreiras específicas de Auditor de Controle Interno com cargos de nível superior preenchidos exclusivamente por meio de concurso público,

    (3) definição clara de atribuições, lei orgânica e regimento interno do órgão de controle interno,

    (4) remuneração adequada, nos mesmos patamares dos auditores responsáveis pela arrecadação receita pública,

    (5) os cargos de direção do órgão de controle interno devem ser preenchidos exclusivamente por servidores da carreira de Auditoria Interna;

    (6) orgão hierarquicamente vinculado diretamente ao gestor máximo do ente federado;

    (6) programa de capacitação contínuada para seus servidores;

    (7) desenvolvimento de sistemas corporativos capazes de cruzar dados com outros sistemas, governamentais ou não, objetivando o desenvolvimento de trabalhos de monitoramento e inteligência, com foco nas atividades de maior risco governamental, objetivando desenvolver ações de controle que demonstrem-se eficientes e tempestivas;

    (8) desenvolvimento de parcerias entre orgãos nacionais e internacionais de combate à corrupção, tendo em vista a execução de ações conjuntas e a troca de conhecimento;

    A meu ver, caberá à sociedade, até agora distante dessas questões estratégicas, ampliar o debate acerca do tema Controle Interno Governamental e formar opinião a respeito, deixando de lado o simplismo do bordão “Abaixo a Corrupção!!” e qualificando as reivindicações junto aos seus representantes.

    Com a palavra o Cidadão!

  24. as lições da prefeitura de São Paulo contra a corrupção
    Porquê o PT não faz o mesmo em âmbito federal? Imagina quantos bilhões o Brasil perdeu para as quadrilhas ligadas ao poder nos últimos 12 anos?
    Petrobrás, Correios e BNDES administrados de forma transparente, com gestão profissional já faria um bem danado!!

    1. Por que não?

      Robert, é verdade, mas não só o governo federal deveria fazer isso, mas sim todos os governadores, partcularmente os pertencentes a partidos que estão no poder há muito tempo num dado estado. Você já pensou, por exemplo, o que rola em estados como São Paulo (PSDB), Rio de Janeiro (PMDB) e Paraná (PSDB)? 

  25. Corrupção

    Quer saber realmente como funciona o esquema de corrupção na prefeitura e no estado, fale com um motoboy que trabalhe em algum escritório de contabilidade. Eles sabem de tudo.

  26. corrupção

    Senhor prefeito a mesma atenção deve ser dada as empresas que prestam serviços para a Prefeitura, principalmente a Zurich seguradora principalmente na hora de pagar o premio, é muito burocrático e atendem mau os associados. Peça para verificar a prestação do serviço da seguradora com relação ao seguro de vida em grupo.  

  27. Elogios ao Prefeito Fernando Hadad

    Quero aproveitar o espaço para elogiar o atual Prefeito da cidade de São Paulo, Frenando Hadad por seu engajamento, postura e coragem, que em sua gestão  está a investigar, apurar e punir corruptos que, como está escrito na reportagem, estão há uma década roubando os cofres públicos.

    É salutar ressaltar que, o Prefeito anterior, Gilberto Kassab esteve em dois mandatos e nada fez. Mas não fiquemos espantados: este elemento fez, em sua gestão, coligações com o PSDB( que estranhamente não se investiga nenhuma condurta no mínimo suspeita deste partido político), além do ex-prefeito andar “de mãos dadas”, com o atual governador de São Paulo(já que os dois exerceram no mesmo período suas gestoes);- Estranho, não?!

    Aliás, o ex-candidato Aécio Neves, poderia “aproveitar a oportunidade” e falar da atual gestão da Prefeitura da cidade de São Paulo, ressaltando sua competência nas investigações.

    Acresecento mais. Se todos tivessem a mesma coragem,engajamento e vontade política, teríamos mais recursos para investir em Educação, Saúde, Transporte, Moradia e Lazer.

    Vale ressaltar as obras as quais estão sendo realizadas: ciclovias, ampliação da M’Boi Mirim, recapeamento asfáltico, etc.

    Parabéns Senhor Prefeito de cidade de São Paulo Fernando Hadad!!

    Márcio Mendes, Vila Maria-SP

     

      

  28. Está provado, mídia protege corruptos e persegue quem os combate

      É só ver a caça ao Haddad que promoveram em São Paulo, o anti-petismo é claramente pró corruptos.

       Com a Dilma acontece a mesma coisa, derrubou um esquema de décadas na petrobrás e ainda assim querem colocar a presidenta como cúmplice não como algoz da quadrilha, como se ela demite e bota a polícia pra investigar ? mas ninguém quer saber que o esquema funcionava no governo Sarney com Aécio e FHC como governistas(com hiperinflação, só pra lembrar)

  29. Enquanto enxergarmos como

    Enquanto enxergarmos como inimigos PT, PSDB e demais partidos, nunca sairemos do lugar.

    O inimigo a ser combatido é o Estado brasileiro, em toda a sua extensão – federal, estadual, municipal. Enquanto o Estado brasileiro pairar acima da Sociedade, alimentando-se dela e exaurindo nossas forças, tanto fará a origem do reizinho que sentar no troninho – continuará a ser reizinho e a nos tratar como súditos, não como cidadãos que merecemos respeito. E ficará esse joguinho ridículo, do qual, infelizmente, esse blog faz parte.

    Quem grita “Mais Estado” ou é ingênuo ou mal intencionado. Mais Estado será simplesmente o que já está aí, só que amplificado: mais caro, mais corrupto, mais assassino.

    Que São Raymundo Faoro ilumine os grotões escuros do pensamento político dos brasileiros.

    1. Essa baboseira serviu de desculpa pro maior assalto ao público

        …que já ouve, a distribuição de empresas e patrimônio público aos “privados” praticamente de graça, agora vamos dar  tudo aos bandidos pra eles não roubarem, essa merda já foi feita nos anos 90 e só piorou as coisas pra todo mundo, incrível como vem “gênios”  como os “informados” eleitores paulistas a insistir nessa mesma desgraça só espalhou miséria não só no Brasil como mundo afora.

         O estado é que sustenta boa parte da economia ao comprar , investir em obras, dar emprego enquanto a elite empresarial covarde quer o maior lucro com menor esforço aumentando margem de lucro e não produção, se brincar vendem todas as empresas pra estrangeiros que remetem lucros pra fora e ainda vão gastar a mesada em miami. O Brasil aumentou o tamanho do estado e com isso aumentou o PIB, salários, emprego, obras de infra estrutura, etc.. as privatizações trouxeram o racionamento elétrico de FHC e agora racionamento de água já que as empresas não investem, distribuem lucor aos acionistas(inclusive estrangeiros) e o governador ainda aplaude e é aplaudido por seus obedientes súditos que se acham muito espertos.

  30. Toneladas de descaso de

    Toneladas de descaso de concreto a céu aberto,como o aeroporto de Aécio na terra do titio, tem menos crédito pra “grande imprensa”,  do que uma delação premiada ainda sem provas feita por bandidos, quando envolve petistas. Porisso sou favorável a regulação de mídia no Brasil.

  31. essa midia tem dono

    já está record a botar culpa no hadad nos incendios criminoso.  onde deve ser responsabilizados os orgão de segurança para investigar e prender essas quadrilhas. que deve ser da mesma estipe dos que foram predidos no rio: filhos da papaizim envolvidos em assalto trafico de dogra, justiçeiros;

  32. Falta pouco: o Haddad e a

    Falta pouco: o Haddad e a Controladoria levarem os corruptores ao MP e vir a público dizer o nome das empresas envolvidas. Só falta o vereador Donato ser investigado em profundidade, além de outros vereadores do PT que o PIG nos fez o favor (afinal, o PIG não erra sempre) de apontar.

    Acho perigoso deixar na mão de um prefeito (Haddad ou os que vierem depois) uma controladoria com imensos poderes, e que será inevitavelmente aparelhada pelo prefeito da vez para perseguir inimigos políticos. Tá na cara! Com o tempo a bela idéia de uma controladoria será distorcida e a instituição desmoralizada.

    Um monte de investigações da controladoria e o nome do Kassab não aparece em nada? E ele será ministro das CIDADES…hum…Haddad Haddad….

    Haddad puna os poderosos também, mostre que vc tem essa coragem! Prender corrupto é fácil, pegue os corruptores pra gente, dê o exemplo, é o que a gente espera de um grande político e líder que não tem o rabo preso com ninguém. Pra isso não precisa de dinheiro, vereadores etc.

    Faça isso prefeito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador